Box Trilogia da Fundação

Resenhas - Trilogia da Fundação

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

paloma 16/04/2020

UAU
Tive certa dificuldade com a leitura dos livros por não ter me sentido envolvida pela narrativa já nas primeiras páginas, ao passo que, desde o princípio considerei a forma de escrita diferenciada, inteligente e muito perspicaz, porém, só foi possível se dar conta da construção da história ao final do primeiro livro da trilogia. É uma trama gradativa! EXTREMAMENTE inteligente, diria até GENIAL. Fugindo do tradicional enredo onde os personagens são fixos e muito aprofundados, gerando até certo "apego", aqui temos uma GAMA de personagens, todos importantes em seu "tempo", vitais para construção e reafirmação do plano de fundo, todavia, nenhum de maior importância que o outro. É realmente um "time". Em resumo: TRILOGIA MARAVILHA. Super indico.

Barreto31 20/04/2024

Certa vez uma psicóloga me falou que somos aquilo que escrevemos. O que dizer de uma história extraordinária como essa?
Eleito como o MELHOR livro de ficção científica de todos os tempos...
Eu não consigo ler determinados livros apenas pela história, no caso de Fundação li como poesia, lia e via as cenas passando pela minha frente!!
O que poderia ter sido gerado por um ser humano gênio, escritor, bioquímico e apaixonado pela ciência?
-Uma saga que se passa por séculos ( uma característica da escrita de Asimov) onde consegue misturar a história com ficção científica, onde o comportamento de TODOS os personagens estão constantemente unidos ao passado das suas culturas, Asimov trabalha muito essa correlação, explicando como desenrola o avanço de determinadas contudas indivividuais e coletivas como no mundo real. Vi muita similaridade com culturas antepassadas nossas que geraram nossa forma de pensar e agir, a exemplo da grega, romana e africana, motivo pelo qual agimos como agimos hoje. Conseguiu me fazer repensar sobre o nosso passado e a nossa origem como fez diversas vezes tentando descobrir a segunda fundação e depois e Terra, o início de tudo!! É genial como ele trilha de forma impecável o rumo dos acontecimentos dessa forma, nos nuances, ele pensou nisso!!Nietzsche teria amado!
- O que dizer de um ser humano que lá na década de 40 conseguiu escrever a saga falando com exatidão de dados e informações na ficção? (tomei um susto quando Hari Seldon explicou sua Psico-história) Ele antecipou 80 anos o que fazemos hoje com IA (ciência de dados) sobre previsões do comportamento humano com um grande número de variáveis e ainda foi assertivo sobre como utilizá-las em termos de probabilidade de cada evento, afe!! Processamento de dados começou na década de 60 e nos anos 40 ele escreveu magistralmente sobre, putz!!
- Asimov, como um bom cientista, conseguiu colocar nos diálogos dos personangens o conceito da metodologia científica A FUNDO!!
- Traçou a relação de mitologias e sistemas de crenças com nossas atitudes egoístas.
- Fez nas entrelinhas uma crítica aos sistemas totalitários e como eles apenas se auto-destroem em vez de progredir, e quando há progressão é apenas uma ilusão coletiva, o povo sendo dominado, ah, Freud, se você estivesse vivo também iria amar!! Asimov viu o Nazismo e o fascismo crescerem. Explica no decorrer dos primeiros livros como esses pensamentos nocivos ocorrem, de forma subliminar. Nada melhor do que enxegarmos como a extrema-direita está crescendo hoje em dia pelo mundo, colocamos um espelho, por favor, veremos o mesmo reflexo!
-O único ponto negativo, pois nada é perfeito, é que as conversas são longas demais e quando envolve geopolítica com diplomacia, pior ainda!! Quem vai ler e achar que ele vai descrever ações como se estivessem assistindo Star Wars, não se enganem!!
- Fundação inspirou George Lucas em Guerra nas Estrelas. A paz na galáxia durante o governo Jedi também durou 1.000 anos e a cena quando o Palpatine tenta convencer o senado a dar um golpe de estado e conseguiu, como o diálogo se desenvolve na cena, típico da Fundação. Nada me tira a convição de que a maior inspiração foi a ideia do segundo império, sendo criado por telepatas, justamente como foi criado os Jedis. Parece haver uma conexão entre as duas histórias, George bebeu muito dessa água!
- Não posso esquecer também da inspiração que envolveu Carl Sagan a se tornar um astrofísico e Douglas Adams de ser escritor!!

