Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Amanda Mohring 14/03/2024

A frente do seu tempo
Um livro de contos a frente do seu tempo! O nível de raciocínio lógico e imaginação de Isaac é incrível.
Sempre gostei do filme Eu robô 3 confesso que vim ler o livro achando que era a mesma história. Ainda melhor que o filme? Os contos mostram diferentes formas que os robôs podem ser úteis e perigosos no nosso futuro.

Erisney 14/03/2024

É incrível
Nem tem o que dizer de negativo. Eu só tive uma grande dificuldade de imaginar os cenários descritos (preciso formular o ambiente em que se passa as histórias). Tirando isso, que é algo extremamente pessoal, o livro é incrível!

Lucio.Flavio 14/03/2024

Azimov merece a fama que tem
O primeiro do Azimov que li, e era um autor que queria muito ler, e que até onde eu o conhecia é famosíssimo pela criação (ou por popularizar) "as três leis da robótica" e por ser um dos primeiros mestres escritores da ficção científica além de cientista que dá a ele o conhecimento necessário para escrever uma obra dessas,

Uma obra dividida em 9 pequenas histórias que se interligam mas que podem facilmente serem lidas separadamente, com algumas um pouquinho mais fracas mas com a maioria sendo um enorme deleite pra quem lê,

Nesse livro ele explora ao máximo essas três leis primordiais da robótica colocando uma série de "mas" que dificilmente alguém pensaria em um primeiro momento, imagino que esse deva ser o livro que ele mais explora esse tema,

Além de aplicar conhecimento técnico e científico nas suas histórias, sem que seja difícil de um leigo na área ler e entender tudo, ele aplica uma dose de filosofia em seres que são resumidamente máquinas criadas artificialmente por seres humanos, mas que não quer dizer que não possam ser mais humanos que os próprios criadores,

Parafraseando a narradora das histórias, obviamente mais esperançosa com uma inteligência artificial do que com a natureza humana: "Para você, um robô é um robô. Engrenagens e metal; eletricidade e prótons; mente e ferro; feito pelo homem! Caso necessário, destruído pelo homem. Mas você não trabalhou com eles, de modo que não os conhece. São uma raça mais limpa e melhor do que a nossa."

Enfim, livro maravilhoso, super indico para quem curte (ou não) ficção científica, filosofia, tecnologia, robótica, e acima de tudo uma história divertida.

Alvaro tucci 14/03/2024

Eu, robô
Top de mais, o livro é muito bom. O melhor capítulo do livro foi o do profeta que só faltou demitir os cara lá mas eu consegui gostar do robô mesmo assim kkkkkkkk
Lana 14/03/2024minha estante
Faz uma resenha maior

Alvaro tucci 14/03/2024minha estante
Não

Lorena816 14/03/2024

#08 Eu, robô
Livro de contos sobre um futuro no qual os seres humanos desenvolveram a tecnologia de robôs e cérebros positrônicos capazes de realizar cálculos matemáticos e trabalhos braçais com muito mais eficiência do que os próprios seres humanos. Mas nem tudo são flores. Em cada conto somos impactados com os problemas causados pelos usos desses robôs, tanto na Terra como em outros planetas do sistema solar e até de outras localidades do Universo. Sempre há uma solução, encontrada de forma brilhante pela Dra. Susan Calvin, ou de forma atrapalhada e meio na sorte pelos colegas Donovan e Powell. Ou por outros personagens que aparecem em apenas um conto. Porém, não sabemos até quando poderemos contar com eles? ?

Daniel509 13/03/2024

Amei a leitura, foi minha primeira vez lendo esse autor e já quero mais e mais
Todos os contos são incríveis, te prendem a atenção do começo ao fim e te faz não querer largar as histórias
Preciso de mais histórias nesse universo

Erica.Barone 12/03/2024

Considerando que não sou fã de contos, tampouco de ficção científica, o livro de Assac Asimov foi uma grata surpresa. Curti a conexão entre os contos, pois embora independentes, são do mesmo universo e com personagens comuns. Também curti saber quanto o universo de Asimov não são influenciou a ficção científica, como o próprio desenvolvimento das tecnologias atuais. Recomendo.

Luiz Namur 12/03/2024

Eu não sou um Robô
Eu, Robô é uma obra de nove contos interligados que exploram os dilemas éticos e sociais resultantes da interação entre humanos e robôs.

No cerne da obra estão as Três Leis da Robótica, um conjunto de diretrizes que governam o comportamento dos robôs, concebidas por Asimov como um dispositivo literário para explorar questões profundas sobre a relação entre humanos e inteligência artificial.

