Stolen

Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

thaina328 14/03/2024

Recomendo para todos!!
Leria um livro onde a personagem principal é sequestrada e começa a se apaixonar pelo seu sequestrador?
E que ela te faz pensar que ele não é o vilão?
E que te faz questionar o tempo inteiro se é  correto estar se apaixonando por ele?
Bem e isso que Stolen vai contar, é a história de Gemma uma adolescente que escreve cartas para Ty, que a sequestra em um aeroporto e a leva para um deserto.
As cartas são relatos do seu sequestro e dos dias que passou com ty e dos sentimento que ela vai tento e criando conforme o tempo vai passando.
A autora consegue mostrar através da história  da Gemma como é o síndrome de estocolmo, no início você começa a simpatizar pelo sequestrador e até criar um laço de afeto por ele. Apesar de você não saber identificar em qual momento esse afeto foi criado, ela faz você torce por ty até o final.
A autora tem uma escrita fácil, fluida e contagiante a cada página ela vai te envolvendo e te fazendo querer mais da história, mas não se engane não é uma leitura fácil, muitas das vezes você fica se questionando até onde é correto esse sentimento pode ser.
  Autora tem uma responsabilidade muito grande em não romantizar a história e com delicadeza em abordar sobre o assunto do síndrome de estocolmo, nos fazendo ter um mistos de emoções.

JacquelineVecchia 29/01/2024

Meu coração está meio em pedaços
Você consegue sentir a confusão dela, você consegue perceber as coisas mudando, você sente pena por ele, você sente que está ficando meio doida, você começa a torcer por eles e aí você lembra o que está acontecendo. É um livro curto mas muito bom

bruna 10/01/2024

Queimaduras, moscas e outbacks
Sempre me atentei muito aos modus operandi de sequestradores em histórias. Quem não? Lembro de, ainda pequenina, ser obcecada por detetives e aspirar em me tornar uma Nancy Drew. No entanto, hoje tenho plena consciência de que as histórias contadas são inspiradas e observadas dia após dia de sequestros e desaparecimentos, e os intuitos são diversos: tráfico de órgãos, tráfico sexual infantil (no qual o filme "O Som da Liberdade" apresenta perfeitamente!), mentes psicóticas, entre outros. Não precisa ir muito longe: recentemente, foram encontrados 13 corpos no rio Tietê. Como foram parar ali? Ninguém sabe, se foram as rixas entre facções ou se realmente houve algum tipo de despejo de "corpos não mais úteis" em meio a tantos tipos e classificações de tráficos.

Aqui, faço um breve adendo que a história, apesar de retratar um sequestro, não aborda a temática de tráficos. Essa é uma situação muito recorrente mais recorrente do que podemos imaginar, e bem diferente da abordada no livro. Creio que a autora foi mais "piedosa" acerca do tratamento que Gemma recebe. O sequestrador irá, sem dúvidas, mudar a vida da menina para sempre. Mas não vemos registros explícitos e gráficos de violentações sexuais, combinado?

Confesso que eu tenho um certo agrado (e ao mesmo tempo, um incômodo que me instiga) sobre a temática de sobrevivência em ambientes remotos e cenários inóspitos. E eu, que amo calor e a Austrália, pude me deliciar com os famosos "Outbacks". Mal soube eu que, mesmo em um dia nublado e chuvoso e vestindo roupas de veraneio — adendo que eu sou a pessoa mais friorenta que já conheci — senti calor ao ler as descrições do livro. E não pouco, viu? Muitoooo, cada sufoco que a protagonista passa com esse cenário. É complicado. Ainda assim, é possível entender o amor que o Ty sente pelo seu "cafofo desértico" (kkkkk), mas é tudo com muita agonia e desespero. Acredito que essa foi uma forma que ele encontrou de escape da sua vida miserável: sendo ainda mais isolado e miserável na boca do inferno (e sim, puxando uma garota indefesa até lá...)

