Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo Rubem Fonseca

Resenhas - Feliz Ano Novo

Duda.Leandro 12/04/2024

Impactante.
Os contos não são para pessoas de estômago fraco, tem que ter ?culhão? para ler alguns, principalmente o famoso Feliz Ano Novo que deu nome ao livro.

Eu amei ler esse livro e adorei os contos, ri em alguns, fiquei chocada, enojada em outros, mas é isso, não são para serem confortáveis o tempo todo.

Foi aqui que conheci a escrita de Rubem Fonseca e agora posso dizer que adorei a forma dele escrever.

Se estiver com dúvida se irá ler ou não, digo: respira fundo e vai!! No fim vale a pena, pois tem críticas sociais importantes.

Vinicius_Alves.45 02/04/2024

Meu primeiro contato com esse autor absurdo da contemporaneidade. Cara, que escrita foda. Rubem Fonseca é um escritor de mão cheia, alguns contos me pegaram mais do que outros, alguns plots twists me deixaram fascinado, e, sinceramente, experimentar uma leitura crua, enxuta, real e sem tabus e se dar conta que é algo nosso, algo brasileiro, me dá muito êxtase. Gostei muito!

Yuri 22/03/2024

Realidade amarga
Este foi o meu primeiro contato com o autor, não tinha conhecimento sobre seu estilo de escrita, me lembrou um pouco Bukowski, principalmente por retratar a parte marginalizada da sociedade, no entanto, uma diferença clara entre o brasileiro e o estadunidense é que este foca muito em suas experiências pessoais e Rubem tem um tom impessoal, abrangendo todas as classes sociais.
Nesse conjunto de 15 contos, o leitor encontrará um Brasil marcado pela violência na sua forma mais bruta, o impacto do conto título da obra (Feliz Ano Novo) me deixou com uma sensação amarga. Sabe aqueles jornais televisivos "gota sangue"? Em que a criminalidade é constante e que espectador fica com medo de até ir à esquina? Rubem consegue ser pior, os diálogos demonstram a tensão, as emoções de "presa" e "predador?, a face da crueldade humana sem subterfúgio, o autor não deixa de fazer críticas sociais e ao ambiente em que os personagens se encontram. Contudo, isso não é utilizado como justificativa, indivíduos podem ser cruéis só pelo prazer de ser atroz. Cada conto é um universo diferente e muito bem escrito. Nem todos os contos são sobre brutalidade, alguns são sobre amizades, trabalho e até mesmo amor.
O livro foi proibido nos anos 70, uma obra acerca da selvageria nacional não é boa propaganda ao regime ditatorial da época.

Matheus Redig 19/03/2024

Melhor conto: ?Corações Solitários?

A grande virtude do Fonseca é o uso da primeira pessoa de uma forma ágil, coloquial, espirituosa e convincente.

Lissa03 15/03/2024

Feliz Ano Novo
Leitura crua, mas muito boa!

Existem as partes mais pesadas/explícitas de ler sim, porém ao mesmo tempo tem humor, reflexão, crítica e questionamento.

São 15 contos, dentre eles "Corações solitários" e "O pedido" foram meus favoritos por diversos motivos.

Um livro que leria fácil 3 vezes seguidas.

Com certeza se tornou um dos meus favoritos!

Ana 28/02/2024

Xonei
Contos criativos, diferentes, cativantes. Rubem Fonseca ganhou um espaço forte em mim. Mal posso esperar por uma releitura

Amal0 08/02/2024

Esse foi o meu primeiro contato com o autor e me surpreendeu bastante. Gostei da maioria dos contos, com certeza vou atrás de outro livro dele.

Alguns contos são bem violentos.

MarciaCannecchia 05/02/2024

Eu tinha uma ilusão . ..
Quando adolescente li feliz ano velho do Marcelo Rubens Paiva e fiquei com aquela coisa : preciso ler o pai.
Li e não gostei. Primeiro pq são contos e não sou chegada a Contos. 15 Contos violentos. Não parei pq já abandonei vários.
...

joaoggur 23/01/2024

Pra você também, Rubem.
A oscilação é inevitável em livros de contos; o desenvolvimento rápido pode ser apoteotico ou decepcionante. Creio que Rubem furara esta bolha; cada conto mostra a brutalidade típica do autor, trazendo emoções diversas a quem lê.

