Eu, robô

Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

jmouramachado 30/06/2021

Que livro gostoso de ler! ??
Histórias muito interessantes que me prenderam do começo ao fim. Pra uma época que não existiam robôs, o autor soube bem imaginar como seria a convivência entre as máquinas e os humanos.
A personagem Susan, uma psicóloga de robôs muito inteligente e resiliente, nos faz acreditar em tudo que diz.
E a dupla de astronautas, Donovan e Powell, são muito divertidos e azarados.
Recomendo a leitura ?

Luiz Namur 12/03/2024

Eu não sou um Robô
Eu, Robô é uma obra de nove contos interligados que exploram os dilemas éticos e sociais resultantes da interação entre humanos e robôs.

No cerne da obra estão as Três Leis da Robótica, um conjunto de diretrizes que governam o comportamento dos robôs, concebidas por Asimov como um dispositivo literário para explorar questões profundas sobre a relação entre humanos e inteligência artificial.

A escrita de Asimov é marcada por sua clareza e precisão, combinando uma narrativa acessível com conceitos científicos e filosóficos complexos. Eu, Robô continua sendo uma leitura relevante e envolvente, mesmo décadas após sua publicação original.

Karol 27/06/2020

Eu gostei do livro e me envolvi com a história até mais ou menos oitenta por cento do livro, daí em diante (a parte que fala sobre as regiões do planeta) se tornou incrivelmente entediante. Quase que eu desisti de terminar de ler.

Príncipe Exilado 02/06/2021

Sou um robô
Um livro incrível, com noves contos interligados entre eventos e personagens, com o principal problema nas três leis da robótica de várias formas possíveis.

1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que entrem em conflito com a Primeira Lei.

3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
Y.R 02/06/2021minha estante
Muito bom esse livro, li por conta de um trabalho, mais acabei gostando da leitura.

Príncipe Exilado 02/06/2021minha estante
Muito bom mesmo, Passei o dia todo lendo ele, chega estou tonto rsrs.

Brujo 02/06/2021minha estante
Esse livro é ótimo mesmo. Recomendo partir pra trilogia dos robôs, estou no segundo livro e gostando muito !

Y.R 02/06/2021minha estante
Vlw pela recomendação, vou dar uma olhada.

Nayara Moraes 24/04/2022

Que história, meus amigos.
Eu já tinha ouvido falar das obras do Isaac e de como ele era um dos "três grandes" das obras de ficção científica, mas eu nunca tinha tido contato com a obra dele.
Ainda bem que me deparei com tal obra na biblioteca, pois não me arrependo nada da leitura, só lamento não ter lido antes.
É um ótimo livro, com uma escrita maravilhosa e fluída, não te deixa perdido em termos técnicos, pois tudo é muito bem explicado, assim sendo, vale muito a leitura.
Sou completamente apaixonada por livros de ficção científica e mal posso esperar para ler os outros títulos do Isaac.

Leiam ficção-científica, meus amigos!
Sthefany 24/04/2022minha estante
Gente esse robo da capa tem um peitão metido

Nayara Moraes 24/04/2022minha estante
Não é, menina? Todo maromba ele, ?

Vili 24/04/2022minha estante
Tem alguma conexão com o filme? Estrelado pelo Will Smith

Renato.Germanny 24/04/2022minha estante
Mano, até onde eu li não tinha não, nao sei se vai ter depois do capítulo 7 pra frente.

Nayara Moraes 24/04/2022minha estante
Eu nunca vi o filme, não posso te afirmar nada ?

Cleber 24/04/2022minha estante
O filme foi baseado no livro, mas é bem diferente

Cleber 24/04/2022minha estante
Se tiver a oportunidade, leia O imitador de homens do Walter Tevis, é muito bom?

edisik 15/05/2022

Sempre tive curiosidade para ler este autor. Achei a leitura de Eu Robô muito fluída e me levou a querer ler pelo menos a série dos Robôs e a série Fundação.

Karine 18/11/2020

um bom livro de um dia
A leitura é fluída e os contos são bem interessantes. achei incrível as questões implicadas pelas "leis da robótica" e seus destrinchamentos.
acabei terminando no mesmo dia, mas fiquei com boas reflexões.

Não posso dizer que me surpreendi com o livro pq não tinha expectativa alguma. eu não conhecia nada da história previamente. fiquei até curiosa pra assistir a adaptação cinematográfica - que inclusive não sei como não vi até hoje.

obs. que vergonha ter lido em pdf no kindle por ter esquecido que tinha o livro físico ?????

Midi.Gomes 28/04/2021

Para os temerosos de uma dominação robótica
Posso me considerar introduzida no universo robótico de Asimov com sucesso!
Acompanhar a evolução dos robôs e os desafios causados aos humanos foi muito interessante. E os personagens? Ri muito com as furadas que Mike e Greg se envolviam. E pude conhecer a melhor psicóloga robocista da galáxia rsrsrs.
Essa visão positiva da criação maior que o criador, melhor que o criador será possível? Talvez Mary Shelley tenha tido uma visão mais clara de nossa natureza.
Ah, sobre o conto que se passa em 2021... Calma, Asimov! Quem sabe um dia chegamos lá.

Livrissimu 28/03/2020

E SE ADÃO E EVA FOSSEM ROBÔS?
"Ele não pode deixar de ser fiel, carinhoso e bom. É uma máquina – feita assim. O que é bem mais do que pode dizer a respeito dos seres humanos."