Ademais, preciso ressaltar que todo aquele esquema de "Síndrome de Estocolmo" não cai na obviedade de "dark romance" (finalmente não é abordado como sadomasoquismo!!!). Acho que na época que o livro foi lançado, nem tinha isso de romance com chicote, algema e corda de alpinista kkkk. Palmas à autora, que conseguiu conseguiu criar uma narrativa que parece, sim, muito íntima entre vítima e carcereiro por causa do estilo em forma de cartas, sempre remetidas diretamente ao Ty. Há um poder ainda maior quando ela fala diretamente "Você fez isso". Isso é interessante, e em alguns pontos percebemos que a narrativa está no passado. E veja só, são tantas as vezes que Gemma se mete em enrascadas enquanto determinada em busca da sua fuga que me surpreende que não tenha morrido logo cedo.

Finalmente, acho um livro interessante para ler! Creio que ele seria um tanto diferente se fosse escrito atualmente, 15 anos após o seu lançamento. Porém a autora consegue criar uma narrativa cativante e agonizante que prende o leitor. Mesmo que não agrade o leitor consagrado tanto quanto o jovem leigo, vale a pena ter esse tipo de leitura no seu radar.
Gleidson 10/01/2024minha estante
Que resenha top! ???

Geovana 05/01/2024

Que história!
É assustador o tanto que a história é problemática e mesmo assim você se pega torcendo para o "vilão"?

nomundodesalem 28/12/2023

Stolen - Raptada: Carta ao meu sequestrador // Lucy Christopher // 368 Páginas // Releitura // 4,0 ⭐️

🐫

"Stolen" é um romance psicológico escrito por Lucy Christopher. A história é narrada por Gemma, uma adolescente britânica que é sequestrada enquanto está de férias na Tailândia.

Seu sequestrador é Ty, um jovem americano que a leva para o deserto australiano. O livro se desenrola como uma carta escrita por Gemma para Ty, explorando seus sentimentos ambíguos em relação a ele e ao ambiente hostil ao seu redor. A narrativa aborda temas complexos, como a natureza do amor, poder e isolamento.

Ao longo da história, somos levados a questionar as intenções de Ty e a entender a complexidade do relacionamento entre sequestrador e vítima.

🐫

A releitura foi concluída com sucesso, e confesso que não lembrava do livro ser tão curto quanto foi.

Lembro que na primeira vez que o li, também o concluí rapidamente, e dessa vez também não foi diferente.

A escrita da autora é leve e cativante, me mantendo presa o suficiente para devorar todo o livro.

Gosto de como a autora habilmente delineia a psicologia dos personagens, especialmente de Gemma, que, ao longo do tempo, começa a compreender a complexidade de Ty.

Os limites entre inimizade e compaixão tornam-se tênues, proporcionando uma análise profunda das emoções humanas diante das circunstâncias extremas.
Nos transporta para o calor escaldante do deserto, fazendo-nos sentir a solidão e a agonia enfrentadas pela protagonista.

Um ótimo livro para quem curte suspense.

Um beijo e boa leitura,

Salem 🧙🏻‍♀️

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Deborah.Brait 05/05/2023

Arrasada
Como eu chorei lendo esse livro... Por um tempo fiquei angustiada, mas depois acho que desenvolvi síndrome de estolcomo junto com a personagem

Clara 29/04/2023

Não atingiu minhas expectativas
Esse livro tem uma proposta interessante de narrar os sentimentos e acontecimentos de um sequestro, porém eu acho que ele foi extremamente arrastado e mal desenvolvido, é difícil acreditar que li mais de 300 paginas por que pareceu muito menos ja que nada acontecia e nada ia pra lugar nenhum durante a maior parte do tempo, os personagens não me cativaram e o que me manteve lendo foi ver como ela iria escapar
vamos ao ponto positivo: eu achei o final super bem escrito, quando ela escapa, me senti dentro da mente dela e senti toda q confusão que ela sentia, achei a sindrome de estocolmo bem colocada, é perigoso escrever sobre ela por que corre o risco de parecer romantizado, o que não foi o caso, porém acho tb que essa ?afeição? que ela sentiu por ele foi bem do nada no final, então quando ela fica na duvida entre entregar ele ou não me parece estranho ja que 90% do tempo ela odiou ele, ela começou a sentir necessidade de estar perto dele praticamente no dia anterior que ele escapa, para gerar essa dúvida deveria ter
sido antes
não acho ele necessariamente ruim mas não funcionou pra mim

