A Raisin in the Sun

A Raisin in the Sun Lorraine Hansberry

Resenhas - A Raisin in the Sun

Laila Serafim 07/08/2020

Muitas questões
A peça acontece entorno de uma família, e aborda questões raciais, diferenças geracionais, e sonhos e espectativas.

Marcos606 12/03/2024

Peça de 1959, retrata algumas semanas da vida dos Youngers, uma família negra que vivia na zona sul de Chicago na década de 1950. Quando a peça começa, eles estão prestes a receber um cheque de seguro de US$ 10.000. Esse dinheiro vem da apólice de vida do falecido Sr. Younger. Cada um dos membros adultos da família tem uma ideia do que gostaria de fazer com esse dinheiro. A matriarca, Mama, quer comprar uma casa para realizar um sonho que dividia com o marido. O filho, Walter Lee, prefere usar o dinheiro para investir em uma loja de bebidas com os amigos. Ele acredita que o investimento resolverá para sempre os problemas financeiros da família. A esposa de Walter, Ruth, concorda com mamãe, entretanto, e espera que ela e Walter possam oferecer mais espaço e oportunidades para seu filho, Travis. Finalmente, Beneatha, irmã de Walter, quer usar o dinheiro para pagar as mensalidades da faculdade de medicina. Ela também gostaria que seus familiares não estivessem tão interessados ​​em se assimilar ao mundo branco. Em vez disso, Beneatha tenta encontrar a sua identidade olhando para o passado e para África.

À medida que a peça avança, os Youngers entram em conflito por causa dos seus sonhos concorrentes. Ruth descobre que está grávida, mas teme que, se tiver o filho, coloque mais pressão financeira sobre seus familiares. Quando Walter não diz nada sobre a admissão de Ruth de que ela está pensando em abortar, mamãe dá entrada em uma casa para toda a família. Ela acredita que uma casa maior e mais iluminada ajudará a todos. Esta casa fica em Clybourne Park, um bairro inteiramente branco. Quando os futuros vizinhos dos Youngers descobrem que estão se mudando, eles enviam o Sr. Lindner, da Clybourne Park Improvement Association, para oferecer dinheiro aos Youngers em troca de ficarem longe. Os Youngers recusam o acordo, mesmo depois de Walter perder o resto do dinheiro (US$ 6.500) para seu amigo Willy Harris, que convence Walter a investir na loja de bebidas e depois foge com seu dinheiro.

A realidade quotidiana, tanto da dificuldade econômica como do preconceito racial ameaçam paralisar cada um destes sonhos. Mesmo no final da peça, quando a família finalmente consegue se mudar para a nova casa em um bairro melhor, o futuro permanece incerto. Assim, a peça repete implicitamente as questões incluídas no poema de Langston Hughes, do qual Hansberry tirou o título: “O que acontece com um sonho adiado? / Seca / Como uma passa ao sol?”

Certos problemas continuam, novos se apresentaram, mas a peça ficou datada.

Isabela 17/04/2023

A Raisin in the Sun
Mais um que li apenas por conta da faculdade e acabei engatando na história. No começo achei que não ia pra frente, mas deu tudo certo!

Anita.Hux 09/09/2020

O livro é bem profundo e cada objeto e cenário possui um significado especial no decorrer da história. Apesar de ter sido uma leitura um pouco longa, para um livro tão curto, acho que deveria ser obrigatório essa leitura nas escolas, pois apresenta o preconceito enraizado na sociedade atual.

Nati 15/01/2021

Livro fundamental para entender questões a respeito do racismo. Também há o quesito dos sonhos, que são inerentes aos personagens, que buscam melhoras para suas vidas.
Se analisar o livro, conseguimos tirar aspectos bem profundos sobre cada um dos personagens. É uma pena o livro não ter sido traduzido para Língua Portuguesa, o que afasta muitos leitores.

Leticia 10/04/2023

"life just like it is. who gets and who don't get - it's all divided up. between the takers and the 'tooken'"
Essa leitura é muito densa em questão de questões que nos são apresentadas. uma família de cinco pessoas vivendo em uma casa minúscula com apenas uma janela para entrar a luz do sol; pessoas comuns - um motorista, duas empregadas domésticas, uma estudante que almeja ser médica, uma criança aproveitando a infância sem precisar se preocupar, por enquanto, com os problemas de adulto.
sabe o que é mais duro nessa história? o quão real ela é.
essa família foi do fundo do poço pro alto do céu, e de novo pro fundo do poço. mas apesar dessa montanha russa de acontecimentos, a relação que parecia desgastada no início da peça toma uma guinada, e agora eles partem para a nova fase JUNTOS - é o que parece, pelo menos. não será um conto de fadas, as últimas passagens mostraram bem isso, mas já é alguma coisa.

gui.ricardi 11/04/2024

A peça é muito boa, a leitura flui maravilhosamente, por vezes parecia que eu estava assistindo "Todo Mundo Odeia o Chris", mas, diferentemente da série, A Raisin in The Sun aborda com muito mais intensidade as questões raciais. Em geral, achei a obra muito boa e muito necessária!!!!