O Picapau Amarelo

O Picapau Amarelo Monteiro Lobato

Resenhas - O Picapau Amarelo

maysabz 22/12/2023

Minhas leituras são um mistura de livros históricos, fantasia, romance e os infantis kkkk Desde criança era apaixonada por assistir o sítio do pica-pau amarelo, esse livro aqui eu não conhecia e foi uma leitura um pouco lenta. Não gosto de algumas frases do Monteiro Lobato, mas é interessante considerar o contexto em que a obra foi escrita, gostei das referências a tantas fábulas e a mitologia grega, é uma boa aventura para crianças.

Rinaldo 23/07/2023

O PicaPau Amarelo
Uma grande obra do grande escritor Monteiro Lobato. O seu legado ainda hoje é apreciado por diversas pessoas, de diferentes faixas etárias.

MARIANA 03/10/2022

Livro pequeno e muito bom oara ler em um fim de semana, com sua história descontraída, será perfeito para aqueles que adoram aventuras e conto de fadas.

Wagner 23/04/2022

COISAS ABSTRATAS
(?) De modo que se as coisas do Mundo da Fábula não existem, então também não existem nem Deus, nem a justiça, nem a Bondade, nem a Civilização - nem todas as coisas abstratas (?)

(?) - os anoes nós os venderemos como escravos. Devem ser ótimos para cuidar de jardins (?)

In: LOBATO, Monteiro. O pica-pau amarelo. São Paulo: Brasiliense.
Cap I - a cartinha do polegar.
Cap XIV - derrota dos piratas.

Clau Melo 05/02/2022

Furdunçu no Sítio...
O Picapau Amarelo foi publicado em 1939.
Cinderela, Chapeuzinho, Pequeno Polegar, Dom Quixote, Peter Pan, Capitão Gancho e outras personagens visitam o Sítio e fazem o maior furdunçu...
Não tem como não gostar dessa aventura!

Deeh 30/08/2021

Gostei de ler este livro, é bem divertido e através dele relembrei de minha infância . Mas também aprendi coisas ; tanto sobre os personagens do sítio do pica pau amarelo quanto das diversas mitologias.
É um ótimo livro para aqueles que querem incentivar a leitura de seus filhos ou sobrinhos.

Welliton.Moreira 27/04/2021

Nostalgia demais com essa história
LOBATO, Monteiro. O Picapau Amarelo. Ed. Autêntica. 2019

Ah como eu amo tudo que vem de Monteiro Lobato, é um dos meus autores brasileiros favoritos, senão o mais favorito mesmo. Eu viajo nas histórias de Lobato, me mantêm preso as histórias até o fim, é incrível em como ele une vários personagens de histórias clássicas em apenas um livro.
Dessa vez o Sítio de Dona Benta e as redondezas acabam se tornando o lar de todos os personagens de fábulas como: Branca de Neve, Peter Pan, o Pequeno Polegar, os heróis gregos, dentro outros. Tudo vira uma verdadeira bagunça para os adultos e a maior diversão para as crianças.
Neste livro podemos acompanhar a inteligência de Emilia para resolver certos tipos de situações, e em como sempre sobra o mais perigoso par ao pobre Vinconde de Sabugosa.
Este livro é pura nostalgia, e eu recomendo a todos e a todas as idades, Monteiro Lobato não decepciona, quando você perceber vai querer ler todos os outros desse autor. Uma das minhas mais prazerosas leituras desse ano.
Cicero26 09/03/2024minha estante
Eu morava nesse sítio quando era garoto!

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

O Sítio do Picapau Amarelo é um lugar mágico, onde tudo acontece com o poder do faz de conta. Assim como a Terra do Nunca, o País das Maravilhas e outros reinos encantados, a propriedade de Dona Benta tornouse um lugar importantíssimo no universo da fantasia.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525061720

z..... 02/10/2017

O Picapau Amarelo - 1939 (Edição Brasiliense, 2005)
Sabe aquele filme do Shrek, em que personagens do mundo das fábulas invadem seu pântano a convite do Burro? É o que acontece neste livro do Lobato, quando o Polegar leva essa turma para morar no Sítio. Ah, pelo menos pediu autorização para Dona Benta.

Oba! Aleatoriamente acabei acertando algo! O livro se passa depois do "Poço do Visconde", minha última leitura, quando enricaram com o petróleo e aproveitaram essa bufunfa para comprar terras nas cercanias do Sítio. Esse foi o primeiro destaque, por conta da engenhosidade da Emília para comprar a terra dos vizinhos. Sagaz, a maluquinha!

Daí para frente temos uma série de pequenas aventuras na interação da galerinha do Sítio com personagens das fábulas. Curiosas, inusitadas e divertidas. Ah, e tem personagens também da mitologia grega e literatura universal.

