Stolen

Stolen Lucy Christopher

Resenhas - Stolen

Vanessa.Pitsch 30/05/2014

Stolen
Acredito que Ty ganharia a simpatia de qualquer sequestrada... Apesar de ser um sequestro, uma violência contra uma pessoa, parece que ele realmente não desejava mal à ela, e isso ficou provado com o desfecho.
Mas gostaria de saber qual foi realmente seu depoimento...

Juh 05/10/2015

?????!
Confesso que quando comecei a ler Stolen fiquei bem animada e interessada ao decorrer dos primeiros capitulos. Mas quando Ty revelou o motivo de ter sequestrado Gemma, eu fiquei totalmente absmada com a explicação vazia e egoista dele. Eu nao pude acreditar que uma autora com uma escrita tao boa poderia usar suas palavras e seu tempo, pra escrever um livro assim. Egoista e sem proposito! Ty é um personagem confuso e sua historia mesmo que clara deixou a desejar. Gemma é incrivel. É a unica coisa realmente boa nesse livro. E por fim, o final, a impressão que fiquei foi que a autora percebeu a furada que era essa historia resolveu terminar o livro assim, com um grande vacuo sem o ponto final que toda historia pede. Por que se houver uma continuaçao (por favor,nao!), nem posso imaginar o que ela vai inventar. Porque o livro não se trata sobre amor nem amizade. Você nem ao menos sente simpatia pelo personagem. Enfim, se o proposito do livro foi dar uma ideia sobre o que é a sindrome de Estocolmo, tudo bem, serviu ao seu proposito. Mas se sua intençao foi ser um romance, passou longe.
K. 06/12/2015minha estante
Acredito que o propósito do livro foi demonstrar as consequências da Síndrome de Estocolmo. Até por ser epistolar, a maneira como o Ty foi descrito foi extremamente romantizada. Eu achei péssimo porque algumas pessoas leram e se apaixonaram por ele, mas esqueceram do absurdo da situação: ele é um sequestrador. Ele é sedutor, precisa ser. Ele seduziu a Gemma e tornou-a cativa de seus próprios sentimentos. A falsa ilusão de que Gemma teve alguma escolha fez com que alguns achassem que ele estava salvando-a, sendo que ele foi sim violento, e tirou a liberdade de uma garota da idade dela de viver. Ele, em nenhum momento, foi compreensivo. O fato de ele não ter estuprado a menina foi somente uma questão de fingir ser bom, ao meu ver. Ele deixou claro que queria que ela se entregasse a ele "de espontânea vontade". Mas há espontânea vontade se você está no deserto, sequestrada, e só vê um homem que tenta lhe seduzir?
Acho que o que você entendeu é exatamente o que a autora quis passar. Na verdade, eu prefiro acreditar que sim, pois pensar que ela tentou romantizar uma violência dessas é muito pra acreditar.

Nicolas.Guilherme 26/12/2015

DECEPÇÃO
só irei dizer uma coisa sobre o livro e depois vou embora: CHATOOOOOO!!
estava pensando que como todo mundo gosta dessa bosta.todo mundo que eu conheço que leu o livro diz que o livro é uma história de obsessão e sequestro a níveis de
dias perfeitos,o colecionador e misery .ambos livros excepcionais.mas este livro não

LT 20/07/2016

Antes de mais nada, você precisa saber o que é a Síndrome de Estocolmo: "(Stockholmssyndromet em sueco) é um estado psicológico particularmente desenvolvido por algumas pessoas que são vítimas de sequestro. A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com o seu raptor, ou de conquistar a simpatia do sequestrador. Pode ser também chamado assim uma série de doenças psicológicas aleatórias. "

Dito isso, eu posso sentar no divã de um psicólogo para comentar sobre esse livro. Como não tenho um, vocês serão os meus ouvintes sobre esse livro que me deu uma ressaca literária de meses e, até hoje, eu não sei responder se gostei ou não, e se é bom ou não!

