Entrelace

Entrelace Diana Scarpine

Resenhas - Entrelace: Caminhos que se cruzam ao acaso

@literaciadanara 17/08/2018

@literaciadanara IG #resenhaliteracia
🌼 « #resenhaliteracia | Entrelace | Nota 4⭐'s | @dianascarpine | Amazon | 980 págs. »

📖 Carol e Henri nunca se viram pessoalmente, mas vivem, já há alguns anos, um relacionamento virtual. Eles acreditam se amar incondicionalmente, mas quando o primeiro encontro finalmente acontece, esse amor é posto à prova, preconceitos são expostos e mágoas surgem, causando nesse relacionamento uma fissura que pode ser irreparável.

De um lado, força e independência, do outro, insegurança e preconceito, e entre eles, sentimentos conflitantes, e destinos muito mais entrelaçados do que qualquer um deles pode imaginar.

🗨️ Apesar de parecer uma história extensa, esse foi um livro que li consideravelmente rápido, mesmo apesar da quantidade de páginas.

O enredo foi algo que me prendeu do início ao fim. Todos os fatores presentes fizeram desta, não só uma leitura emocionante, mas também uma nova e bem vinda experiência.

A maneira crua e real como o preconceito e os dilemas são expostos e vivenciados através dos pontos de vista opostos dos dois personagens nos fazem deparar com uma realidade de vida vivida por muitos, mas alheia para a grande maioria.

Este também é o tipo de história que, com lições de superação, amor, perdão, e personagens fatalmente reais, é capaz de despertar inúmeros sentimentos.

Esta é, certamente, o tipo de leitura que todo mundo deveria fazer algum dia.

❝ Os mistérios da vida são indecifráveis e muitas vezes não conseguimos entender como e por que as coisas acontecem de uma forma diferente da que tínhamos imaginado ou por que nos deparamos com tantas incertezas que, muitas vezes, nos angustiam, trazem consigo o gosto amargo da impotência e do desespero, ameaçando esfacelar toda a nossa esperança. Mas mesmo assim, não devemos desistir, devemos lutar pelo que queremos e angariar, em nós mesmos, a força para seguir em frente. ❞

site: https://www.instagram.com/literaciadanara/

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 24/04/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
O romance é narrado em primeira pessoa pelos dois protagonistas: Carol e Henri. Eles se conheceram pela internet e começaram um namoro virtual. Depois de um bom tempo de conversa, marcaram de se encontrar pessoalmente. Henri saiu de São Paulo e foi até Jequié na Bahia para conhecê-la. Porém, por causa de um mal entendido, Carol não sabia que ele era tetraplégico. Se sentindo enganada, falou coisas horríveis para Henri, e o primeiro encontro dos dois não terminou nada bem.

Mal sabiam eles que seus caminhos já estavam entrelaçados e que Henri e Carol se veriam novamente no trabalho. E todos aqueles sentimentos que nasceram nas conversas virtuais não desapareceriam após a primeira briga. Porém, o maior empecilho para que os dois se acertassem não era o fato de Henri ser cadeirante, mas o grande preconceito que Carol sentia com pessoas que tivessem alguma deficiência.

Sim, temos uma mocinha difícil nesse livro, que pode irritar alguns leitores! Mas infelizmente sabemos que na vida real há muitas pessoas que pensam como a Carol, algumas por falta de informação e conhecimento. E é aí que está o grande mérito desse livro e um dos pontos que mais me motivou a falar sobre ele aqui no blog: a autora insere muitas informações sobre a vida de uma pessoa cadeirante no romance, é um livro que nos ensina muita coisa de forma compreensível, desconstruindo ideias erradas como a de que cadeirantes não tenham vida sexual ou não possam ser bem sucedidos no trabalho, eu por exemplo não sabia que uma pessoa tetraplégica poderia movimentar os braços (depende da lesão).

Além das informações sobre a deficiência, também achei interessante a ambientação numa cidade baiana. Temos como personagens secundários a família de Henri que mora em Jequié, a família de Carol que guarda alguns segredos, alguns amigos e outras pessoas que eles conhecem no trabalho, personagens que são importantes para o desenrolar do enredo.

Esse foi o primeiro livro publicado pela Diana, não sei se haverá alguma alteração para a edição física que deve ser lançada pela Constelação Editorial (com uma capa linda). Acho que os diálogos poderiam ser mais fluidos, mas sei que há leitores que gostam mais deles assim. Sobre a edição do e-book, não me lembro de ter encontrado erros de revisão, e acho essa capa bem bonita também.

Enfim, não vou me estender muito na resenha por já fazer algum tempo que li o livro, foi uma leitura que fui fazendo aos poucos, sempre que sobrava um tempinho eu pegava o celular e lia alguns trechos (e mesmo depois de terminar a leitura, volta e meia eu abria o e-book novamente para reler algumas partes, sinal de que gostei da história, né?!). Fica a minha recomendação de leitura para quem procura um romance conturbado e intenso, com uma mocinha que precisará desconstruir seus preconceitos e trilhar um longo caminho até sua redenção.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/04/resenha-livro-entrelace-caminhos-que-se.html

Eri 19/10/2019

Escrita forçando nos detalhes
Achei a sinopse do livro muito boa. Se bem escrito poderia ser um livro 5 estrelas. Mas, o uso excessivos dos detalhes das situações e dos sentimentos tornou a leitura cansativa .