No conto homônimo ao título temos uma degustação da violência urbana típica do autor, que é um tapa na cara nos leitores despretensiosos; já em ?Abril, Rio, 1970? temos um homem supérfluo diante uma crise existencial; tal como em ?Botando para quebrar?, onde o autor abusa do estilo coloquial, que lembrou-me a literatura de Bukowski; e creio que ?Corações Solitários? possui um final difícil de esquecer. Um destaque maior para ?Intestino Grosso?, onde um dos personagens é um retrato mordaz do próprio autor.

Rubem não precisa inovar para criar boas histórias; consegue mesclar seu estilo (marcado pela crueldade, a brutalidade, exacerbando a violência urbana) com habilidade estilica. Vale muito a pena.
Alê | @alexandrejjr 23/02/2024minha estante
Esse é um dos três incontornáveis livros de contos nacionais ao lado de "Antes do baile verde" da Lygia Fagundes Telles e "O voo da madrugada" do Sérgio Sant'Anna.

joaoggur 23/02/2024minha estante
@Alê, - o Brasil, realmente, é uma fábrica não só de grandes escritores, mas de exímios contistas. Pego-me pensando que se Lygia Fagundes Telles ou Caio Fernando Abreu (dentre tantos outros escritores nacionais) fossem anglófonos, seriam internacionalmente reverenciados.

Tigronna 12/01/2024

Curti =)
Minha primeira leitura do ano e meu primeiro livro de Rubem Fonseca, antes só tinha lido contos aleatórios na escola.
Como sempre acontece em livros de contos, eu gostei de alguns, não gostei de outros, mas em geral eu curti.
O sexo é muito abordado, mas não explicitamente e tem bastante palavrões também, tem gente que não gosta, mas eu sou bem de boa com isso.

Jão 04/01/2024

Eu sempre tive dificuldades com contos. E não foi diferente aqui, mas os temas e a forma como ele escreve conseguiram me prender muito. Como são vários contos, sempre tem um ou outro que não chama tanta atenção. Mas no geral, gostei muito.

Everton.Paulo 03/01/2024

Livro com temas fortes
Um livro curto mas com histórias muito potentes. Desde o violento conto de abertura, escolhida para ser o título da obra, até o último, uma simulação de entrevista maravilhosa com o autor.
O escritor tem sua característica e aborda temas que incomodam o público médio como sexo, violência, pobreza, classes sociais, vícios, entre outros. E consegue fazer isso com histórias às vezes dramáticas e tristes e às vezes engraçadas.
Não à toa, quase dois anos após seu lançamento fora violentamente censurado pelo governo brasileiro e relançado anos depois.
No geral são histórias bem rápidas e fluidas, que fazem um sentido na narrativa.
Boa leitura para início de ano.
E...Feliz Ano Novo.

Daniel Andrade 05/12/2023

Bom livro.
Primeiro contato com Rubem Fonseca. Gostei muito de vários contos, não gostei de outros. O conto sobre o campeonato de conjunção carnal é genial, assim como feliz ano novo e passeio noturno. Com certeza voltarei a ler mais coisas do RF.

DéboraMP 29/11/2023

Feliz ano novo
Meu interesse por este livro foi despertado assim que soube que ele foi proibido no Brasil.

Lançado em 1975, o livro foi recolhido no ano seguinte pela Polícia Federal por conter `matéria contrária à moral e aos bons costumes`.

Este livro é uma coletânea de contos cheios de críticas e com uma linguagem direta, repleto de palavrões e cenas marcantes que beiram a barbárie.

Confesso que alguns contos eu não entendi a mensagem, alguns eu achei chatíssimos e está tudo bem. Consegui entender o motivo de ter sido proibido, que foi o que motivou a leitura.