O Rosto que Precede o Sonho

O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Fabi129 22/10/2016

FUI GOSTAR DA LEITURA NA METADE DO LIVRO
Como é ruim você ler um livro de um autor e favoritar ele.
E depois ler um novo livro dele e neste você não sentir o mesmo entusiasmo que o outro.
Chatinho este livro.
E só fala de você acreditar nos sinais e blá blá blá

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam...
Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava.
Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”.
Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...

Este livro com certeza não leria novamente.
O que é uma grande pena, porque adorei o Ainda não te disse nada.
Stefani 22/10/2016minha estante
Q pena q vc ñ gostou amiga, te entendo, eu passei a mesma coisa com os livros do Matthew Quick, amei O Lado bom da Vida e ñ consegui gostar de Quase uma Rockstar, é bem decepcionante quando isso acontece.

Mi 22/10/2016minha estante
Nunca li nada dele kkk mas pela sinopse desse ai , eu nao leria kkk

Fernanda 27/12/2014

Intenso!
Olá, seus lindos! Espero que estejam todos bem e com muitos livros bons para ler. Depois de alguns dias lendo livros que não me agradaram, encontrei na escrita do Maurício um consolo para a minha revolta com as leituras anteriores.

Quando comecei O Rosto que Precede o Sonho confesso que não sabia nada sobre o livro. Eu escolhi sem nem ler a sinopse, acreditam?! E, para mim, foi uma completa surpresa.

Nas primeiras linhas eu percebi que seria algo bom e divertido, e confesso que foi. Digo também que, estive sempre com um sorriso bobo no rosto, pois o livro é fofo, inteligente, simples e cheio de amor.

A forma como o Maurício descreve os sentimentos do Tomas é incrível! A forma como o personagem vê e como vive a vida nos faz pensar que estamos aqui perdendo tempo com coisas muitas das vezes bobas e supérfluas.

Tomas não percebeu ou achou melhor ignorar os sinais, de que algo aconteceria com seus pais. E depois que a catástrofe ceifou suas vidas, ele sempre se culpou por não ter interferido no destino e mudado o rumo de sua própria história. E desde esse dia esperou que os sinais reaparecessem.

Assim, descobriu que sua namorada estava traindo-o. Uma vaca por sinal, que nunca mereceu o cara que sempre teve por perto. Tudo bem! Tomas deixou muito a desejar, por causa das coisas que escondeu de todo mundo. Afinal quem não tem um segredo?!

No dia em que ele menos esperava apareceu em sua vida, uma menina de olhos cor de mel e transformou o que era para ser tristeza em sua maior alegria. É a partir do momento que Tomas coloca os olhos em Aurora que você, leitor, começa a sonhar. Sim, você começa a sonhar e lê o livro sempre como um sorriso bobo, de gente apaixonada. É meu caro, o amor, a leveza e alegria de algo perfeito fará parte de suas horas de leitura.

Tomas é um compositor, que vive em uma casa flutuante ao lado de um violão, bons amigos e um emprego que lhe traz a mais bela canção já composta por ele. Aurora uma fotógrafa linda que roubou o coração deste homem lindo e apaixonante. As cenas que o Maurício compôs para os dois é a coisa mais linda, harmônica, perfeita, surreal e inteligente já descrita por ele – comparando com A Máquina de Contas Histórias -.

Mas, — tava demorando né! — quando percebi o rumo que a história levaria e digo mais, estava eu toda feliz imaginando que o Maurício era boa gente, ele vem e estraga minha vida. Foi um segundo para a percepção das coisas e um milésimo para as lágrimas começarem a rolar. E o ódio pelo Maurício foi inevitável! Ele diz que o amarei novamente, mas estou duvidando disso.

O final do livro é – feito pela vontade que sentimos em matar o escritor. Mas se você quiser continuar amando o Mauricio não leia, pois vai querer trucidar o autor no final. Brincadeiras a parte é uma leitura maravilhosa, cheia de amor e aprendizado que nos ensina a valorizar os pequenos momentos de nossas vidas.

Beijos!

site: www.amorliterario.com

Vicky 27/12/2014

Excepcional!
Haviam me falado muito bem de O Rosto que Precede o Sonho, o que me fez criar um monte de expectativas. Elas me assustam, pois várias vezes resolveram aparecer e me frustraram. Mas nesse caso foi diferente. As expectativas me levaram de encontro a um livro lindo, que consegue mexer com os sentimentos mais profundos do leitor. Me senti mexida com a leitura porque vários aspectos do livro de repente coincidiam com a minha vida, como se Maurício tivesse escrito o livro pensando em mim. Sei que muita gente já teve essa sensação ao ler algum livro especial, mas o que eu senti com O Rosto que Precede o Sonho foi muito intenso. Aquela magia que tanto tinham me falado realmente deu as caras no livro, o que me deixou finalmente muito realizada.