Considero esse livro uma ótima indicação para aqueles que ainda não se aventuraram pelas veredas da ficção científica e assim desejam, ao passo que incorpora as principais facetas do gênero. Há, então, uma premissa científica que serve como o fio condutor e desencadeador dos conflitos ( a tecnologia robótica), mas tudo isso é potencializado com questões mais profundas e reflexões em torno da essência da natureza humana (aqui se dá pelo conflito das leis primordiais da robótica, parte da programação positrônica dos robôs).

Cada conto do livro focaliza em um robô distinto e aproveita para expandir o mundo e as tecnologias aqui propostas. Quase sempre as intenções do autor parecem ser criticar as ações da humanidade, ao mesmo tempo que elogiar sua essência. Vez após vez somos levados a pensar que os conflitos robóticos que vão surgindo têm a ver com uma vontade dos robôs de serem independentes, de se vingarem ou rebelarem-se, de conquistarem seus mestres e assumirem seus postos como uma raça em tudo superior. Mas no fim, retornamos ao mesmo lugar: pois as leis com que são criados são invioláveis, privando-lhes o livre arbítrio.

Os robôs desse livro são mais fortes, resistentes e mesmo mais sensatos do que a maior parte dos seres humanos de hoje em dia. Mas ainda, nunca poderiam superar os humanos, pois nunca poderiam fazer o que bem entendessem, pois foram programados como servos. Ao propor que os robôs não podem desobedecer as três leis da robótica, podemos inferir a maior definição de humanidade para Asimov, isso é, a LIBERDADE. Liberdade para amar, bem como para odiar; para curar, bem como para ferir; para abençoar, bem como para amaldiçoar.

Se Adão e Eva fossem robôs, eles nunca teriam pecado e teriam permanecido escravos perfeitos no Éden.

site: https://www.instagram.com/p/B9-DfpxD-rD/

Layla.Ribeiro 01/04/2024

Este livro é uma coletânea de contos que mostra o desenvolvimento dos robôs tanto na sua formação como na sua inserção na sociedade humana, narrado por uma psicóloga de robôs que seria uma espécie de elo entre os 09 contos, todos eles possuem uma resolução lógica muito boa baseada na famosa lei da robótica, um tipo de código de ética que já vem programado nos robôs na sua criação:

1.Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2.Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3.Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.

Achei muito interessante o fato de que, assim como a evolução dos robôs o autor vai aumentando aos poucos a complexidade e narrativa das estórias como preparasse o leitor para o que viria sem sobrecarregar de informações, por isso é uma leitura muito boa para quem até não tem costume de ler livros de ficção cientifica, porém há alguns contos que achei bastante difícil de entender e que se não fosse a leitura coletiva em que participei, teria muitas dificuldades para a compreensão. Mesmo escrito em 1940 alguns dos contos trazem reflexões atemporais e reais. Melhores contos para mim, em ordem: Razão, Robbie e Evidência.
@tigloko 04/04/2024minha estante
Ótima resenha ??

Layla.Ribeiro 04/04/2024minha estante
Obrigada ??

Fernanda2477 02/01/2022

"Eu, robô" reúne nove contos que falam desde o surgimento dos primeiros robôs até a criação de máquinas bem mais complexas, e todas as implicações decorrentes disso na sociedade humana. O livro tem uma linguagem fácil e permite uma leitura bem agradável. Para quem já leu as outras obras do autor, é possível perceber a ligação entre alguns contos e a série Fundação e a série dos robôs.
Eu gosto muito da escrita do Asimov, é um dos meus autores favoritos, e sempre fico fascinada com a criatividade e a inteligência que existem em suas suas obras. Recomendo a leitura para quem gosta de ficção científica e para quem já leu outras obras dele e tem curiosidade de conhecer mais sobre o universo que ele criou.
Brujo 04/01/2022minha estante
Esse livro é fantástico! Ótima resenha!!!

Fernanda2477 04/01/2022minha estante
Obrigada! Não consigo achar um livro do Asimov ruim, sempre gosto de todos que leio... Vi que vc está lendo um outro dele, já fiquei curiosa pra ler tbm

Brujo 05/01/2022minha estante
Sim, estou gostando bastante!

Victor Cardoso 17/06/2021

Filosofia
Como na maioria dos livros do autor ele te leva em uma jornada com um final extremamente bem colocado e te faz questionar sobre muitas coisas,um livro repleto de bons momentos, uma narrativa que prende o leitor, um desenvolvimento de personagem a beira do impecável, sou suspeito para falar mais com o perdão da palavra , é um livro foda demais ? , recomendo muito a leitura principalmente para quem gosta do gênero.

Perrelli 24/09/2020

Eu, Robô - Uma leitura surpreendentemente morna
Quando falamos de ficção cientifica no meio literário, não há como deixar de comentar ou enaltecer, o trabalho do autor, Isaac Asimov. Escritor de diversas obras fantásticas como exemplo a trilogia Fundação, trouxe em 1950 uma antologia de contos com o nome de: Eu, Robô.

Na obra, acompanhamos basicamente a evolução das maquinas desde a sua criação, até o ponto máximo de sua ascensão. Tratando-se basicamente de um manual das três leis da robótica:
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

Por tratar de um mesmo assunto de maneira repetitiva, com uma roupagem apenas diferente a leitura torna-se enfadonha em diversos momentos, com exceção de uns poucos contos que dão um leve animada.

É importante ressaltar que a obra possui um plano de fundo muito bom, com diversas questões filosóficas e antropológicas instigantes. É uma leitura interessante principalmente para quem quer ter acesso a toda serie dos Robôs.

Contudo, a indicação da leitura vai para quem principalmente já teve uma experiência com as demais obras do autor. Caso contrario poderá se surpreender com a temperatura morna que o livro possui.