Arquivos Serial Killers: Made in Brazil

Arquivos Serial Killers: Made in Brazil Ilana Casoy

Resenhas - Serial killers

Maiara Lima 04/02/2017

"Os mitos servem como referência para o bem e o mal. Nesse caso, a referência do crime"
"A crença em uma fonte sobrenatural do mal não é necessária. O homem, por si só, é capaz de toda maldade". (Joseph Conrad)

Serial Killers – Made in Brazil é basicamente um complemento do Serial Killers – Louco ou cruel? da mesma autora. Neste livro Ilana Casoy apresenta 7 casos brasileiros de homicidas em série. Diferente do primeiro livro, em Made in Brasil a autora não apresenta um histórico do conceito de serial killer, apenas uma pequena introdução para familiarizar o leitor, pois se propõem a examinar profundamente os assassinos, seus casos, infância, histórico criminal, aspectos sociais e avaliações psicológicas. Ao longo do livro, Casoy não poupa críticas ao comportamento da polícia da condução dos casos, ao sistema carcerário, a mídia e a população, o que faz com que o livro não fique “preso” em uma bolha do politicamente correto.
É um bom livro, mas cansativo em algumas partes devido à transcrição de entrevistas com os criminosos. A melhor parte em minha opinião é o início do capítulo que fala do Pedrinho Matador, onde a autora traz um artigo escrito por ela, denominado “A trajetória da formação de uma identidade criminosa positiva”, focando nos aspectos sociais que levam alguns criminosos a buscar a vida no crime, pois são conhecidos e respeitados nas comunidades e esquecidos pelo poder público.

Felton 31/12/2023

Saber que tantas pessoas malucas fizeram as atrocidades escritas nesse livro AQUI no Brasil me deixou paranoica. Que livro incrível. Que mulher incrível. Eu te amo, Ilana Casoy.
Essa autora é tão sensata em cada palavra, foi didática e sensível ao descrever as histórias ocorridas no nosso país e, ainda assim, nos ensinar os fatores psicológicos por trás de todas elas. Conquista os leitores com sua inteligência e, claro, pelo conteúdo extremamente bem feito de true crime brasileiro.
O tanto que ela estudou para escrever esse conteúdo e ser nacionalmente conhecida como criminóloga é notável durante toda a leitura de seus livros, inclusive deste.

Kusmarii 17/02/2024

Um livro completíssimo, porém angustiante de ler
Há muitos momentos que tive odio dos casos mostrados, principalmente do vampiro de Niterói. Porém, é bom pra reconhecer que psicopatas não existem apenas nos EUA... E como a justiça Brasileira não está preparada para pessoas assim...

Fabricio~Raito 19/07/2017

Incômodo porém necessário
Segundo livro sobre Serial Killers, de Ilana Casoy, com os casos mais famosos de assassinos brasileiros (primeiro livro nacional do gênero dedicado estritamente ao assunto).
Em 5 anos de pesquisa, Ilana realizou um extenso trabalho incluindo entrevistas com os assassinos, levantamento de documentos e jornais e relatos familiares. O compilado é inquietante, revoltante e não indicado para pessoas facilmente impressionáveis. Vampiro de Niterói, Chico Picadinho, Pedrinho Matador, Monstro do Morumbi dentre outros nomes têm suas histórias de vida e crimes detalhados minuciosamente, chocando por sua frieza e maldade.
O trabalho de Ilana Casoy é sensacional. Todo o cuidado da autora é refletido nos livros. Além da exposição de como a mente de um psicopata funciona, temos questionamentos sobre o bem e o mal, juízo de valores, moral e ética, sistema penitenciário (cadeias e/ou hospitais psiquiátricos) e sua ineficácia no tratamento e na reinserção desses indivíduos na sociedade e até mesmo uma margem para que possamos não nos esquecer de que todos esses homens são filhos, irmãos, pais, amigos e possuiam uma vida antes de finalmente se entregarem aos impulsos internos, cometerem os crimes e serem presos.

