A Invenção da Solteirona

A Invenção da Solteirona Cláudia Maia

Resenhas - A Invenção da Solteirona

KatiaMaba 29/05/2012

O preço de uma escolha e seus méritos......
Reconheço e recomendo a obra “A Invenção da Solteirona – Conjugalidade Moderna e Terror Moral” para o leitor do meio acadêmico da área de humanas e para os leitores interessados em um estudo mais aprofundado sobre a vida da mulher brasileira diante da modernização e seus reflexos na escolha do estado civil. Em Minas Gerais, período de 1890 a 1948, foi o local e época de escolha da autora Cláudia Maia para desenvolver suas pesquisas.

Na condição de leitora interessada em conhecer de forma detalhada o tema acima mencionado, considero impressionante o valor que se atribuía a docência, enfermagem e do lar no período pesquisado. Nos dias atuais apesar das inúmeras conquistas das mulheres as referidas opções perderam o devido respeito e consideração em diferentes círculos de atuação.

Também é compreensível a urgência de busca por uma vida de paz e dignidade, mas, não foi possível evitar o sentimento de perda de oportunidades profissionais, quando Ina Von Binzer defronta-se com poucas opções de emprego, terminando por trabalhar na condição de governanta em casa de família abastada no RJ, impedindo a titular de receber um retorno a altura das qualidades de formação acadêmica alemã.

Considero a obra como um todo bastante acessível a compreensão do leitor, bastando ao mesmo uma atenção mais especial por tratar-se de um trabalho muito rico em detalhes, fontes, respeitando sempre as devidas referências.

A Cláudia de Jesus Maia o meu muito obrigada e parabéns por mais esta conquista.

O exemplar em meu poder certamente logo estará em outras mãos, mais especificamente de acadêmicos que possam enriquecer estudo semelhante.

Abraços
Kátia