Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

Rosangela Max 27/12/2021

Excelente!
Completamente apaixonada pela escrita da Conceição Evaristo!
Ela retrata a luta, o sofrimento e os dissabores femininos como ninguém.
Os contos são bem diversificados e cada um conta a história de uma personagem feminina negra. Mas a raça aqui é secundária, o gênero é o que impera, já que as experiências relatadas são ?comuns? entre as mulheres, independente da raça.
Recomendo a leitura.

Adonai 26/05/2020

As letras vivas de Conceição
Conceição Evaristo é maravilhosa, isso já sabemos, e aqui nesse livro o adjetivo não muda. E sobre o seu escrever, só se acrescenta: escrita viva, parece sair das páginas, doce e amarga ao mesmo tempo e costurada com a complexidade, assim como nossa vida é.

São contos de mulheres que vivem em nosso cotidiano. Parece até que estamos dentro das páginas e conseguimos identificar sobre quem ela está escrevendo, além de marcar cada letra com dor, desejo, experiência e poesia.

A complexidade me deixa escapante, sinto que não consigo expressar o que li, pois nada parece alcançar a potência do livro. Um livro necessário.

Nado 21/01/2022

Coletânea de 13 histórias contadas por essa autora brasileira da qual eu sou um grande admirador e fã incondicional.
Em ?Insubmissas Lágrimas de Mulheres?, Conceição Evaristo mostra uma solidariedade e afeição feminina. Traz ao leitor histórias e reflexões a respeito da vida de inúmeras mulheres pelo país a fora. Com os 13 textos narrados, ela desbrava por temas intentos e até assustadores, com a sua peculiar maneira sensível de escrever a qual, particularmente, me encanta em todos os níveis.
Esse trabalho de Dona Conceição é delicado e forte ao mesmo tempo, despertando em quem lê os mais diferentes sentimentos. É impossível ler essas obras e não se comover com o que é apresentado. Em diversos momentos eu fiquei com um nó na garganta e precisei pausar a leitura para continuar depois.
Dentre todos as histórias lidas aqui, gostei muito de ?Maria do Rosário Imaculada dos Santos?, que desde o início fala de um tema pertinente, a religião, que molda a formação de muitas famílias. A última narrativa me tocou bastante também, a história de amor de ?Regina Anastácia?, apesar de ser a narrativa de uma vida sofrida e cheia de desafios. É aí que está o meu encantamento por Dona Conceição, a sua escrita é muito delicada ao contar vivências tão difíceis, sem romantizá-las.
Já tive o prazer de ler outras três obras da autora. A primeira lida foi ?Olhos D?Água?, que até hoje me traz inúmeras reflexões. O segundo livro lido foi ?Becos da Memória?, seguido de ?Ponciá Vicêncio?. ?Insubmissas Lágrimas de Mulheres? faz parte da primeira leitura coletiva de 2022 do grupo ?Lendo Mulheres Nacionais?, do @eu_rafaprado.

anatalieportman 09/09/2023

Impactante
Conceição Evaristo representou tanto (e tantas) por meio desse livro?
Isaltina Campo Belo e Mary Benedita são minhas favoritas.

Rodrigo | @muitacoisaescrita 06/02/2020

Perfeição!
A começar pela arte da capa - que é tão importante quanto a obra em si - e pelo título do livro, podemos ter alguma noção das histórias encontradas no livro. Na arte, vemos uma mulher de turbante, com nariz e lábios grandes - uma mulher negra, aparentemente. Ela está chorando, e suas lágrimas regam as flores espinhosas que brotam das veias e artérias de seu coração. Percebemos, também, algumas flores murchas, mortas, porém outras bastante vivas. As lágrimas desta mulher negra tornou-a insubmissa, a transformou. Temos, ainda, um autoabraço, representando, nesse sentido, que o único refúgio desta mulher era ela mesma. "E, depois, elas mesmas, a partir de seus corpos mulheres, concebem a sua própria ressurreição e persistem vivendo" (p. 95).
No livro, temos 13 contos. Cada um deles leva o nome da personagem principal, de uma mulher (que tornou-se) insubmissa. Em alguns contos, a primeira e terceira pessoa do discurso se confundem. As vozes - ou melhor, lágrimas - das personagens é confundida com a da autora, no ato icônico de Conceição Evaristo nomeado de escrevivência; ela conta histórias verdadeiras ao mesmo tempo que as inventa e compartilha suas dores e alegrias: "Da voz outra, faço a minha, as histórias também" (p. 7). Até mesmo as "falas" das personagens são confundidas, algumas vezes, com a narração da autora. Aspas não são utilizadas.
As obras de Conceição, por mais difícil que seja resumí-las, tocam em pontos em comum, como a ancestralidade e a maternidade, por exemplo, tão presentes aqui e em outros livros de Evaristo. Vale ressaltar, sempre, a sua escrita poética, tão linda e dolorosa, nos emociona e destrói nossos corações, arrancando lágrimas. São contos fortes, histórias fortes, de mulheres insubmissas.