É estranho terminar um livro que demorei 4 meses para ler, pois lia, pesquisava e refletia sobre! São tantas as coisas que poderia discutir com você, mas você se foi da minha vida, que ficaria horas!! O passar do tempo dentro do livro me deixou com nostalgia, os personagens atemporais me trouxeram saudades, sem eles nunca terem existido, lembrei-me de uma frase de Antônio Abujamra " O que é a vida? Um dia, tudo será memória, as pessoas que andam naquela rua, as gentis, sábias, as más, todas, todas serão memória, o mendigo que passa sem o cão, o ginasta, a mãe, o bobo, o cético, a turista, Deus...também será memória. Os grandes esqueletos do museu britânico, todos serão memórias! Eu sentado aqui, serem só esses versos que dizem haver "um eu sentado aqui".
De todos os personagens que conheci em livros, Hari Seldon é disparado o melhor, brilhante, genial, mil anos à frente do seu tempo, como foi EXATAMENTE Isaac Asimov, muito além do seu tempo!!
Além das jazidas de Darwin, Newton, Sagan, Morrison e Hawking, acabei de colocar outra na minha lista para visitá-la... Isaac Asimov 02/01/1920 - 06/04/1992
Hoje vou tomar uma cerveja para homenageá-lo!!
Isso não foi só um livro...
Brujo 20/04/2024minha estante
Excelente análise, deu pra sentir sua empolgação pelas suas palavras !!

Outra forma de resumir essa frade do Abujamra é: "Todas essas memórias deixarão de existir, como lágrimas na chuva.", parte do monólogo final de Roy Batty em "Blade Runner".

Brujo 20/04/2024minha estante
## essa frase

Elton.Oliveira 20/04/2024minha estante
Que massa meu parceiro!! Fiquei empolgado pela energia .... Já vi outros bons leitores delirando também com Fundação.... Irei ler , algum dia !!! Espero que logo .... Fico apreensivo em entrar em série ??

Barreto31 20/04/2024minha estante
Para quem gosta de ficção científica, é O livro referência!! Asimov é gênio demais!!

GuruNeko 14/03/2021

Aula!
O terceiro lugar do meu top 5 pertencia a Encontro com Rama. Mas aí eu li a trilogia A Fundação, do magnífico Asimov. Não foi o primeiro livro dele que eu li. Acho que comecei por Eu Robô, na verdade. Mas, gente, o que é A Fundação?! Ficção científica raiz da melhor qualidade. Pra ser sincera, antes de terminar, nem sabia que tinha ganhado uma cacetada de prêmios quando a série foi lançada entre 1942 e 1953. Enfim, como eu disse, trata-se de uma ficção científica raiz. Contudo, poderia ser facilmente indicada a estudantes de sociologia. A história começa quando o matemático Hari Seldon identifica a inevitável queda do Império Galáctico e seus 30 mil anos de barbárie subsequentes. Para reduzir esse período de violência e miséria a mil anos, ele traça um plano com base em estatísticas comportamentais da raça humana. Para colocá-lo em prática, ele inicia A Fundação em um planeta periférico. Essa instituição científica tem como objetivo criar uma enciclopédia galáctica reunindo todo o conhecimento tecnológico adquirido pela humanidade até então, facilitando assim a criação de um Segundo Império Galáctico ao final do milênio pós queda.

Renan.Menchik 28/06/2021

GENIALIDADE É O MÍNIMO QUE SE PODE DIZER!
Considerada a melhor obra de sci-fi já escrita, A Fundação faz jus aos títulos que carrega, se justifica ser a obra vencedora do prêmio de melhor série de ficção cientifica e fantasia de todos os tempos(1996), superando concorrente de peso como O Senhor dos Anéis, de J.R.R.Tolkien.

