Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Isabelle 14/10/2023

Conceição eu amo você
Conceição retratou de forma poética, amarga, dolorosa e sutil a vida das mulheres negras. A escrita dela é densa mas ao mesmo tempo tão linda de se ler. Confesso estou apaixonada por seus relatos, mesmo que em suma sejam dolorosos.
Nesse processo eu me identifiquei e tive várias crise de pensamentos eu diria, essa leitura me impactou e muito.
Obrigada Conceição.
Você é arte.

hcoulfield 08/10/2023

Incrível como as histórias são retratadas, algumas são singelas e outras viscerais, elas fazem parte desse recorte social que é ser uma mulher preta, praticamente sempre abaixo de tudo, o único vislumbre que eu posso ter da realidade delas é de como ser mulher, e já é bem difícil. amei conhecer a escrita da Conceição e essas histórias, que vão sempre estar eternizadas em mim.

DêlaMartins 03/10/2023

13 contos, 13 mulheres, 13 nomes
A autora se coloca como ouvinte, escutando respeitosamente as 13 histórias que têm como título o nome daquela que narra. São mulheres negras, são vidas difíceis, de violência, de pobreza, de superação, de força, muito bem escritas por Conceição Evaristo. Algumas muito tristes, outras nem tanto, mas todas retratam as lutas dessas grandes mulheres.

Tenho dificuldade com contos, prefiro histórias com mais desenvolvimento e sempre me pego querendo mais detalhes ou profundidade, mas mesmo assim, super recomendo o livro.

Juliane 02/10/2023

Conceição é incrível
Todas as histórias me fizeram sentir algo, chorei com a maioria e fiquei sem reações em outras... a história de campo belo foi definitivamente a que mais me doeu, a que mais me tocou.
conceição evaristo consegue escrever de uma forma tão linda que a leitura flui e somos tocados a todo momento, bombardeados de emoções diversas.
ler conceição, ler histórias de mulheres negras, ler sobre a força dessas mulheres e a luta em suas vidas, sempre me faz lembrar de minha avó. bença, vó!

_ghetusa_ 29/09/2023

?Mas como pintar a concretude da solidão de uma mulher??
Faz tempo que um livro não me faz chorar tanto assim, estou seca de tanta lágrima que derramei.
Cada conto é a história de uma mulher, a voz de uma mulher, Evaristo escreve tudo com muita precisão, cada sentimento, cada ocorrido muito bem colocado, estou apaixonada pela escrita dessa mulher.
Isaltina Campo Belo foi a que mais me surpreendeu e me atingiu (de uma forma
positiva), chorei bastante, me identifiquei bastante também, simplesmente lindo.

Conectei ao livro o álbum: Bom mesmo é estar debaixo d?água deluxe da queridíssima Luedji Luna, essa união entre as mulheres, a forma como elas se amam e todas as suas feridas.

envscoo 23/09/2023

?entre o acontecimento e a narração de fato, algo se perde.?
Chorei demais.
como mulheres tão sofridas, injustiçadas, violadas conseguiram sobreviver a tudo isso e muito mais?
será que mulher tem a chance de poder ser fraca?
todas essas treze mulheres e todas as outras mulheres negras que conheço são tão fortes o tempo todo que me pergunto isso diariamente.
é pesado demais, um livro angustiante por se tratar de histórias REAIS.

Mavete07 17/09/2023

Que livro incrível
Tem umas histórias realmente pesadas e tristes, mas ver como essas mulheres conseguiram superar seus passados doloridos foi lindo. Acho que a maioria delas já é de idade e isso me faz pensar em como cada um guarda a própria história dentro do peito por tanto tempo

anatalieportman 09/09/2023

Impactante
Conceição Evaristo representou tanto (e tantas) por meio desse livro?
Isaltina Campo Belo e Mary Benedita são minhas favoritas.

Sctache 08/09/2023

Escrevivência de Mulheres ?
-> Mais uma vez Conceição Evaristo não decepciona e encontra, ao longo de sua trajetória, mulheres fortes e determinadas a fazer de sua vida a melhor possível. Algumas já fizeram, outras estão no caminho, e ninguém melhor do que Conceição para expressar isso por meio de palavras.

-> Deixo meu 5 ? e meu ? para essa obra!

Alice.Burigo 05/09/2023

Saber escutar é uma das maiores virtudes do ser humano, escrita fluida e com histórias emocionantes.

Julia 03/09/2023

"portanto essas historias não são totalmente minhas, mas quase me pertencem na medida em que, as vezes, se (con)fundem com as minhas''

Kelvin988 23/08/2023

Insubmissas lágrimas de mulheres faz um compilado de histórias de várias mulheres, histórias de episódios de suas vidas, relatando um pouco de suas cicatrizes e como cada uma superou as adversidades. Eu li esse livro pelo fato de que vai ser cobrado em um vestibular que vou fazer, mas acabou sendo uma leitura prazerosa e fluída, não é uma leitura cansativa, o livro tem capítulos curtos o que ajuda a terminar a leitura. Foi um livro que me surpreendeu muito positivamente.

Rosa.France 16/08/2023

Conceição Evaristo consegue contar histórias difíceis, traumáticas, de luta de mulheres negras com uma narração poética que em momento algum tira a força desses relatos. Ao contrário! Dá-lhes força! Força feminina!

06/08/2023

Insubordinação
Li as histórias duras de cada personagem, lembrando de histórias que ouvi de outras mulheres ao longo de minha carreira. Vi na mesma semana no Instagram, a história de 2 mulheres negras que poderiam também ser incluídas no livro. Mulheres sofridas, maltratadas, lutadoras, vencedoras, sobreviventes. Histórias de brasileiras, mas poderiam ser de qualquer lugar do mundo, em qualquer época.

Jezinha 04/08/2023

Narrativa primorosa, impossível parar de ler
Esse é o segundo livro que leio da Conceição Evaristo e tenho de repetir o que todos os críticos dizem sobre a escrita dessa mulher: ela escreve com um primor, sua narrativa é envolvente e cativante, seus personagens são maravilhosos porque são pessoas comuns com histórias que marcam bem fundo dentro do nosso coração.
Gostei de todos os contos desse livro e de como de uma maneira surpreendente as histórias se completam mesmo sendo personagens completamente diferentes um do outro. Conceição Evaristo deveria ser leitura obrigatória em todos os lares brasileiros. Me emocionei, chorei e me alegrei com as histórias porque apesar de doídas - a maioria delas - o que ficou pra mim é que tudo é aprendizado, que é possível vencer as dificuldades quando há determinação e, por que não, amor?