Samantha53 16/03/2023

Sem romantização
Síndrome de Estolcomo é algo que eu sempre gostei de ler sobre. Mas quando se tratam de livros, sempre existem linhas não tão tênues assim, pois a grande parte dos escritores acabam romantizando isso. E claro, tudo bem gostar de um dark romance, porém quando se escreve fora desse gênero e se romantiza uma síndrome, o livro se torna bem problemático.
Foi pensando nisso que eu comecei a ler esse livro e devo dizer que o acabei com um gostinho de "quero mais". É escrito em formato de cartas que são direcionadas ao sequestrador e, apesar disso, não há romantização da relação (forçada) que existe entre ambos.
Acredito que esse seja um ótimo livro para se refletir sobre sentimentos ambíguos que podem surgir nesse tipo de situação e com cada palavra, você consegue se aproximar da protagonista e entender um pouco das escolhas que ela faz.
Com certeza recomendo para qualquer pessoa.

Khauany.Beatriz 02/11/2022

Que livro perturbador, fiquei agoniada, tive que ler pausando porque não conseguia acreditar no que estava lendo

kaka 05/10/2022

Resenha do livro Stolen por Lucy Christopher.
Essa será uma resenha muito pessoal. Será meus sentimentos para com esse livro, o que ele me passou e o que ele fez comigo.
É a história de uma menina de 16 anos chamada Gemma e de seu sequestrador Ty.
Digamos que é um livro trabalhado para mexer e aprofundar no psicológico do leitor.
Durante toda a leitura você estará sendo testado num nível grande de reações. O leitor tem que ter muita maturidade e preparo para o que a história quer, nos passar. A síndrome de Estocolmo.
Durante o rapto de Gemma embarcamos nos padrões de um sequestro tradicional. A caça rondando sua presa por anos , esperando a hora de dar o bote. E leva-lá para um lugar distante, ermo e isolado no deserto Australiano.
Daí para frente após a chegada deles é que vemos um padrão diferente, principalmente da parte do sequestrador.
Ty tem uma mente delirante, perturbada, de um emocional quebrado por vários fatores sofridos da infância a fase adulta. De trabalhar e de destruir de forma calculada ou não... o mental da sua vítima.
Fugindo dos padrões normais ele não abusa, não violenta. Ele executa tudo para supostamente o bem estar de Gemma. Mas está fica perturbada, enfurecida (por ter sido arrancada do seu habitat). A mesma fica com medo de ser morta, mais ao mesmo tempo ela perceberá que estará segura e totalmente dependente do seu sequestrador. Já que o lugar que ela está é totalmente isolado, desprovido de tudo e os únicos seres humanos são ele é ela. Portanto a um determinado momento ela sabe que só tem a ele, para manter a sua sobrevivência.
No decorrer do livro você leitor será atingido por vários sentimentos. O do incômodo do lugar onde eles estão que é um deserto desprovido de nada e exposto a perigos naturais.
O segundo incômodo é a higiene ao qual Ty expõe Gemma já que mesmo ele tendo programado o lugar, abastecido ele, a higeniziacao é nula. Levando até mesmo a ter uma qualidade péssima na água e na comida.
Mais o fator principal que é o enredo central da história é a relação de Gemma e Ty...
Ty.... Ele é o adverso do sequestrador normal. Aí que está a cartada inteligente da autora. Ela criou Ty, um sequestrador quebrado emocionalmente, porque esse foi criado de forma desumana quase como um animal, totalmente desprovido de amor familiar. A única forma de amor que ele teve, foi passado pelo aprendizado do valor da natureza, o valor da terra... Do que ela nos provém. Então isso faz que Ty seja uma pessoa sensível, inteligente pois ele é capaz de compreender de forma até poética o valor ambiental . E todos os maltratos familiares, que sofreu faz dele uma pessoa digna de pena. Aí que está a "cilada" da autora, Ty não é um mostro ele é psicologicamente doente... Por tudo que passou... E é aí que o leitor tem que ficar atento para não romantizar Ty e nem a tortura mental sutil que ele fará a Gemma.
