Eu, Robô

Eu, Robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Jéssica 18/04/2024

Eu,Robô
Eu amei esse livro,todos os contos são ótimos e tem até um senso de humor.
Isaac mostrou brilhantemente como as 3 leis da robótica funcionam,com exemplos através de contos simples de fácil entendimento mas super divertidos.
Meu contos preferidos foram:

Razão
Robozinho sumido
Evasão
Evidência
Andando em círculos.

Bianca 18/04/2024

Eu, Robô
"Eu, Robô" é um dos meus livros desde o quinto ano e continua sendo até hoje, adorei reler ele.
Meus contos favoritos são Robbie, Círculo Vicioso e Prova.
É um livro muito legal e que eu tenho muito carinho, principalmente porque foi o livro que me apresentou o universo de ficção científica.

Fabiana 18/04/2024

Muito legal
O livro inicia apresentando as três leis da robótica. E se desenrola a partir de uma entrevista com a psicóloga de robô Susan Calvin.
São nove contos, em todos eles são apresentado algum ?distúrbio/erro? ocorrido com um robô. Em cada caso, ela teve participação na identificação de tal problema, junto a matemáticos e operadores das máquinas.
Cada conto foi muito interessante, tendo em vista o quanto as leis da robóticas eram essenciais. E que muitos dos efeitos rebotes das máquinas eram causadas por conta da própria obediência às três leis embora houvesse inserção de dados errados.
O interessante é que em cada conto apresenta uma crítica à alguns distúrbios muito presentes atualmente. Críticas à política, religiosidade, a solidão. Enfim, escrito em 1950 com estórias até 2082. Realmente Asimov estava muito à frente de seu tempo. E nos faz pensar em o quanto os problemas da humanidade são cíclicos. E como podemos aprender com os erros e acertos do passado.

Vale a leitura!

Bmmp013 17/04/2024

Sensacional, incrível, Simplesmente maravilhoso. Que obra prima eu na vejo a hora de ler mais do autor, ficção científica se tornou meu gênero literário favorito

Abduzindolivros 16/04/2024

Só me arrependi de não ter lido antes, pqp que livro boooooom!!!

Prestes a se aposentar, a psicóloga roboticista Susan Calvin concede uma entrevista contando nove casos icônicos que presenciou na sua carreira dentro da U.S. Robots, retratando a evolução da robótica ao longo dos anos.

Um conto melhor do que o outro! A primeira história, ?Robbie?, é simples, bonita, e marca o início das interações de humanos com robôs, e o lobby feito para banir o uso de autômatos na Terra exceto para fins de pesquisa científica. No segundo conto, ?Andando em círculos?, são apresentadas as famosas Leis da Robótica, e as histórias seguem até o final levantando questões sobre o avanço das máquinas e o papel da humanidade diante delas.

É surreal saber que a primeira publicação de ?Eu, Robô? foi em 1950. Naquela época, Asimov já escreveu sobre discussões que são importantíssimas hoje em dia. Nos deparamos com dilemas como a substituição da mão-de-obra humana pelas Inteligências Artificiais, e hoje também vemos o quanto a ciência de dados tem se tornado uma área cada vez mais essencial para as empresas. E o Asimov já falava sobre isso há mais de setenta anos!

Os dilemas abordados em cada conto vão progredindo de acordo com o avanço da tecnologia e o aumento da complexidade entre as relações de humanos e robôs. Os enredos foram criados em torno de alguma quebra nas Leis da Robótica, e é muito divertido acompanhar a lógica por trás das soluções dos problemas.

Sim, apesar de trazer reflexões muito importantes e que ressoam com os dias atuais, os contos têm uma surpreendente pegada cômica que me amarrou na leitura!! Em especial, os episódios em que apareciam os especialistas Donovan e Powell, me arrancaram boas risadas.

Os dilemas que envolvem a Primeira Lei ? nenhum robô pode ferir um ser humano ou permitir que seja ferido por inação ? foram os que mais me chamaram a atenção e me fizeram pensar. É nítido que, em todos os aspectos, os robôs são superiores aos humanos. Tudo o que os impede de dominar os humanos é a programação da Primeira Lei em seus cérebros positrônicos, ou será que eles seriam capazes de genuinamente serem leais?

Se quisermos, podemos ir além, e substituir os cérebros positrônicos pelas Inteligências Artificiais, e continuarmos os questionamentos. Seriam capazes de compreender emoções e sentimentos? Podemos aferir comportamentos tipicamente humanos às máquinas inteligentes? São capazes de raciocinar e questionar suas próprias existências? Conseguiriam governar com justiça?

O que aconteceria com a humanidade se nosso destino fosse entregue nas mãos (e mentes) artificiais?

Cara, é de explodir a cabeça.

A linguagem é muito fluida, acessível, sério, é um livro que não consegui largar. Ainda fiquei meio incomodada com o modo como o Asimov descreveu a genial Susan Calvin ? parece que mulheres inteligentes não podem ser atraentes, mas, enfim ?, só que foi um incômodo menor que o sentido em alguns momentos na leitura de ?O fim da eternidade?.

Falando nele, foi muito bom tê-lo lido antes de ler ?Eu, Robô?, pois parece-me que a sociedade existente aqui nos contos é uma consequência dos eventos desencadeados no ?O fim da eternidade?. Ambos livros também mencionam a formação de um Império Galático (estou ansiosa para acompanhar esse desenrolar). Mas, para quem quiser começar Asimov para conhecer a escrita, ?Eu, Robô? é um excelente começo! Leve, divertido, e com poder de maravilhar pela genialidade e visões de mundo do Asimov, nada ultrapassadas.

