Stolen

Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

Paloma 12/03/2020

Não sei se foi sidrome de Estocolmo mas...
Eu amei.
Simplesmente amei a história, os personagens, o cenário onde tudo se passa. Cada página contribuiu para Stolen se tornar um livro incrível.

" - Quem disse que eu não sou o Super-Homem?

(...)

- Você me resgataria agora se fosse o Super-Homem.

- Quem disse que eu não fiz isso?

- Qualquer um saberia que você não fez isso.

- Então esse qualquer um está olhando as coisas de forma errada."

O livro é composto de pequenos trechos que a Gemma escreve sobre o seu sequestro e suas emoções, formando assim uma carta para o Ty - seu sequestrador.

A leitura é fluída, gostosa e te joga no mar de incertezas e conflitos morais.

Constantemente me perguntava se tinha perdido o senso do certo e o errado. Se o meu ponteiro ético estava indo para as cucuias! Kkkkk

O final me deixou destruída. Foi justo! Mas não impediu que o meu coração quebrasse em mil pedaços e me fizesse chorar pelo destino do Ty. Ele me conquistou. Completamente. Não vou mentir, torci muito por ele.

Super recomendo a leitura!
E para quem for ler, se segurem bem no carrinho, porquê a montanha russa de sentimentos é devastadora.

"Além disso, temos que reconhecer, você me sequestrou.
Mas salvou minha vida também. E entre uma coisa e outra você me mostrou um lugar diferente e lindo, que eu não consigo tirar da cabeça. Assim como não consigo tirar você. Você está tão incorporado ao meu cérebro quanto meus vasos sanguíneos."
Juliana Rodrigues 12/03/2020minha estante
Nossa, amei a resenha! ?

Me deu apenas mais vontade de ler esse livro hahaha

Paloma 12/03/2020minha estante
Obrigada, Ju! ??

Line128 25/03/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso, está na minha lista de favoritos.

Paloma 25/03/2020minha estante
Entrou para a minha também, Line! ??

Miriam 05/04/2020minha estante
Acabei de ler. Não é certo o que ele fez, mas caberia um segundo livro com a continuação do destino que cada um teve. Fiquei com esperança de alguém voltar e resgatar a camela até o fim da história ?.
A leitura é muito boa, mas em alguns momentos senti que não saía muito do lugar. Achei um livro muito longo para o desfecho que teve (para o meu gosto).

Paloma 06/04/2020minha estante
Pois é, Miriam!
Ele, infelizmente, optou pela pior saída.

E siiiiim! Também fiquei com a bendita da camela na cabeça! ? Chorei com ela correndo atrás do carro e tudo!

E sobre uma continuação, na minha opinião, não se faz necessária.
Eu gosto de finais assim, abertos, que nos dá a possibilidade de refletir, imaginar e completar de acordo com as nossas conclusões, sabe? ?

Miriam 06/04/2020minha estante
Te entendo sim.

Milly 28/06/2020minha estante
Tô impactada com essa leitura. Eu me coloquei no lugar dela e conseguia sentir tudo, até o desespero. Acho q até eu desenvolvi a Síndrome pq tô com pena dele

Deborah.Brait 05/05/2023minha estante
Eu chorei tanto

Deborah.Brait 05/05/2023minha estante
Eu chorei tanto com a camela que parecia q eu ia desidratar

Priscila 23/06/2022

Um misto de emoções
Senti muitas emoções durante a leitura, desespero, tristeza, pânico e dor, tudo o que a vítima e também o sequestrador sentiam, final pode se dizer que devia ser feliz, mas não deixou essa sensação em mim.

Psychobooks 21/07/2012

Classificado como 4,5 estrelas no Psychobooks

Desde seu lançamento nos EUA em 2009 esse livro está na minha lista de desejados, entrou na minha cesta de compras inúmeras vezes, mas sempre acabava deixando-o por alhum motivo que não me recordo. Fiquei muito feliz com o anúncio de seu lançamento no Brasil e desde então, estou ansiosa pela leitura, mas ao mesmo tempo receosa em me decepcionar. Ainda bem que não me decepcionei. Nem um pouco.