Da autora Lucy Christopher, Stolen começa de forma previsível se você ler a sinopse. A gente já sabe que a mocinha, Gemma, será sequestrada por Ty, esse que já vinha observando a mocinha durante anos até o momento do crime se concretizar. Mas por qual motivo ele escolhe Gemma? Gemma está viajando com os pais e durante uma escala para Bangkok, a mocinha se afasta deles para comprar um café. Sabe aquela primícia que nossos pais nos ensinavam quando éramos pequenos? De não falar com estranhos? Nossa mocinha não prestou muito atenção nessa pequena dica! Ela permite que os olhos azuis encantadores de Ty a hipnotizem e ela resolve deixar o belo moço lhe pagar o café. E pronto! Ty a arrasta, drogada e sem ajuda nenhuma, do aeroporto para algum ponto da Austrália. E nesse cenário, ele lhe proporciona tudo que é possível, com a única exceção de que ela não sairá mais dali. Que louco!

Nesse ponto da história, Gemma e Ty estão no meio do nada e a gente no qual será o próximo passo de ambos e o limite deles também! Assim como a mocinha, percebemos que o vilão (ou mocinho, não sei) sabe muito de sua vida ao longo dos anos. Ele descreve cenas e situações em que ela viveu, assim como se mostra muito íntimo do relacionamento dela com os pais. Porém, Ty não é nenhum mocinho, vamos deixar isso bem claro. Eu sei disso! Mas os atos dele, os momentos de extremo cuidado com Gemma, me deixaram a beira de um colapso nervoso. Lucy escreve com tanta maestria que é impossível não criar um vínculo por ele.

A forma adotada na escrita também ajuda. O livro é uma carta pessoal de Gemma para Ty, logo após o fim do sequestro da mocinha. A gente vai vendo os momentos em que ele começa a quebrar emocionalmente a Gemma e o momento em que a mesma começa a amar (?) o seu algoz! É surreal! A autora nos coloca em uma montanha russa de emoções. Você pega o livro e não consegue mais largar.

Confesso que o final deixou a desejar. Uma pena, mesmo! Foi tudo muito corrido e eu fiquei procurando por páginas escondidas, ou por páginas perdidas pela internet. Ainda mexe com a minha mente e eu ainda não aceito a forma como foi conduzido!

A autora vai, ao mesmo tempo em que desenvolve a síndrome na Gemma, ela o faz com o próprio leitor. Cheio de mistérios e sem mais personagens para nos apegarmos, não sabemos se amamos ou odiamos o Ty! Eu passei por momentos de pura afeição por ele, cheguei a torcer para que o romance finalmente acontecesse... e me senti doente por isso!

Então, levante já daí e pegue Stolen para ler. Eu não te garanto que você vá amar, mas garanto que 'odiei' não vai ser o sentimento final. A leitura dessa 'carta' é mais que recomendada, mas os sentimentos finais... serão extremamente conflitantes!

Resenhista: Bianca Senna.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Rogéria 31/07/2016

"Stolen" foi uma grata surpresa em vários momentos. Eu esperava um romance antes de saber qual era a história, depois que comecei a ler eu NÃO queria que fosse um romance de jeito nenhum mas temia que fosse, e quando finalmente o final chegou eu fiquei surpresa porque a autora conseguiu criar uma história romântica sem ser romântica, e fiquei ainda mais surpresa pq, embora achasse que a autora fez o correto com a história, eu me vi triste com o final, e muito triste pelo Ty. Gostei bastante do livro e recomendo bastante. Vale muito a leitura.

Tamyres 29/08/2016

Emocionante
O livro fala sobre uma adolescente que é sequestrada por um maníaco.

daiane.souza.c 31/08/2016

Stolen - Carta ao Meu Sequestrador
O tema central do livro é a síndrome do Stocolmo (quando a vítima desenvolve sentimentos ou se apaixona pelo seu sequestrador) e isso é esclarecido logo na sinopse, nos deixando cientes do que nos espera pelo caminho.
O livro começa em um aeroporto onde Gemma está indo em uma viagem com seus pais, que como a própria Gemma os descrevem, são um tanto negligentes e dão mais importância ao trabalho do que para a única filha. Durante a espera do vôo, Gemma decide ir comprar um café, fato que inconscientemente mudou sua vida dali para frente. Gemma acaba não levando dinheiro nacional e de repente um completo estranho - ou pelo menos é o que ela acredita até esse ponto - muito atraente e bonito, chamado Ty, se oferece para pagar pela sua despesa e os dois começam a conversar. Porém, sem perceber, Ty insere uma droga na bebida de Gemma, fazendo com que a mesma perca a consciência e não se dê conta dos seus planos. Ty consegue disfarçar Gemma e despistar todas as possíveis suspeitas, levando Gemma para um destino completamente diferente de sua rotina, sendo o deserto Australiano o único local que Gemma terá acesso por um longo tempo. Stolen é aquele livro que passe o tempo que for, nós sempre nos lembraremos dele com todo amor e carinho.