Gemma é um um personagem adolecente, com as agravantes da idade. Com uma relação de conflitos com os pais... Mais nada que foge do padrão normal.
É muito difícil vermos o que vai ocorrer com ela durante o livro. Toda sua revolta, o não compreendi mento do porque ela foi a escolhida... Todo o incômodo que ela sente do ambiente, o calor insuportável do deserto, a higiene, a certeza que uma fuga é quase impossível..
E o principal incômodo dela é o sentimento confuso que ela tem em relação ao Ty. Sentimento esse que nós também teremos. Ela terá uma relação de curiosidade sobre ele, de pena e de ódio.
É uma leitura Densa que por muitas vezes tive que parar para repensar e respirar. São várias situações sofridas no interior e no físico.
Teremos que lidar com o conflito mental dos dois personagens. E com o rumo que a história tomará .
A autora foi de uma inteligência suprema, porque ao por a síndrome de Estocolmo como fator principal da história, só me fez entender que muitas vezes um sequestro trabalhado no mental é muito pior que o trabalhado na violência.
Porque ali ficou claro que Ty tinha uma obssecao romantica por Gemma e que ele a queria em cativeiro para que ela o amasse futuramente. E que ela se adequasse aquele lugar ermo como ele, era adequado.
Ao poucos isso foi crescendo dentro dela ódio, amor, admiração. Confusa, ela sabia que não podia ter sentimentos algum por ele que não fosse revolta por não ter o direito de ir e vir.
Enfim no final do livro isso é deixado muito claro que Ty não é um mostro, mais também não é um herói. Ele é um ser humano doente, por ter sido desprovido de um ambiente familiar.
E de que Gemma ficou mentalmente confusa, perturbada por tudo que passou. Sabendo que Ty tinha esse amor por ela, que de forma torta ele a sequestrou, mais cuidou dela também.
Isso é demais conflitante e será revelado para o leitor, toda a narracao em forma de carta. Que faz jus ao título (carta ao meu sequestrador).
Você entenderá todo o desfecho os porquês e o que será destinado a seus personagens a cada página virada . A autora Lucy sera precisa nisso.
O que tentei deixar aqui em forma de resenha foi um terço do que senti ao ler esse livro. Foi um livro que durante toda trajetória me afetou. Eu teria que escrever outro livro, para expressar todos questionamentos, sentimentos que tive. Pois o livro é bem detalhado.
E ficou claro que muitas vezes na sutileza, no disfarce de gentileza, você vai penetrando na mente da pessoa destruindo ela talvez por toda uma vida. O mental ele é muito mais dificl de se recuperar. Requer tempo.
E um alerta que não posso deixar de falar, mesmo que tudo que Ty sentia por Gemma seu amor obssecado. Não o isenta do que ele fez. Ele sequestrou... E isso é CRIME..
Termino essa resenha (relato) com a explicação do próprio livro sobre a síndrome de Estocolmo.
"É quando uma vítima se liga emocionalmente ao seu algoz. Pode ser um mecanismo de sobrevivência. Por exemplo você se sente mais segura quando se dar bem com seu sequestrador. Ou pode acontecer de você sentir pena do sequestrador... Talvez ele tenha sido prejudicado, em algum período da vida e você queira compensar isso... Você compreende ele. "
E é nesse momento que destaquei do livro. Que você terá um entendimento real da síndrome de Estocolmo. Talvez aí esteja preparado para ler Stolen. Só posso te dizer que mesmo com toda dificuldade eu indico essa leitura e parabenizo a autora, pela forma ousada, corajosa de criar um sequestro todo voltado para o emocional e o mental.
E aqui eu finalizo.

