Superinteressante Nº 178 (Julho de 2002)

Superinteressante Nº 178 (Julho de 2002) Revista com diversas matérias

Resenhas - Superinteressante 178 (Julho 2002)

z..... 22/02/2022

Julho de 2002
"A Bíblia passada a limpo"
Exemplo da confiança no raciocínio científico materialista levando a conceituações especulativas, questionáveis como os conceitos que questiona.
A reportagem na época gerou entusiasmo entre negacionistas da fé, como se desvendasse de forma cabal o verdadeiro contexto bíblico. Para mim é um texto subjetivo e superficial em respostas. Fala, por exemplo, que a história do Dilúvio é baseada na mitologia de livro anterior aos bíblicos, mas só reforça a veracidade da história, percebendo-se que deixou memória histórica entre diferentes povos. É tudo muito especulativo no materialismo histórico o que se expressa na revista. E olha que a reportagem nem citou o que seriam contradições entre os livros bíblicos, como os evangelhos.
A Bíblia é um livro que se complementa, onde as tais contradições se explicam no contexto da Hermenêutica, o que é sumariamente ignorado e rejeitado pelo cientificismo.
Creio é na Bíblia e leio sempre com curiosidade os textos negacionistas sobre ela, fazem eu crer ainda mais em Deus.

"A maior de todas as sagas"
Sobre a série "Guerra nas Estrelas", que trouxe novos filmes no novo século. A reportagem disserta sobre a representatividade da obra e inspirações dos personagens (a parte que mais curti).
O texto não teve esse direcionamento, mas fiquei com a percepção de metáfora ao homem querendo ser Deus, tentando ter autoridade sobre tudo, o que obviamente acaba em ruína, tal qual ocorrera em inúmeros exemplos na História e na realidade presente...

"Por que os acidentes acontecem?"
Abordagem sobre a teoria do caos, em que os fenómenos ocorrem pela somatização de outros. Dessa forma a teoria sugestiona previsibilidade e ruptura para ocorrência de certos fenômenos a partir de raciocínio lógico que miniminize eventos que levem a ele (junção chamada de "efeito borboleta").
Existe lógica nisso, porém, a realidade e futuro não se prende ao que conhecemos. Existem realidades além da realidade...

O Superpapo "É tudo mentira!" trouxe entrevista com um biólogo negacionista da realidade dramática da natureza enfatizada pelos ambientalistas no despontar do novo século, como o aquecimento global.
Rapaz! Queria ver o parecer do sujeito hoje, depois de tantos impactos que vivenciamos nas duas primeiras décadas (desaparecimento de espécies, tsunamis, desertificação, desmatamento, mudanças climáticas, epidemias, pandemia, fome...). Seria o caso dele estudar um pouco a teoria do caos, avaliando a realidade presente e possibilidades no efeito borboleta.

"O homem é um vírus"
Artigo pessimista sobre a humanidade. Engraçado que tive posicionamento similar há tempos e hoje não partilho dessa ideia. Oras! Troquei o pessimismo por visão esperançosa, na percepção que existe possibilidade de fazer diferente. Vírus é necessariamente parasita sem escolha.

Por gostar de etimologia, deixo em registro o que foi abordado para a palavra "gringo" na parte Superintrigante...
Gringo seria corruptela de "griego" (grego em espanhol) como termo usual para estrangeiros, porque falavam língua complicada e difícil de entender.

Finalizando com dica de leitura de Marçal Aquino. Oras, alguêm que incentivou minha vida como leitor, com obras na série Vagalume, merece atenção, né!
A sugestão é "Fup", de Jim Dodge, que escolhi entre cinco outras, apenas porque nada sabia dela e muito menos do autor. A dica diz que é "uma fábula deliciosamente poética" e, consultando o Skoob, vi que tem várias resenhas com ótimas avaliações. Então vamos a ela... assim que possível.
Semana passada assisti filme como sugestão de José Mojica (que foi conhecido como Zé do Caixão) numa revista do ano 2000 e gostei: "Horizonte perdido", filme de 1973.