A escrita de Asimov é marcada por sua clareza e precisão, combinando uma narrativa acessível com conceitos científicos e filosóficos complexos. Eu, Robô continua sendo uma leitura relevante e envolvente, mesmo décadas após sua publicação original.

alittlejonas 12/03/2024

Inovador tanto na sua época quanto agora
Escrito por volta dos anos 50 "Eu, Robô" coloca em ênfase a tecnologia robótica, essa ainda em ascensão nos tempos atuais. O livro é composto por nove contos e em cada um deles um tipo de robô é apresentado e, a partir daí, os dilemas éticos ou psicológicos são desenvolvidos. Nesse aspecto, tendo em vista o surgimento da IA como algo novo para nós, é possível se impressionar com a descrição quase exata do que nós chamamos hoje de Alexa, por exemplo. Além disso, é fácil inserir a realidade do livro no nosso futuro próximo, o que definitivamente assusta. Outro ponto importante é a forma de escrita, mesmo que aborde temas complexos a escrita é leve e muitas vezes cômica, então não é um livro para se temer ler. Dessa forma, super recomendo a leitura e espero que a robótica se limite muito para que não ocorra o final de todas as obras de ficção.

Nandara.Secco 09/03/2024

Penso, logo existo?
Como parte de mais uma leitura coletiva do canal @lerantesdemorrer, pela primeira vez, eu li uma obra do Bom Doutor.
E agora fico me perguntando por que demorei tanto, já que "Eu, Robô" é fantástico, uma porta de entrada para a ficção científica - meu gênero favorito - e seu exemplar da mais analítica crítica da sociedade, seja ela no momento de publicação do livro, na década de 40, ou no momento atual.
Isso porque, como diria a fantástica Ursula K. le Guin, "a ficção científica não prevê, ela descreve". Aqui temos a descrição da ganância do ser humano, seu preconceito com o novo e o diferente, seu desejo de conquistar o mundo, sua pretensão enfim.
Mais ainda, vi nos diferentes contos uma sátira a certos pensamentos conservadores, o que me levou a pensar na crítica de Asimov a Orwell, e como o Doutor, que é Bom, tinha razão. Em nenhum momento deixou sua coerência de lado.
Além disso, também percebi o princípio da lógica em todos os contos, com o silogismo básico das Três Leis da Robótica. Eles seguiram o padrão de apresentar um problema, refletir sobre ele e se chegar a uma conclusão, o que me lembrou romances policias.
Para mim, o oitavo conto, "Evidência", é o melhor, por sua genialidade, capacidade de envolvimento e por apresentar a incrível personagem "Stephen Byerler".

archer_girl_mi 09/03/2024

Quando li esse livro estava voltando de uma "ressaca" literária de anos, foi muito bom pq assistindo a uns canais de youtube, me deu vontade de ler coisas do gênero de ficção científica e esse foi um dos que mais me chamou atenção.
consta com vários contos, que são bastante interessantes, alguns mais, alguns menos, mas acredito ser uma leitura essencial para os fãs do gênero ou pessoas que querem ingressar nele.
tive um conto favorito, não lembro o nome pois faz tempo que li e não tenho a edição física, mas era o conto que tinha um prefeito, me deixou bastante investida.

Line 07/03/2024

Genial é tudo que esse livro é
Esse é um livro de contos, e como a maioria dos livros de contos uns são mais parados que outros, mas posso dizer com certeza que nenhum é desinteressante, afinal estamos falando de uma das mentes mais geniais do universo literário. Que escrita fantástica e absurdamente inteligente, além de trazer conceitos e características de uma ficção científica de tirar o fôlego ele ainda cria as leis da robótica, que na minha concepção é uma das melhores coisas já criadas em livros e que conecta tudo do início ao fim. Genial é tudo que esse livro é.

Letícia 06/03/2024

Os contos são bem divertidos, adorei os puzzles com as leis da robótica. O último conto trata de um assunto bem atual que dá pra associar com as discussões sobre AI. Com certeza vou ler mais do Asimov

Ricardo 04/03/2024

Bom demais!
Cara, os contos são muito bons e extremamente atuais.
Quero ler mais obras do Asimov.
Recomendo muito!
LarissaVeloso 04/03/2024minha estante
Amo ver suas resenhas amor ????????????

Ricardo 04/03/2024minha estante
??????????

Katharina.Pedrosa 02/03/2024

O futuro imaginado na década de 50, era muito mais legal
Este livro é uma coletânea de nove contos com a temática de robôs. Aqui são discutidas as três leis da robótica, criadas pelo Asimov:
1 - Um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;
2 - Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei;
3 - Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
Ironicamente, em todas as histórias, estas leis entram em paradoxo, conforme o avanço da tecnologia. Ao mesmo tempo, em que o avanço científico é problematizado. Afinal, nem tudo que a técnica permite, deve ser feito.
Sobre os contos, por todos terem o mesmo tema, com a passagem dos capítulos, parecia um 'mais do mesmo'. Apesar disso, o meu conto preferido foi o 'Robbie', que é um robô-babá, e o último da geração de robôs que não falam. Achei muito bonita a relação dele com a Gloria (que tem pais horríveis).

No momento em que, Robbie e Gloria são separados, ela sofre a perda de um amigo. Porque para ela, é isso que ele é. Ser constituído de metal, não faz a menor diferença para ela e nem diminui o sentimento que ela tem por ele. Inclusive, em alguns momentos até me deu a impressão de que ele também tivesse sentimentos por ela. O que deixa no ar a questão se, ele foi programado para simular sentimentos, ou se ele ultrapassou a programação?