Gemma está fazendo uma escala no aeroporto de Bangkok com seus pais, após uma breve discussão sobre o top que ela estava vestindo, ela se afasta dos pais para comprar um café, sem ter dinheiro em notas para entregar ao caixa, um homem com olhos azuis hipnotizantes e vagamente familiar, se oferece para pagar a bebida. Envolvida com a conversa e atraída pelos olhos azuis como o mar, Gemma é drogada por seu algoz e levada para longe de sua família e amigos. Ao acordar, ela se vê em um pequeno quarto com o homem do aeroporto, que se apresenta como Ty e sente muito calor.

Ty levou Gemma para o deserto da Austrália, aparentemente sem nenhuma interferência humana por kilômetros de distância, ele a mantém ali contra sua vontade, cuida de suas necessidades e não a força a fazer nada que não queira, desde que continue naquele local com ele.

A leitura é uma verdadeira montanha russa de fortes emoções. A princípio fiquei com raiva de Ty, o achava desprezível e covarde, mas assim como Gemma, fui me afeiçoando a ele, que não chega a ser o monstro que eu pensava que fosse, mas também não é nenhum mocinho inocente perdidamente apaixonado, ele é, definitivamente, doente.

Os pais de Gemma sempre trabalharam muito e a deixavam um pouco de lado, ela não sabe dizer se isso era proposital ou apenas faz parte da característcas deles, aproveitando-se dessa deficiência emocional, Ty usa a seu favor qualquer tipo de brecha que encontra na vida de Gemma, afinal, ele sabe muito mais sobre sua vida do que ela pensa.

A narrativa é feita em terceira pessoa, na forma de uma carta que Gemma escreve ao Ty, não sabemos a razão dessa carta e nem como esse sequestro se resolve até chegarmos às últimas palavras do livro. A forma como a autora escreve é fascinante, deixa o leitor completamente envolvido com o enredo, aflora sentimentos conflitantes com a razão, eu me senti como Gemma, fui me afeiçoando aos poucos ao Ty, desenvolvendo a Síndrome de Estocolmo com a protagonista, sem me dar conta do que estava acontecendo.

O tema principal é o desenvolvimento da Síndrome de Estocolmo, se você não sabe o que é isso, vou copiar uma parte de um artigo da Wikipédia para vocês:

As vítimas começam por identificar-se emocionalmente com os sequestradores, a princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos gentis por parte dos captores são frequentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias e conseguir mensurar o perigo real. (...)
É importante observar que o processo da síndrome ocorre sem que a vítima tenha consciência disso.

Leitura mais que recomendada, mas já aviso aos futuros leitores, vocês terão sentimentos tão conflitantes quanto os de Gemma e quando voltarem a realidade, irão perceber que se afeiçoaram e torceram por Ty.

Visite: www.psychobooks.com.br

Ana 21/07/2021minha estante
moça nn esquece d colocar o alerta d spoiler pfv

Luiza1913 21/07/2021minha estante
Aaaa me desculpa!!! Vou mudar aqui!!!

mary 06/11/2021minha estante
Eu não consegui nem terminar esse livro de tão horrível que é r fico assim ??? vendo as avaliações boas

Bruna.Gasch 22/11/2021minha estante
Queria ter lido sua resenha antes de começar o livro, achei péssimo!!!!!!

Veneella 01/07/2012

Mais em http://www.bookpetit.com
Resenha: http://www.bookpetit.com/2012/06/stolen-carta-ao-meu-sequestrador-lucy.html

"Síndrome de Estocolmo (...)Caracteriza-se pela identificação da vítima com seu sequestrador. Trata-se de uma estratégia inconsciente de sobrevivência, uma tentativa de conquistar a simpatia do sequestrador, por medo de retaliação e/ou violência.(...)" (extraído do início do livro)

Você seria capaz de amar alguém que lhe roubou o mundo? Amigos, família... forçada a deixar tudo para trás. É possível se apaixonar por alguém assim? Mesmo que ele tenha olhos gentis? Mesmo que ele não te bata, ameace ou torture? Mesmo que ele apenas queira ser amado, e que você o entenda de alguma forma?

Gemma passa vários dias junto à seu captor no meio de um grande deserto australiano. Não há por onde escapar, e por todos os lados há apenas a imensidão arenosa. Mas ainda assim ela não desiste, e passa seu tempo elaborando planos e procurando por maneiras de fugir. Durante esse convívio, ela pode conhecer as facetas de seu sequestrador - tanto ruins quanto boas.