Intenso
Assustador
Realista
Nauseante

O livro começa sendo narrado por Gemma
Inicalmente do seu sequestro e no seu cativeiro
O livro e bem tenso, nao tenho como saber se mostra a realidade , mas o pânico e a dor de Gemma e palpável.
A sensação ao ler este livro e tão louca que parece que sou eu que to sofrendo de síndrome de stolcomo.

Ty um cara muito perturbador, agressivo, manipulador, e inteligente. As vezes louco e psicótico outra parece uma criança. Um vilão que aos olhos da sua sequestrada nos faz simpatizar com ele, com as historinhas tristes dele. Maa depois vc percebe q tudo e um jogo parte do seu abuso psicólogico

Gemma tem 16 anos. No começo ela mostra muita revolta. Depois ela vai aceitando melhor sua situação( mas nao totalmente) da maneiraq pode pois percebe q seu sequestrador e muito maior e mais forte alem de estar em local totalmente ermo. ela ja demosntra sinais da síndrome de stolcomo o q é perturbador, realmente estava mexendo com meu psicológico. Me senti fragil e com sono agitado e precisava de pausas para assimilar dada a perturbação da escrita, fico imaginando como a escritora se sentiu a escrever. Se muitas vezes enojada d ter vontade de vomitar, pois essa e a minha sensação.

A cabeça dela não ajuda. E como se ela assistisse a filmes de terror demais e assimilasse ao próprio cativeiro. A história é intensa te faz questionar tudo, te coloca na posição da sequestrada, e vc sente tudo q ela sente, cru rasgado, apreensivo, terror puro. Muitas vezes mostra o ty com um ar infantil como se fosse apenas uma criança pirracenta outras ele nao tem escrúpulo algum ao manipular ela com força ou com um semblante de dor . E como se a autora jogasse todos os teus sentimentos no liquidificador e batesse tudo. O Certo e o errado se misturam de maneira simbiótica impossivel de separar ou distinguir. Vc só quer accabar de vez com tudo isso, como quem tira um curativo. A parte final eletrizante, não imaginava que teria esse fechamento.
A escrita da Autora foi excepcional do início ao fim, percebe se que ela conhece bem o ambiente e tem conhecimento do assunto da síndrome de stolcomo. Pra mim faltou um fechamento no livro. Nao digo q foi um final aberto, mas fiquei com a sensação de incompletude.

Finalizando o q posso dizer e q ela abordou muito bem o tema, sem romantizar e deu um tapa na cara d todo mundo com um vilão sedutor, bem articulado, calcasiano de olhos claros. ( Pq sempre quando pensamos em vilões assimilamos ao feio e esquecemos q a beleza fisica nada tem a ver com idole e carater)

Só espero nao ficar de ressaca
Clara 08/04/2023minha estante
moça vc poderia me dar um spoiler de se no final ela consegue escapar? não sei se vou querer ler todo dependo da resposta pq to mt curiosa p saber como ela escapa

mg4bi 24/07/2022

PRESA
A tradução do título tira um pouco da magia do livro, mas felizmente quando li no Wattpad o título era só "Stolen"... Aliás, saudades dos anos de ouro do Wattpad.

Livro muito bom, juro que não é trocadilho besta, mas ele realmente conseguiu "me prender".

Mariana.Campeis 17/07/2022

QUE BAITA LIVRO!!
Sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Sem contar que em nenhum momento o livro fica chato,estou encantada com tudo.

Priscila 23/06/2022

Um misto de emoções
Senti muitas emoções durante a leitura, desespero, tristeza, pânico e dor, tudo o que a vítima e também o sequestrador sentiam, final pode se dizer que devia ser feliz, mas não deixou essa sensação em mim.

Gabi 11/06/2022

Caí no conto do vigário.
Lucy Christopher retratou a Síndrome de Estocolmo de forma sensível e empática.
O jogo que ela faz durante a trama, despertando no leitor os mesmos sentimentos que a protagonista, sentindo toda dualidade de sentimentos dentro dela. E... De certa forma, nos fazendo se apaixonar pelo sequestrador.
Você termina o livro com as sensações da síndrome de Estocolmo, já que durante o livro passa a torcer pelo vilão, começa ter empatia por ele. E o final... É um despertar para a realidade.