Para começar, O Rosto nos apresenta uma história diferente do usual, principalmente por causa do lance dos sinais. Tomas, nosso protagonista, é um famoso músico, mais reconhecido pelas trilhas sonoras de filmes que fez. Lembrando que, na Bienal de Sampa deste ano, o Maurício revelou que esse livro apresenta uma de suas maiores paixões: a música. E a história tem um foco nisso mesmo. Há várias cenas, inclusive a primeira, onde Tomas está falando sobre música ou fazendo música. É ela mesma que será o palco do primeiro encontro de Tomas e Aurora, a menina dos olhos cor de mel. Uma discussão idiota por um disco que nenhum dos dois sequer sabia do que se tratava fez com que essas duas pessoas sem ligação nenhuma se vissem e se apaixonassem. Só que Tomas ainda tem assuntos pendentes consigo mesmo...

Ele guarda uma culpa angustiante pela morte repentina dos pais, já que os sinais que ele percebeu no dia do acidente de avião poderia evitar as perdas trágicas. A presença de Aurora traz muitos desses sinais. E é aí que se inicia um dos maiores prodígios de Maurício Gomyde.

Admito que suspirei quando vi que o livro era tão pequeno. Não conseguia imaginar todo aquele espetáculo que me diziam em tão poucas páginas. Ao conhecer a história, no entanto, vi que o número de páginas de um livro não tem nada a ver com seu conteúdo, até porque Maurício conseguiu fazer mágica com uma frase, uma cena. Sua escrita está mais aprimorada que nos livros anteriores; mudanças são notadas na forma como as cenas são conduzidas, nos diálogos dos personagens, na história em si. Gomyde, mais uma vez, guiou seus leitores numa história de amor linda e complexa, onde o sentimento não tem limites. Acho que um dos fatores que modelou esse sentimento profundo, foram as paixões de cada protagonista: Tomas com sua música e Aurora com sua borboletas, que ainda aparecerão muito no caminho do rapaz...

Outro ponto que me chamou a atenção foi a intensa presença dos personagens secundários, em especial os "vizinhos de condomínio" de Tomas. Vale ressaltar que ele mora em um barco, sua casa flutuante. Outras pessoas também vivem na mesma situação, no mesmo lugar que ele, por isso que os chamamos de vizinhos de condomínio. Até mesmo reuniões desse tipo há. Durante toda a trama, esses personagens marcam seu lugar na história, aparecendo sempre nas horas que lhes convém. Estão sempre ali, de modo que quando lembramos do livro, é impossível não lembrar-se deles.

Gomyde conduziu O Rosto de uma forma original. As páginas voaram sem que eu tivesse noção disso e as horas pareceram eternas, enquanto eu me deixava mergulhar nesse enredo super fácil de se imaginar virando filme. Na verdade, acho que todos os livros do Maurício se encaixariam facilmente nas telonas, pois o autor cria trilhas sonoras para seus livros e acho que, sendo essa exatamente a ocupação de Tomas, é por isso que a história e seu escritor casaram tão bem. A curiosidade do leitor para desbravar terrenos desconhecidos da obra o encaminha a um final tortuoso, que, provavelmente, Maurício escreveu num dia que estava muito chateado com alguém, porque é de arrancar lágrimas. Foi surpreendente, embora Maurício deixe pistas do que está ocorrendo ao longo do livro, Infelizmente, só percebi isso nas últimas páginas, o que tornou o baque ainda maior. De certa forma, foi um dos únicos desfechos inesperados que me agradou, pois chegou num momento no qual repensar toda a vida - nossas escolhas, desejos e prioridades - foi uma espécie de terapia.

Invariavelmente, Maurício está de parabéns por mais essa história. Podem chegar até mim e me perguntar o que eu sei, sendo uma blogueira iniciante. O que eu sei? De nada (quem sabe?), além de que sei reconhecer uma história boa quando encontro uma. Queria conhecer mais escritores que soubessem escrever como esse cara. Mas, bem, serei obrigada a dizer novamente que esse dom é particularidade de Maurício Gomyde. Super recomendado!

