O Visitante Noturno

O Visitante Noturno B. Traven

Resenhas - O Visitante Noturno

Christiano12 01/02/2024

Cativa
Misterioso assim como o autor, o livro consegue te prender em cada capítulo.

A descrição física do ambiente e dos pensamentos do protagonista já vale a leitura, porém o desenrolar fantasioso é o ápice.

O segundo conto, também na fantasia, traz uma reflexão muito interessante e uma história divertida de ler!

Recomendo a todos!!

El Cote 20/02/2010

Genial
O desconhecido B. Traven, o autor preferido de Albert Eistein, é um gênio. E este livro, além de ser uma bela introdução, é simplesmente imprescindível. São dois contos recheados com realismo fantástico, com uma construção impressionante. O segundo conto é magistral. Leia já!
sonia 28/04/2013minha estante
uau! autor preferido de Einstein? que legal! esta eu não sabia. Mais um motivo pra ler com atenção o Traven.

Mag 16/04/2010

Excelente
A nata da literatura fantástica. Devorei!!!

sonia 23/10/2012

a vida no limite do bizarro
quando você encontra algo tão estranho que começa a pensar se trata-se de realidade, sonho ou loucura ... bem, é nesta estranha fronteira entre o conhecido e o diferente que passeiam as personagens de Traven.
O leitor facilmente adivinha quem é o visitante noturno, é o que acontece na sequencia que o pega desprevenido;
o maravilhoso conto Macário é uma delícia - com que maestria o autor descreve este sujeito chucro, como passeia com o leitor mais lido através de um tema conhecido, para surpreende-lo - de novo - com a sua abordagem original.
Não chega a ser um livro de terror, também não se enquadra direito como ensaio psicológico, eu diria que é um desses livros que só os hermanos, com seu realismo fantástico, conseguem escrever.
San... 23/06/2013minha estante
O livro foi para mim uma grata surpresa. Aliás, até os comentários sobre o autor são encobertos por uma névoa sedutora...

San... 24/01/2013

O fortuito empréstimo do livro por uma amiga, aliado aos mistérios que cercaram a vida do autor, incitaram minhha curiosidade e me deram a possibilidade de conhecer um pouco de seu estilo literário. Composto por dois contos, a saber, "O visitante noturno" e "Macario". Em "O visitante noturno", um conto que situa seu protagonista no meio da selva mexicana, numa solidão atroz, o que parece ser uma narrativa árida e sem atrativos acaba por surpreender. O encontro do protagonista com o espirito de um indio asteca, bem como as explicações do indio sobre o porquê do costume de sepultar-se os mortos com seus presentes e adornos, o falar de amor naquele ambiente inóspito, fornecem uma doçura inesperada ao leitor.
Em "Macario" minha curiosidade foi tão atiçada que não consegui abandonar a leitura até seu final. O paupérrimo lenhador, cujo sonho mais elevado é ter um peru assado, com todas as suas guarnições e recheios, para saborear sozinho, escondido no meio da mata e os entraves com que se depara ao encontrar-se prestes a realizar tal sonho prenderam completamente minha atenção. Mas não dá para ser mais explícita porque isso tiraria o prazer de uma leitura bem interessante.
Os dois contos tem um acentuado surrealismo, e o meu preferido foi "Macario", que considerei perfeito.
sonia 25/04/2013minha estante
Que bom que voce se rendeu aos encantos do Traven, eu fiquei muito curiosa para ler outras coisas dele. Aquele médico no meio do mato com todos aqueles livros foi de arrepiar...a pessoa do Macário, bem como aquela mulher dele, se não fossem mexicanos, teriam de ser brasileiros, do tipo que o Veríssimo citaria em sua Comédias, não?

Tito 02/04/2011

Dois contos soturnos, "O Visitante Noturno" e "Macario"; em ambos, o homem face a face com o incognoscível.

