Mainstream

Mainstream Frédéric C. Martel

Resenhas - Mainstream

Clio0 25/09/2023

Os 15 Minutos de Fama de Warhol e as Assinaturas de Dali foram as precursoras da proposta de Frédéric Martel... tudo é arte e arte é comercíavel.

Em quase quinhentas páginas, o autor expõe sistematicamente a forma como a propaganda ideológica é vendida em garrafas e coca-cola e a bunda brasileira se propaga em cadeias televisivas.

Diferente de algumas teorias clássicas, esse livro argumenta que a a produção cultural torna-se de massa, ao invés de surgir para tal. Assim, tudo o que temos de tipicamente seja-lá-qual-for-sua-nacionalidade é observado, analisado, transformado e finalmente ofertado para o mercado mundial.

O exemplo mais interessante é realmente a já famosa novela brasileira que encanta pessoas de diferentes culturas por ser, na maioria dos casos, "exótica" ou generalizante. Logo, tudo que é interessante localmente ou formado na atualidade tem que ser cuidadosamente adaptado ou será um mau-propagador/não-comerciável.

Por que Escrava Isaura fez mais sucesso internacionalmente do que a aclamada Que Rei Sou Eu? Porque é uma tem sua fantasia facilmente assimilada por seu contexto histórico enquanto a outra exigia um profundo conhecimento da política brasileira da década de oitenta.

É um texto rico e delicioso, porém é uma proposta acadêmica e o autor escorrega frequentemente em sua apresentação para o público leigo. Leia com cuidado.
QUEIJO460 25/09/2023minha estante
Muito interessante.

André Goeldner 12/12/2013

CULTURA COMO ARMA
O livro mostra de forma clara como a cultura virou uma forma de dominação do homem pelo homem. O que importa na globalização cultural é exportar a sua cultura e fazer dela a do outro.

Gabriela Gonçalves 01/03/2022

Sinceramente, a leitura não foi tão boa quanto eu achava que seria. O tema é interessante, mas a leitura acabou se tornando datada. A pesquisa que o autor fez é de meados de 2008, com uma edição brasileira de 2012, comprada por mim em 2017 e lida em 2022. Muito tempo se passou e muita coisa mudou, mas esse nem é o grande problema. O livro tem muitos altos e baixos em relação ao ritmo de leitura. Alguns capítulos são interessantíssimos, outros são bem difíceis de ir até o fim. Na reta final eu já estava cansada de tudo aquilo. Além disso, achei que o autor teve um olhar muito tendencioso ao falar dos lugares fora do eixo EUA e Europa. Fazendo umas ?críticas sutis? em relação à economia e a forma que alguns países fazem negócios no meio entertainment e pegando leve com as coisas que os EUA fazem para exportar ?sua? cultura e lucrar. Enfim, não foi uma leitura que gostei muito, mas foi interessante. Acredito que se a pesquisa fosse feita atualmente, esse tema ia render muito.

LG 20/05/2018

O senhor Martel traz nesta obra o conteúdo mais denso que ja li sobre a indústria do entretenimento e mídia. Leitura essencial para se entender como o mundo pode progredir, ou seria regredir?
Recomendo fortemente a sua leitura!!!

Júnior 14/07/2020

Explora muito bem toda a questão dos jogos de poder desenvolvidos em torno da cultura no mundo globalizado.

Diego 01/03/2021

"O nome dessa indústria não é show art, o nome dessa indústria é show business"
O livro é 2010, como o próprio autor aponta estamos em um processo de mutação acelarada. Quando pensamos na mídia no Brasil pensamos na rede globo. Entretando, o autor aborda de uma perspectiva globalizada. É interesse visualizar as cifras milionárias por trás da guerra cultural tantas vezes salientadas e como o conteúdo que consumimos é fortemente influenciado pelos EUA, ditando padrões de consumo e beleza pelo mundo. Como as empresas buscam se adaptar para conquistar novos espaços e as tentativas de superação as barreiras nesse processo. O autor é um pouco prolixo em alguns momentos, cada novo personagem introduzido é acompanhado de uma descrição do espaço tempo da entrevista. O capítulo de conclusão com certeza é o melhor de todos quando o autor retoma as ideias postas de uma maneira mais diretiva. Excelente livro para compreender um pouco mais dos jogos de poder que nos cerceam e influenciam.