Box Trilogia da Fundação

Resenhas - Trilogia da Fundação

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ulisses San 01/10/2023

Uma "viagem" intergaláctica.
Com certeza uma das melhores ficções que já li, é um clássico.
A história se passa na criação de uma "organização" chamada Fundação.
A trilogia se baseia principalmente neste fato, a pegada de Issac Asimov é bem diferente do que estamos acostumados.
Não há um aprofundamento de nenhum personagem, não dá tempo de se apegar a ninguém. O personagem principal é a própria Fundação, no primeiro livro a história se passar de forma bem linear, os capítulos são como pequenas histórias dentro da história.
Cada capitulo conta como a Fundação se comportou e sobreviveu a diversas adversidades, começo de cada capitulo deve ser lido de forma cautelosa pois a introdução de novos personagens, que somem na mesma velocidade.
No livro 2 e 3 a um certo aprofundamento nos personagens apresentados, mas nada tão profundo, exceto ao vilão fora de cálculo que aparece.
A trilogia te força a ter muita imaginação criativa, principalmente na apresentação dos planetas, é bem possível uma pausa na leitura para forçar a mente a imaginar o que Asimov escreveu (o planeta da sede do império, Trantor, é um exemplo).
É uma ficção distópica e vale muito a leitura. Há alguns pontos que Asimov já poderia ter solucionado nessa trilogia, mas ele deixou para os livros posteriores.
Hoje compreendo perfeitamente de onde George Lucas se inspirou para a criação da saga Star Wars.

Karin 28/09/2023

Durante a leitura dos três livros, tive vários picos de interesse, as vezes amava e queria saber o desenrolar é as vezes não gostava do que lia.
No geral a leitura foi muito boa. Essa trama intergalactica baseada em probabilidades de ações foi muito bem pensada, e me agradou, principalmente ao descobrir que ela era moldada ao momento em que se passava.
Foi dificil se adequar a história do primeiro livro que é cheia de fragmentos, mas depois que se percebe o caminho a ser seguido a história faz sentido.
Dos três, o segundo livro foi o mais chato em minha opinião, foi que eu mais sofri para ler, foram várias semanas para concluir a leitura.

gabrieltborba 22/09/2023

Uma sociedade apegada a promessa de um plano.
A trilogia “Fundação” de Isaac Asimov, composta por “Fundação,” “Fundação e o Império,” e “A Segunda Fundação,” oferece uma narrativa intrigante que se desenvolve em um formato consistente de escalada de tensões, culminando em resoluções que, à primeira vista, podem parecer improváveis. No entanto, essa aparente simplicidade nas soluções não deve ser um desestímulo para os leitores. Pelo contrário, revela a habilidade do autor em contar uma história cativante, onde cada detalhe meticulosamente descrito nos faz acreditar que a Fundação poderia, de fato, existir ou existirá.

Uma interpretação interessante que emerge da trilogia é a ideia de um plano que atravessa gerações e séculos, criado pelo personagem Hari Seldon. Esse plano, destinado a salvar a galáxia, pode ser comparado, de uma perspectiva mais ampla e abstrata, com os conceitos de plano de salvação frequentemente encontrados no cristianismo, de forma semelhante, porém em menor comparação, a escrita fantástica de Tolkien na saga de “O Senhor dos Anéis”, talvez seja pelo tamanho que enredo é nos apresentado, em propensões gigantescas, que põem em jogo o destino da humanidade/sociedade, tais como as histórias presentes no Velho Testamento, nos apresentando a promessa de redenção da humanidade através do plano de Salvação, que vemos posteriormente se cumprindo no Novo Testamento, na Pessoa de Jesus Cristo.

As soluções aparentemente simples para os desafios enfrentados pelos personagens podem, a princípio, surpreender o leitor. No entanto, essa simplicidade é uma característica distintiva do estilo de escrita de Asimov, que baseia suas tramas na inteligência e na lógica de seus personagens, criando reviravoltas surpreendentes e inesperadas que mantêm o leitor envolvido.

Embora os saltos geracionais na narrativa possam, em alguns momentos, desconectar o leitor da continuidade da história, essa é uma assinatura do autor que permite explorar as implicações de longo prazo de suas ideias. Isso nos desafia a considerar as consequências de ações e decisões ao longo de séculos, criando um panorama mais amplo e complexo da trama.

Em última análise, “Fundação” é uma obra que vale a pena ler, independentemente de amar ou odiar seu desfecho. Ela encapsula a perseverança de uma sociedade que busca redimir uma galáxia através de um plano ambicioso e de uma promessa. A trilogia nos leva a refletir sobre o significado do propósito e da determinação na sociedade e na história humana, tornando-se assim um clássico da literatura de ficção científica.

