Ciência Política

Ciência Política Paulo Bonavides

Resenhas - Ciência Política

Laura 12/03/2021

Um amor
Sempre fico impressionada como o professor Bonavides consegue falar sobre assuntos tão complexos sobre política de uma forma tão leve e acessível! Amei estudar por este livro.

Biblioteca Intempestiva 28/08/2020

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 7°ed. Rio de Janeiro: Forense, 1988.
O antigo professor da Faculdade de Direito da Universidade do Ceará, figura entre os precursores da Ciência Política em nosso país.

Desde os gregos, os fatos relativos ao governo da sociedade humana são objetos de estudos, tendo filósofos e pensadores que exerceram influência profunda e duradoura na cultura ocidental. Mas a concepção de uma ciência particular, nesse campo, é recente. Foram os anglo-saxões que se deve a prioridade na fixação de seus conteúdo e na definição de seus propósitos.

Tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos, os fatos relacionados com a formação e o funcionamento do governo - as ideologias, os partidos, as eleições, os sistemas de organização do Estado - vêm sendo, apenas desde o século passado, objeto de ensino e pesquisa, Universidades.

O empirismo do ensino jurídico naqueles países, certamente colaborou para o desenvolvimento desses estudos, fora do âmbito das escolas de direito.

Nos países latinos, a começar naturalmente pela França, somente a partir da última guerra é que se vem retirando os estudos sobre o Estado e o governo da órbita do direito constitucional, a que estiveram por longo tempo relegados.

A nova orientação do ensino universitário produziu consequências fundamentais. Além de não se estudar apenas as relações políticas disciplinadas pelo direito positivo, operou-se também as que existiam à margem da lei.

Isso ocasionou sensível modificação no próprio campo do ensino tradicional, de vez que as instituições de governo já não eram apreciadas apenas sob o ângulo jurídico.

Tornou-se necessário verificar em que medida elas funcionam de conformidade com o direito estabelecido, e até que ponto seu funcionamento transcorre fora do quadro legal. Passou-se a dar mais importância aos fatos do que a textos artificiais divorciados da realidade.

O objeto da Ciência Política, ainda é o de Aristóteles, porém, a configuração para o nosso tempo, pressupõe orientação metodológica e objetividade compatíveis com as exigências da ciência moderna. Ela opera sobre terreno movediço e não perfeitamente delimitado.

Mara Vanessa Torres 09/01/2010

Origem da ciência política e sua relação com a sociedade
Paulo Bonavides é um autor didático e preocupado em esmiuçar, de forma concisa, questões complexas sobre a organização política, suas origens e sua ação e reação dentro da sociedade. Bom. Muito bom.