Paradigmas Definitivos

Paradigmas Definitivos Marcelo Amado...

Resenhas - Paradigmas Definitivos

Alexey 29/08/2017

Criatividade em ação!
Autores nacionais são reunidos nesta muito boa coletânea de literatura fantástica. Ressalto três:

Cristina Lasaitis é autora do "Sinfonia para Narciso", história sobre um compositor que sofre uma overdose de inspiração. O conto tem um toque bastante fino de humor, e algumas tiradas ótimas de estilo. Eu gosto sobretudo do lance que Cristina tem, de dizer algo de um modo não óbvio. Como, por exemplo, em "Assistiram a um filme de romance pela metade e trocaram a outra metade pelo romance". Um escritor menos experiente [ou menos criativo] teria escrito "Assistiram a um filme de romance pela metade e depois fizeram sexo".

Camila Fernandes escreveu "Em Berço Esplêndido". Uma intercalação maravilhosa entre um texto descritivo [algo como um livro de geografia ou um verbete enciclopédico] e um texto poético. Nas primeiras duas páginas, pensei "mas... o que é isso? Por que ela intercala um texto que parece técnico com poesia?". Então, subitamente, me dei conta do que era. Suspeitei. E, quando cheguei ao final, dei gargalhadas. Um conto maravilhoso!

Ludimila Hashimoto é autora de "O Mágico". Eu nem conseguiria fazer um resumo daquilo. Que conto maravilhoso foi esse? E, olha... eu acho que não é ficção, não! Estou convencido de que O Mágico existe. Vou fazer pedidos para ele mais tarde...
[Constatação: o estilo de Ludimila e o do Daniel Pellizzari têm parecência. A arte de fazer o bizarro parecer cotidiano].