Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

bruna 10/01/2024

Queimaduras, moscas e outbacks
Sempre me atentei muito aos modus operandi de sequestradores em histórias. Quem não? Lembro de, ainda pequenina, ser obcecada por detetives e aspirar em me tornar uma Nancy Drew. No entanto, hoje tenho plena consciência de que as histórias contadas são inspiradas e observadas dia após dia de sequestros e desaparecimentos, e os intuitos são diversos: tráfico de órgãos, tráfico sexual infantil (no qual o filme "O Som da Liberdade" apresenta perfeitamente!), mentes psicóticas, entre outros. Não precisa ir muito longe: recentemente, foram encontrados 13 corpos no rio Tietê. Como foram parar ali? Ninguém sabe, se foram as rixas entre facções ou se realmente houve algum tipo de despejo de "corpos não mais úteis" em meio a tantos tipos e classificações de tráficos.

Aqui, faço um breve adendo que a história, apesar de retratar um sequestro, não aborda a temática de tráficos. Essa é uma situação muito recorrente mais recorrente do que podemos imaginar, e bem diferente da abordada no livro. Creio que a autora foi mais "piedosa" acerca do tratamento que Gemma recebe. O sequestrador irá, sem dúvidas, mudar a vida da menina para sempre. Mas não vemos registros explícitos e gráficos de violentações sexuais, combinado?

Confesso que eu tenho um certo agrado (e ao mesmo tempo, um incômodo que me instiga) sobre a temática de sobrevivência em ambientes remotos e cenários inóspitos. E eu, que amo calor e a Austrália, pude me deliciar com os famosos "Outbacks". Mal soube eu que, mesmo em um dia nublado e chuvoso e vestindo roupas de veraneio — adendo que eu sou a pessoa mais friorenta que já conheci — senti calor ao ler as descrições do livro. E não pouco, viu? Muitoooo, cada sufoco que a protagonista passa com esse cenário. É complicado. Ainda assim, é possível entender o amor que o Ty sente pelo seu "cafofo desértico" (kkkkk), mas é tudo com muita agonia e desespero. Acredito que essa foi uma forma que ele encontrou de escape da sua vida miserável: sendo ainda mais isolado e miserável na boca do inferno (e sim, puxando uma garota indefesa até lá...)

Ademais, preciso ressaltar que todo aquele esquema de "Síndrome de Estocolmo" não cai na obviedade de "dark romance" (finalmente não é abordado como sadomasoquismo!!!). Acho que na época que o livro foi lançado, nem tinha isso de romance com chicote, algema e corda de alpinista kkkk. Palmas à autora, que conseguiu conseguiu criar uma narrativa que parece, sim, muito íntima entre vítima e carcereiro por causa do estilo em forma de cartas, sempre remetidas diretamente ao Ty. Há um poder ainda maior quando ela fala diretamente "Você fez isso". Isso é interessante, e em alguns pontos percebemos que a narrativa está no passado. E veja só, são tantas as vezes que Gemma se mete em enrascadas enquanto determinada em busca da sua fuga que me surpreende que não tenha morrido logo cedo.

Finalmente, acho um livro interessante para ler! Creio que ele seria um tanto diferente se fosse escrito atualmente, 15 anos após o seu lançamento. Porém a autora consegue criar uma narrativa cativante e agonizante que prende o leitor. Mesmo que não agrade o leitor consagrado tanto quanto o jovem leigo, vale a pena ter esse tipo de leitura no seu radar.
Gleidson 10/01/2024minha estante
Que resenha top! ???

Jessica A 10/10/2015

Inesquecível!
Acho que me torne definitivamente uma pessoa que ama os vilões, enquanto uns odeiam, eu simplesmente amo. Tem algo neles que me encanta e me fascina, não sei explicar, ainda mais quando o "vilão" é um fofo e apaixonante, aí mesmo que eu gamo, sou fã de carteirinha! ♥

Eu sempre via esse livro por aí, livrarias, comentários de pessoas que eu sigo e que amaram, aqui no skoob, ... enfim, em todo o canto e eu aqui, moscando como sempre, já sabendo que iria amar!