PS: Para conferir a resenha completa, acesse o blog abaixo.

site: asloucasdoslivros.blogspot.com

Luiza 02/09/2016

Chocante
Faz repensar sobre a mente e as pessoas

Giovana.Oliveira 05/09/2016

Raptada ou não?
Stolen é um livro que indico para adolescentes que gostam de aventuras, romance em situações inusitadas. Aprendi coisas que nunca imaginava sobre a Austrália. Romance nada clichê, com muitas referências. Tenho certeza que quem ler, vai se encantar.

Fabi129 13/10/2016

FIQUEI COM UM NÓ NA GARGANTA :'(
''— Por que eu? — sussurrei. — Por que não outra pobre-coitada?
— Você é você. Você me encontrou.''

Comecei este livro na tarde de quarta e terminei na manhã de quinta.
Leitura super rápida, narrado em primeira pessoa, por meio de uma carta.
Sabe o personagem vilão que você se apaixona?
O que se for raciocinar direito, não é a lógica certa.
Mas me diga quem leu, como que em vida, eu não gostaria de Ty?
Sim, eu sei que foi ele que sequestrou Gemma....
Mas tem aquele grande porém, quantas vezes ele salvou ela?
No decorrer você percebe o quanto ele a ama.
E para mim não é pura obsessão.
Sei lá, acho que gosto desses romances meio impossíveis, que existem barreiras que o impedem.
Gemma é uma garota de 16 anos que está no aeroporto com os pais.
Ela logo repara que um homem a esta observando.
Reparem na descrição gente:

''No aeroporto, naquele dia de agosto, você tinha aquela expressão em seus olhos, como se quisesse alguma coisa de mim, como se a quisesse há muito tempo. Ninguém nunca tinha me olhado assim, com tanta intensidade. Isso me perturbou, me surpreendeu, eu acho. Aqueles olhos azuis, bem azuis, um azul gelado, olhando para mim como se eu pudesse aquecê-los. Eles são muito poderosos, seus olhos, você sabe disso, e muito lindos também.''

Se um cara assim começa te observar, você não ia recuar né?
É claro que também ia ficar curiosa, instigada a conhecê-la.
E foi o que aconteceu com Gemma.
Pena que não foi como ela imaginava que seria..
Por quê?
Ty é o cara que a sequestra e a leva para o deserto na Austrália.
Lá ele a deixa presa em uma casa.
Ela logo várias vezes tenta fugir, mas logo percebe que é intransponível ela conseguir fugir dali sozinha.
Logo ela se vê sem outra escolha a não ser conviver com o seus sequestrador.
Ty com seu jeito carinhoso a trata com ternura, tentando fazer com que ela consiga amar o lugar que eles estão.
Depois de um tempo, Gemma descobre que Ty a viu na primeira vez quando ela tinha apenas 10 anos. E que daí em diante ele a esteve observando.
Olha eu também achei ele no começo um monstro.
Pensa, você ser sequestrada por um cara e saber que ele há 6 anos vem te observando.
O que logo você pensa é que ele é um maluco ok?
Mas há uma história por trás disso tudo.
Ty tem seu drama também.
Ele pode até ser doente, mas eu me vi conquistada pelas suas atitudes para com Gemma.
Muitos podem discordar dessa opinião.
Gemma mesmo entra em conflito com ela própria quando se vê gostando dele.
O final me deixou com um nó na garganta que quase me levou às lágrimas.
Perante a sociedade ele pode ser um sequestrador.
Para mim, ele sempre será um cara afetuoso e que sempre se preocupou com o bem estar de Gemma.
É, acho que peguei também a SÍNDROME DE ESTOCOLMO: Caracteriza-se pela identificação afetiva da vítima com seu sequestrador.
E que todas que leram este livro se sentem assim.
RECOMENDO MUITÍSSIMO!