PONTOS FORTES

* Asimov tira o leitor da sua zona de conforto de um jeito magistral, quando você já está se acostumando com a linha narrativa, os personagens, os contextos, simplesmente tudo aquilo é "deixado" para que a história maior se desenvolva e, tão rapidamente quanto você se acostumou com os antigos contextos e personagens, você recebe os novos e se interessa por eles.
* O poder de Asimov imergir o leitor em um contexto do seu universo é fabuloso. Há um novo capítulo, novos personagens, logo você se incomoda, mas isso dura pouco, as coisas começam a fazer sentido. Essa é uma das principais recompensas do leitor, o sentido... Toda a história da Fundação, a triologia inteira, foi meticulosamente planejada para que TUDO faça sentido ao final.
* Asimov consegue retratar tão bem os pequenos acontecimentos, revelar personagens e, em poucas palavras, fazer com que o leitor sinta como se já tivesse lido muito sobre a vida destes.
*Os personagens são interessantes, apesar de passarmos poucas páginas com cada um, Asimov atribui tantas camadas que deixa uma profunda vontade de conhecer mais de cada um.

PONTOS FRACOS

Sem dúvidas é muito difícil indicar pontos fracos de um clássico dessa envergadura, contudo creio que não exista obra perfeita.
Devo asseverar que o leitor pode, em decorrência do seu momento de vida como leitor ou até mesmo dificuldades com a temática em que a obra se situa, ter alguns pontos negativos a indicar sobre Fundação, contudo, dificilmente essas críticas ultrapassam a barreira da percepção pessoal, nunca chegando a uma crítica coletiva.
Da minha parte, A Fundação peca no ritmo de alguns enredos, poderia desenvolver alguns pontos com mais celeridade e outros poderiam ser melhor explorados, mas vejam, isso é uma mera percepção pessoal, incapaz de alterar a nota que essa obra merece: MÁXIMA!

CONCLUSÃO

A Fundação é uma experiência completa, forte, marcante, um universo extenso, denso, vivo, que te convence de maneira profunda, levando, com toda certeza, a nota máxima !

Mirele 27/10/2022

Então, esse livro na verdade é uma grande farofa de ficção científica. O segundo e o terceiro então, nossa senhora. Gostei bem mais do primeiro, o negócio de pular gerações e ver como a civilização vai andando. O resto achei meio meh, sinceramente.
taina.carolini. 27/10/2022minha estante
É um grande encontro de "senhoras fofoqueiras", muita falação, mas mostrar a ação que é bom nada.

Matheus1063 25/08/2023

A PERFEIÇÃO DA MENTE DE ISAAC ASIMOV
Convenhamos, estamos falando com um Dr que literalmente entrega tudo de forma que deve ser .
Um mestre
Um monstro da escrita
Um gênio além do seu tempo e até séculos
Vemos aqui uma história sobre os psico-historiadores que através da matemática e história calculam o que pode acontecer na sociedade.
Vamos entrar nessa história rica que se passa séculos também que vai mostrando como a humanidade não tem um controle e um conhecimento dos seus ( históricos ) senso de direção . Vão acabar derrubando um cenário humano e até a extinção .
Somos sempre voltados a cometerem os mesmo erros e porquê?
Somos condicionados a sermos escravos de pensamentos egoístas de poder que não trás moral e avanço algum ao cerne da humanidade.
Esse livro é perfeito
PERFEITO
DE NOVO ,, P.E.R.F.E.I.T.O
É meu top 10 da vida que quero reler e reler todos os anos
5 ????? favoritadissimo