Joyce 23/12/2019

Entrelace Caminhos Que Se Cruzam ao Acaso
Carol e Henri se conheceram pela internet e começaram um namoro virtual.
Até que, depois de alguns dias de muitas conversas , resolveram então se conhecerem.
Henri se deslocou de São Paulo até a cidade de Carol na Bahia, porém esse encontro não foi como ambos esperavam.

Carol ficou perplexa ao ver Henri, ele não era nada daquilo que ela imaginara, os dois terminaram brigando e o que era para ser um encontro lindo passou a ser um encontro de baixo nível.
Isso tudo porque a mocinha da história era uma garota preconceituosa e muito egoísta.
Henri é um cara apaixonante, honesto, forte e super independente apesar dos pesares , é um crush daqueles de tirar o fôlego gurias, anotem o que estou dizendo.
Já Carol é uma mulher muito inteligente, mas o fato de ser preconceituosa demais a torna um pouco irritante.

Mesmo os dois sendo afastados pela barreira do preconceito, o destino faz com que sempre se cruzem.
Um romance que nos faz refletir bastante sobre o tema abordado, que nos dá uma nova perspectiva , um novo olhar para fatos que jamais imaginamos.

A história está muito bem construída , os personagens secundários muito bem agregados dando um clima especial no enredo.
A cidade onde é ambientada a história, já é bem conhecida por mim, e achei bem legal a introdução dela na história.
Não poderia deixar de falar da diagramação desse livro que tá lindaaaaa demais, está perfeita.

Um romance com muitas mágoas, ódio, brigas , mas que vale a pena ser lido pela mensagem que a autora passa através da história.
Super recomendo. Vale à pena, se você gostou de Como Eu Era Antes de Você, certamente também irá gostar dessa leitura.

Onde comprar: Constelação Editorial ( físico) Na Amazon em ( e'book).

Amante dos Livros 28/01/2020

Carol e Henri, estão em um relacionamento virtual há dois anos e meio, falam ao telefone com frequência, mas se conhecem apenas por foto.
Henri é natural de Jequié - Bahia, mesma cidade onde vive Carol, porém há 20 anos decidiu sair da cidade e ir para São Paulo em busca de melhores tratamentos e de sua independência pessoal.
É chegado o momento do retorno às suas raízes, a sua terra natal, a sua família... mas o que realmente o está levando de volta, é a esperança de viver esse grande amor tão esperado.
Porém, por ironia do destino, algo que Henri pensou ter revelado a Carol logo após o primeiro ano que se conheceram virtualmente, de alguma forma passou despercebido, e a surpresa de Carol ao descobrir pessoalmente em seu primeiro encontro, não foi nada agradável. Fazendo com que o relacionamento fosse rompido da pior forma possível.
Henri é um homem forte, inteligente, independente, que aprendeu através das adversidades da vida a se conhecer novamente com as mudanças e desenvolver suas habilidades.
Após um acidente ocorrido 20 anos atrás em sua cidade, Henri ficou tetraplégico. A deficiência lhe trouxe limitações, mas ele sempre buscou minimizá-las o máximo possível, por isso decidiu morar sozinho, estudar e trabalhar com total independência em outro Estado, longe da superproteção da família.
Carol apesar de ser uma mulher inteligente, se mostrou muito insegura, extremamente egoísta e preconceituosa. Confesso que a cada capítulo ficava mais indignada com as atitudes dela.
A Diana tem uma escrita leve, detalhista e informativa. Pontos que me agradam bastante.
É o segundo livro que leio da autora, e aplaudo de pé, a temática que ela utiliza. Amo ler livros e raramente vejo o autor abordar questões quanto à acessibilidade física e arquitetônica e desconstruir ideias quanto à pessoa com deficiência e sua autonomia, da forma que ela faz.
Os personagens são muito bem construídos. O Henri, com sua determinação e força de vontade para enfrentar os obstáculos e realizar seus maiores sonhos, nos contagia.
A Carol e suas rejeições e preconceitos, nos causa uma certa repulsa.
Mas o que me entristece de verdade, é saber que ela é um retrato de uma grande maioria da nossa sociedade egoísta.
Ao menos foi reconfortante ver o crescimento como pessoa, da personagem. E acredito, mesmo diante dessa humanidade tão desumana, da nossa atual conjuntura, que dias melhores virão, com mais respeito e empatia.
Com tantos sentimentos expostos, dores, decepções, amores e superações; temos uma trama onde o destino já havia definido os fatos, através de momentos vividos e entrelaçados.
Surpresas e amadurecimento, repletos de reflexões lhe esperam nas páginas de "Entrelace".
A diagramação do livro está linda e a capa, foi algo que me atraiu desde o primeiro momento.
Super indico a leitura do livro e espera ansiosa por outras obras da autora.

Ps.: Só queria acrescentar aqui, que é a primeira vez que leio um livro, com uma personagem que tem meu nome... sim! Existe uma Mércia no livro, e apesar de não sermos parecidas, foi uma surpresa bem legal.