Ty é uma pessoa perturbada por sua infância e seu passado, mas ainda assim uma pessoa gentil, selvagem. Após observar Gemma por muito tempo, ele percebe que precisa dela e a rapta, levando-a para um local isolado onde ambos podem ser livres. Viver apenas da natureza, em contato e respeito com ela. Ele é um "vilão" muito bem construído, o que eu adoro, despertando sentimentos estranhos e contraditórios. Alguém que, se não fosse pelos traumas e complicações, seria talvez até mais que apaixonante, e faria você torcer por ele.

Como o título sugere, o livro é escrito em forma de carta para Ty, com Gemma contando à ele tudo o que passaram pela visão dela. Pela forma como é escrito, a diagramação não se dá em capítulos, mas com pequenos asteriscos dividindo alguns momentos e evitando que a leitura se torne cansativa. O que de fato não ocorreu. A leitura transcorreu rápida e sem problemas - devorei em dois dias.

Ao final eu estava tão confusa sobre meus sentimentos quanto Gemma, o que só prova a habilidade da autora de nos fazer imergir na trama e atingir seu propósito. Ou será que sou propícia a desenvolver Síndrome de Estocolmo em situações assim? De toda forma, foi uma leitura envolvente, deixando sentimentos conflitantes que provavelmente vão habitar minha cabeça por um tempo.

Quanto ao trabalho da editora, houve apenas dois erros simples ao longo do livro, como um nome não traduzido. Porém o acabamento do mesmo ficou impecável e muito bonito.
Dessa 01/08/2013minha estante
Acabei de ler o livro agorinha, li em poucas horas, não conseguia largar e como você me pego pensando se eu desenvolveria Síndrome de Estocolmo caso isso acontecesse comigo porque eu me sinto doente nesse momento, hahaha. Na realidade eu desenvolvi a síndrome desde o começo do livro porque tudo que eu ficava esperando era a Gemma baixar a guarda e me sentia idiota ao mesmo tempo porque a autora descreve tudo muito bem mas ás vezes me passava pela cabeça que a Gemma tava arisca demais e aí eu me lembrava que poxa, precisava me por mais no lugar dela porque a situação era mais que péssima. Estou sentindo falta do Ty no momento, acho que preciso me tratar! haha

RuLopes 20/05/2014

Um deserto úmido de amor....
Meu Deus... Meus olhos ficaram secos de lágrimas de crocodilo...
Poderia ficar décadas enumerando esse livro, de qualidades e de quão bom e envolvente ele é, porque ele realmente É. Me surpreendi. De momento não dava nada pra esse livro. Achei que iria ser uma perda de tempo, depois achei que iria ser apenas uma distração, mas conforme fui lendo, fui me apegando com os personagens e me identificando imensamente com a personagem principal. Demorei pra me acostumar com o modo de escrita, na qual era referida ao "VOCÊ" como uma carta ao destinatário. Mas depois, deslanchei. Gemma é determinada e destemida, nem parece uma garota de 16 anos. E Ty, bem, apesar do erro, foi nobre a sua atitude, e me cortou o coração a sua história e trajetória. Vamos partir do início. Fiquei raivosa. Demorei pra me acostumar com o direcionamento da escrita, apesar de fácil o vocabulário, e minha atenção demorou pra se prender; Contudo, se prendeu e não parei mais. Em um dia minha leitura estava finalizada, passei uma madrugada inteira devorando o livro como se ele fosse meu ar-condicionado no meio do deserto arenoso, a água gelada do meio da mata. Ty foi se revelando um sequestrador diferente e a história se mostrou um rumo ainda mais misterioso e peculiar, como nenhum outro livro se revelou igual. Isso me intrigou. Essa mistura de essências, cenários, linguagem, o modo como se conheceram e o modo como conviviam, o jeito do Ty e sua personalidade explosiva... Era uma mistura irresistível. Um romance quase imaculado. Os toques tão puros e renegados faziam o sofrimento tornar daquilo ainda mais amável... Cruel, mas lindo de se ler. As tentativas de escapadas, o jeito no qual ele mostrava o jeito simples de viver, e ele só queria uma COMPANHIA para amar e ser amado. ALGO que é tão genuíno e puro. Era só isso, ele não estava exigindo nada mais dela. Ele não estipulava tempo... Apenas dava o resto de sua vida para aceita-lo. E isso era lindo de um ponto de vista doentio de minha parte. Me nego pensar que Gemma tenha desenvolvido depois a Síndrome de Estocolmo... Até porque isso é durante o "sequestro" e ela reconheceu logo após... Enfim, aí cabe o SPOILER.