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/

Beatriz3345 10/01/2024

Demorei para superar o final
SIMPLESMENTE PERFEITO! Se você já leu ele mas não se sentiu tocado pela narrativa, lamento dizer mas você já morreu por dentro!
A narrativa e muito fluída e gostosa, muito provavelmente se você tiver tempo irá devorar o livro em 1 dia, no máximo dois!

Você vai se apaixonar pelo personagem do Thomaz e torcer muito pela história de amor dele, e com certeza vai se surpreender com o final

Camille 28/12/2013

Simples, delicado e inesquecível. - Beletristas.com
Tomas Ventura está superando a perda do grande amor. Pelo menos é o que ele acha, até encontrar Aurora, uma mulher de personalidade forte, e deixar ao acaso seus encontros e desencontros. Logo a vida cumpre seu papel e, apesar do tempo curto, eles desenvolvem um romance bonito e simples.

Só que a vida de Tomas não é exatamente o que parece e vivê-la não é tão simples como ele gostaria que fosse. E, se há um lado bom nisso, é que ele consegue ser intenso e aproveitar as pequenas coisas que ela proporciona, como uma sessão fotográfica de borboletas ou uma música especial para fazer parte da trilha sonora de um filme de Hollywood.

O Rosto que Precede o Sonho é o primeiro livro do autor Maurício Gomyde que leio, e ele se prova digno de todos os elogios. Apesar de pequeno, com apenas 176 páginas, ele cria uma história original, repleta de músicas e sentimentos, que não nos deixa parar no meio.

A narrativa é bem desenvolvida, assim como suas personagens. Não encontrei nenhuma incoerência, ainda que uma parte específica tenha me deixado absurdamente confusa, fazendo-me reler algumas vezes e ter de discuti-la com uma amiga, trabalhando com suposições.

Esta, entretanto, é minha única crítica. Porque, sim, o trabalho de diagramação e capa são impecáveis, a revisão não deixa a desejar e a história é sim incrível. Talvez pela simplicidade, talvez pela forma sutil de falar de assuntos sérios, Maurício se prova um autor de qualidade e merece ser lido.

site: http://beletristas.com/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho/

Bárbara Holmes 26/10/2016

O livro é lindo, gente! Eu já tinha lido A máquina de contar histórias e favoritado. Entrei na leitura do O rosto que precede o sonho cheia de expectativas e não me decepcionei. O Maurício confirmou o dom de contar belas e emocionantes histórias. No final eu chorava tanto que parecia uma louca. Minha mãe ficou preocupada... haushauhsuhahaus. Ficou tudo muito bem amarrado e as referências que ele coloca são impressionantes. Haja pesquisa. Vale a leitura. 5 estrelinhas.

Mariana_ 21/08/2020

Não sei o que pensar
Ainda não tenho opinião formada sobre o que achei da historia...

Robson Souza 18/11/2012

O terceiro e melhor livro de Gomyde até o momento! Excepcional!
O Maurício Gomyde é o escritor mais atuante da novíssima geração. Com imenso talento e carisma, ele conseguiu inovar a divulgação literária, se lançando como um dos mais promissores autores nacionais.
A conjunção de um ótimo romance e ações promocionais diferenciadas, fizeram do Maurício um dos escritores nacionais mais citados e elogiados nos blogs brasileiros dedicados à literatura. Um verdadeiro fenômeno independente!
O terceiro e melhor livro de Gomyde até o momento, "O Rosto Que Precede O Sonho", é um romance cinematográfico, recheado de diálogos deliciosos, cheios de cumplicidade entre os personagens, mais do que cativantes. A trama , aparentemente simples, é sustentada por inúmeros detalhes e nuances, que não deixam o leitor parar de ler facilmente.
No enredo forte, surpreendente e muito divertido, Maurício conta o encontro entre Tomas Ventura e Aurora. Ele: um músico bem sucedido que mora num barco e leva uma vida de sonho, mas carrega uma profunda tristeza pela morte dos pais. Ela: uma linda e interessante fotógrafa em passagem por Brasília. A paixão entre os dois é fulminante e inevitável. Mas o destino tem seus próprios desígnios.
"O Rosto Que Precede O Sonho" é um romance soberbo; leve e instigante, com uma história marcante que transborda sensibilidade e música.
Este livro muito acima da média vai lançar o Maurício Gomyde merecidamente em vôos bem mais altos, como também sua editora, Porto 71.Quem quiser conhecer mais da obra dele, acessem www.mauriciogomyde.com.
Vanessa Meiser 22/11/2012minha estante
Também achei este livro Excepcional!
Já estou pensando em reler para não correr o risco de esquecer história....
Muito bom!