Acho que o Bom Doutor teve permissão da Eternidade para vislumbrar o futuro e escrever sobre ele, não é possível!!

Recomendo fortemente.

Maria3295 16/04/2024

Quem nunca?
Nunca ouvi falar de "Eu, robô", apenas li por causa das aulas de literatura e por causa da gincana que teria como base esse livro. Nunca me arrependi de uma leitura como me arrependi desta.
O livro é dividido em nove contos(os quais vão piorando), apenas dei essa avaliação por causa de 4 contos, que foram ótimos (como Robbie, Andando em Círculos, Mentiroso e Evidência), porém o resto deles era algo onde o autor cria muita expectativa e não diz nada no final, houveram apenas três personagens( humanos) que foram realmente bons e bem desenvolvidos( Donovan e Powell- dos contos Andando em círculos/ Razão/ É preciso pegar o coelho/ Evasão- e a garotinha Gloria-do conto Robbie-)
Não recomendo caso você seja alguém que deteste capítulos longos e enrolados, com muitas informações que, na maioria das vezes, não vai acrescentar nada na leitura.
É isso. Obrigada

@ruthlunang 11/04/2024

Eu, robô
Bom, peguei esse livro pra ler em uma das semanas mais ocupadas que já tive, então a leitura não fluiu muito.

Os contos são bastante interessantes (uns mais que outros) e o meu preferido foi o de Robbie, seguido do robô que conseguia ler mentes.

De fato é o livro introdutório do universo criado por Asimov, e agora tô bem ansiosa pra continuar a série das cavernas de aço, depois pegar a série do império galáctico, e fechar com chave de ouro na série da fundação.

Phil.Surniche 11/04/2024

Fui esperando uma narrativa única, romance ou mistério. Encontrei diversos contos que se intercruzam nas linhas temporais do desenvolvimento dos robôs na terra e nos mundos conquistados. A três leis são perfeitas e funcionam muito bem, apesar da gente sempre achar que algo está dando errado. Os contos giram em torno da entrevista de uma funcionária da US Robotics que está se aposentando e é especialista na questão comportamental/psicológica dos robôs. Asimov é simplesmente perfeito.

Carol Ribeiro 08/04/2024

É bom
Eu não recomendaria, mais não é um livro ruim tem suas partes boas, porém eu me esforçei muitooo para ler.

Expedicionário Literário 06/04/2024

Explorando os Limites da Humanidade: Uma Aventura com 'Eu, Robô'
"Eu, Robô", escrito por Isaac Asimov, é uma obra notável que aborda os dilemas éticos envolvendo a interação entre humanos e robôs. Os contos, embora conectados, apresentam diferentes pontos de vista sobre a inteligência artificial, levando o leitor a reflexões profundas. A capacidade do autor de criar cenários futuristas é impressionante, embora a estrutura episódica possa tornar a leitura um tanto fragmentada. No entanto, a narrativa envolvente e as questões levantadas compensam eventuais críticas. Sugiro esta obra para os fãs de ficção científica e para aqueles interessados em uma análise estimulante sobre o futuro da humanidade e da tecnologia.

Wash2 05/04/2024

As 3 Leis
Um marco da ficção científica onde Isaac Asimov cita as famosas 3 Leis da Robótica:
"1) Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido.
2) Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei.
3) Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira ou com a segunda lei."
Grande clássico!

rizzoka 02/04/2024

O que diferencia homem de máquina?
Eu, Robô é um clássico da ficção científica e pode-se dizer que Isaac Asimov é um dos "pais" do gênero literário.

Totalmente diferente do filme estrelado por Will Smith, o livro gira em torno de 9 histórias (algumas, inclusive, interligadas) envolvendo interações entre humanos e robôs. O ponto crucial do livro aqui é refletir sobre a "humanidade" presente nos robôs da história.

Se os robôs são mais fortes, mais inteligentes e não podem ferir qualquer indivíduo, significa que eles são melhores que os humanos? Após refletir bastante, cheguei a conclusão que o que nos diferencia de máquinas é que não somos contidos por 3 Leis da Robótica; o nosso livre-arbítrio e individualidade são o que nos torna humanos. Não acho que os robôs do livro sejam necessariamente bons porque a bondade é uma escolha ativa (no caso, os robôs são programados/obrigados a cumprirem as Leis da Robótica).

Portanto, apesar do gênero parecer até algo "infanto-juvenil", cada conto critica de forma implícita algo em nossa sociedade, como por exemplo, "Razão" (fanatismo religioso) e "Evidência" (fakenews). A leitura é extremamente cativante e a ficção científica é sempre capaz de surpreender o leitor.

Layla.Ribeiro 01/04/2024

Este livro é uma coletânea de contos que mostra o desenvolvimento dos robôs tanto na sua formação como na sua inserção na sociedade humana, narrado por uma psicóloga de robôs que seria uma espécie de elo entre os 09 contos, todos eles possuem uma resolução lógica muito boa baseada na famosa lei da robótica, um tipo de código de ética que já vem programado nos robôs na sua criação:

1.Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2.Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3.Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.

Achei muito interessante o fato de que, assim como a evolução dos robôs o autor vai aumentando aos poucos a complexidade e narrativa das estórias como preparasse o leitor para o que viria sem sobrecarregar de informações, por isso é uma leitura muito boa para quem até não tem costume de ler livros de ficção cientifica, porém há alguns contos que achei bastante difícil de entender e que se não fosse a leitura coletiva em que participei, teria muitas dificuldades para a compreensão. Mesmo escrito em 1940 alguns dos contos trazem reflexões atemporais e reais. Melhores contos para mim, em ordem: Razão, Robbie e Evidência.
@tigloko 04/04/2024minha estante
Ótima resenha ??