A História e Suas Epidemias

A História e Suas Epidemias Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - A História e Suas Epidemias

Mariane 22/01/2021

Um excelente livro sobre as maiores epidemias da história! Fala desde as principais doenças, contágio e propagação, até o surgimento da vacina e guerras biológicas. É super completo, recomendo!

Kate.Batista 05/05/2020

Recomendo a leitura a todos os envolvidos em pesquisa e em saúde pública em geral
A cada capítulo uma surpresa. O livro conta a história de várias epidemias que o mundo passou desde antes de cristo até os tempos atuais, conta sobre as grandes descobertas e revoluções. Pra minha surpresa até a história das Bruxas de Salém tem epidemia como grande protagonista.
As epidemias moldaram a história do mundo e continuam moldando, um dia nos daremos conta que o "Antropoceno" na verdade foi o período da Terra em que os humanos achavam que mandavam, e que poderiam mudar o curso da história, mas a natureza sempre ditou as regras.
Mariana 14/01/2021minha estante
Obrigada pela resenha!! Estava curiosa a respeito desse livro! ?

Joara 03/02/2012

Não importa sobre o que falemos, a gente deve saber falar. E nesse livro o que mais me surpreendeu foi a capacidade do autor de ser um grande contador de histórias e com isso nos fazer entender esse tema tão estranho para o cotidiano da maioria de nós. O toque especial são as informações históricas agradabilissímas, ao meu ver, que ele explica ao longo da obra e que nos deixa cada vez mais sedento por aprender. Virei fã do autor.

Jéssica Minati 03/01/2021

Livro importantíssimo para a história da saúde.
Um livro incrível em que Stefan Ujvari conta sobre a história das doenças e seu contágio, ao mesmo tempo em que traça paralelos com os acontecimentos históricos explicando como as doenças se espalharam. Também descreve como essas doenças foram tratadas e como a medicina foi evoluindo no que diz respeito ao tratamento e prevenção.
Dani 03/01/2021minha estante
Um dos melhores que li...

Jéssica Minati 03/01/2021minha estante
Nossa com certeza! Eu indico pra todo mundo esse livro ?

Rodrigo 11/07/2020

Os livros das escolas deveriam ser assim.
Este livro é surpreendente, ele dá uma aula de história,sociologia e biologia que raramente vc encontra nas escolas. Com uma linguagem fácil e bem explicativa é possivel entender tudo mesmo sendo leigo no assunto, na vdd o livro é justamente para leigos. Ele ti leva em uma viagem desde do inicio dos tempos até a atualidade, cheio de curiosidades, mostrando como a negligência de certos países diante de uma pandemia é desde muito tempo ( cof cof Brasil), enquanto outros países conseguiram evitar a propagação e o surgimento de uma enorme e mortífera pandemia ( olha a China de novo).

Mesmo eu ainda preferindo livros de ficção, é bom mesclar a leitura as vezes, e livros assim são extremamente bons e uteis, super recomendo.

Damien Willis 31/10/2016

Stefan Cunha Ujvari nos apresenta as epidemias num contexto histórico (ou a história num contexto epidemiológico) de forma leve, permitindo a leitura de um assunto tão específico de maneira simples e acessível a qualquer pessoa. A linguagem é mais direta, não espere por algo bem humorado, como se vê em vários livros atuais, mas sim um texto sem rodeios que trata das epidemias desde a antiguidade (até onde foi possível a história e arqueologia contar) até tempos recentes, com as cartas contendo anthrax (o livro é de 2003) - o que faz dele um ótimo material de consulta.

É um livro que tenta abranger os relatos sobre as ocorrências de grandes e/ou importantes epidemias e pandemias durante toda a história da humanidade e em nível global. E acredito que conseguiu. Ainda assim, mesmo partindo dessa premissa, cabe aqui elogios às várias páginas dedicadas às doenças que afligiram a América do Sul. Foi uma chance de reler a história do Brasil (de seus indígenas, negros escravos, portugueses e imigrantes) e dos países vizinhos pensando numa perspectiva um pouco diferente e além do abordado nas escolas. O livro traz bastante informação, datas e números sobre as doenças, número de acometidos e mortes que as epidemias custaram ao Brasil, incluindo nomes das principais instituições, cidades, médicos e sanitaristas envolvidos.