TheCJ 09/09/2023

Ficção científica real e bem escrita
Visão de dezenas de milhares de anos do futuro da humanidade, com bases científicas sólidas e uma excelente história contada por séculos com vários personagens.
Incrível ver a visão de futuro que o autor teve dada tecnologia da época.
Curiosa proposição da ciência chamada Psico história que aplica comportamento de enxames a civilização humana lra trazer o mais próximo de uma 'previsão do futuro' com bases científicas.
Fico curioso para os próximos livros da série.

Matheus1063 25/08/2023

A PERFEIÇÃO DA MENTE DE ISAAC ASIMOV
Convenhamos, estamos falando com um Dr que literalmente entrega tudo de forma que deve ser .
Um mestre
Um monstro da escrita
Um gênio além do seu tempo e até séculos
Vemos aqui uma história sobre os psico-historiadores que através da matemática e história calculam o que pode acontecer na sociedade.
Vamos entrar nessa história rica que se passa séculos também que vai mostrando como a humanidade não tem um controle e um conhecimento dos seus ( históricos ) senso de direção . Vão acabar derrubando um cenário humano e até a extinção .
Somos sempre voltados a cometerem os mesmo erros e porquê?
Somos condicionados a sermos escravos de pensamentos egoístas de poder que não trás moral e avanço algum ao cerne da humanidade.
Esse livro é perfeito
PERFEITO
DE NOVO ,, P.E.R.F.E.I.T.O
É meu top 10 da vida que quero reler e reler todos os anos
5 ????? favoritadissimo

Eduardo 30/07/2023

Um grande plano
Este livro clássico sobre Império gástrico é uma leitura essencial que todos devem fazer ao menos uma vez. Agora, além disso, também tem uma série. É notável como ele nos emociona a cada passagem de tempo e com a introdução de novos personagens.

Liliam.Alencar 03/06/2023

Trilogia da Fundação
Uma das maiores alegrias que tenho de viver essa vida é ter a possibilidade de leitura como essa. Obg, bom Doutor.

Yan Guilherme 30/12/2022

Eu esperava muitíssimo desse livro, mas...
É unanimidade que o Asimov é o grande escritor de ficção científica de todos os tempos. A obra dele é conhecidíssima!
Sabendo desse sucesso todo, eu peguei esse livro num hype absurdo. Infelizmente tive uma decepção da mesma proporção. O livro é claramente bem escrito, a história é super bem construída. O problema foi unicamente comigo. Os saltos temporais, apesar de geniais em sua essência, não me fizeram apegar na história. São muitos personagens, bem aprofundados em poucas páginas, mas que não senti carisma, não senti absolutamente nada por eles. O fim da terceira parte foi a que mais me apeteceu, mas de maneira geral, passou longe de ser um favoritado. Quem sabe numa segunda tentativa depois, né?

Alberto115 28/12/2022

Excelente
Um mundo novo, uma nova perspectiva, o fator humano no direcionamento da sociedade e independentemente da tecnologia o homem sempre estará diante das decisões

KJJ 28/12/2022

Maravilhoso
Muito bom! Confesso que escolhi o livro pra ler por causa do tamanho, tomei como desafio.
Mas não decepciona!
Gostei mais de começo e do fim. Deve ser por ser muito grande e o meio possa ficar meio monótono .
Mas leiam .
Obra de arte

Victor Oliveira 25/11/2022

Fantástico!
Quando comecei a ler, imaginava se tratar de uma ficção científica, mas acho que se encaixa mais numa ficção política, com toques de militarismo.

Os personagens são ótimos, a Fundação e os ideias do Seldon são incríveis, assim como as reviravoltas quase recorrentes que acontecem.

Sobretudo no primeiro livro.

Mirele 27/10/2022

Então, esse livro na verdade é uma grande farofa de ficção científica. O segundo e o terceiro então, nossa senhora. Gostei bem mais do primeiro, o negócio de pular gerações e ver como a civilização vai andando. O resto achei meio meh, sinceramente.
taina.carolini. 27/10/2022minha estante
É um grande encontro de "senhoras fofoqueiras", muita falação, mas mostrar a ação que é bom nada.

Leandro423 09/10/2022

Olha, posso ter começado pelo livro errado do Asimov... mas achei esse livro tão parado, tão sem emoção, trechos de batalha intergalatica de uma, duas páginas... depois só arrastando política sem política, trama sem trama... foi cansativo e só fui até o final na força do ódio.... sinceramente eu não recomendaria, mas por não ter lido outros livros, somente um conto dele, não sou a pessoa mais indicado... adquiri outros livros do autor e vou lendo para ver se mudo de opinião.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6