Vithor.Cecilio 28/08/2017

O conteúdo do livro realmente é forte e chocante. Fiquei com dor de cabeça e perplexo com a meio de tantas crueldades praticadas pelo ser humano. Porem como conta um pouco sobre hospício e sobre quem entra na vida do crime, aprendi a não tomar iniciativa a errada e julgar as pessoas.

kunstkato 18/01/2018

Ilana, ilustre Ilana.
Este livro não é fácil de ser lido.
Da uma revolta de tantas atrocidades que vemos. Mas ao mesmo tempo, dona Ilana nos dá uma aula de como nossas penitenciárias psiquiátricas, muitas, não todas, estão longe de saber lidar com pessoas que precisam de tratamentos. Que não são apenas "monstros sociais".
Esta pesquisa/avaliação sobre os traços patológicos, psicóticos traz bastante conhecimento.

Coisas de Mineira 07/02/2018

Já disse para vocês que eu tenho medo de livro de terror né gente, então eu passo bem longe desse tema, mas por incrível que pareça, quando o livro é sobre Serial Killers, eu nem lembro que tenho medo e caio de cabeça na historia, principalmente se o livro tem a diagramação que somente a Ed. Darkside sabe fazer, a única coisa que faltou na minha opinião sobre a diagramação foi ele não ser de capa dura.

Arquivos Serial Killers - Made in Brazil é divido em partes, primeiro o prefácio por Roberto Tardelli, Na segunda parte, há uma apresentação feita pela Psicóloga Clinica e Forense Maria Adelaide de F. Claires Na terceira parte os casos chocantes dos Serial Killers pesquisados pela autora Ilana Casoy, através de obituário, policia e noticias de jornais da época e depois uma entrevista que ela consegui com três dos sete psicopatas relatados nesse livro, dando ao leitor a oportunidade de conhecer a historia através do ponto de vista dos agressores e de algumas vitimas.

Por ser um livro bem clinico e direto Arquivos Serial Killers não causa medo e sim incredulidade com o que esta sendo narrado, principalmente no momento em que autora Ilana Casoy junto com outras duas pessoas entrevista três dos sete Serial Killers, por que a frieza com que eles vão contando a trajetória dos assassinatos e como eles começaram a fazer aquilo é espantoso, como se fosse algo do dia a dia, e não crimes horríveis, mas a principio o que me chamou mais atenção no decorrer das pesquisas da Ilana Casoy foi que muitos dos crimes tem um teor sexual muito grande por trás e que quase todos os agressores procuraram em sua vida adulta algum tipo de carreira militar para tentar achar alguma forma de estabilidade.

Arquivos Serial Killers não é para quem tem estômago frago, os relatos são de acontecimentos reais, e tem muitos detalhes e fotos no decorrer de todo o livros, a pesquisa feita pela autora foi extensa e cheia de curiosidade sobre cada psicopata, ela não deixou nada de fora, nem os maneirismos nas falas dos entrevistados, também fez questão de colocar informações bem extensas sobre suas infâncias e a ficha criminal de cada um, mas não de forma que ficasse cansativo e sim de forma a despertar bastante minha curiosidade, eu precisava continuar lendo e tentando entender o que levou cada um deles a fazer o que fizeram, mesmo sabendo que no final só ficaria mesmo o sentimento de complexidade ou algo do tipo: " Cara, não consigo acreditar que uma pessoa realmente fez tudo isso".

Por: Leh Pimenta
Site: http://www.coisasdemineira.com/2015/11/arquivos-serial-killers-made-in-brazil.html

Amy 20/02/2015

Introdução

Apesar de ainda não ter lido o primeiro livro da autora, Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?, fiquei bem curiosa em ler o Arquivos Serial Killers: Made in Brazil.

Tenho muita curiosidade na área, além de ser fã de programas no canal Discovery Investigação, em que muitos abordam muitos matadores pelo mundo. Minha curiosidade vem da psique humana em cometer esses crimes com tamanha violência e suas motivações (mesmo que não sejam muito explícitas).