No momento ainda não terminei a leitura, mas já gostei e posso citar as maluquices do Dom Quixote vendo ações do famigerado mago Fresnom (supostamente transfigurado em criaturas como o pobre do Quindim); a narrativa de Belerofonte sobre seu embate com a Quimera; a turma do Sítio enfrentando os terríveis piratas liderados pelo Capitão Gancho; e a gulodice do Sancho Pança, pau a pau com a do Rabicó. Opa! E tem mais coisas ainda para me divertir,,,

Acredito que o Lobato novamente valorizou as fábulas e mitologia em apresentação para tenros leitores, naquela dinâmica de conhecer e brincar com as descobertas. Algo que curto muito. Bem vemos que para o autor não basta expor, é interessante também uma brincadeira de intimidade interativa. Ih, deu certo comigo, que gosto muito dessa metodologia! Mas rapaz!

Tem coisa também que não curto e vou registrar. No início da obra há uma abordagem sobre mitos e ficção onde o autor subtende seu ateísmo. É só uma observação de minha parte, que me ajuda a pontuar o que conheço sobre o autor.

Égua, não! E vamos continuar fuçando que cabou não, moçada! Tem mais aventura ainda...

________________________________

Em 04/10/17
As histórias continuam em um plano curioso. Lobato faz uma mistura cheia de liberdades surreais em exercício imaginativo que acho divertido.
Referenciando mais algumas:
- Capitão Gancho perde o famigerado Hiena do Mares para a turminha, que o reforma como o Beija-Flor das Ondas. Eita! O pirata tenta revidar procurando conquistar o Sítio com a ajuda de valentões que conhecera na venda do turco Elias. E vai por aí as maluquices...
- Por essa não esperava! Tia Nastácia apaixonada... Ah, só não se explica pelo que, evidenciando-se a paixão, aos olhos do leitor, como um sentimento de êxtase. Ah, o fato resultou de artimanha da Emília com flechas do Cupido.
- E tem mais, o casamento de Branca de Neve com o Príncipe Codadade, e uma nova visitação de crianças no Sítio, ávidas por conhecer a turminha.

Termina com um mistério, o desaparecimento de Tia Nastácia, assunto para o próximo livro: O Minotauro.

Essa é a essência da obra, passando a percepção de descobertas e interação curiosa e divertida com o mundo da leitura.
Samara 03/10/2017minha estante
Opa, adoro suas resenhas do Sítio :D

z..... 03/10/2017minha estante
Opa, legal! Agradeço! : )

Samara 03/10/2017minha estante

relamounier 16/11/2015

Gostinho de infância
Indicado para crianças de 8 a 80 anos. O picapau amarelo retoma aventuras anteriores dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo (como Reinações de Narizinho e Memórias da Emília) e tem sua continuação em O Minotauro, mas pode ser lido separadamente também.
Aqui os habitantes do Mundo das Fábulas decidem se mudar para o sítio e, além de nos deliciarmos com os personagens tradicionais de Monteiro Lobato, ainda temos o Pequeno Polegar, Branca de Neve, personagens da mitologia grega e muitos mais, originando mais uma deliciosa aventura que faz com que qualquer um volte a ser criança.

Valeria 18/11/2012

sitio do picapau amarelo
Nossa que saudades de minha infancia , onde andavamos sonhando com o sitio do pica pau amarelo , onde brincavamos que estavamos morando com eles e vivendo as suas aventuras, muita saudade mesmo. MOnteiro lobato sabe levar a gente ao mundo da magia.

Guy 12/05/2012

Mudança para o Sítio
De repente, todas as personagens do mundo da fábula resolvem morar no sítio. Boa anfitriã, Dona Benta adquire todas as terras dos arredores, para proporcionar mais conforto ao pessoal. Assim, todos mudam-se para o Sítio do Picapau Amarelo.

Ana Bosio 30/11/2011

O Sitio aventuroso.
Para a alegria de dona Benta,Emília, Narizinho, Pedrinho e visconde, o pessoal dos contos de fadas, aventuras e a historia grega decidem morar no Sitio do picapau amarelo. Era um troca-troca de cartas entre dona Benta e polegar, até que dona Benta comprou terras vizinhas para a vinda desse pessoal todo.
Um a um foram chegando, Branca de neve e o setes anões, Aladim e o gênio, Peter pan e os meninos perdidos entre outros.
Não demorou muito para que uma encrenca acontecesse, Peter Pan trouxe o mar dos piratas, mas como era muito grande colocou apenas a metade mas mesmo assim imundou quase tudo, e nessa emundação o marido de Brande de neve morreu e a coitadinha ficou viúva. Emília que era muito esperta uniu-se a um dos anões para juntar Branca de neve com o príncipe Codadade, mas para isso teriam que ir as terras da Grécia para achar o cupido. Emília achou e juntou os dois e eles decidiram se casar e no começo do casamento os monstros que não foram convidados apareceram para tentar estragar tudo.
depois de tudo isso a vida de dona Benta e o pessoal do sitio nunca mais foio mesmo.

Yuri Serpa 08/11/2011

o sitio do picapau
Este livro de monteiro lobato serve para crianças que gostam de aventuras e historias do faz de conta.
Eu gostei muito porque é um livro que da vontade de começar a ler e não
parar mais, pois suas historias são muito emocionantes, com todos os
heróis e monstros da mitologia grega, você se entusiasma lendo este livro emocionante.