Kelly 24/09/2016

Olá
Pessoal, tudo bem ?

Depois de longas férias para estudos, olha eu aqui de novo, e dessa vez para falar de uma história que me fez chorar muuuuuuuuito, uma verdadeira e triste história de amor. E fica a pergunta.. Você Acredita em sinais? Em destino?

Nessa obra conheceremos Thomas Ventura, conhecido também como Cabeção (seu apelido de infância), que nos convida a viver um pouco de sua história, vivenciando seus traumas, medos e sofrimentos. Após a morte de seus pais em um acidente de avião, ao qual ele sente culpado, pois em sua cabeça teve muitos sinais que deveria ter seguido para possivelmente salvá-los. Mesmo vivendo com essa culpa, ele resolve recomeçar sua vida, Thomas é um incrível músico, e uma de suas músicas mais famosas é trilha sonora de um filme nacional ganhador de vários Oscar. Depois da perda de seus pais, ele herdou tudo que restou, se tornando assim um homem de condições boas e que trabalha apenas pelo prazer. Thomas mora em um barco que fica ancorado na marina de Brasília, sua atual cidade.

Após o fim de um relacionamento, ele vai até a Loja Sebo no Café, de seu melhor amigo Benjamim – BJ – para desabar, beber e ouvir música.

"Por fim, tomara que eu encontre “A” mulher, e não “UMA” mulher. Para ela serei intensamente tudo o que sou na essência, sem máscaras. Quero apenas um amor que seja inesquecível, para sempre. Espero que o tempo me ajude e faça valer a pena cada segundo que ainda tenho."

E é nesse lugar e exatamente no dia que ele terminou o relacionamento que ele conhece A MULHER, que imediatamente invadiu sua mente e seu coração.

Aurora é uma linda e talentosa fotografa, com olhos cor de mel, mora em Washington e está de passagem em Brasília para um trabalho e uma visita ao seu pai. Naquele dia, Aurora entrou no café apenas para comprar um presente de aniversário para seu pai, mas acabou cruzando com Thomas, depois de uma árdua disputa por um LP de Rock ela partiu deixando apenas a lembrança.

"Não existe a palavra “tarde” quando algo tem de acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai."

"Eu confesso. Não faço a menor ideia do nome dela. Ela não quis dizer, fazer o quê? Eu bem que tentei, mas ela simplesmente não falou. Fui incompetente, é fato! Vou chamar de Menina dos Olhos Cor de Mel."

Aurora marcou um encontro com Thomas, porém ela não apareceu e deixou nosso Cabeção esperando, e é nesse exato momento que o destino decide fazer com que os caminhos deles se cruzem. E à partir desse momento o romance começa, e promete te arrancar risos e choros. O amor que eles sentem um pelo outro é mágico, e faz com que você se apaixone e se encante com cada detalhe, cada beijo, cada carinho.

Mais uma vez Maurício nos presenteia com uma história que nos leva da alegria plena a tristeza profunda. Com personagens intensos e de forte personalidade, ele nos passa mais uma linda mensagem de vida e esperança.

Apesar de Thomas e Aurora serem os personagens principais, todos os coadjuvantes possuem grande importância no desenrolar da história, tanto BJ, seu amigo de longa data quanto seus vizinhos de marinha, que possuem histórias de vida simples, mas que ainda sim faz com que nos identifiquemos.

Apesar do livro ser bem curtinho, Maurício nos prova mais uma vez, que para uma linda história ser contada, são necessárias apenas algumas páginas e lindas palavras. Cheio de quotes lindos finalizei o livro todo marcado.

"(...) Quando duas almas legais se encontram, mesmo que não estejam juntas para sempre o "pacto" já está selado."

Se já não bastasse todo o enredo, o final do livro é surpreendente. Sabe quando você acha que já sabe o final do livro, e de repente da aquela reviravolta que te deixa de boca aberta e te faz morrer de chorar? Pois é, isso que o Mauricio fez comigo.

O "O Rosto Que Precede O Sonho" é uma linda historia, e por ser um livro curto, dá para ler um apenas um dia, e confesso que quando você iniciar a leitura, não vai conseguir parar enquanto não chegar na última página, soluçando de tanto chorar.O título possui um significado lindo e oculto que só será desvendado ao ler a história.