Em Arquivos Serial Killers: Made in Brazil, temos uma narrativa com os 7 princípais serial killers que marcaram a história no Brasil e tiveram um certo impacto social. A trama é dividida de modo cronolôgico. Sendo eles: Preto Amaral, Filho da Luz, Monstro de Guaianases, Chico Picadinho, Monstro do Morumbi, Vampiro de Niterói e Pedrinho Matador.

Expecificamente, só conhecia 2 dos selecionados por Ilana. A pervercidade e a biografia macabra que cada um deles possui, choca qualquer um.

Sobre Ilana Casoy

Ilana Casoy é pesquisadora e escritora na área de violência e criminalidade. Formada em Administração pela FGV e Especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) também é membro do Núcleo de Antropologia do Direito da USP – NADIR e Membro Consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP. Colaborou com a Polícia Civil e/ou Técnico Científica, Ministério Público e Advogados de Defesa de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos. Têm quatro livros publicados: Serial Killer – Louco ou Cruel? e Serial Killers – Made in Brazil – publicados pela DarkSide Books e o Quinto Mandamento – Caso de Polícia – 7ª edição, lançado pela Ediouro e A Prova é a Testemunha – publicado pela Larousse.

Narrativa

Muito bem descrito, quase que um mapeamento psicológico, uma biografia que vai da infância até a fase adulta além de haver uma cronologia dos fatos. Tendo cada um modus operandi de como atacar suas vítimas e motivações pessoais.

Ilana tem um trabalho e tanto, pois escreve esse livro através de fotos, relatos jornalísticos, arquivos públicos e entrevistas com os próprios crimonosos.

Diagramação

Trabalho de diagramação da Darkside é um dos melhores que temos no Brasil. Sempre cuidadoso, sempre impecável e com uso de material de qualidade. A leitura não é prejudicada em nenhum momento.

Considerações Finais

O livro é muito bem feito e diagramado, Ilana é uma ótima escritora e comprova em seu sucesso literário. Pode ser lido por curiosos e ser usado como fonte de pesquisa para quem quer seguir carreira na área criminal (investigação/analise psicológica).

Recomendo aos leitores que não são muito sensíveis, pois o livro contém muitas crueldades e momentos de profunda ânsia e incredulidade. É indicado apenas para estômagos fortes e curiosos.

site: http://il-macchiato.com/?p=12974

Aline Stechitti 05/01/2019

Leitura cruel
As entrevistas com os indivíduos que cometeram os assassinatos e a narração deles de morte por morte, com requinte de detalhes, incluindo fotos, manchetes e cartas, foram os momentos mais chocantes e ricos da leitura.
Mentes diferentes, infâncias parecidas, falhas muito óbvias nos sistemas de proteção e atenção básica. Algumas dívidas do passado da violência contra crianças parecem mesmo irreparáveis...
Um trabalho valioso e necessário do jornalismo com auxílio da psiquiatria, psicologia e criminologia.

Serial killers apontados:
Marcelo - Vampiro de Niterói
Pedro - Pedrinho Matador

Edna 12/01/2019

Frios e cruéis
Nestes dois livros sao discrimidados vários casos e apresentado os Estudo de várias áreas envolvidas para solucao e elucidação da muitos deles com Estatísticas além das fontes de anos de pesquisas.

Oi Ana Casoy é especialista na área criminal e detalha o minucioso trabalho dos profissionais especialistas Das áreas Criminal; Psicologia; Psiquiatria; Psicanálise; Médicos legistas e Diversas especialidades.

Em Arquivos - Made in Brazil - História reais, Assassinos reais, além das entrevistas e a frieza com que os Criminosos respondem às perguntas com a maior naturalidade.

Aqui a leitura ficou mais densa, mais pesada ainda por saber tão perto de nós as ocorrências e quanto a de nós já não teria cruzado com algum deles?!

Como nos casos tão debatidos e em outros que foram logo abafados.

O caso Índio do Brasil que se passava por Médico; O monstro do Morumbi; Vampiro de Niterói o Canibal de crianças, não tem um pior que o outro, são todos horrendos e cruéis.