Terminei essa leitura tem uns dias, na verdade foi uma das minhas leituras mais rápidas até hoje, eu não conseguia parar de ler, e quando dava uma pausa, minha mente não desprendia da história. E até hoje, ainda fico lembrando os momentos, quero até fazer uma releitura, com mais calma.

Eu A-M-E-I! Stolen com toda a absoluta certeza é um dos melhores suspenses que eu já li até hoje, adorei a escrita em forma de carta, da narrativa, da premissa, a abordagem sobre essa questão meio "tabu". Sim, eu adoro ler sobre psicopatas, ainda mais sobre histórias que envolvem a Síndrome do Estocolmo, que pra quem não sabe, é quando a vítima desenvolve uma simpatia pelo o seu sequestrador (recomendo dar uma pesquisada no google). Acho interessante sobre isso, em que como a pessoa começa a gostar de um individuo que está ali, te ameaçando e aprisionando, sabe?! É muito louco.

E em Stolen, é sobre isso, sobre uma mocinha que é sequestrada, descobre que durante anos esse sequestrador a observava de longe e leva a mesma prisioneira para um deserto invasivo. Porém, durante a leitura a pergunta que vinha e explodia mais ainda a minha cabeça era: "Quem é realmente Ty? O porquê de tudo isso?". O pior era que você acaba se simpatizando, torcendo muito por ele, gosta de verdade dele, AHHHHHH UMA LOUCURA!

A autora não poupa você de nenhum detalhe, tanto bons, quanto os ruins. Gemma é uma das melhores mocinhas que eu já li, pela a idade dela de 16 anos, não se deixa abater, é forte, corajosa e destemida. Ela cresceu e amadureceu demais durante a leitura, é perceptível ver uma Gemma inocente, ingênua nas primeiras páginas e no final, uma Gemma forte e capaz de enfrentar qualquer coisa. E Ty, ahh Ty... um personagem muito bem construído, sendo igualmente confuso, assustador, tempestuoso, intenso e amoroso. O desenrolar dos acontecimentos foi incrível, porém ao mesmo tempo de partir o coração.

A autora deixa uma ponta aberta, tanto para o leitor imaginar como seria o desfecho e sim, como pesquisei no site dela, que pretende em breve ou um futuro distante um segundo livro. (AMEM SENHOR! :DDDD)

Super-recomendo a leitura desse livro! Já li por aí comentários negativos, dizendo que o livro é chato e bla bla bla, porém Stolen é uma experiência de leitura singular, tem um intensidade mental tão grande que se tornou incrivelmente surpreendente, comovente e apaixonante. ♥
Nota: 5 ♡♡♡♡♡
Karen229 10/10/2015minha estante
Definitivamente vai passar na frente na fila interminável ;)
Adorei a resenha *-*

Jessica A 10/10/2015minha estante
Ka, é muito bom! Sério, recomendo muuuuuuito! :D
Obrigada gata *-*

Lizzy 10/10/2015minha estante
Adorei esse livro também =)

Jessica A 10/10/2015minha estante
Lizzy, ameeeei! :D

Irtes 12/10/2015minha estante
Sua resenha como sempre maravilhosa..Parabéns!

Gabi 12/10/2015minha estante
Jess te entendo totalmente!!!!Sou uma maluca por vilões ;)Sabia que ia amar esse livro!!!

Jessica A 12/10/2015minha estante
Irtes *-* obrigada gatona :DDD

Jessica A 12/10/2015minha estante
Gaby, MUUUUUUUUUUUUUITOOOO OBRIGADA pela a indicação desse livro! :D

Camila 14/10/2015minha estante
esse livro me deixou com síndrome de Estocolmo com certeza até hoje sofro pensando no fim do Ty ele não merecia :/

Jessica A 14/10/2015minha estante
Tbm Camila, estamos na mesma! Precisamos de um psicologo kkkkkkkkkkkkkkk Eu vi no site da autora que ela pretende fazer a continuação dessa história, porém pode ser tanto breve, quanto em um futuro distante, só nos resta aguardar!