Agradeço ao Maurício por me proporcionar essa linda leitura, e que ele continue nos encantando com seus lindos livros.

E para finalizar deixo uma mensagem dele para vocês: " E se você me permitir te dar um conselho agora (ei, quem sou eu pra te aconselhar de qualquer coisa?), Não desperdice um dia sequer, contemple as autoras e os pores do sol. Continue vendo a vida pelo ângulo dos detalhes. Acredite que, num momento como este que estou vivendo agora todo mundo faria tudo por um tempo a mais, para fazer tantas coisas que acabamos deixando de lado "

Simplesmente apaixonada por essa história ...E .. Sim eu acredito em destino e sinais ...

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Aione 23/10/2012

"O Rosto Que Precede O Sonho" é um livro que eu sabia que gostaria antes mesmo de lê-lo e não me enganei. Não precisei ler a sinopse para basear minha opinião. Como sempre, preferi não saber o rumo da história até iniciar a leitura. Eu sabia que gostaria do livro por conta das outras obras do autor que já haviam me conquistado.
Algo que pude reparar na narrativa de Maurício em seus dois primeiros livros e que constatei nesse é que sua escrita é mais leve e mais cômica quando se baseia na visão de um protagonista homem. Quando se trata de uma protagonista, a escrita se torna mais delicada, mais doce. Dessa maneira, O Rosto Que Precede O Sonho, ainda que seja narrado em terceira pessoa, apresenta a visão de Tomas através de uma linguagem leve e divertida, mas, nem por isso, menos sensível.
Aliás, diria que "sensibilidade" é uma característica recorrente das obras de Maurício. Essa, em especial, é sensível desde o início, principalmente por conta dos detalhes e sutilezas inseridos estrategicamente pelo enredo. Ainda, uma história fundamentada em trilhas sonoras só poderia resultar em algo terno. Cada palavra, aqui, funciona como um acorde em uma música; cada uma contribui para dar o ritmo, a fluidez e a melodia ao enredo.
Tomas é um dos personagens mais encantadores que já conheci. A sensibilidade da história está, em grande parte, relacionada a ele, já que sua condição de artista o torna uma pessoa aberta aos pequenos detalhes e as nuances da vida. É um romântico discípulo do carpe diem. Também, é um sagitariano típico: sua condição de aventureiro faz jus a sua data de nascimento.
Ainda, preciso destacar o quanto a história é inteligente em diversos detalhes. Acredito que a ligação do autor com o mundo da música tenha sido de grande ajuda para criar alguns pontos; de qualquer forma, imagino que tenha sido necessária uma boa pesquisa e um grande insight para relacioná-los, inclusive com temas de outras áreas, como a biologia e, claro, a literatura.
Houve um momento em que me senti revoltada, a ponto de desejar jogar o livro pra longe de mim, embora houvesse indícios de tal acontecimento por todo o enredo. Contudo, minha reação foi a inversa: mantive-me grudada ao livro para ver como seria finalizado.
Não posso, também, deixar de falar da habilidade de Maurício em criar uma história envolvente e verossímil independentemente do número de páginas. O livro é curto, os acontecimentos são rápidos, porém totalmente críveis. Talvez o final tenha tendido ao clichê; mas acredito que, dessa maneira, tornou tudo ainda mais intenso.
Apesar da linguagem leve e descontraída, não se engane. O livro é tocante e emocionante, fazendo-nos pensar que a importância do que vivemos não se dá na duração dos momentos, mas sim na força com que nos atingem.

Julio Roberto 09/12/2013

A jornada
Leitura fantastica com seus trejeitos, vi a historia com varias passagens e momentos que parecia os meus, com a indecisao em alguns momentos importantes e a fraqueza de tomar decisao em outros

Geovanna 25/09/2012

Nicholas Sparks brasileiro, só que melhor.
É inevitável quando a gente lê algum autor nacional, principalmente autores nacionais novos, fazermos comparações com outros escritores. Tentei não fazer isso desde que comecei a ler os livros do Maurício. Desde o Mundo de Vidro, a veia romântica dele vem melhorando. Acho que, neste aspecto, tem o estilo do Sparks. Mas acho melhor, porque tem sempre um toque de humor (que não tem no Nicholas) que deixa o livro ainda mais gostoso de ler.
No "O Rosto que Precede o Sonho", que recebi ontem e devorei em três horas (o livro não é longo, mas quem disse que precisa?), o autor brinca com sinais, com música, com um relacionamento maravilhoso (ei, eu quero um Tomas pra mim! kkk) entre Tomas e Aurora.
Digno de um "Um Amor pra Recordar", você vai se surpreender com o final. Chorei horrores e saí do livro com vontade de viver uma história assim.
5 estrelas. O Maurício vai longe!
xoxoxoxoxoxoxo
Michele Mourão 24/11/2012minha estante
passando os olhos em todas as resenhas me alimentando da vontade de ler MG....quero chorar, me envolver, me emocionar ;)

