Noite em Claro

Noite em Claro Martha Medeiros

Resenhas - Noite em Claro

1 | 2 | 3 | 4

Deny 18/10/2012

Meia hora lendo, o resto do mês pensando, a vida inteira lembrando e noites em claro refletindo.
Muito bom, o estilo Martha Medeiros, mas mesmo assim um tanto quanto diferente.

@dinkley_atelie 07/09/2021

Leitura fluida, é um livro curtinho que você quer devorar rapidinho, gostei bastante, é como se a personagem estivesse conversando com a gente.

Lup 07/07/2022

Ok
?E no final das contas é tudo escuro, é sempre noite, e quase tudo é bobagem. A gente fica sozinho, bebe demais, lembra demais, pensa demais, bate em portas estranhas, há uma festa, a festa termina, não há final feliz ou infeliz, não há final, o dia amanhece, a chuva para, se aconteceu alguma coisa ou nada aconteceu, não faz diferença. Aos poucos a gente acostuma e se enxerga.?

Quase um conto, pra ler em uma sentada rápida mesmo. Escrita fluida e honesta, mas não me tocou o suficiente pra achar nada demais.

Raquel 10/07/2012

Além de ser uma leitura breve, Martha Medeiros conseguiu fazer essa história incrível! Escrita em apenas 65 páginas, "noite em claro" não teria o mesmo impacto se fosse maior. A história é muito envolvente e possui um senso de humor inabalável.

Ricardo Tavares 24/02/2022

NOITE EM CLARO Uma novela feminina
Uma história curta com uma personagem feminina que é repórter e deseja escrever um livro em uma noite chuvosa. Claro que não se escreve um livro em uma noite, a trama tem idealização romântica, um pouco de empoderamento feminino e outras situações envolvendo sexo, sem pudores e com um tom devasso.
A história é bem fluida e rápida de ler, mas não tem profundidade, os personagens são rasos e esquecíveis.
Há alguns gatilhos interessantes, no entanto, quando a trama começa a ficar mais atraente, a história acaba.
Vale como distração pura e simples, sem grandes expectativas.

Sinopse e descrição da L&PM

Da autora dos best-sellers Doidas e santas, Divã & Feliz por nada. Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva.

Martha Medeiros, a poeta de Cartas extraviadas, a cronista de Feliz por nada, a romancista de Divã está inteira nesta novela visceral que é um verdadeiro convite à reflexão.

Martha Medeiros é colunista dos jornais Zero Hora e O Globo. É autora, entre outros, dos livros de poesia Persona non grata (1991) e Poesia reunida (1999), dos livros de crônicas Montanha-russa (2003, Prêmio Açorianos e 2º lugar do Prêmio Jabuti) e Feliz por nada (2011), além dos romances Divã (2002) e Fora de mim (2010).

Léia Viana 16/09/2012

Muito bom!
“E no final das contas é tudo escuro, é sempre noite, e quase tudo é bobagem. A gente fica sozinho, bebe demais, lembra demais, pensa demais, bate em portas estranhas, há uma festa, a festa termina, não há final feliz ou infeliz, não há final, o dia amanhece, a chuva para, se aconteceu alguma coisa ou nada aconteceu, não faz diferença. Aos poucos agente acostuma a se enxerga.”

A ideia é bem diferente do que já li dessa escritora, contar uma história em 64 páginas, um romance pelo olhar feminino, curto e cheio de reflexões. Li em apenas uma hora e fiquei ruminando a história por um bom tempo.

Martha Medeiros é uma das minhas escritoras favoritas, gosto muito do jeito que ela escreve principalmente suas crônicas. Martha tem familiaridade com os sentimentos de uma relação, de uma vida, do que nos incomoda e nos perturba.

Leitura recomendada!

renanmendes 03/10/2012

Livro pra se ler em 15 minutos e guardar pra vida inteira. Martha

yomaeli 02/05/2020

"A vida me deu o que quis
[...] Mas ainda não me ofertou outro final".

Realmente fala sobre como é estar só. Seja numa noite de chuva, num casamento ou em seu dia a dia no trabalho. A personagem passa uma sensação de incompletude muito grande. É como se tentasse se preencher de qualquer forma, sem saber do que exatamente, de um jeito completamente insano e nocivo.

Gostei da obra num todo por ser bem específica na temática de solidão e devaneios, mas achei as passagens acerca de estupro bem problemáticas.

@eusara.lees 23/05/2023

Enquanto a chuva caía...
Enquanto a chuva caía, uma mulher acompanhada de uma garrafa de champanhe escrevia..

Na solidão de seu apartamento ela segue noite a dentro relembrando as memórias de sua própria vida. Com bom humor, sem pudor, com amor e amargura aquela repórter segue escrevendo sem devaneios, de forma descontraída, como um papo entre amigas. Aqui vão alguns quotes:

*Todas as humilhações foram confinadas num silêncio conivente, e a ruptura que tanto nos doeu foi deletada.

*Não é o que somos todos, inocentes condenados a solidão?

*Meu livro vai durar a duração desta água despencando lá fora.

*Faltou-lhe voltas e mais voltas no quarteirão sobre duas rodas, nossa primeira impressão de liberdade.

*Um medo bom, é o que sinto, eu que estou sozinha, mas não me sinto só.

*Ama e é amada graças aos restos, os mesmos restos que poucos admitem juntar do chão quando ninguém está olhando.

*A vida me deu o que eu quis, mas ainda não me ofertou outro final.

Livro tão curtinho e gostoso de se ler, o texto impressiona pela intensidade, é impossível não ter empatia pelas questões levantadas pela protagonista. Vale a pena a leitura!

JoicyR 16/04/2021

Que leitura, amigos!
?Dá para enxergar o espaçamento entre os pingos, como se fosse uma cortina de contas. Está amanhecendo. Está terminando. A vida me deu o que eu quis, mas ainda não me ofertou outro final?

Aline 07/07/2022

Leitura rápida
Passei por a banca de revista no shopping e vi esse livro. Li pouca coisa da Marta, acho que um livro de crônicas. E como gostei da escrita dela, resolvi compra esse livro curto que tem apenas 64 páginas. Muito bom. É sobre um escritora que está sozinha em seu apartamento em um noite de chuva e resolve escre um livro até enquanto a chuva durar.

Monica.Silva 09/01/2022

Rápida e vibrante leitura..
Instigante e interessante conto erótico de uma personagem de mais de 50 anos que resolve em uma noite chuvosa escrever um livro, de maneira descontraída a autora descreve os relacionamentos e frustrações da personagem com maestria. Eu li em uma hora. Recomendo principalmente pra mulheres acima de 40 anos e com sede de amor e prazer...

1 | 2 | 3 | 4