#Minhasimpressões

Perturbador, sombrio, insano, entre Seriais Killers torturadores, psicopatas, canibais e outros gêneros que vai embrulhar seu estômago.

Pensamentos muito forte em relação à mente humana, à crueldade, à insanidade, aos traumas transformados em dor e essa adoecido e inflamado em revolta, fúria, vingança tão cruel, fantasias demoníacas, destruindo inocentes que em nada tiveram culpa.

No segundo livro é mais perturbador ainda por imaginar durante a leitura quanto a de nós ou algum dos nossos não teriam cruzado com essas horrendas criaturas ou ainda quantos deles estão aí circulando, frequentando os mesmos espaços que nossos filhos!

As histórias são chocantes por envolverem histórias de sofrimento e morte que ao ler nos pegamos imaginando.

Forte e bem escrito.

#Bagagemliteraria

Flores Raras 08/07/2023

Bastante interessante saber das historias dos serial killers brasileiros.
Mas, não deixa de ser tenso e até revoltante em alguns momentos. É preciso ter sangue de barata pra entrevistar esses caras .

Carol 26/04/2020

Assassinos em série só existem nos EUA?
Livro: Serial Killers Made in Brazil
Autor: Ilana Casoy
Ano: 2014
N° de páginas: 360

Assassinos em série só existem nos EUA? Ao meu ver, é isso que os documentários, filmes e livros que abordam o assunto demonstram. Mas na realidade, não é bem assim.

Esse é o primeiro livro de seu gênero a ser dedicado ao estudo e a pesquisa dos assassinos em série brasileiros. Ilana Casoy demonstra maestria em seus relatos e entrevistas, os quais foram feitos durante cinco anos de pesquisa, seja em arquivos públicos, manicômios ou penitenciárias. Ela até mesmo entrevistou três desses assassinos, o que resultou em depoimentos chocantes e tornou sua reconstrução dos crimes cuidadosamente precisa.

Sempre me interessei sobre investigações criminais, julgamentos e estudos acerca da psicologia humana. Esse livro é muito interessante para quem também se interessa nesses assuntos, mas, uma coisa é certa, é preciso "ter estômago". Seja nas reconstruções dos crimes que a autora faz, ou durante as entrevistas, a cena descrita pode ser muito perturbadora! Teve momentos em que eu precisava parar a leitura e ler outra coisa mais tranquila para só depois de um tempo conseguir ler novamente.

Ademais, é uma leitura que vale a pena! Seja como recurso de pesquisa ou a título de curiosidade.
Ilana nunca decepciona.

#ilanacasoy #casoy #serialkillers

De Cara Nas Letras 06/05/2015

Serial Killers: Made In Brazil - Ilana Casoy
Como bem o título sugere, Serial Killers Made In Brazil vai tratar de assassinos em série com foco nos brasileiros. Ilana Casoy nos apresenta em ordem cronológica sete assassinos em série. Começando na década de 20 com Febrônio Índio do Brasil e fechando o livro nos dias mais atuais com o Pedrinho Matador.

O livro é extremamente bem escrito e cumpre com a promessa a que veio, nos passando a frieza desses seres e seu modo de agir, cada qual do seu jeito e seguindo um padrão. A riqueza de detalhes é algo que impressiona, já que é narrado os crimes com descrições bem completas, mesmo que nos primeiros casos nem nascida a autora era.

Esses assassinos sempre seguem um padrão criminoso, chamado modus operandi, como uma marca registrada do criminoso e são divididos em duas classe:

Os organizados: Que planejam seus crimes e fazem de tudo para não deixar rastros de que foi ele o culpado do crime, sendo até deixado de lado caso haja investigação

Os desorganizados: Aqueles que agem mais pelo calor do momento, que realizam as atrocidades sem pensar ou se preocupar com os seus vestígios.