Mi 13/10/2016minha estante
"Se um cara assim começa te observar, você não ia recuar né? " kkkkkk rss...mano se é comigoooo..cara é melhor deixar em off...vou ler no fim de semana e sobre estocolmo eu ja sofro disso a seculos kkkkkk
Amei a resenha kkkk estao cada vez melhores bjssssssssssssss

Stefani 13/10/2016minha estante
Kkkk amiga confesso q pelo q eu li na tua resenha eu fiquei com um pouquinho de medo desse sequestrador kkkk, mesmo ele tendo lindos olhos azuis ainda sim da medo kkkk. Ótima resenha amiga =)
PS: mas se ele for extremamente gato acho q da pra superar o medo kkkkkk.

Fabi129 14/10/2016minha estante
kkkkkkk nós sofremos a tempos ne Noemi kkk
Patch, Rick, entre outros kkkk
agr Ty p/ completar minha lista

Fabi129 14/10/2016minha estante
ah vale a pena ler sim Stefani
não é livro que da medo assim nao
é um romance conflitante
uns gostaram do Ty
outros nem tanto
mas leia e tenha a sua opiniao lindinha :)

Mi 14/10/2016minha estante
Cara assim que vi a sinopse desse livro lembrei do Rick..
Faz tempo que nao me apaixono por um vilao..A la Warner my life

Maravilhosas Descobertas 13/10/2016

Stolen, Raptada- Carta ao meu sequestrador.
Creio eu que todos já leram um livro que ficou voltando na mente o tempo todo, aquele final difícil de entender, uma morte impossível de engolir ou então uma narrativa extremamente cativante. Se você quer ter essa sensação novamente ou então, nunca teve oportunidade de sentir isso, lhes apresento Stolen- Carta para o meu sequestrador.

Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no 4 de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções… Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues…

O livro é muito bem estruturado, e os personagens principais são bastante transparentes, é o tipo de obra que a maioria ama, mas por motivos diferentes, feita para deixar o seu psicológico no chão . Foi bastante inteligente a ideia da autora, pegar a síndrome de Estocolmo e mostrar a verdade sobre ela, digo isso porque hoje em dia a maioria dos autores floreiam muito as histórias e é exatamente por isso que Stolen se destaca, se Lucy Christopher não tivesse sido honesta como foi, acho que eu nem me daria o trabalho de continuar a leitura.

Mas eu ainda estava olhando para as lamparinas. Você notou,
pegou uma e a estendeu para mim. Eu a segurei pelo bojo; a fina
alça de metal tilintou no vidro. Você começou a me explicar como
usá-la. Quando se virou para me mostrar outra, eu a levantei para
golpear você, mas meus braços tremiam demais. Fiquei parada ali,
com a lâmpada levantada, parecendo uma idiota. Você percebeu
minha intenção, recolocou a segunda lamparina na prateleira e
estendeu as mãos para a que eu estava segurando.
— Você não vai se livrar de mim assim — você disse.

São os dois lados de uma mesma moeda, de um lado encontramos Gemma: amedrontada, confusa e vivendo em um cativeiro. E depois temos Ty, atencioso, paciente e é claro, um sequestrador. Nada no livro é pela metade, todas as emoções são incrivelmente fortes.

Você se sente dentro da casa, junto com eles, é pertubador. Não me levem a mal, sou fã dos romances água com açucar, mas se você quer mesmo conhecer todos os lados que o amor pode ter, esse livro é o ideal.

Eu podia ver mamãe suplicando diante das câmeras, e
chorando quando as luzes ficaram mais fortes.
Mas seu cheiro de terra invadiu minhas narinas. E seu corpo
começou a me sufocar. Seus braços me envolveram como um
cobertor, seu peito era grande como uma pedra.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2015/11/stolen-raptada-carta-ao-meu-sequestrador_30.html

Beatriste 20/01/2019

CHOREI PELA CAMELA!
Livro incrível, mas acho que o final poderia ser diferente.

Eu to triste só isso que tenho à dizer.
anny 07/02/2019minha estante
Eu já li esse livro três vezes e não superei o final até hoje.

Myllena 13/03/2020

interessante.

Carla839 21/09/2020

Estocolmo diz oi
O enredo é bem o tipinho que me prende a atenção, o sequestrador é biruta biruta, adorei a forma que o livro foi escrita e a narrativa me envolveu. Não consegui me apegar aos personagens, achei que muita coisa que acontecia era bem conveniente, mas ao todo fazia sentido. Gostei da forma como o autor constroi a relação dos personagens.