A Arte da Ficção

A Arte da Ficção David Lodge

Resenhas - A arte da ficção

13marcioricardo 17/06/2022

Senti falta de mais conteúdo e explicações mais eficazes.
Livro bom para quem se quer lapidar na arte da escrita ou leitura, isto é, para quem está começando.

O livro apresenta 50 capítulos, mas penso que poderia ser mais profundo. Cada capítulo exibe pelo menos um texto de algum autor, por norma de língua inglesa, que é esmiuçado consoante o tema que está a ser pronunciado. Alguns textos poderiam ter sido melhor escolhidos e algumas explicações foram bem leves.

Gostei, mas podia ser melhor. Não sei se é fácil encontrar um livro que exponha a literatura desta forma. Vale a pena ler, agrega e pode ser útil para consulta a qualquer momento, mas não é extraordinário.

Paulo Silas 09/07/2021

Reunindo 50 textos que publicou originalmente numa coluna literária de um jornal, David Lodge os revisa e os incrementa para apresentar ao leitor todos em um apanhado bastante interessante de abordagens metaliterárias sobre a narrativa ficcional. Como aponta o autor no prefácio do livro, "os artigos originais tinham uma extensão predeterminada", mas em geral eram enviadas para o jornal versões mais longas do permitido para que depois fossem editadas para caber no espaço da coluna. Com a revisão para o livro, muitas passagens foram restauradas, além de ter também ocorrido a inclusão de coisas novas. O resultado é essa obra maravilhosa que é "A Arte da Ficção".

Começando pelo começo e terminando com o fim, pois é assim que se dá o início e o término de qualquer obra literária, "Começo" é o primeiro capítulo do livro, onde o autor aponta que "o começo de um romance é a fronteira que separa o mundo real que habitamos do mundo que o romancista imaginou" e "Fim" é o capítulo que encerra a obra, onde o autor faz comentários sobre as formas de se finalizar uma história. Entre esses capítulos há diversos temas que são tratados sempre de forma cativante: o suspense, o romance epistolar, a ambientação, o leitor no texto, o romance experimental, o realismo mágico, o simbolismo, o título, a metaficção e a estrutura narrativa estão entre esses assuntos tantos que recebem a especial atenção e abordagem explanatória de David Lodge.

David Lodge menciona na introdução que "este é um livro para as pessoas que preferem ter um contato com a crítica literária em doses homeopáticas, um livro para folhear e para degustar, um livro que não tem a pretensão de ter a última palavra em nenhum dos tópicos que abrange, mas que vai [...] aguçar o entendimento e o proveito que os leitores tiram da prosa de ficção e sugerir novas possibilidades de leitura" - o que é uma descrição impecável do que é e significa a obra. Em cada capítulo, o autor traz no início o trecho de algum romance (Virginia Woolf, Paul Auster, Henry James, J. D. Salinger, Milan Kundera e diversos outros escritores) para ilustrar e trabalhar com o tópico abordado, tornando a leitura ainda mais aprazível. "A Arte da Ficção" é um livro que agrada e entrega com êxito aquilo que se propõe a fazer.

ToniBooks 14/07/2022

Vamos por partes...
O autor, em resumo, transcreve trechos de obras de ficção da literatura inglesa, apontando, nesses excetos, características dos elementos do romance e as técnicas utilizadas para compô-lo.

Lise 23/05/2020

Não é sobre regras
A regra de ouro da prosa ficcional é que não há regras - exceto as que cada escritor define para si mesmo. (Citação)

Fazendo jus a citação retirada do próprio livro, o estudioso da literatura David Lodge não oferece regras para essa arte, não é um livro pra aprender dicas rápidas. Pelo contrário, o autor separa - por falta de estrutura melhor - aspectos de uma obra e coloca suas observações exemplificando com textos reais a cada começo de capítulo. Há um pouco de tudo: os vários começos, pontos de vista, ambientação, manipulação temporal, intertextualidade, motivação, nomes de personagens, título, o fim, para citar alguns.
Confesso que as partes cujo exemplo eram de obras que me são conhecidas foram mais agradáveis de ler, mas, no geral, o livro é um tesouro. Muito bem escrito para que se precise ler todas as obras exemplificadas. (Inclusive, tome cuidado com spoilers se alguma delas estiver em sua lista de próximas leituras). Recomendadíssimo para quem ama a arte da ficção.