Mr.Sandman 23/08/2021

Aqui é o fim do caminho de cada estrela...
A trilogia da Fundação é uma épica e longa história sobre um futuro em que a humanidade conquistou e ultrapassou as fronteiras do espaço. Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação, foram pensadas tanto de formas separadas quanto como uma unidade só, que é coerente e poderosa de ambas as formas. Na minha experiência própria, senti desânimo lendo os livros de forma seguida. Não é uma história sobre seus personagens, e sim sobre suas tramas. Dito isso, é difícil se conectar à trama em certos momentos. O livro tem personagens cativantes mas que vêm e vão de formas tão rápidas que nem dá tempo de se apegar a eles de forma consistente. Reforço, isso não é um defeito do livro de forma alguma, mas pode ser um problema quando lido de forma seguida, sem pausas entre os títulos. Os diálogos também são muito complexos, visto os problemas amplos e sempre apresentados de forma ambígua por Asimov, o que exige astúcia do leitor e um apego forte aos detalhes e aos elementos do universo estabelecido. Os diálogos são geniais, mas cansam, mesmo tendo pausas para momentos mais descontraídos com os personagens, sempre existe a sombra da trama épica e colossal posta ali. E o ponto positivo e que vale toda a obra é justamente essa gigantesca jornada. Esse épico que necessita de personagens distintos, em períodos distintos, em espaços distantes para ser concretizada. Eu estava desanimado um pouco lendo o último livro justamente por ter lido seguido, gostaria de ter feito diferente e certamente farei nos spin-offs. Porém, o desânimo foi massacrado pelos momentos finais do livro. Eles me pegaram, me envolveram, me fizeram pensar, refletir, adentrar no mesmo universo que estive por tanto tempo e desvendar os mistérios por conta própria. O último capítulo me acertou como uma flecha, mas não uma flecha venenosa, e sim a flecha que me fez reacender o amor por Fundação. Aqui não é o fim do caminho de cada estrela, pois a Fundação irá morar no meu coração e no meu repertório como um dos maiores épicos da ficção científica já feitos. Com provas. Por Seldon, que experiência maravilhosa!

Hibrael.Araujo 25/02/2020

Uma orquestra intergaláctica!
Esse foi definitivamente um dos livros mais únicos de ficção científica que já li. Asimov executa seu trabalho com maestria, trazendo um ponto de vista um tanto peculiar para sua história.

Apesar de conhecermos diversos personagens durante o decorrer da trilogia, nenhum deles torna-se o centro da história, todos eles estão inseridos em um plano de fundo que torna toda a trilogia viciante de se ler.

A forte presença das diferentes visões políticas na obra, desde o Império Galático até à Fundação e seus arredores, mostram uma perspectiva incrível de como ela funciona, e, apesar de ser um livro futurista, podemos perceber que não há muita divergência em relação aos nossos dias atuais, utilizando-se desde religião até o comércio para a consolidação das nações, e controle das pessoas.

Isaac Asimov, traz 3 livros que conseguem cativar qualquer simpatizante do gênero literário, com uma escrita viciante, e características únicas que tornam essa obra digna de aplausos!

Rafael Magalhães 05/01/2021

INCRÍVEL
Um livro sem medo de ousar, escrito por um jovem Asimov, já mostrava o incrível potencial do autor (que anos mais tarde se firmou como um dos maiores do gênero, e da literatura como um todo).

A trilogia inteira é maravilhosa, mas eu estaria mentindo se dissesse que não tenho um favorito. Para mim "Fundação", o primeiro da trilogia, se sobressai, principalmente pela forma com que o autor contextualizou toda a sociedade em que a história se passa.

O que mais me encanta no primeiro livro é o desenvolvimento de toda uma civilização ao longo de centenas de anos, mostrando os artifícios usados pelos governantes (como a religião e o comércio) e todos os impactos causados por essas decisões. Eu já vi algumas pessoas reclamando da falta de desenvolvimento dos personagens durante a primeira história, mas durante a minha leitura eu percebi que essa era a intenção, Asimov queria que nós víssemos as histórias da mesma forma que um habitante de Terminus as veria 400 anos depois: como uma parte das história, com detalhes o suficiente para fazer com que você concorde com as decisões dos governantes, mas não o bastante para fazer você pensar que eram maiores do que realmente foram.

O segundo livro foi, para mim, o mais abaixo das expectativas entre os três, não por é ruim, mas porque não teve o mesmo impacto que o primeiro, ou mesmo o terceiro. Apesar disso, eu reconheço que a opinião da maioria pode ser o exato oposto da minha, pois este livro apresenta muito mais ação do que em todo o primeiro livro. "Fundação e Império", como foi nomeado, é divido em duas partes: uma primeira, que serve para contextualizar a seguinte, mas que acaba sendo uma história rasa e esquecível; e uma segunda, que é, sem dúvidas, o ponto alto do livro. Com personagens cativantes, plots inesperados e uma história surpreendente, essa parte do livro é a que torna a leitura mais interessante, apresentando por exemplo, um vilão totalmente fora dos padrões.