Sérial Killers Made In Brazil é um livro para poucos, com uma narrativa ágil, a autora enriquece o livro com detalhes descritos de uma forma descomunal, fazendo-nos sentir agonia, mal-estar, ansiá de vomito, nojo e todo tipo de aversão aos crimes que ela relata, nos colocando na pele das vítimas que passaram pelas mãos desses homens de comportamento desumano.

Mas não só de narrativa (prosa) o livro é composto, como é o caso d'O Vampiro de Niterói, responsável e confesso do abuso sexual seguido de estupro (ou vise-versa) de treze crianças entre os 5 aos 13 anos de idade. E ele relata, em depoimento à Ilana Casoy e outro estudiosos, da área da psicologia, a forma que agia, descrevendo cada um dos meninos que ele matou de uma forma tão fria que chega a gelar a alma de quem ler.

Esse livro é um verdadeiro exemplo de que o mal existe sim, sendo muitas vezes uma influencia do meio social sobre o individuo, que muitas vezes veem de famílias carentes e que sofreram algum tipo de transtorno na infância. A autora também põe em questão a influencia da mídia no caso de Pedrinho Matador, que na infância era privado pela mãe religiosa de assistir TV, levando a crer que esse lado maldoso já feio intrínseco em sua nascença aguçado em busca de vingança.

Se você tem estomago para o assunto e principalmente muita curiosidade, Serial Killers Made In Brazil é uma ótima pedida. O livro está com uma diagramação excelente e nas maioria das paginas encontramos ilustrações, arquivos, fotografias que vão solidando os relatos, além disso, as folhas são amareladas e a capa possui um material aveludado dando um charme maior no trabalho gráfico.

PS.: Não sei se isso ocorreu apenas comigo, no entanto, ao decorrer da leitura era necessário uma pausa para me recuperar dos enjoos causados pelos fortes detalhes, e depois de um certo tempo, o cheiro desse livro passou a me causar mal-estar me fazendo ligá-lo a morte ou algo ruim.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Livros da Julie 01/08/2020

Grande estudo sobre os assassinos em série no Brasil
-----
Serial killers: made in Brasil foi o livro escolhido para o mês de julho pelo grupo de leitura criado pelas @garimpandosebos e @carol.nery2, e aproveitado para a Gincana Literária 2020 (#GincLit2020), promovida pelas @peculiareslivros e @meumundoemlugar (um livro que se passe no país que você está).

Trata-se de uma coletânea com a história dos 6 mais famosos serial killers brasileiros desde a década de 20, incluindo uma breve introdução sobre o tema de assassinatos em série, desenvolvido de forma mais completa no primeiro livro da autora, Serial Killer: Louco ou Cruel? (também disponível na @livrosdajulie).

Ilana fez um ótimo trabalho de pesquisa e reconstrução dos assassinatos, iniciando cada caso com uma narrativa em estilo ficcional, sucinta, mas abrangente, que fornece um panorama geral dos acontecimentos. Depois ela apresenta a cronologia das mortes, o modus operandi, as vítimas, o trabalho policial de investigação e captura, e um breve resumo biográfico dos assassinos.

A obra conta ainda com a transcrição de interrogatórios, entrevistas, confissões e laudos médicos e psicológicos, apoiando-se nos estudos e na bibliografia existente sobre o assunto. As diversas fontes de pesquisa são listadas ao final de cada capítulo.

Enquanto em alguns casos não há muita informação de apoio, outros trazem inclusive fotos das cenas dos crimes. Dá um certo alívio o fato de estarem em preto e branco e baixa definição, pois são muito impactantes, bem como algumas entrevistas.

Com todo o conhecimento apresentado no livro, Ilana mostra porque se tornou referência na literatura do assunto no Brasil. Com muito tato e respeito, ela nos apresenta mais uma face deste nosso país, desconhecida por muitos.

site: https://www.instagram.com/p/CDMYJ99jqFm/

Caroline.Bazoli 26/07/2023

Leitura incrível e impactante.
Um livro muito bem escrito que vai a fundo em todos os casos abordados.
Alguns me deram até um nó no estômago.