Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

raystar 19/02/2024

Minha bíblia pessoal.
é como se eu, clarice e a personagem desse livro fossemos uma só e estamos compartilhando os mesmo sentimentos sobre um amor, sobre o mundo e a vida.

mclrmoura 18/09/2023

Essa é a vida vista pela vida
Faz muito tempo que li Clarice pela primeira vez e agora depois de anos, resolvi ler outra obra e nossa... foi complicado. No começo não gostei nadinha, mas com o avanço da narrativa fui me encontrando e conseguia me levar... mas ainda assim foi difícil me prender, não sei se leio novamente e com mais atenção ou se deixo passar mesmo. Porém o livro não deixa de ser fascinante, o jeito como as sensações são descritas é visceral e intensa, como se fosse um monólogo assistido ou um daqueles longos pensamentos que resolvem aparecer na nossa cabeça no domingo pós Fantástico kkkk Enfim, pra mim foi meio triste pela decepção que tive :( mas ainda te amo, Clarice

rafaelle6 05/07/2023

Misto de emoções
Decorrer sobre esse livro e tentar expressar os sentimentos que senti lendo é impossível. Única maneira de saber é lendo. Clarice é uma explosão de sentimentos, é a tristeza e felicidade. Te faz se sentir angustiado e em paz. Esse livro é lindo do começo ao fim, é uma declaração, pura poesia.
Sobre a compreensão, achei de fácil entendimento as metáforas, porém acredito que para ler, tem que antes está focado no que ela está transcrevendo. Não pode ser em qualquer momento.
Leria até a lista de supermercado dessa mulher.

Tatá 09/02/2023

Morte, solidão, alegria: vida.
Vida é saber que o caminho é a morte. Vida é sentir a solidão rasgar a carne. Vida também é amor, é questionamento sobre o mundo, sobre Deus, sobre sonhos e sobre o nada. É protestar com alegria. Água viva é um livro denso e sensorial. Ele exala. Você sente o livro enquanto o lê. A gente esquece que tem palavras, mesmo ela falando tanto sobre as palavras. É tocante, melancólico e bonito como um quadro. Apesar de questionamentos e reflexões densas, termina leve, como num sábado.
Ai, Clarice. Obrigada por colocar em palavras o nosso sentir.