Bela 23/04/2022

A Arte da Ficção - David Lodge
Sobre o Livro
Reunindo um conjunto de ensaios e pequenos artigos sobre elementos construtivos da ficção, David Lodge apresenta resoluções didáticas sobre questões essenciais da arte ficcional, tais como os elementos de construção do suspense, mistério, estranhamento, ambientação e ironia na elaboração narrativa de uma obra, bem como também pontua quais são as principais características do romance epistolar, da narrativa adolescente, aborda o fluxo de consciência, a manipulação temporal realizada pelo autores e outras tantas características que constroem um texto.

“Que tipo de conhecimento esperamos obter com a leitura de romances – de histórias que não são “verdadeiras”? Uma resposta clássica é: conhecimento sobre o coração humano, ou sobre a mente humana. O romancista tem um acesso íntimo aos pensamentos secretos de seus personagens que é negado ao historiador, ao biógrafo e até mesmo ao psicanalista. Assim, o romance é capaz de nos oferecer modelos mais ou menos convincentes de como e por que as pessoas agem da forma que agem”.

O autor mescla suas reflexões e deliberações com a análise de obras que exemplificam esses elementos, então há em todo o ensaio menções a romances clássicos de Jane Austen, Virginia Woolf, Charlotte Bronte, Charles Dickens, Milan Kundera e tantos outros. Propondo um viés bastante didático, “A Arte da Ficção” dirige-se a todos os públicos para refletir sobre a arte de contar histórias.

Minha Opinião
“A Arte da Ficção” foi uma agradável leitura de não-ficção que não apenas forneceu um conhecimento mais prático sobre elementos da estrutura narrativa que compõem uma obra literária e suas diferentes características de manifestação, como foi também um achado bem interessante para ver interpretações possíveis acerca de livros já lidos e clássicos que deram muita vontade de ler.

Como estudante de letras, muitos dos pontos em que David Lodge toca para fazer sua argumentação não me eram estranhos, já havia lido outros livros de teoria literária e artigos que falavam dessas percepções, mas ainda foi bem agradável encontrar reflexões como essas dentro dos ensaios mais dinâmicos do autor.

Visando um público que não necessariamente é especialista no assunto, mas que possui interesse, “A Arte da Ficção” acerta justamente por manter-se em uma elaboração leve, mas ainda bastante reflexiva sobre elementos da narrativa. Os ensaios que mais chamaram minha atenção e forneceram percepções que despertaram a vontade de pesquisar mais foram aqueles que abordaram monólogo interior apoiando-se na narrativa de James Joyce para as exemplificações e o que tratou da elaboração sobre o realismo mágico citando Kundera. Além disso, os tópicos que versavam sobre as personagens e a escolha nunca arbitrária de seus nomes foi uma surpresa a parte, bem como o capítulo sobre ponto de vista rendeu algumas das melhores perspectivas até mesmo para analisar obras futuras.

“Em um romance, os nomes nunca são por acaso. Sempre significam, ainda que algo corriqueiro. Escritores cômicos, satíricos e didáticos podem se dar ao luxo da invenção exuberante e da alegoria óbvia ao nomear seus personagens.”

Apesar de dinâmico, acredito que “A Arte de Ficção” não seja um livro feito para ser lido de forma apressada, é uma ótima dica ler aos poucos, voltar no livro algumas vezes quando algum dos tópicos despertar sua atenção e perceber que quanto mais vezes volta-se a alguns dos ensaios que te interessaram, mais dá vontade de aprender e entender melhor a elaboração de um texto e a análise que podemos fazer sobre as narrativas que lemos.