Ujvari entrega para nós um livro que não necessariamente te faz ter vontade de ler novamente em breve; realmente, como disse antes, o autor é direto e a intenção do material é realmente mostrar quais, como e onde surgiram as doenças, não havendo um envolvimento dele na obra (tirando talvez uns dois ou três momentos no qual notamos sua opinião pessoal).

Assim sendo, temos aqui um bom livro, principalmente para eventuais consultas.

site: https://www.goodreads.com/willis_oliveira

Sandrinha 15/10/2020

Muito interessante e informativo!!! Desde o início dos tempos (antes mesmo de Jesus) o mundo sofre com as epidemias. E com elas a falta de informação sobre a doença em relação ao contágio, prevenção e o seu tratamento. O trabalho incessante dos cientistas foi fundamental para o tratamento e prevenção das epidemias. O que estamos vivendo hoje com o corona vírus não é novidade,surgiram outras epidemias como a peste,lepra e peste bubônica,quando surgiu a famosa quarentena. Outras: tifo,sífilis, varíola,aids ,ebola e tantas outras. As epidemias estão presentes na primeira e segunda guerras mundiais, nos campos de concentração, do tempo de Hitler. A falta de higiene, aglomeração de pessoas,fome e desnutrição,aceleraram a manifestação e o contágio das doenças. Desde o início, o homem é a causa principal do desequilíbrio ambiental,desde a exploração dos seres humanos(escravidão), até o uso desenfreada da natureza.A tecnologia e a ciência ajudaram muito nas descobertas e tratamentos vacinas e foram descobertas para conter as epidemias. Por outro lado,vemos o crescimento desordenado da população,a fome e falta de saneamento básico, e a falta uma política rígida e eficiente para a solução da pobreza . Até hoje em dia, armas biológicas são criadas e armazenadas, para potencial uso em guerras.

Felipe 16/06/2015

obrigatorio para todos da area de saude publica...

AnaCris 31/12/2020

Viagem através da História no transporte da Ciência
Em um estilo agradável e fluido, mostrando grande erudição e conhecimento científico, o autor passeia pela História da humanidade a pretexto de falar de infecções que acometem os ser humano desde quando é possível rastrear. Leitura deliciosa e instrutiva para quem gosta de temas da Biologia.

Thayna.Schisnayder 18/02/2021

Extremamente informativo
Aborda as principais epidemias e avanços científicos começando dos anos a.C. Tem poucas opiniões do autor e o conteúdo didático é direto e fluido. Covid não foi a primeira e com certeza não será a última. O mais deprimente é como as pessoas precisam conter aquilo que elas mesmas propiciam.
Tanto esforço em controlar doenças para os representantes cultivarem bombas biológicas...

"Quando a ciência não é disponibilizada para todos e quando a desigualdade socioeconômica prevalece em âmbito mundial, é difícil, ou mesmo impossível, controlar esses micróbios, favorecendo-se assim a ocorrência de novas epidemias"

Fabiano 05/03/2021

Necessário, principalmente para entendermos o cenário atual em que vivemos! Um conteúdo histórico que explica como as epidemias ocorreram em diferentes momentos
da história da humanidade! O que fica é que a ciência e a tecnologia avançaram, mas a humanidade ainda apresenta alguns comportamentos errados que eram vistos em séculos passados!

ze_colmeia 12/05/2009

gripe suina e outras noias
em tempos de gripe suina , não tem livro mais recomendado . Descreve desde dos primórdios as epidemias , suas letalidades e procura de vacinas.

Mostra como as epidemias se desenvolveram em comunidades , burgos , com a falta de higiene , e com as travessias marítimas a partir dos descobrimetos. Tb mostra a evolução dos virus mais modernos com o ébola e o hanta virus. Mto bom.Atchimm, Cof,Cof , Cof . Vou pegar o termometro...acho q estou com alguma virose , será epidemica....???