Mr. X

Resenhas - Mr. X

Landerson 03/10/2021

Esperava Mais...
Então...
Não é extremamente ruim, mas é muuuuuuito maçante, prolixo e chato em muitas partes. Não ente do como esse livro é taxado e vendido de terror. Porque sinceramente, passa bem longe.
Pensei em abandonar várias vezes, mas a escrita do autor é boa e isso segura o leitor.
Recomendo, sem grandes expectativas.

Levi.Rodrigues 30/10/2020

O time para que torço, o desejo e o soprar da vela.
Esta resenha será diferente. Primeiro vou falar sobre o time para que torço. Depois farei um desejo e soprarei a vela.

Sou irresistivelmente influenciado pelo Peter Straub. Ele é o time da casa. Se você espera uma resenha imparcial e técnica, não conte comigo. Só há elogios ali embaixo.

Mr. X foi um dos livros mais divertidos que li em 2020. Possui a marca da prosa e da técnica de Straub. O livro é mais ou menos como um presente de Natal para quem passou a infância lendo histórias de horror e antigas revistas de bancas de jornal com suas fontes gosmentas e tremidas de caixa alta. Abrir essas páginas é desembrulhar o presente feito sob medida. Por fim, existem estruturas narrativas quase invisíveis que me fazem dar pulinhos de alegria perto da árvore enfeitada, porque esqueço que estou lendo um livro.

Em Mr. X vivi uma aventura, e é isso que importa. Fui uma criança de novo e Peter Straub é meu Papai Noel.

Agora faço aqui o desejo esperançoso de que Peter Straub se recupere logo de suas condições clínicas, saia do hospital e retorne para sua família; que volte a fazer o que ama e que nos escreva mais cartas abertas.

Agora, sopro a vela e desligo a luz.

site: linktr.ee/levidr7

Rafael 19/06/2017

Morno
Tem seus pontos positivos assim como tem os negativos. É uma história morna, que não empolga, onde se fica esperando o ápice que não vem. Sem mencionar que, na minha opinião, esse livro não se trata de uma estória de terror!!! Pra um livro de Peter Straub, está muito abaixo do esperado.

Mah Sixx 14/06/2016

Incrível!
Uma obra definitivamente completa! Straub nos faz viajar por um universo novo, único. Os personagens são complexos, cada um escravo de sua própria história; histórias estas que caminham até se encontrarem em um único ponto. Ambientado perfeitamente, Mr.X ultrapassa a linha do comum, do esperado e vai além do entendimento simplista. Se você deseja elevar o conhecimento, por favor leia este livro.

Lia Gabriele 08/01/2015

Mr. X não é a melhor obra do autor
Peter Straub costuma se destacar, entre outras coisas, pela construção de personagens fortes e marcantes. Em Mr. X, porém, ele não está em sua melhor forma.

Embora a sinopse seja atraente, o resultado é decepcionante. Os personagens são tão desinteressantes e recheados de clichês que o leitor acaba perdendo rapidamente o interesse pela trama. O grande número de personagens contribui para esse quadro de falta de aprofundamento.

O ritmo é tão repetitivo que chega uma hora em que o interesse no que está acontecendo se perde. E isso, aliado aos já referidos lugares comuns, torna a experiência de leitura fraquíssima. Também não ajuda aquela velha divisão simplista de Bem versus Mal, como se as pessoas fossem assim, tão facilmente encaixadas em rótulos.

Infelizmente, o título parece fadado a se tornar um daqueles que você sabe que leu, mas rapidamente vai esquecer. Embora o final ensaie um questionamento interessante, não é o suficiente para valorizar a obra.

Se você quer mesmo conhecer o autor, opte por outros títulos. "Um lugar especial" e "O clube do fogo do inferno" são ótimas pedidas.

Jo 31/08/2012

Será um caso de vidas passadas, viagem no tempo ou sósias?
O tema proposto para o mês de agosto, para o DL/2012: terror.

Como não gosto do gênero, tinha decidido ler um dos títulos do Stephen King, tão elogiado por todos os que amam histórias de terror. Quis o destino que alguns meses atrás eu esbarrasse com uma promoção na livraria Nobel, onde encontrei MR.X por R$ 9,90. Não tive dúvida, a ocasição fez o ladrão, e meu livro de agosto já havia me escolhido.

Surpreendentemente, a história me consumiu do início ao fim. Mr. X é sim o tipo de livro que eu gosto. Uma mistura de sobrenatural, suspense, humor negro e crimes.

A narrativa de Straub, que eu não conhecia, é ágil e empolgante. Você nunca sabe o que esperar no próximo capítulo. Gostei muito e nem achei assim tão aterrorizante. Confesso até que em alguns pontos, a história deixou a desejar. Mas... valeu a pena e minha nota é 4.

. A história narra a vida de Ned Dunstan, que, aos 25 anos, passa por uma terrível experiência a cada aniversário: ano após ano, desde muito pequeno, o dia de seu aniversário é marcado por uma angustiante paralisia, que faz o seu cérebro ou seu espírito, testemunhar cenas de um crime bárbaro sempre cometido por um homem de preto, a quem Ned chama de Mr. X.

Com a intuição de que sua mãe estava prestes a morrer, Ned retorna a sua cidadezinha natal e, no leito de morte da mãe, lhe é revelado um dos segredos que sempre rondou a sua vida e pode levá-lo a acabar, de uma vez por todas, com as terríveis visões que lhe atormentam.

Poleto 06/03/2010

Mr. X.
Mr. X é uma história escrita com maestria e que trata do tema do doppelgänger. O aniversário de Ned Dunstan está se aproximando, e todos os anos, nesta mesma data, Ned é tomado por uma convulsão paralisante aonde é obrigado a assistir cenas de assassinatos sádicos cometidos uma figura misteriosa e extremamente má a quem Ned chama de Mr. X (que acredita que todos os contos de H. P. Lovecraft formam, juntos, uma bíblia, a qual ele é um fiel seguidor).

Ned é levado de volta a sua cidade natal quando tem a visão de que sua mãe, Star, está morrendo. Antes de morrer, ela diz a Ned o nome de seu pai, nunca dito antes, e avisa-o que ele corre grande perigo. A partir daí, Ned decide descobrir informações sobre seu pai, o que o leva a uma série de eventos estranhos, macabros, e surreais, e que aos poucos revelam informações sobre seu pai, sua fantástica família, e sobre si mesmo.

Desde que escreveu Koko, em 1988, Straub especializou-se em suspenses macabros e densos, com grandes detalhes da vida em pequenas cidades e com personagens ordinários que descobrem que os crimes extraordinários que investigam levantam dúvidas sobre suas integridades morais. Com Mr. X, Straub voltou às suas raízes, escrevendo uma história sobrenatural, porém, sem perder os elementos acima.

Leitores mais atentos reconhecerão nesta trama histórias sobre os conturbados relacionamentos familiares, e uma crescente odisséia sobre o auto-conhecimento, além, é claro, de um profundo estudo sobre a natureza humana (fatos que já tornaram-se comuns na obra de Straub).

Com Mr. X, Straub volta ao gênero que o consagrou no passado, com uma narrativa densa, mas que flui como se estivéssemos vendo um filme.

Não à toa, este livro ganhou o prêmio Bram Stoker quando foi lançado.

(Publicada originalmente em: http://casadasalmas.blogspot.com/2010/03/mr-x.html)
Bradley 21/07/2015minha estante
Ótima resenha Poleto.
Eu vou começar em breve a leitura deste livro.