Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

archer_girl_mi 09/03/2024

Quando li esse livro estava voltando de uma "ressaca" literária de anos, foi muito bom pq assistindo a uns canais de youtube, me deu vontade de ler coisas do gênero de ficção científica e esse foi um dos que mais me chamou atenção.
consta com vários contos, que são bastante interessantes, alguns mais, alguns menos, mas acredito ser uma leitura essencial para os fãs do gênero ou pessoas que querem ingressar nele.
tive um conto favorito, não lembro o nome pois faz tempo que li e não tenho a edição física, mas era o conto que tinha um prefeito, me deixou bastante investida.

Line 07/03/2024

Genial é tudo que esse livro é
Esse é um livro de contos, e como a maioria dos livros de contos uns são mais parados que outros, mas posso dizer com certeza que nenhum é desinteressante, afinal estamos falando de uma das mentes mais geniais do universo literário. Que escrita fantástica e absurdamente inteligente, além de trazer conceitos e características de uma ficção científica de tirar o fôlego ele ainda cria as leis da robótica, que na minha concepção é uma das melhores coisas já criadas em livros e que conecta tudo do início ao fim. Genial é tudo que esse livro é.

Letícia 06/03/2024

Os contos são bem divertidos, adorei os puzzles com as leis da robótica. O último conto trata de um assunto bem atual que dá pra associar com as discussões sobre AI. Com certeza vou ler mais do Asimov

Ricardo 04/03/2024

Bom demais!
Cara, os contos são muito bons e extremamente atuais.
Quero ler mais obras do Asimov.
Recomendo muito!
LarissaVeloso 04/03/2024minha estante
Amo ver suas resenhas amor ????????????

Ricardo 04/03/2024minha estante
??????????

Katharina.Pedrosa 02/03/2024

O futuro imaginado na década de 50, era muito mais legal
Este livro é uma coletânea de nove contos com a temática de robôs. Aqui são discutidas as três leis da robótica, criadas pelo Asimov:
1 - Um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;
2 - Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei;
3 - Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
Ironicamente, em todas as histórias, estas leis entram em paradoxo, conforme o avanço da tecnologia. Ao mesmo tempo, em que o avanço científico é problematizado. Afinal, nem tudo que a técnica permite, deve ser feito.
Sobre os contos, por todos terem o mesmo tema, com a passagem dos capítulos, parecia um 'mais do mesmo'. Apesar disso, o meu conto preferido foi o 'Robbie', que é um robô-babá, e o último da geração de robôs que não falam. Achei muito bonita a relação dele com a Gloria (que tem pais horríveis).

No momento em que, Robbie e Gloria são separados, ela sofre a perda de um amigo. Porque para ela, é isso que ele é. Ser constituído de metal, não faz a menor diferença para ela e nem diminui o sentimento que ela tem por ele. Inclusive, em alguns momentos até me deu a impressão de que ele também tivesse sentimentos por ela. O que deixa no ar a questão se, ele foi programado para simular sentimentos, ou se ele ultrapassou a programação?

Carol 02/03/2024

Li junto com a leitura coletiva da Isa (Ler Antes de Morrer) e fiquei muito feliz em participar do projeto!
Normalmente, não teria escolhido fazer essa leitura, mas acabei achando muito interessante e me envolvi bastante. Gostei dos personagens e das "polêmicas". É sempre legal ver como imaginavam o futuro, que, hoje, é presente!
Adorei o esquema capítulos/contos porque ficou muito dinâmico, e não dei 5 estrelas porque algumas partes eu senti que demoraram a passar.

manu 29/02/2024

Ele tinha os limões e não fez a limonada
Esse livro pra mim foi essencialmente razoável.
ele te promete o enredo e a ficção sensacionais e ele entrega tudo isso, mas infelizmente o diálogo (que é a base do livro ja que ele é escrito por contos), foi muito mal executado na minha opinião.
a única coisa que me fez termina-lo foi essa maravilhosa ficção sobre coisas que você nunca imaginaria sobre robôs, mas os diálogos eram tão entediantes e irreais que chegava a ser até patético pra mim.
queria ter gostado muito mais desse livro porém não rolou pra mim.

