Insubmissas lágrimas de mulheres

Insubmissas lágrimas de mulheres Conceição Evaristo

Resenhas - Insubmissas Lágrimas de mulheres

emillebraga 11/06/2021

Escrita impecável!
Segundo livro que leio da autora, sigo encantada de como sua escrita é sensível, atenta e rica. Aqui, especificamente, a gente se depara com vários relatos que são entrelaçados e adaptados com as vivências da própria ouvinte/autora - como ela mesma fala durante a obra. É um livro doloroso em muitos momentos, com relatos que machucam, mas que mostram a força e irmandade entre as mulheres e revela a identidade de cada uma das personagens. Recomendo muito a leitura e pretendo ler outros de Conceição!

Joana 07/04/2020

Mais do que contar/ ler histórias, nesse livro Conceição Evaristo nos provoca a exercitar a escuta. Sim! A narradora do livro, que é também uma personagem que passeia por todos os ?contos?, vai ao encontro de mulheres negras para que estas possam contar suas histórias. Isso já é bastante significativo quando se pensa no quanto a histórias dessas mulheres foi silenciada por tanto tempo.
Nesses encontros sinestésicos, conhecemos a história profunda e tocante de mulheres que enfrentaram dor, abandono, violências, abusos, mas que mais que tudo isso, tiveram uma vida de sonhos, desejos, perseverança e coragem sempre aflorados!
Não tenho nem como escolher a minha história preferida: todas me provocaram sensações muito diferentes! Recomendo muito a leitura!
Conceição Evaristo é simplesmente uma mestra na arte de escreviver: porque quando se conta uma história, muito se perde, mas muito se cria!

carolina 09/10/2021

Ler esse livro me trouxe a sensação de estar sentada tomando um café com todas as mulheres, conhecendo, se emocionando, se indignando e caminhando com cada história que li. Como se fosse próxima e conhecesse cada uma.

Entendi o que Conceição Evaristo quer dizer com escrevivência. Percebi força, medo, amor e fiz longas viagens durante a leitura. Levo a história de cada uma como um grito de coragem pra dentro de mim.

Não há estrelas que definam o quão maravilhosa pode ser a experiência de acompanhar a escrevivência de Conceição nesse livro.

brunomathiasss 31/03/2022

Foi bonito conhecer essas mulheres tão fortes
Amei o livro demais, foi uma experiência muito comovente e reflexiva acompanhar essas mulheres singulares. Me deixou um pouco triste algumas, o mundo nao foi e não é legal pra algumas pessoas. E eu sei disso mas não consigo me conformar com essas coisas.

jdelisiario 23/12/2022

Insubmissas lágrimas de mulheres
Conceição Evaristo tem o dom. Consegue mostrar a luta de um povo, a luta de uma raça através dos tempos.

Em Insubmissas lágrimas de mulheres temos 13 contos, cada um com a sua dor, com a sua cor, com a sua força.
Em muitos a vontade de chorar e, para fechar com chave de outro, no último foi a sensação de vencer o mundo que sobressaiu.

Continuarei lendo essa autora, para entender a força e a necessidade de não deixar as histórias tristes se repetirem.

#leituraTerapia
#literaturaNacional

Isabel 15/05/2020

Conceição Evaristo nos traz neste livro treze contos sobre treze mulheres diferentes mas com histórias e personalidades marcantes.
Mesmo sendo contos curtos, Conceição consegue desenvolver bem a personalidade de cada personagem; acho que isso é algo grandioso no livro.
A escrita de Conceição é muito bonita e fluida e ela consegue expressar temas pesados com uma delicadeza sem igual.
Existem trechos lindos no livro!
Recomendo a leitura!

DêlaMartins 03/10/2023

13 contos, 13 mulheres, 13 nomes
A autora se coloca como ouvinte, escutando respeitosamente as 13 histórias que têm como título o nome daquela que narra. São mulheres negras, são vidas difíceis, de violência, de pobreza, de superação, de força, muito bem escritas por Conceição Evaristo. Algumas muito tristes, outras nem tanto, mas todas retratam as lutas dessas grandes mulheres.

Tenho dificuldade com contos, prefiro histórias com mais desenvolvimento e sempre me pego querendo mais detalhes ou profundidade, mas mesmo assim, super recomendo o livro.

Margô 03/07/2021

LÁGRIMAS QUE ESCREVEM...
Me tornei fã de Conceição Evaristo, desde a primeira obra que li, que também é um livro de contos, Olhos D'água. Observando que ambas obras têm um ponto em comum, a lágrima.

Insubmissas Lágrimas de Mulheres, se difere por ser uma suposta coletânea de relatos de mulheres que foram contadas para a autora, ou uma escuta "imaginada". Na literatura tudo é possível!