Maria17758 21/04/2023

Insubmissas lágrimas de mulheres: o título que diz tudo.
Doloroso, poético e lindo ? como tudo que a Conceição escreve.
Esse é um livro sobre as dolorosas vivências que todas as mulheres (principalmente as negras) estão propícias a experienciarem um dia. São histórias fictícias, mas, ao mesmo tempo, reais. A história de uma e, ao mesmo tempo, de tantas.
Porém, mais do que histórias de dor e sofrimentos, são histórias de resiliência, de guerra. História de mulheres que não se submeteram aos sofrimentos infringidos contra elas, que resistiram e se tornaram muito mais do que a dor.

Histórias de lágrimas, sim, mas também de insubmissão.

Conceição, eu te amo e te admiro muito. Muito obrigada por mais um livro inesquecível!

Pri 22/01/2021

Para chorar
Há tempos não chorava tanto com tantas histórias diferentes e ao mesmo tempo comuns. São histórias das nossas avós, mães, tias, primas, vizinhas, amigas. São até mesmo as nossas histórias, contadas e cantadas em ritmo, cores, dores e deleites.
Obrigada, Conceição Evaristo!

@marcosmelhado 02/03/2022

Curto, mas Sensível
Não tem como não se sensibilizar com um livro da Conceição Evaristo. A autora nos conta que para esse projeto, percorreu o interior de minas como ouvinte, e foi procurada por mulheres que queriam compartilhar sua história. A provocação inicial da autora é nos alertar que quem reconta inventa. Apesar de cada capítulo narra a história de uma pessoa, notamos muita coisa em comum na luta dessas mulheres. Trajetórias tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas. Narrativas curtas, mas bem violentas. A conceição escreve com muito respeito, muita reverencia e traz para o texto trechos muito bonitos. Mas não espere por finais felizes. Texto simples, mas com grande potencial para discussão. Depois de lido o livro, o titulo soa ainda mais forte.
mpettrus 03/03/2022minha estante
Resenha perfeita ?

Isabelle 14/10/2023

Conceição eu amo você
Conceição retratou de forma poética, amarga, dolorosa e sutil a vida das mulheres negras. A escrita dela é densa mas ao mesmo tempo tão linda de se ler. Confesso estou apaixonada por seus relatos, mesmo que em suma sejam dolorosos.
Nesse processo eu me identifiquei e tive várias crise de pensamentos eu diria, essa leitura me impactou e muito.
Obrigada Conceição.
Você é arte.

Ca Melo 25/12/2022

Resenha | Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo
Insubmissas lágrimas de mulheres foi o meu segundo contato com a obra de Conceição Evaristo. Estava muito empolgada com os contos dessa antologia, mas confesso (com peso no coração) que não me fisgou muito. Não que as histórias retratadas não sejam importantes, muito pelo contrário, o que me desanimou foi a forma como as histórias foram contadas. Apesar de a sinopse garantir uma linearidade nos contos, eu senti falta de algo a mais na estrutura. Não que a autora não escreva bem, não é isso. Mas achei os contos muito parecidos justamente na estrutura: uma mulher que escuta e relata o depoimento de outras. E assim, nada me surpreendeu. Agora quero ler Olhos d'agua que está parado na minha estante.

Bia 05/12/2021

Quanto mais eu leio livros da Conceição, mais eu me apaixono por essa mulher. Uma escrita dura,crua, com vivências difíceis, mas não perde a sua escrita poética...ainda impactada com esse livro, a cada conto, 28303 lágrimas insubmissas foram derramadas.

Sabrina 07/12/2023

Conceição Evaristo merece toda a minha reverência. Um livro de contos com histórias de mulheres, seus amores, suas escolhas, o sofrimento da mulher negra, sobretudo; e a subversão de sobreviver a uma sociedade racista, misógina e cruel. É possível se identificar, se espelhar, sofrer junto. Um soco no estômago sempre. Sou fã.

Manu5 01/12/2021

Tudo que essa mulher escreve é bom, a forma como escreve é maravilhoso, esse livro conta histórias reais de mulheres reais, mulher muito humanas, o que não quer dizer que não comete erros, essas histórias são maravilhosas.

Catharine.Ledur 15/01/2024

Insubmissas lágrimas de mulheres
Simplesmente sem palavras para descrever a escrita da Conceição
Ela realmente entrega o que promete, esses contos são realmente escrevivências que nos fazem sentir a dor e a força de todas essas mulheres incríveis
?Aramides, Líbia, Shirley, Isaltina, Da Luz, e mais outras que desfiavam as contas de um infinito rosário de dor. E, depois, elas mesmas, a partir de seus corpos mulheres, concebem a sua própria ressurreição e persistem vivendo.?

emillebraga 11/06/2021

Escrita impecável!
Segundo livro que leio da autora, sigo encantada de como sua escrita é sensível, atenta e rica. Aqui, especificamente, a gente se depara com vários relatos que são entrelaçados e adaptados com as vivências da própria ouvinte/autora - como ela mesma fala durante a obra. É um livro doloroso em muitos momentos, com relatos que machucam, mas que mostram a força e irmandade entre as mulheres e revela a identidade de cada uma das personagens. Recomendo muito a leitura e pretendo ler outros de Conceição!