Cheruti 27/04/2014

O Visitante Noturno - Macario
O segundo conto do B.Traven e' sensacional. Agora entendo porque Einstein disse que se tivesse que escolher um livro, seria qualquer um do B. Traven. Ontem conversando com um amigo, ele me trouxe novas visões desse livro e estou relendo. A história de um lenhador, seu dilema entre dividir ou não sua refeição, e seu mágico encontro com 3 personalidades fantásticas: o Diabo, Deus e por fim a Morte. O final e' Genial como Einstein, como B.Traven. E' Possível enganar a morte? E' possível negociar com a morte? Existe solução para a Imortalidade? Obrigado Wilson.

Eduardo Mendes 07/01/2022

Anarquismo Filosófico
O Visitante Noturno é um daqueles livros que meu amigo Carlos Rubio me indica e que geralmente eu nunca ouvi falar. Como ele sempre indica coisa boa, eu embarquei neste mundo surreal sem ter ideia onde estava me metendo, e foi legal.

Algo que me chamou atenção logo de cara é que na contracapa há um comentário sobre o livro que diz assim: “O anarquismo filosófico de Traven, seu desprezo pelo Estado e pelas convenções sociais e seu amor pela liberdade individual e pelo passado primitivo têm o potencial de torná-lo objeto de reverência para as novas gerações”.

Além disso, B. Traven é uma das figuras mais enigmáticas da literatura moderna. Não se sabe exatamente onde ele nasceu, nem quem ele era, e essa aura obscura sobre o autor - pelo menos pra mim - deixa seu texto ainda mais charmoso e enigmático.

Temos em O Visitante Noturno duas novelas que são contadas com uma narrativa tão envolvente que você é literalmente transportado para dentro do mundo místico de B. Traven. Sua escrita é simples e direta, e um humor bastante peculiar aparece nos momentos certos. O autor flutua entre diferentes estilos e humores, há uma boa dose de realismo mágico, mistérios, passagens surreais e lisérgicas, e também um ar soturno ao estilo Edgar Alan Poe.

O conto que dá nome ao livro se passa nas profundezas das selvas mexicanas e relata as alucinações e delírios de um leitor que começa a perder a noção entre realidade e ficção dos livros que está lendo.

Mas o grande destaque pra mim é o conto Macário, que também se passa no México e faz referência a um conto popular russo onde um camponês faz um acordo com a morte, mas é claro que uma coisa dessas não tem como terminar bem né?

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-visitante-noturno/

Anderson. 13/10/2023

Os Visitantes Noturnos
Uma amiga me indicou esse livro e eu não esperava nada dele. Não li sinopse, nem resenha e nem nada relacionado à história, só fui. E me surpreendi!

São 2 contos: O Visitante Noturno e Macario.
O primeiro achei bastante confuso. No começo eu não entendi direito e no final parecia que estava no começo ??
Já o segundo conto achei ESPETACULAR!!!!!!!!! Intrigante, surpreendente, maravilhoso....

Dei 3 estrelas justamente pelo segundo conto. Se fosse um livro isolado, focado no segundo conto, eu daria 5 estrelas.

Rittes 24/08/2018

Os mistérios de Traven
B. Traven é um mistério por si só. Ninguém sabe com total segurança quem ele foi, nem mesmo se era um homem - há especulações de que a escritora mexicana Esperanza Lopez Mateos pudesse ter sido o indecifrável autor - ou se era mexicano, inglês, norte-americano... A verdade é que sua obra ficou extremamente popular, com fãs como Einstein ou o cineasta John Huston, por exemplo. Além de influenciar gerações de leitores e escritores. As duas noveletas que compõem este curioso e já raro volume são duas das mais populares. Igualmente misteriosas, folclóricas e bem contadas, são uma excelente porta de entrada no universo curioso de Traven. Vale a pena conhecer.

Livia 17/05/2022

Top
Achei doido, hein! Li pra uma aula e depois vi o filme de Macaraio. Muuuuito bom!! Não estava esperando muito, mas fui surpreendida, tanto pela escrita quanto pela história, é sempre legal ver coisas baseadas em contos de fadas com outras perspectivas, ainda mais considerando a cultura mexicana!