JefersonBOli 29/02/2024

Uma Introdução ao universo de Asimov
Reconheço a importância e influência de Asimov para os avanços tecnológicos atuais. O livro é interessante, mas é bem aquilo o que propõe: uma gênese de algo maior. É um ótimo esqueleto para a estruturação de um mundo novo, uma saga nova, algo que - acredito eu - o autor tenha feito posteriormente em sua vida literária.

São boas histórias, mas nada muito grandioso, ao meu ver. Achei tudo muito explicativo, como um manual de instruções ou um diário de bordo.

Talvez seja uma introdução a outras nuances de Asimov.

Cristiane 27/02/2024

Eu, robô
O livro se passa em 2064, a doutora Susan Calvin, está se aposentando, ela é uma psicóloga roboticista, que acompanhou o desenvolvimento dos robôs desde o começo. Nesta época, os robôs são super inteligentes, a humanidade realiza viagens intergalácticas e a própria geografia do planeta é diferente.
Ela é entrevistada por um periódico chamado A Imprensa Interplanetária, enquanto conta sua história profissional na Indústria U.S. Robots narra histórias com robôs, desde o primeiro: Robbie, - que não falava, mas foi projetado em 1996, para ser uma babá, e atualmente está em exposição no museu - até robôs que são religiosos, super cérebros ou até mesmo um robô que substitui seu criador. São 9 histórias, admito que não compreendi o final de todas elas.
Foi nesta obra que a palavra robótica foi utilizada pela primeira vez.
Foi nela também que aparecem as três leis da robótica:
1. Um robô não pode ferir um ser humano ou permitir que um humano sofra algum mal.
2. Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei.
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
No conto Andando em Círculos estas leis são colocadas em prática.
Além da Dra. Susan, outros personagens aparecem com frequência no livro: diretor de pesquisa Alfred Lanning e os especialistas de campo Donovan e Powell, estes são sempre convocados para descobrir porque um robô apresenta um comportamento indesejável ou testar uma nave espacial, ou seja, estão sempre metidos em encrencas.
Robbie, Mentiroso, Um Robozinho Sumido e Evidência são os contos que mais gostei no livro.
Os contos reunidos neste livro foram publicados inicialmente em uma revista na década de 1940.
Definitivamente ficção científica não é um dos meus gêneros favoritos, por isso não dei 5 estrelas

Vania.Cristina 25/02/2024

Lei maior: Não ferir um humano nem permitir que seja ferido
Famosa coletânea de contos sobre robôs, de Isaac Asimov, publicados originalmente em revistas a partir de 1939. Mais tarde, em 1950, foram reunidos, organizados em ordem cronológica e publicados em livro com a inclusão de novos trechos que dão linearidade e fazem a ligação entre os contos.

Essas partes inseridas depois trazem a personagem da Dra. Susan Calvin, já idosa, dando uma entrevista a um jornalista e relembrando casos de robôs que acompanhou durante sua vida e sua carreira como psicóloga roboticista.

Cada conto é, então, um desses casos narrado por Calvin. Acompanhando a ordem estabelecida por Asimov, vamos entendendo o começo desse mundo que ele imaginou e que irá depois aprofundar cada vez mais em outros romances e contos.

Nessas histórias, vemos desde a invenção dos primeiros robôs domésticos, pela empresa U. S. Robots, até o momento em que os humanos passam a colonizar outros planetas, criam leis que proíbem os robôs na Terra e limitam seu uso a trabalhos no espaço, em asteróides e em outros planetas.

São um total de nove contos, alguns muito mais empolgantes que outros. O último deles é um tanto lento, o que deixa um certo tom de anti clímax, mas ele traz informações importantes para a compreensão desse futuro imaginado por Asimov, esclarecendo questões sobre a organização política e econômica desse planeta Terra futurista.