Fiquei triste com o final, mas logo entendi que era o que devia ser, e que aí sim caberia o sentido do livro. Fiquei dignamente put*. Mas como disse, era pra ser, e foi sensato da parte da Gemma. Quando lerem, entenderão que uma pessoa com Síndrome de Estocolmo nunca iria tomar a decisão sensata que a Gemma tomou. O que nos dá a conclusão e a reflexão de que: "Até onde o amor nos leva?" "Seriamos capazes de amar a síndrome da nossa obsessão?"

Enfim, eu apenas acho que Ty se tornou digno de Gemma, pois ele a salvou de enumeras situações, e principalmente, porque ele se deu para o mundo, para ser amado por ela.

Meu livro favorito, sem mais...

Merecendo mil estrelas!

xx
Camila Alves 06/03/2014minha estante
Concordo com tudo! Eu acho que Gemma não desenvolveu a Síndrome... É diferente, muito diferente. O Único ato errado foi ele ter cedido ao sequestro, apenas, pois ele tratou ela sempre com respeito e proteção. Ty é meu vilão favorito forever... estou triste com final, mas o livro é bom.

Gabi 16/09/2016

WTF??
Deixo aqui meus sentimentos por esse livro. Li varias resenhas e todo mundo dizendo que o Ty é apaixonante, que é lindo o que ele faz. TIPO????????? Achei ele um doente o livro todo.
Um cara que sequestra uma garota e leva pro meio de deserto, porquê acha que ela é igual a ele que gosta da natureza que eles tem uma ligação. A menina tem 16 anos e ele 29. Ele sonda ela desde dos 10 anos de idade.

Não consegui ter empatia por ele, tive foi nojo e repulsa... coisa de gente doente mesmo!
Nem mesmo a história de vida dele com a mãe me deixou tocada. Nada justifica ele sequestrar uma garota de 16 anos e levar pro meio do deserto.
Se parar pra pensar ele desgraçou a vida da Gemma pra sempre.
Bruna 16/09/2016minha estante
SIM!!!!!!!! COMO, PELO AMOR DE DEUS, ALGUÉM CONSEGUE ACHAR UM SEQUESTRADOR FOFO?

Gabi 16/09/2016minha estante
Me abraça kkkkk como alguém acaha fofo né?? Pfvr

Acha**

Me abraça ~
como alguem consegue achar fofo? Pfvr ne kkk

Carla Sol 17/09/2016minha estante
Nossa...tinha vontade de ler esse livro, perdi totalmente o interesse ...rs Já me basta um louco obsessivo sequestrador de meninas no livro Dias Perfeitos do Raphael Montes, não quero saber de outro não...kkkkk...

Victoria182 28/04/2017minha estante
undefined

Nayeli 02/08/2018minha estante
NOSSA SIM
PAREM DE ROMANTIZAR ESSA PORRA PLMDDS

Karla.james fraser 15/10/2018minha estante
Amemmmm achei uma resenha q me entende bicho eu so senti odio dele o tempo todo. Q cara doido nmrl. Pra mim o pior de tudo foi o lance das cobras e das caixas com os animais q cara sem noção

19/03/2019minha estante
Finalmente um pouco de sanidade num mar de resenhas de romance de banca. Muito doente o personagem, não deu pra imergir, mergulhar, nem um pingo de realidade ou sanidade na história. A autora é ótima se a julgarmos do nível de escritor de fanfic ou romances do whatpad, mas a história foi minimamente plausível. Se fosse uma ficção fantástica ok, mas imergir no mundo dos dramas psicológicos e estocolmo com esse nível de escrita... Bem tenso.

