Trilogia da Fundação

Resenhas - Trilogia da Fundação

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paulo 04/07/2020

Fundação
Por muito tempo ouço que Asimov é um gênio, mas com a fundação ele transcende a genialidade, um livro belo, envolvente e muito emocionante. Um livro que nunca vai sair da minha cabeceira.

Arthur B. Senra 17/06/2020

Uma obra prima de ficção científica. Ao longo das várias épocas de um futuro é possível enxergar semelhanças com guerras, períodos históricos e questões da humanidade. As reviravoltas da narrativa me manteve em "viagem" pelo espaço dessas mais de 700 páginas e a leitura valeu a pena!

Mike 30/05/2020

Trilogia Fundação, impolgante do início ao fim da estrela.
Isaac Asimov criou um universo complexo e ao mesmo tempo simples de ser desbravado. Reviravoltas políticas, tecnologias avançadas, viajens espaciais. Essa é uma série de livros que qualquer apreciador de ficção científica irá adorar. A psico-historia tem o poder de mover galáxias!

Sara 26/05/2020

Experiência incrível
Essa é a primeira vez que leio ficção científica (sem ser distopia) e fiquei quase louca e bem animada com essa experiência.
Aqui temos uma experiência com uma sociedade através da psico-história, onde Hari Seldon, um famoso psicólogo, prevê o fim do Império e decide diminuir o tempo de barbárie em um milênio antes do novo Império surgir.
O primeiro livro, Fundação, vai contar sobre os dois primeiros séculos de vida da "incubadora" desse novo império. Os grandes heróis surgem nesse período e temos uma passagem de tempo acelerada, com o crescimento do significado daquele lugar no Plano Seldon e a queda gradativa do grande Império.
No segundo livro, Fundação e Império, temos um foco maior em personagens e fica mais fácil de ler.
O interessante da trama não são as reviravoltas - muitas vezes fracas - mas como essa ciência funciona e como a sociedade e os modelos de governo se moldam para acompanhar as mudanças e manter o poder.

Juliano.Ramos 16/05/2020

Definitivamente Não consigo ler Asimov, por mais que tente, seus livros nunca me motivam e esse fundação é extremamente chato, história maçante, cheia de reviravoltas e tramas dignas de novelas mexicanas, foi minha última tentativa... Adeus Asimov.
Vinicius.Miranda 16/05/2020minha estante
Achei a mesma coisa. Chato e repetitivo.

brunoog33 09/05/2020

A obra é excelente grandiosa! Na minha opinião faltou mais detalhes no primeiro livro sobre o plano Seldon. Me parece que ficou em segundo plano suas aparições, gostaria que tivesse mais.
Mas gostei muito da obra!

paloma 16/04/2020

UAU
Tive certa dificuldade com a leitura dos livros por não ter me sentido envolvida pela narrativa já nas primeiras páginas, ao passo que, desde o princípio considerei a forma de escrita diferenciada, inteligente e muito perspicaz, porém, só foi possível se dar conta da construção da história ao final do primeiro livro da trilogia. É uma trama gradativa! EXTREMAMENTE inteligente, diria até GENIAL. Fugindo do tradicional enredo onde os personagens são fixos e muito aprofundados, gerando até certo "apego", aqui temos uma GAMA de personagens, todos importantes em seu "tempo", vitais para construção e reafirmação do plano de fundo, todavia, nenhum de maior importância que o outro. É realmente um "time". Em resumo: TRILOGIA MARAVILHA. Super indico.

prof.vinic 11/04/2020

Centenário de Isaac Asimov, vamos de clássico então
Possivelmente o maior clássico do Asimov, começou como um livro ... logo virou uma trilogia ... e terminou como duas trilogias! Aqui temos a famosa trilogia principal, novamente na temática viagens espaciais e colonização do Universo pelos humanos, mas com poucos robôs (não lembro de nenhum, agora de cabeça).