"Segunda Fundação", o último livro da trilogia sela com chave de ouro essa história, que apresenta plot atrás de plot em uma discução hilária entre um grupo de personagens. Uma história linear e que não te permite parar de ler, mesmo tendo um plot previsível (fato esse que não diminui a obra, pois a trama faz com que você desacredite na sua hipótese várias vezes). Não consigo falar muito mais que isso sem dar spoilers, mas ela vale todas as quase 600 páginas lidas anteriormente.

Um clássico INDISPENSÁVEL para qualquer leitor. 10/10.

Ayrton.Silva 25/09/2020

Ótima leitura, muito rica e imaginativa. Eu nem sabia que gostava deste estilo, mas agora vou procurar livros semelhantes.

Syrah 27/01/2022

Eu comecei esse livro com minhas expectativas lá perto do sol de tão grandes que eram e FELIZMENTE eu tô tão feliz de ter terminado que eu só consigo rir.
O primeiro livro eu diria que foi o meu favorito, ele é o início de tudo e o que mais tem pulos temporais. Isso não me incomodou, na verdade gostei muito de como ele conseguiu reduzir tanto tempo em um livro só.
O segundo livro ele me deu uma sensação de cansaço quando iniciei a segunda parte, mas eu já tinha em mente que por ser o livro do meio ele seria provavelmente um livro de transição/explicação/ micro apresentação para um futuro problema que seria o principal/maior e tudo bem, conseguir ir levando ele mas nas últimas páginas a paixão por esse livro voltou pq eu fiquei feliz de ter conseguido deduzir o que aconteceu, e mesmo já prevendo isso não deixou de ser surpreendente.
Para o terceiro livro...ele foi realmente um pouco dos dois, algumas partes (principalmente a parte 1 e a parte final da 2) foi o que eu mais gostei. Nesse abismo central de não gostar é mais por quesito pessoal do que pelo livro em sim, eu não tenho paciência pra alguns pensamentos e atitudes de determinados personagens e isso me fazia ficar revirando os olhos por simples ranço e birra, e não pelo livro ser chato (pra mim foi pelos personagens e suas atitudes mesmo)
Eu tava pensando que nota dar pros livros num geral então resolvi dar 5 pq eu mais gostei do que não gostei, tirando que eu fiquei simplesmente eufórica de ter conseguido descobrir a verdade do final antes de ser revelada (me sentindo um gênio aqui, auto estima agradece)

Valéria Cristina 05/10/2020

Um clássico
A Série da Fundação é uma obra de ficção científica escrita por Isaac Asimov que descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino de seus habitantes é influenciado por uma instituição chamada Fundação Enciclopédica. Ao escrever em forma de uma saga científica e enfatizar a procura da sabedoria, o objetivo de Asimov no primeiro livro da série era descrever em detalhes a queda de um Império Galático - o qual, segundo a maioria dos críticos de sua obra, não é nada além do mundo em que ele viveu, um mundo cheio de contradições ? e o surgimento de um mundo científico, orientado pela verdade, sem subterfúgios ou "golpes baixos". Asimov tomou como inspiração a queda do Império Romano.

Fonte: Wikipedia

Juliano.Ramos 16/05/2020

Definitivamente Não consigo ler Asimov, por mais que tente, seus livros nunca me motivam e esse fundação é extremamente chato, história maçante, cheia de reviravoltas e tramas dignas de novelas mexicanas, foi minha última tentativa... Adeus Asimov.
Vinicius.Miranda 16/05/2020minha estante
Achei a mesma coisa. Chato e repetitivo.

Lucia101 29/03/2021

Asimov mais uma vez surpreendendo. São três livros com histórias bem diferentes e a nunca se sabe para onde a história vai levar. Ansiosa pelos próximos.

Marivaldo.Barreto 21/10/2021

Sou sempre suspeito ao falar de ficção cientifica, se tratando de Isaac Asimov então... Simplesmente fascinante. Já li outros livros de Isaac Asimov e não tem como não querer ler mais e mais. Um universo imenso de criatividade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6