Pemberley 19/02/2022

Ty o sequestrador fofo
a forma epistolar que o livro foi escrito não colou, diversas descrições não foram nem um pouco condizentes com a idade da protagonista, tipo uma adolescente de 16 nunca seria tão cansativa como a gemma é narrando, parecia até uma velha.
O ty é fofo e só. Faltou profundidade pra o personagem me cativar pq toda a personalidade e e background foram jogado de forma tosca e bagunçada ao ponto de ser inverossímil inclusive nos momentos mais frágeis dele, mais uma vez não colou!
A única coisa boa foi o final em aberto, a autora realmente deu a cada leitor o poder de escolha sob a gemma e o que ela irá fazer em diante.

Denise.Rocha 24/02/2020

Muito bom!

Clara 29/04/2023

Não atingiu minhas expectativas
Esse livro tem uma proposta interessante de narrar os sentimentos e acontecimentos de um sequestro, porém eu acho que ele foi extremamente arrastado e mal desenvolvido, é difícil acreditar que li mais de 300 paginas por que pareceu muito menos ja que nada acontecia e nada ia pra lugar nenhum durante a maior parte do tempo, os personagens não me cativaram e o que me manteve lendo foi ver como ela iria escapar
vamos ao ponto positivo: eu achei o final super bem escrito, quando ela escapa, me senti dentro da mente dela e senti toda q confusão que ela sentia, achei a sindrome de estocolmo bem colocada, é perigoso escrever sobre ela por que corre o risco de parecer romantizado, o que não foi o caso, porém acho tb que essa ?afeição? que ela sentiu por ele foi bem do nada no final, então quando ela fica na duvida entre entregar ele ou não me parece estranho ja que 90% do tempo ela odiou ele, ela começou a sentir necessidade de estar perto dele praticamente no dia anterior que ele escapa, para gerar essa dúvida deveria ter
sido antes
não acho ele necessariamente ruim mas não funcionou pra mim

Sweetlyaah 29/08/2016minha estante
Concordo com você! Me senti tão tensa lendo esse livro, queria que ela escapa-se mesmo que ele morresse, porque, de verdade, não dá pra simpatizar com o Ty! Mesmo a Gemma o achando "gentil" o cara é um deturpado, nada daquilo teria acontecido se não fosse por causa dele e sua mente doentia, o pior é que apesar da Gemma ter entendido um pouco do que realmente aconteceu, fico triste porque parece que ela jamais vai se recuperar completamente da Síndrome de Estocolmo. O dano que o Ty fez foi tão grande que destruíu a mente da Gemma e isso me parte o coração...

Gabi 09/06/2022

Gosto de ler livros que me fazem questionar o que levam as pessoas a fazerem o que fizeram ou que fazem, com este nao foi diferente.
Sem palavras, muito bom, só indico que leiam.

Mariana.Campeis 17/07/2022

QUE BAITA LIVRO!!
Sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Sem contar que em nenhum momento o livro fica chato,estou encantada com tudo.

Natalia.Castro 06/08/2021

Stolen
Foi um livro diferente no estilo da escrita, no final entendemos o motivo. Ele aborda muito bem como é a síndrome de Estocolmo e, absurdamente, a gente começa a pensar como a vítima. Um bom livro, um final lógico, um olhar mais profundo sobre o assunto abordado no livro, gostei!

LeCorvalan 11/11/2014

Uma confusão de leitura, mas uma confusão muito bem vinda.
Quero começar essa pequena resenha com um trechinho que tirei do livro, pode conter spoilers ou não: "Uma frialdade rósea me acordou. Alvorada. Senti a falta do seu calor antes mesmo de abrir os olhos, e descobri que você não estava mais ali. Senti falta do seu calor. [...] Fiquei de pé. Meu corpo estava frio e precisava se movimentar. Olhei para a casa, mas não tive vontade de ir até lá. Não ainda. O que eu realmente precisava era sentir seus braços firmes e quentes em torno de mim..." E eu paro por aqui.