Conto 1: Robbie

Um casal compra um robô para trabalhar como babá e cuidar de sua filha. Robbie pertence à primeira geração de robôs e não tem a capacidade de falar, mas consegue cuidar e brincar com a criança. No começo ele é um cobiçado item de luxo, mas com o crescimento de um pensamento anti máquina na sociedade, surgem questionamentos quanto ao uso dos robôs. Segundo os fundamentalistas, os robôs estariam roubando o trabalho dos humanos e não seriam seguros. O casal tem diferentes opiniões à respeito, enquanto o homem ignora as críticas, a esposa quer se livrar do robô. Mas a criança é apaixonada por Robbie.

Conto 2: Andando em círculos

Aqui conhecemos dois dos melhores personagens criados por Asimov, Gregory Powell e Michael Donovan. O trabalho deles é fazer testes de campo em novos robôs, para avaliar se funcionam como planejado no espaço e em outros planetas. O robô aqui se chama Speedy e tem como função trabalhar na mineração no planeta Mercúrio. Powell e Michael percebem que Speedy não está executando seu trabalho e que fica andando em círculos em volta de uma reserva de selênio. Eles tem que descobrir onde está a falha e solucioná-la, mas os riscos de vida são grandes.

É nesse conto que pela primeira vez aparecem as três leis da robótica juntas, criadas por Asimov:
1 - "Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido".
2 - "Um robô deve obedecer às ordens dads por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei".
3 - "Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou com a Segunda Lei."

Conto 3: Razão

Powell e Donovan estão na Estação Espacial n° 5. O robô QT-1, ou Cutie, foi montado pelos dois para alimentar o condutor de raios e ser testado por eles. Mas algo está errado. Cutie é curioso e quer descobrir de onde veio e qual é seu propósito maior. Para isso, faz uso extremo do raciocínio filosófico lógico. Chega à conclusão que seu Deus e senhor é a máquina condutora de raios.

Conto 4: É preciso pegar o coelho

Agora Donovan e Powell estão num asteróide testando o novo robô múltiplo. O robô DV-5 tem outros seis robôs obedecendo suas ordens, que são como dedos da sua mão. Eles se comunicam através de silenciosos campos positrônicos. Mas algo está acontecendo porque eles só estão minerando quando são observados. Por que?

Conto 5: Mentiroso

Estamos na Terra, nos laboratórios da U.S. Robots, e o robô aqui chama-se RB -34, ou Herbie. Ele está apresentando um defeito inconveniente: consegue ler mentes. Os cientistas devem descobrir o que causou a falha e como lidar com o problema. Nesse conto descobrimos que Susan Calvin é uma mulher apaixonada que mantém seus sentimentos em segredo.

Conto 6: Um robozinho sumido

Dra. Calvin pela primeira vez viaja para fora do planeta Terra, até uma base espacial. Ao chegar, descobre um segredo: alguns robôs NS-2, os Nestores, foram fabricados, à pedido do governo, com uma modificação na primeira lei da robótica. E um deles desapareceu se misturando a um lote de robôs idênticos que acabaram de chegar. Susan Calvin percebe o risco que estão correndo, porque apenas a primeira lei garante que os robôs sejam servis aos humanos.

Conto 7: Evasão!

A história mostra a competição pelo mercado tecnológico entre a U.S. Robots e a Consolidated Robots. Ambas empresas buscam a criação do motor interestelar que permitiria viagens entre galáxias. Nessa época, as duas já desenvolveram máquinas pensantes: robôs não humanóides altamente inteligentes. A U.S. Robots tem o Cérebro, com capacidade infinita de aprendizagem mas a personalidade de uma criança. Ele é capaz de desenvolver a tecnologia para viagens interplanetárias, mas se essa viagem acarretar algum sofrimento humano, a primeira lei da robótica impede que o Cérebro revele a descoberta e a problemática pode até destruí-lo.

Conto 8: Evidência

Um candidato à prefeitura procura a U. S. Robots ameaçando ir até a mídia e fazer um escândalo se a empresa não ajudá-lo a provar sua teoria. Ele alega que investigou o rival, o advogado e também candidato Stephen Byerley, e afirma que ele nunca come, bebe ou dorme, e que, portanto, é um robô se fazendo passar por um humano.