Cris Moraes 23/08/2020

Um clichê encantador!
Esta é uma história simples e romântica, cheia de referências musicais e de muitas descrições das paisagens fotografadas... É uma narrativa carregada de uma poesia única, tamanha a simplicidade e o encantamento que o autor coloca ao contar o romance de Tomas e Aurora e os seus momentos vividos juntos. Tem uma trilha sonora incrível! Tem a fotografia, as paisagens, os momentos no lago, o ambiente único e diferenciado de um sebo. Eu me senti muito nostálgica, revivendo boas lembranças com algumas das músicas e das fotografias que são descritas na trama. Uma história de um amor puro e muito intenso! Que nos deixa meio órfãos no final... Clichê. Mas, um clichê muito bom e muito encantador! Recomendo!

Jaqueline 10/11/2012

O Rosto que Precede o Sonho, terceiro livro de Maurício Gomyde, segue a trilha das obras anteriores do escritor, mesclando emoção, drama, humor e muito romance em uma linda história onde o destino exerce um papel fundamental na vida dos personagens principais.

Desta vez acompanhamos a história de Tomas Ventura, um músico e compositor de trilhas sonoras brasiliense que vive em um barco e segue uma vida tranquila embalada pelo bom e velho rock n’ roll, e Aurora, uma jovem fotógrafa da revista National Geographic que retorna ao lar para trabalhar em uma matéria sobre borboletas do Cerrado brasileiro. Lamentando o fim de mais um relacionamento em uma tarde como outra qualquer, Tomas é surpreendido pela vida quando uma beldade de olhos cor de caramelo entra na loja de discos de seu amigo Benjamin. O que acontece desse encontro em diante é encantador, realmente mágico e doce, nos deixando com o coração em frangalhos e a emoção à mil ao final de sua leitura.

Após a morte dos pais em um trágico acidente de avião, Tomas passou a reparar nos “sinais” que o universo lhe apresentava sobre seu destino. Datas, números, músicas, letras...poderia ele mudar o rumo de sua vida por observar com atenção o que o mundo lhe sugeria? Essa questão é o ponto central do livro e me fez pensar muito na nossa liberdade de escolha: somos apenas marionetes de um destino imutável ou devemos apenas abraçar aquilo que a vida nos reserva sem medo de errar, já que todos os caminhos nos levam a um final certeiro?

A música é outro fator muito importante neste livro, talvez até mais do que nas obras anteriores do escritor. Tomas, o protagonista deste livro narrado em terceira pessoa, compõe músicas para filmes e conta em seu currículo com a participação em um longa-metragem indicado ao Oscar, mas ultimamente vem rejeitando novas propostas de trabalho. A inspiração que Aurora traz a sua vida o motiva a finalmente aceitar um novo projeto, uma composição que logo se torna a declaração de todos os seus anseios e dúvidas para a dona do rosto que domina seus pensamentos.

Após “O Mundo de Vidro” e “Ainda Não Te Disse Nada”, me tornei fã incondicional do Maurício. Confesso que criei uma expectativa enorme sobre esta nova obra e fiquei um tantinho decepcionada, ainda que não saiba bem o porquê disso. “O Rosto que Precede o Sonho” é um livro pequeno, com capítulos curtos, mas repleto de diálogos hilários e ótimos personagens, como Benjamin. De alguma, eu senti falta de uma conexão maior com a história, ainda que eu me pegasse suspirando em certos momentos do livro. A maneira como o destino atua no livro deixou uma aura um tanto mecânica na história, e por mais que o relacionamento de Tomas e Aurora fosse uma graça de se acompanhar, tudo pareceu um tanto “perfeitinho” demais. De qualquer modo, este é um livro encantador e emocionante, que nos faz pensar no sentido da vida, em nossas escolhas e nas pessoas que nos cercam e transformam nossas emoções em algo sublime, eterno.

Gustavo 16/07/2012

Muito bom! A trilha sonora é de quem entende de música, pra quem conhece ou quer conhecer boa música.
Pode ler sem medo.