Nunca se colocando como uma conclusão, mas sim como uma porta de entrada, “A Arte da Ficção” é um ótimo livro de não-ficção que aborda a literatura, os principais elementos da teoria literária e ainda constrói ótimas análises sobre obras consagradas mundialmente, tudo isso de forma didática e instigante. É uma ótima recomendação para leitores que desejem saber mais sobre a construção de uma história e por quais caminhos ela pode ser enunciada pelo seu autor.

site: https://resenhandosonhos.com/a-arte-da-ficcao-david-lodge/

Jeffer 21/07/2009

Para poucos
Altamente didático. Diferente dos outros lançados recentemente que também buscam incentivar jovens escritores, este é bem mais técnico. É interessante saber o nome das técnicas utilizadas por tal e tal escritor. Pena o autor citar só escritores que escreveram em inglês, mas ele dá uma justificativa razoável para isso. Dos latinos, cita somente Gabo. A propagandinha dos livros dele, apesar de se encaixarem nos temas, ficou meio forçada, poderiam ser citados outros escritores mais conhecidos que ele. Mesmo assim, para quem pretende se aperfeiçoar na escrita, mal esse livro não vai fazer.

Martony.Demes 11/05/2023

Um livro referência com algumas ressalvas
Eu gostei muito do livro! Ele apresenta 50 capítulos com 50 tópicos relevantes sobre ficção, desde os tipos, narradores, formas de escrever, ideias, etc. E em cada um dos tópicos ou capítulos ele faz referências a grandes livros que utilizaram aquela técnica ou tipo (realismo mágico, não ficção etc.).

Contudo, algumas vezes os exemplos citados não era bem explicados ou meio lacônicos, para mim, como leitor comum sem formação em estrutura literária ou coisa do gênero! E de fato, algumas explicações dele não eram tão bem evidentes para um entusiasta de escrita que não tem formação acadêmica. O que não tira o brilho da obra!

Nesse cenário, o livro é importantíssimo para aparar arestas, servir de guia e exemplo na hora de escrita e nesses 50 capítulos você tem um repertório de opções de escrita, juntos, que não encontra em outro lugar!

Recomendo o livro, mas é bom ter uma bagagem razoável ou rele-lo quando puder! Algo que farei

Côrtes 04/04/2023

Primeiro livro sobre escrever
Gostei do livro, primeira vez q tenho contato com uma obra q ajude na arte da ficção. O livro é composto com 50 capítulos e em cada um se tem a análise de um trecho de um livro( sendo a maioria literatura inglesa clássica oq me distanciou um pouco), enfim acredito q devo dar algumas olhadas quando eu estiver escrevendo.

Israel145 28/01/2024

Ficção e seus detalhes
A arte da ficção é um pequeno manual de leitura e escrita montado a partir de uma série de artigos publicados no Independent on Sunday e Washington post em que o autor David Lodge disseca de forma leve e suave a estrutura da prosa romanesca.
A partir da análise de textos na grande maioria de autores de língua inglesa, Lodge nos mostra o impacto do desenvolvimento narrativo a partir de uma série de temas que são universais e permeiam todo e qualquer romance. São 50 temas em que o autor discorre em 50 capítulos sobre cada um deles, fazendo uma análise profunda, porém leve e gostosa de ler. Temas como o começo do livro, o ponto de vista, o fluxo de consciência, ambientação, apresentação do personagem, dentre diversos outros são apresentados ao leitor com comentários sagazes tanto do ponto de vista do leitor como do ponto de vista do autor, fazendo uma interessante combinação de elementos que compõem a estrutura narrativa sem ser cansativo.
David Lodge usa uma técnica bem simples nos artigos. Ele apresenta um fragmento do texto de algum livro de um autor conhecido e a partir daí, traça seus comentários sobre o tema específico, fazendo o leitor olhar com nova visão uma série de pequenos detalhes que passam despercebidos ao leitor casual. Como são temas presentes em todo e qualquer texto, isso cimenta no leitor uma necessidade de olhar diversos novos aspectos em suas próximas leituras.
As lições de Lodge são de uma simplicidade ímpar e acabam contribuindo tanto no processo da leitura como no da escrita, sendo que ambos se complementam em suas abordagens.
Altamente recomendável para leitores e escritores, sejam os profissionais ou os marinheiros de primeira viagem.