Conto 9: O conflito evitável

Estamos no ano de 2052. Quatro máquinas pensantes, uma em cada região do planeta, regulam a economia da Federação Mundial. Dessa forma, a economia nunca foi tão plena e deter os meios de produção não é mais uma questão relevante. No entanto, pequenos problemas começam a acontecer nas quatro regiões: produções excedentes ou deficientes, atrasos e casos de demissões de funcionários. São questões pontuais e contornáveis, mas o coordenador mundial começa a se preocupar se as máquinas podem estar apresentando problemas. Se isso for verdade, as consequências poderiam ser desastrosas para a humanidade. Isso porque as máquinas pensantes alcançaram um nível de inteligência e de auto regulação que não permite que nenhum humano seja capaz de consertá-las.
LivroAleatorio 28/02/2024minha estante
Tenho interesse de ler esse um dia ?

Vania.Cristina 28/02/2024minha estante
Recomendo Beatriz. Quero ler mais do autor.

LivroAleatorio 28/02/2024minha estante
Eu li "O fim da eternidade". É bom

Brujo 05/03/2024minha estante
Nossa, quase que essa ótima resenha passa batido, adorei ela , Vânia. Gostei de relembrar os contos pois já tem mais de 2 anos que li... meus contos preferidos são O Mentiroso e Razão!

Vania.Cristina 06/03/2024minha estante
Obrigada Sidney! Que bom que conseguiu ler minha resenha e que gostou. Dos contos, gostei também de Mentiroso, e de Evidência e Evasão!

Jessica891 24/02/2024

Como sempre, me prendendo do início ao fim. Essa coletânea incrível de história com robôs e as Três leis da robótica me impressionou.
Fundação ainda é meu livro preferido, mas esse conquistou um canto especial no meu coração.

Luigi 21/02/2024

Ah, Asimov, seu Bom Doutor genial!
Quando decidi pedir uma indicação de scifi para o meu pai, um fã absoluto do gênero, não foi sem pensar várias vezes, imaginando que o gênero seria de uma complexidade que eu talvez não estivesse preparado.
Eu me surpreendi muito e totalmente demais com a escrita de Asimov.
Primeiro pela simplicidade com que ele conduz as histórias, depois com o tom humorístico que ele carrega e que me deixou completamente maravilhado, me divertindo com todo tipo de maluquice que a humanidade e a "roboticidade" se envolvia em dilemas sobre as leis.
Cada conto apresentando uma premissa única de interação entre homens e robôs e os desdobramentos. Desde carinho, comprometimento com cuidados, preocupações quanto ao ego humano e, wow, até mesmo a supremacia das máquinas visando o benefício da humanidade de acordo com as leis que as regem e como interpretam o que pode ser o melhor.
Eu adorei cada conto, me surpreendendo e querendo, desejando, ansiando cada vez mais por conhecer mais dos robôs de Asimov e louco por mais. Com certeza, foi uma indicação acertada do meu pai para que eu me deliciasse com essa narrativa. Eu sabia que o cara seria ótimo, mas não achava que eu me envolveria tanto. Asimov tem um novo fã!

Wanderson 21/02/2024

Incrível a forma como todos os contos permeiam e reafirmam as três leis. Tudo começa e se resolve por elas. Gostei dos contos, como cada um vai se tornando mais interessante que o anterior. O oitavo conto foi meu favorito então fiquei ansioso pelo nono conto, como seria o desfecho. Me frustrei. O último foi o que menos gostei. Entenda, não é ruim, mas não me conectei com ele. De fato é uma boa finalização mas esperava algo mais empolgante. Porém de modo nenhum isso diminui a grandiosidade da obra.

dkross 20/02/2024

Robôs
Achei mt bom. Com vários contos, alguns bastante interessantes e cativante, já outros nem tanto, mesmo assim recomendo bastante pra quem gosta de ficção cientifica