Luiza1913 21/07/2021minha estante
FINALMENTE ACHEI ALGUÉM SENSATO NO MEIO DESSAS RESENHAS MALUCAS!!!??

flemingmariana 20/10/2020

um livro extremamente necessário!!
pra mim todo mundo tinha que ler essa obra e conhecer a síndrome de estocolmo. apesar do início ter sido um pouco chato de ler, o resto do livro me fez refletir muito e eu devorei a história da metade pra frente! vale muito a pena

Gabi 11/06/2022

Caí no conto do vigário.
Lucy Christopher retratou a Síndrome de Estocolmo de forma sensível e empática.
O jogo que ela faz durante a trama, despertando no leitor os mesmos sentimentos que a protagonista, sentindo toda dualidade de sentimentos dentro dela. E... De certa forma, nos fazendo se apaixonar pelo sequestrador.
Você termina o livro com as sensações da síndrome de Estocolmo, já que durante o livro passa a torcer pelo vilão, começa ter empatia por ele. E o final... É um despertar para a realidade.

Daphiny 21/01/2014

Intenso. Acho que essa é a melhor palavra pra descrever esse livro. Eu fiquei tensa durante toda a leitura. Eu devo ter grandes problemas psicológicos, porque, mesmo sabendo que Ty estava completamente errado em raptar Gemma, eu criei uma afinidade por ele surreal. Me doía ver a forma como Gemma o tratava. Eu não consegui não torcer para que ela desse uma chance a ele... Ty era tão genuíno, era tão apaixonado pela terra, pela natureza, tão apaixonado pela Gemma.. Não me entendam mal, não dou razão a esse comportamento, longe de mim, mas foi impossível não torcer pelo Ty devido as circunstâncias. Eu não consigo não achar lindo tudo o que ele fez pra poder viver confortavelmente com a Gemma (me refiro a construir a casa, o ateliê de pintura, o carregamento com mantimentos, e não o rapto em si), pensando que aquilo seria o melhor pra ela.. SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO!!! Sei que é errado, mas ele sempre foi tão gentil com ela, tão preocupado... Deve ser essa síndrome de Estocolmo mesmo. Ela me pegou também, porque eu sinto uma profunda admiração pelo Ty e sei que não deveria.
Um grande parabéns a autora por conseguir criar um personagem tão apaixonante e, ao mesmo tempo, tão cruel? Não sei se cruel se encaixa bem, pois eu não consigo enxergar crueldade em suas ações. Eu só consigo pensar em como ele devia ser solitário pra tentar achar consolo em uma garota de 16 anos e achar que raptando-a tudo iria se resolver.
Confesso que fiquei muito puta quando, no final do livro, Gemma foi mordida pela cobra e ele teve que desistir de sua liberdade para mantê-la viva. Fiquei puta porque ela finalmente estava aceitando gostar dele e ele simplesmente teve que desistir da coisa que ele mais prisava (a liberdade) pra salvar a pessoa que ele mais amava. Novamente, eu devo ter profundos problemas mentais pra achar que ele não deveria ser preso. Meu Deus, esse livro me pôs em uma situação ruim. Esta me fazendo questionar diversos princípios.. Acho que a autora merece mais do que um parabéns. Merece um prêmio nobel. Sei lá! Eu estou atônita. Um dos melhores livros que eu já li em toda minha vida.
" Você está tão incorporado ao meu cérebro quanto meus vasos sanguíneos."
Raísa 16/03/2014minha estante
Concordo com você! Eu me senti assim também, no começo do livro eu não gostava muito dele, mas com o decorrer da história me apaixonei!

fernanda 19/04/2020

eu completamente ciente de que as atitudes do Ty eram erradas, mas me vi torcendo por ele na maioria das vezes.
esse livro mexeu muito comigo. eu amei.

Yara Benevides 27/04/2021

Esperava bem mais
Um livro difícil de ler. Mas não pela intensidade da história. Gemma é completamente sem personalidade e muito pacífica e conformada pra alguém que foi sequestrada. Desde o início parecia que ela estava gostando da situação ??? Só consegui ver Tyler como uma pessoa perigosa com sérios problemas psicológicos. Impossível romantizar uma situação desprezível como essa.
Tirando isso, eu já não aguentava mais ler as palavras mixórdia e triodia.