Sermão da sexagésima

Sermão da sexagésima Padre António Vieira

Resenhas - Sermão da Sexagésima

Maria13835 12/07/2023

O dom da retórica
Não me surpreende que o Barroco tenha tido a potência de roubar corações e mentes que teve. Fala-se muito sobre a conversão compulsória promovida pela igreja católica, o que é um fato histórico irrefutável, mas, ao mesmo tempo, fala-se pouco do grande poder de conversão voluntaria. É incrível esse domínio das escrituras, das línguas e, principalmente, da oratória. Essa oratória pode mover multidões. E Padre Antônio Vieira fez isso. Esse sermão é lindo, exuberante, e não por falsas promessas, mas por um conhecimento profundo das escrituras (embora tanta maldade tenha sido promovida pela má interpretação dela, como bem sabemos). A união entre uma boa retórica e um bom grau de erudição sempre é encantadora.

Dani 10/07/2023

Ótimo clássico
Muito bom para estudantes de letras, principalmente para analisar e perceber o quinhentismo no Brasil! Fundamental para a literatura brasileira e uma aula sobre performance e análises de discurso.

Hadassa 20/09/2022

Este gênero sem dúvidas não é meu tipo de leitura Favorito.
Li para o vestibular e devo confessar que me surpreendi. Porem a leitura é um tanto quanto maçante, e isso é de se esperar levando em conta a época e contexto, mas ao longo do livro voce se acostuma

Larissa2526 22/02/2022

Sermão da sexagésima
Não é o meu estilo de leitura mas me surpreendeu e de uma forma muito boa.

É um livro com a leitura complicada por ser escrito lá por cerca de 1600 e as características literárias da época serem cultismo, conceptismo e jogos de palavras. E também é possível perceber tudo isso enquanto lê.

Ele faz uso de bastante perguntas retóricas e as responde durante a escrita, é um livro feito especialmente para pensar e refletir (mesmo que ele tente convencer o leitor a se converter).

Me fez parar para pensar e não é todo livro que faz isso comigo.

Como alguém que dúvida muito da religião cristã foi algo que me surpreendeu porque algumas das perguntas que ele fez são as mesmas que eu faço para mim mesma, e ele respondeu como pôde (não que tenha me convencido mas ok).

Acho que deveria ser lido pelo menos uma vez na vida.

Duda 21/02/2022

Me surpreendeu positivamente
Quando comecei a ler não sabia muito bem o que esperar do livro mas com certeza foi muito melhor do que eu imaginava. A história é narrada pelo Padre António Vieira que faz uso do jogo de ideias, analogia e trabalha o fato de os padres muitas vezes não conseguirem chegar no coração do ouvinte. O texto possui uma estrutura definida e por mais que no começo seja um pouco difícil de entender depois de um tempo lendo vamos nos familiarizando com o tipo de escrita do autor, até que se torne uma leitura muito leve e tranquila.

Duda 18/09/2021

esse foi mais um livro que eu só li pq minha professora de português mandou ? e não tem mt o que falar pq eu só li para fazer um seminário ? honestamente foi super dboa ler esse livro e acho que foi pq desde bebê eu vou para igreja e já estou acostumada com sermões toda semana ??

Cris 27/08/2021

Oratória
Apesar de todos os posicionamento a qual o Pe. Antônio Vieira era condizente em sua época serem inquestionavelmente escravagistas, é inegável que seus sermões são muito bonitos e bem discorridos. Mas, como ele mesmo diz neste Sermão da Sexagésima, as ações sobressaem as palavras.

Natália 03/06/2021

Sermão da Sexagésima
Incrível como Vieira consegue discorrer sobre a arte da oratória nos sermões católicos. Em uma estruturação de exórdio, argumentação e conclusão, em 10 capítulos, ele dá "um puxão de orelha" nos pregadores. Pois a fé depende deles para chegar aos que mais precisam. "Ide e pregai a toda criatura".

Pereira 01/07/2012

Oratória
Comecei a leitura dessa obra por ela ser considerada uma pedra basilar do arcadismo. Logo no início fiquei bem empolgado, não pelo tema, mas pela forma como foi abordada a pregação. Pegando os ensinamentos desse livro, você pode se dar bem em qualquer tipo de discurso que você precise executar. Quem trabalha com o público é uma ótima ferramenta.
nath_gn 02/11/2013minha estante
Sim, mas a obra "Sermão da Sexagésima" pertence ao estilo barroco e se enquadra no Conceptismo, em que há jogo de ideias e conceitos, seguindo um raciocínio lógico e uma retórica aprimorada.

Vanessa Rabelo 22/02/2010

Quando inicia diz: "O trigo que semeou o pregador evangélico, segundo Cristo, é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras ,o caminho e a terra boa em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens."
Podemos perceber que a base de saber o motivo pelo qual a palavra de Deus não frutifica em alguns fiéis será a investigação dos presentes nesse processo: o Evangelho, o pregador, o fiel e Deus.
Ele irá no início da pregação tirar a responsabilidade de Deus e do Evangelho.Pois, a palavra é uma só e há corações que se frutificam, pois Deus é onipotente.Então, Vieira articula que o fiel pode ser o culpado.Mas esse também não é por causa que mesmo nos coração pedra e espinho a semente que é a Palavra de Deus pode frutificar.Assim ele observa que o único culpado é o pregador.
Essa é a base do início da pregação.
No desenvolvimento e conclusão ele fala diretamente sobre a arte de pregar.
Estruturalmente, o que Vieira faz é articular e dasarticular um tema para poder comprova- lo