Superinteressante N° 183 (Dezembro de 2002)

Superinteressante N° 183 (Dezembro de 2002) Revista com diversas matérias

Resenhas - Superinteressante 183 (Dezembro 2002)

z..... 13/04/2022

Dezembro de 2002
"A verdadeira história de Jesus"
Que Jesus tinha irmãos, aparência diferenciada da europeização preconizada, e que costumes do cristianismo de hoje tem mistura com paganismo (como a data e símbolos clichês para Natal e Páscoa) não são novidade nenhuma, assim como o negacionismo em torno de Jesus (supostamente racionalista) exemplificado na reportagem. Entre crer na Bíblia e crer no racionalismo dos homens, creio é no Senhor e sua Palavra. Registre-se que muito do racionalismo são conjecturas, em que os autores são até mesmo endeusados (na prática). Mas independente disso, o fundamento de tudo é a fé.
Observação curiosa é que os Manuscritos do Mar Morto foram citados como negacionistas a Jesus por não o mostrarem, porém, os próprios estudos científicos os dataram de séculos a.C. Registre-se também que confirmam a veracidade dos escritos do Antigo Testamento.
Leio com interesse essas reportagens, mas não tem minha fé.

"Ataque ao mal dos trópicos"
A reportagem tem descrição interessante da fisiopatologia da malária (incluindo gráfico facilitador para o entendimento), mas o destaque foi o sequenciamento genético em 2001 para a principal espécie transmissora (mosquito do gênero anopheles) e do protozoário mais comum da doença no mundo (Plasmodium falciparum), o que abria possibilidades para tratamentos especializados e vacina.
O texto descreve também sobre dificuldades para a produção de vacina, sendo a malária combatida na medicina preventiva e terapêutica, ainda não na imunização (o que desperta curiosidade, já que é doença que mata e acomete milhares anualmente desde tempos remotos). Fiquei confuso com o parecer técnico nas explicações, mas deu para entender que tem correlação com diferentes agentes etiológicos e com acometimento no sangue.
Essa reportagem só tem sentido em ler se forem feitos paralelos com a atualidade. A consulta na Net mostra que foi aprovada pela OMS vacina para crianças em região endêmica na Áfica em 2021. Vou ser positivo com o fato e me afastar de teorias conspiratórias... Talvez a vacina tenha correlação com o sequenciamento citado de 2001, pois é específica contra o P. falciparum. Em termos práticos, os estudos dizem que a eficácia é ainda baixa e que não será adotada no Brasil devido os casos mais comuns serem de P. vivax.

"Muitos beijos"
Sobre a história do beijo. Do que foi abordado, achei curioso o contexto sexual ter sido introduzido no Novo Mundo pelos colonizadores (até então sería associado à ritos antropofágicos). Outra curiosidade é que a associação sexual teve primeiros registros na literatura indiana, sendo difundida nas campanhas de Alexandre. Ah, e a origem do beijo de língua seria no... Ah, chega de spoiler!

Nas Supernovas (notas históricas) destaque para "China na América", que defende a revisão histórica da descoberta das Américas, pois os chineses teriam chegado com supernavios, maiores que as naus e caravelas, cerca de 40 anos antes dos europeus (mas pera lá! não esqueçamos das sagas vikings cinco séculos antes dessa galera... se é para revisar... tem quem defenda até mesmo a exploração pioneira pelos fenícios).

"Como surgiu a tourada?"
Rapaz, o que ficou em evidência foram os rituais de morte do touro, em detalhes, diga-se de passagem, num divertimento sádico. Capa vermelha pra quê... É chamativa para o público e disfarça a sangria crescente...

Alguns dos atrativos da edição.