O tempo é tão adiante, tipo ano 30 mil da fundação do Império, que a existência da Terra não é nem lembrada. A humanidade está tão espalhada pelo Universo que acredita-se que sempre foi assim, na verdade é dito em alguma passagem do segundo livro que ninguém pensa nisso. O que faz sentido pois o enredo não é sobre isso, mas sim sobre a queda e o fim do Império Galáctico e de como a Psico-Histórica (basicamente estatística aplicada a uma sociedade junto com evolução histórica) pode melhorar a situação da humanidade ... pois salvar o Império seria impossível.

Existem grandes saltos temporais durante o livro, o que me deixou bem desanimado, pois você se apega a um determinado personagem e logo se passam 50, 100 anos e já estão outros por lá. Inclusive, a primeira vez que comecei a ler esta trilogia eu abandonei na metade do segundo livro justamente por isso ... mas isso faz muitos anos e agora me redimi.

Dentre os vários personagens principais locais-temporais eu gosto muito do Hardin (ainda no primeiro livro) onde ele cita uma frase que me marcou muito e noto que é mais real do que se poderia esperar de uma ficção científica dos anos 70: 'A violência é o refugio dos incompetentes'. Minha infância foi marcada pelo lema 'apelou, perdeu', que teria o mesmo significado na essência e que trago comigo até hoje. Já notou que além de diversão você terá muita filosofia por trás deste livro, né?

Não posso falar muita coisa pois iria estragar tua experiência, sem contar que são quase 900 páginas. Mas para mim o primeiro livro é o melhor e os demais são mais ou menos (acho que o terceiro é até um pouco pior).

Vale a leitura, na verdade é sua obrigação como fã de ficção científica ler esta trilogia, caso não seja fã leia igual :)

Bianca 11/04/2020

Impressionante
Fascinada de como uma trilogia escrita na década de 60 pode trazer tantos elementos modernos, que se destacariam em qualquer série ou filme de ficção científica nos dias atuais. Nunca havia lido nada do Azimov. Realmente, estou impressionada.

Ricardo 06/04/2020

Fiz as pazes com o autor
"Eu, Robô" não foi uma boa experiência para mim. Somente os últimos contos que fizeram minha opinião melhorar sobre o livro. Provavelmente foi isso que me permitiu dar uma chance a essa obra. Uma história cheia de momentos marcantes. Recomendo muito.

Dani 23/03/2020

Simplesmente um dos maiores clássicos da ficção científica. E talvez uma boa porta de entrada para as obras de Asimov. Livro recomendado a todos os amantes do gênero.

Bianca 04/03/2020

É impossível confundir a escrita do Asimov, é uma experiência única e incrivelmente satisfatória para qualquer leitor, e nessa trilogia especialmente. Acredito que seja hábito da maioria dos leitores lidar com histórias que acontecem num período de tempo de no máximo (e chutando bem alto) 100 anos. Na Fundação, as proporções são todas outras. Estamos falando de histórias galáticas, distâncias de anos luz, séculos de mobilidade social... É uma história incrível, repleta de surpresas e eventos inusitados, e escrita de um jeito único e envolvente.

Hibrael.Araujo 25/02/2020

Uma orquestra intergaláctica!
Esse foi definitivamente um dos livros mais únicos de ficção científica que já li. Asimov executa seu trabalho com maestria, trazendo um ponto de vista um tanto peculiar para sua história.

Apesar de conhecermos diversos personagens durante o decorrer da trilogia, nenhum deles torna-se o centro da história, todos eles estão inseridos em um plano de fundo que torna toda a trilogia viciante de se ler.

A forte presença das diferentes visões políticas na obra, desde o Império Galático até à Fundação e seus arredores, mostram uma perspectiva incrível de como ela funciona, e, apesar de ser um livro futurista, podemos perceber que não há muita divergência em relação aos nossos dias atuais, utilizando-se desde religião até o comércio para a consolidação das nações, e controle das pessoas.

Isaac Asimov, traz 3 livros que conseguem cativar qualquer simpatizante do gênero literário, com uma escrita viciante, e características únicas que tornam essa obra digna de aplausos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6