Andrew.Hammel 21/01/2021

Utilidade com entretenimento
Eu, particularmente, adquiri "A Arte da Ficção" pois estava me aventurando como escritor amador. Posso garantir que o livro serve como um belo índice/enciclopédia de estilos, gêneros, termos e técnicas. É óbvio que cada um dos conceitos possui um número imenso de obras para definí-los com exatidão, mas o livro de David Lodge cumpre com seu propósito, ao menos de uma maneira mais tranquila. Além dessa utilidade, também julgo como entretenimento, afinal, mesmo quando abandonei a escrita, continuei achando o livro interessantíssimo, pois me apresentou várias obras e também me fez enxergar através da estilística de certos autores. Recomendo.

Vivi 22/05/2021

Excelentes estudos sobre vários clássicos! Vale muito a pena para quem quer estudar textos literários mais a fundo.

Hayllon 23/02/2022

Para os amantes da escrita (ou não')
Quis ler este livro assim que descobri sua existência, ao ler algumas resenhas a respeito percebi que muitas pessoas não entenderam a proposta do livro. Não é para ser um livro sobre escrita criativa, ou uma fórmula mágica para se escrever um bom romance, não. Eu o interpretei como um livro de estudos que irá expandir os seus horizontes. Todos os 50 artigos escritos por David Lodge servem para situar o leitor nesse universo maravilhoso que é a construção de um romance.

O considero um livro de estudos, mesmo que não seja extremamente didático e cientifico, ele lhe apresenta conceitos importantes e que muitas vezes já tínhamos o conhecimento, só não sabíamos como nomeá-lo. Exemplo disso é, que eu sendo acadêmico de letras, acabei me deparando com conceitos de linguística que eu tenho estudado e isso foi maravilhoso.

Enfim, gostei muito do livro, pretendo ler outros sobre o tema e até, quem sabe, voltarei a visitar essas páginas, visto que, acredito eu que há muito a se aprender com o mestre David Lodge.

Marques 31/05/2023

INCRÍVEL para pessoas que escrevem
Leituras mais técnicas da arte de escrever sempre se confundem às minhas leituras de ficção, porém dessa vez, me dediquei a esta sozinha.

Por quê? No decorrer de "A arte da ficção" há dezenas de exemplos de passagens e livros que demonstram os conceitos explicados ali - aliás, são 50 conceitos que todo escritor (seja qual for sua especialidade) deveria conhecer.

Indico "A Arte da Ficção" para os amantes de literatura e também para os profissionais da escrita, literária, cinematográfica ou até mesmo jornalística. Se tornou mais um daqueles livros de consulta, os quais é importante deixar de fácil acesso na estante ou escrivaninha.

Ah, e ele é um livro de bolso, da L&PM, e eu amo livro de bolso.

Laura Regina - @IndicaLaura 31/08/2020

Livro sobre Livros
Em 50 artigos, o professor universitário e escritor David Lodge nos fala sobre diversos detalhes importantes nos escritos literários.

O livro é uma coletânea de artigos escritos por Lodge para um jornal inglês publicados durante vários anos. Em cada capítulo há um artigo de tema variado e com um trecho de algum livro conhecido. Alguns temas são: o começo, o fim, monólogo interior, romance epistolar, repetição, simbolismo, fluxo de consciência, nomes, coincidência, entre tantos outros.

Eu achei a proposta bastante interessante, pois em pequenos textos o autor consegue fazer a conceituação e dar alguns exemplos, sendo o principal o do trecho escrito no início do capítulo.

Mas infelizmente o autor é especialista em literatura inglesa e estadunidense, e seus exemplos são nestas nacionalidades - o que pode tornar a representatividade de outros países e continentes praticamente nula: por exemplo, como falar em realismo fantástico e não falar dos autores sulamericanos?!

Na sua proposta, eu gostei bastante do livro, aprendi bastante sobre vários ítens e detalhes de vários escritos literários, e fiquei com ainda mais vontade de estudar as teorias.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

aafantis 23/01/2021

Dá para tirar algum proveito
Já li livros de escrita criativa melhores. David Lodge tira de referencia textoa classicos da literatura inglesa, então os exemplos ficam meio defasados para a escrita de livros da atualidade. Mas dá para tirar proveito de algumas dicas.