Gostei da diversidade dos assuntos abordados, é uma colcha de retalhos de emoções, algumas de superação, outras de decepção, dores amargas, e situações inusitadas.

São mulheres que contam sua trajetórias ancoradas no estigma de uma sociedade recentemente escravocrata; sofridas, guerreiras, dançarinas, poliglotas, e até rainha...uma linda Regina Anastácia!

Os contos são pontuados por nomes de mulheres que fazem todo sentido com os relatos do texto: Aramides Florença, Natalina Soledad, Shirley Paixão, Adelha Santana, Lia Gabriel, Mary Benedita, etc.

Bem, é uma escrita fluida, com contos curtos, e que , (se o tempo permitir) dá pra ler em um dia ...rsss. O último conto é simplesmente lindo!!!
Apreciei.

Luciana 26/02/2023

Insubmíssas
Uma atenta ouvinte e narradora conta as histórias de várias mulheres negras. Histórias de dor e sofrimento, mas também de alegrias, amores e sucessos.
Insubmíssas lágrimas rodeiam esse livro.

Entre1 07/12/2023

Insubmissas Lágrimas de Mulheres
Que livro profundo, a escrita da Conceição é muito boa. Os relatos por muitos momentos tive que parar, respeitar, refletir e continuar, a realidade nua e crua. As mulheres negras que levam o Brasil nas costas.

Maria.Medeiros 05/03/2020

Um livro difícil de ler em alguns momentos, mas extremamente necessário de ser lido. Entrar em contato com histórias reais de mulheres tão fortes, forçadas a serem fortes por terem nascidos mulheres e negras, é um presente. Conceição Evaristo nos mostra, com esse livro, a sua grandeza.

Juliane 02/10/2023

Conceição é incrível
Todas as histórias me fizeram sentir algo, chorei com a maioria e fiquei sem reações em outras... a história de campo belo foi definitivamente a que mais me doeu, a que mais me tocou.
conceição evaristo consegue escrever de uma forma tão linda que a leitura flui e somos tocados a todo momento, bombardeados de emoções diversas.
ler conceição, ler histórias de mulheres negras, ler sobre a força dessas mulheres e a luta em suas vidas, sempre me faz lembrar de minha avó. bença, vó!

Nayane.Keilla 07/08/2020

Força e delicadeza insubmissa
Um livro de contos que nos atingem profundamente a alma. Retrata a vida real, a existência feminina, vínculos, força e resiliência, sob delicadeza de palavras cruas que escorrem como lágrimas através da escrita de Evaristo.
Um dos livros mais lindos que já li.

Gabriel 19/06/2021

Um oceano de afetos.
Fiz essa leitura num ritmo que considerei até um pouco acelerado, por ter sido pensada pra uma discussão que logo mais acontecerá, e digo isso não pela quantidade de páginas, mas sim pela força contida em cada linha dessas histórias. Sendo outras as circunstâncias, facilmente me (des)organizaria de modo a ler uma história por semana (?) e me permitir ir digerindo ao longo dos dias os afetos que se derramam de cada uma delas. O livro pede tempo. É de uma força incrível!

Se fosse fazer uma média, diria que morri e renasci, por baixo, umas três vezes a cada história. As durezas dos relatos por vezes me tiraram o fôlego, às vezes de súbito, outras mais vagarosamente, mas quando menos esperava, lá vinha também, e ainda mais imponente que o abatimento, o sopro de vida que traz de volta o fôlego pra seguir a leitura (e os dias).

Além disso, é incrível a sensação de proximidade que essas escrevivências trazem. As histórias não deixam em nenhum momento o domínio da oralidade. São linhas que se escutam. Linhas que nascem em tantos corpos e que, em algum momento, encontram os nossos pra expressar através deles o que tanto afeta mas é difícil de apalavrar.
Duda.Anjos 23/06/2021minha estante
Sua resenha foi uma daquelas que instigam. Quero muito conhecer a escrita de Conceição Evaristo. Colocarei na minha lista esse!

Gabriel 23/06/2021minha estante
Que coisa tão boa de se ler! A escrita da Conceição é de uma beleza ímpar. Tenho certeza de que tu não vai se decepcionar! Espero ler a tua resenha em breve!

Andressa 09/08/2021

Meu primeiro contato com Conceição Evaristo e entendi o porquê de ser uma autora consagrada. A leitura é uma delícia - fluida. A sensação é de estar ouvindo alguém contar todas essas histórias, numa narrativa que traz tanta proximidade e verdade. Contudo, são contos doídos de se ler, nos recordando os sofrimentos a que são submetidas as mulheres, especialmente se negras. Necessário. Absurdamente real.