O livro é uma carta, narrado em primeira pessoa pela Gemma, uma menina de 16 anos que após uma briga com os pais no aeroporto de Bangkok, se afastou deles para tomar um café, onde ela se vê sendo observada por um rapaz de aparência muito atraente, de olhos azuis como o oceano, que acaba lhe pagando um café e se senta com ela em uma mesa onde começam uma conversa aparentemente banal, até que tudo começa a ficar muito estranho - e confuso.
A carta é destinada á ele, o seu sequestrador, Ty.
O livro conta a história sob a perspectiva de Gemma, sobre como os fatos ocorreram para ela, como ela se sentia em cada momento de seu "confinamento", sobre tudo o que ela pensava durante seu sequestro, e então depois dele. E de uma forma excepcionalmente clara e fluída a autora deixa transparecer em seu texto sentimentos da personagem que são conflitantes, enevoados e que fazem o leitor se afogar naquele mar de confusão.
Foi exatamente isso o que me aconteceu, eu me perdi na leitura, sentia tudo o que a personagem parecia sentir, vivenciava cada cena, cada pedaço da história como se fosse eu ali naquele deserto, no lugar da Gemma. E, em certo ponto do livro, eu comecei a me desesperar, no início ao menos, com aquele tanto de deserto e a paisagem cheia de areia e no meio de lugar nenhum. Eu odeio areia, odeio praias, e me senti sufocada porque me parecia deveras real a paisagem do local que a autora pintava no livro.
Deixando de lado um pouco do meu pânico quanto ao cenário, e me acostumando ao decorrer da história, eu me peguei torcendo ávidamente pelo Ty, torcendo para que os tais quatro meses se passassem e Gemma fizesse sua escolha, torcendo que eles pudessem ficar juntos, e sinceramente, não me senti nada doente em pensar isso. Muito pelo contrário, sou suscetível à gostar de tudo aquilo que normalmente as outras pessoas achariam loucura ou errado...
Enfim, no fim do livro, e sem dar spoilers, eu me senti... não tem como descrever o que eu senti, em poucas palavras, eu não conseguia saber o que eu pensava da história, se eu tinha gostado ou se eu tinha amado. Se eu gostava do Ty ou se eu acabei o odiando. Se eu apoiava a decisão final de Gemma ou se eu a abominava. Me peguei pensando principalmente, que queria uma versão dos fatos sendo contados pelo próprio Ty, para ver outro ponto de vista que não fosse o da Gem, porque ás vezes eu me sentia tão confusa que me pegava divagando: "Será que foi realmente isso o que aconteceu, ou a Gemma viu tudo sobre uma camada de pavor?". No entanto, no fim, ainda não sei... Eu só queria que aquele final fosse outro, queria uma escolha de Gemma que pudesse conciliar tudo, sua vida ali no meio do nada com o Ty e sua vida antiga em Londres, queria que de fato ela o houvesse salvo, do jeito que ele precisava e queria.

De qualquer jeito, o livro vale cinco estrelas apenas pelo motivo de ter me deixado tão presa na história, que de fato, me senti como a própria Gemma, e são poucos os livros que me causam isso. E pela sua intensidade de emoções, eu indico a leitura a qualquer um.
Pode ler, que você nunca irá se decepcionar totalmente com o livro, ou amá-lo ou odiá-lo por completo. Serão apenas sentimentos conflituosos... Uma confusão de leitura, visões e pensamentos, assim como tentar descobrir quem Ty realmente é.

Tha 18/09/2021

Estranho
No final do livro, o Ty ganhou meu coração, mesmo tendo feito coisas que uma pessoa normal não fazeria. A percepção dele é bem diferente das pessoas normais, isso eu consegui entender com simples detalhes da convivência de Ty e Gem. O final me deixou com entusiasmo, pensando que poderia vir algo bastante interessante. Mas não, o final ficou a desejar, porque eu estava esperando um final mais romântico. E NÃO, ELA NAO ESTAVA COM ESTOLCOMO; desde o início, Gemma sentiu algo diferente por Ty, sem contar que nos finais dos capítulos, ela ficava entre duas percepções, odiava o Ty por ter feito ela passar por tudo isso, e ao mesmo tempo o amava.

