Garimpos do Mato Grosso

Garimpos do Mato Grosso Hermano Ribeiro da Silva

Resenhas - Garimpos do Mato Grosso

Isotilia 07/01/2014

Diamantes do Barra do Garças
Este livro é do mesmo autor de "Nos Sertões do Araguaia". Trata-se de um jornalista paulistano, Hermano Ribeiro da Silva, que reúne um grupo de amigos e sai para explorar o interior do Brasil na década de 1930. Esta obra descreve a expedição para os garimpos de diamantes do Rio das Garças, Mato Grosso, que naquela época estava no auge.
A primeira tentativa é fracassada, pois um dos companheiros morre de malária e o grupo decide voltar. Na segunda tentativa eles percorrem um caminho muito longo até conseguirem garimpar de fato.
O autor é muito realista. Ele descreve tudo com olhar clínico e imparcial; desde os conflitos e a opressão dos latifundiários, até as superstições, crenças e esperanças dos garimpeiros, na sua maioria analfabetos.
Com esta leitura, eu aprendi que o Brasil já teve muita navegação fluvial. Eles viajam por muitos lugares com companhias fluviais e em algum momento toda essa infraestrutura acabou. Com esta leitura também aprendi muito sobre a Revolução de 1924, cujo ápice do conflito ocorreu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O livro menciona muitas vezes o encontro com sobreviventes da revolução. Como livro foi escrito em 1930, ele subentende que todos os leitores sabem do que se tratava. Eu tive que pesquisar no Google e achei um momento muito interessante da nossa História. Também aprendi que o maior diamante retirado no Rio das Garças foi o "Jalmeida". Foi um pouco frustrante, pois eu esperava algo bem maior e mais puro.
O autor narra que encontraram uma sertaneja agonizando por causa de um aborto mal feito. Ele aproveita a oportunidade para dizer que essa prática é bem comum no Sertão e não se restringe a sociedade industrializada, como a maioria das pessoas acredita. Além disso, ele defende abertamente o aborto. Isso me surpreendeu bastante.
Fui criada com muitas histórias de garimpos, mas somente após a leitura deste livro, eu pude ter um entendimento amplo desse processo e como a garimpo afetou nossa sociedade e nossa História.