Eu teria gostado mais se o final mostrasse algo amais. Mas também preciso voltar a realidade de que, Gemma só tinha 16 anos.

Mas é isso, eu comecei a ler esse livro com expectativas grandiosas, até porque gosto desse tipo literário.

Nem muito bom, e nem ruim. Dou nota três.

Lu Oliveira 14/11/2015

Síndrome de Estocolmo Literária
Gemma está no aeroporto de Bangkok a espera de um vôo para o Vietnã. Após uma discussão com seus pais ela decidi tomar um café numa lanchonete. O cara do balcão se recusa a receber seu dinheiro e um cara se oferece para pagar o café pra ela. O que ela não sabe é que seu café foi drogado.
Depois disso Gemma já não se lembra de muita coisa. Ela acorda numa casa quente em meio ao deserto, e não lembra de nada até ali.

Ao longo do livro acompanhamos o desespero dela por não saber onde está, por não saber o que vai acontecer com si mesma. No início ela se recusa a cooperar com seu raptor, mas aos poucos ela vai cedendo, quando percebe que não tem a mínima chance de escapar.

Conhecemos o Ty, o sequestrador. Vemos muitas coisas pelos olhos dele. É contado um pouco de sua história e como ele conheceu Gemma. É contado também, o por quê da fixação dele pela personagem.

O livro inteiro é contado em forma de carta, pela visão da Gemma. Ao longo do livro nós acompanhamos todas as emoções dela. Vemos que Ty, é perturbado de alguma forma, embora desde o início eu soubesse que ele não ia fazer nada com ela. Acho que posso ter desenvolvido a síndrome de Estocolmo também, afinal durante a leitura eu cheguei a torcer por eles.

Não me joguem pedras. Sei que o fato dele ter drogado e sequestrado ela não foi o correto, mas na cabeça dele, ele estava salvando-a e estava "apaixonado" por ela. Sei que ele levou esse amor até as últimas consequências, mas pra mim foi impossível não amar o Ty.
Tem algumas cenas engraçadas ao longo da livro. A leitura é super fluída. Tem muitas cenas tristes também. Eu como sou feita de açúcar derreto de tanto chorar.
Recomendo à todos.

Ps. Ty eu te amei tanto, me diz que não foi tudo mentira? Fiquei tão triste de não saber o que aconteceu com você :"(
Fernanda 14/11/2015minha estante
Gostei de sua resenha, vou procurar o livro na biblioteca para le-lo, é uma serie? Alias ele me lembrou mt um livro chamado O colecionador, inclusive pela borboleta em ambas as capas, da uma olhada depois nesse livro!

Lu Oliveira 14/11/2015minha estante
Fernanda, ele é livro único até onde eu sei. Vou dar uma olhada nesse outro. :)

Fernanda 14/11/2015minha estante
Estranho pq acho q ja vi essa capa em outras cores, ai achei q fosse uma serie e tal, olhe sim, to louca pra ler mas n comaigo baixa-lo no exilado :(

Ariella 17/11/2013

Stolen
CUIDADO: Esse livro pode fundir sua cabeça!

Stolen conta a história de Gemma uma adolescente que é raptada por Ty um garoto com sérios problemas.
O livro é contado em forma de carta da Gemma para o Ty.
Ty leva Gemma para o deserto Australiano , e lá ela tem que aprender a sobreviver e tentar fugir.
O livro traz a síndrome de Stocolmo , por mais que Ty tenha muitas atitudes erradas vocẽ vai ter sentimentos confusos em relação a ele e até gostar.
Confesso que eu mesma tive a síndrome de Stotocolmo lendo esse livro HaHa.Eu gostei do Ty Gente!
O final é bem assim: PQP! Como Assim!
Recomendo muito esse livro ele vai fazer você ter emoções intensas e contráditorias.

site: http://leitorasestupidas.blogspot.com.br/2013/11/resenha-stolen-raptada-por-lucy.html
Raísa 16/03/2014minha estante
Confesso que gostei do Ty e o fato dele tê-la sequestrado não diminuiu no meu afeto por ele.