O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Evey 10/04/2024

O homem do castelo alto
Comecei com bastante expectativa, a ideia em si é genial, adorei o conceito desse mundo utópico.
Porém, não gostei muito muito do estilo da escrita, não me apeguei aos personagens e tbm não gostei de como o livro acabou sem nenhum ciclo fechado. A ambientação é muito boa, as críticas estão em todos os pequenos detalhes, uma pena não ter sido executado da maneira q eu, particularmente, gostaria. Mas vale sim a leitura, traz vários questionamentos sociais em comparação ao mundo atual

Uma das minhas cenas favoritas acontece quando o (suposto) alemão recebe um presente importantíssimo de um japonês, uma simples propina para ajudar nos negócios. Item de colecionador dos Estados Unidos antes da dominação Alemã pós 2Guerra, um relógio de pulso do Mickey Mouse! Simplesmente genial!

Bela 08/04/2024

Vi a primeira temporada da série da Amazon Prime há muitos anos e fiquei com vontade de tentar o livro. Não se engane, apesar de a premissa ser a mesma, o arco dos personagens é completamente diferente. Acho que meu interesse pela distopia do Eixo ter ganhado a 2a GM falou muito mais alto do que a história dos personagens. Me peguei constantemente impaciente com as situações e (extensas) reflexões dos personagens. Gostaria de ter lido mais sobre esse mundo distópico do que sobre os dilemas morais de personagens aos quais não me apeguei.

Marcos 04/04/2024

Desesperança.
Assim que terminei fiquei tão impressionado quanto os personagens presentes do último trecho. Assim como eles precisei me certificar se era isso mesmo, se o que acabávamos de ter lido no oraculo era verdade... O livro é de uma imersão ímpar! Em momento nenhum o narrador está preocupado em te explicar algo diretamente. A janela para esse mundo são os anseios dos personagens, a partir deles conhecemos e nos angustiamos com essa realidade aterradora.

Wes 04/04/2024

O livro é bem confuso no começo, mas te prende muito quando você consegue se situar na ambientação alternativa. O final de torna bastante confuso para quem espera uma narrativa fechada, pois o livro encerra sua história sem o encerramento de nenhum dos arcos. Porém, as relações entre esses arcos divertem e apresentam ao leitor tudo o que o autor quis dizer em sua obra.

Suzy 02/04/2024

A ideia era boa, o modo de realização que deixou a desejar
Olha, a obra é interessante porém muito chata em alguns momentos e com muita superficialidade em outros. A premissa dela é totalmente cativante, tipo imaginar e retratar como seria um mundo onde a Alemanha nazista e o Japão Imperial tivessem vencido a Segunda Guerra, mostrando principalmente um EUA dividido entre os dois países acima citados.
Contudo, somos levados a acompanhar algumas personagens específicas ao longo da história e na maior parte das vezes não há um desenvolvimento mais profundo delas, parece que falta muita coisa pra obra ficar perfeita. Falta história, falta desenvolvimento, falta intrigas e falta resolução de conflitos.
No final é lançado ao ar muita coisa e fica tudo meio que em aberto. O que aconteceu com as personagens? O que aconteceu com o projeto alemão de atacar o Japão? O autor do livro (que há um livro banido na parte alemã dos EUA), o que ocorreu na vida dele, quais as consequências do livro que ele lançou para o mundo dominado pelo medo? Enfim, na minha opinião a obra deixa a desejar, mas em lingas gerais ela é boa.

E eu confesso que gosto mais da adaptação em forma de seriado ?

Pyetra Schmidt 28/03/2024

Dick quis resgatar o historicismo... mas só é um estadunidense dos anos 60
Apesar das minhas 4 estrelas, a obra em si é boa. Gostaria de ter uns 10 minutos conversando com Dick pra fazer perguntas e tentar entender melhor a obra - porque na verdade foi isso que fiz durante toda a leitura. Não consegui me apegar a nenhum personagem, sendo bem honesta eu nem soube direito quem era quem e tentei me guiar por busca no Google e pela sinopse. Tirando a Juliana e Joe, ainda não entendi a finalidade de cada personagem, acho que faltou profundidade nas relações e mais páginas pro fluxo interminável de pensamento de Philip K. Dick.

O final em si... faria mais sentido se houvesse uma continuidade na narrativa e profundidade nas discussões. Fiquei com a sensação de "?", não porque não entendi, mas porque FALTOU informação. Acho que toda a história deveria seguir a linearidade da história da Juliana, mesmo com a psicodelia dos pensamentos dela, da loucura e da filosofia por trás da curiosidade.

Pensei que eu pudesse ter ficado perdida porque tive uma longa pausa entre a leitura por conta da faculdade, mas as outras resenhas não mentem: o escopo da narrativa tem uma premissa muito boa mas falta coisa.

Como estudante de história, a discussão sobre historicidade é muito boa. As reflexões, embora poucas, sobre a história 'real' com a 'alternativa' e conflitos históricos/políticos também traz mais interesse.

Fernando 28/03/2024

Decepcionante pelo interesse que a sinopse nos trás
Completando uma saga de leitura do autor Philip K. Dick finalizo a trama mais fraca entre os 3 (os outros dois sendo Ubik e Blade Runner). Foi criado um universo em que a Alemanha e o Japão ganham a guerra porém não houve uma grande enredo por trás deste universo. O desenrolar da história é lenta e sem grandes pautas ou objetivos tratados ao longo do livro. No fim é mais uma história de Dick examinando a realidade, o ser humano e suas ações em situações e ambientes diversos, desta vez fora de seu comum universo envolto em ficção científica.

Luanabookclub 27/03/2024

Genial.
A minha expectativa e ( acredito que de quase a maioria das pessoas que ouvem falar desse livro) era que ele retrataria um mundo onde o Eixo vence a segunda guerra mundial e a partir disso, as mudanças no "novo mundo" com essa nova realidade.

Porém, é muito mais do que isso e, aliás, a história em sua maior parte, é contada dentro de uma realidade de dominação japonesa com algumas situações e cenas em que os alemães aparecem e ficamos sabendo das questões do nazismo ( que sempre será extremamente triste). Contudo, a realidade em que um Japão domina a região e são as principais referências de sucesso e influência, é do que realmente esse livro trata.

E ainda, o autor descreve esse futuro modificando fatos históricos passados, utiliza também um artefato narrativo que eu amo ( cria um livro dentro do livro em que realmente o Eixo perde a guerra ! O que seria a nossa realidade ) e o uso de um oráculo milenar de consultas e previsões do futuro super importantes para essa sociedade.

Enfim, são tantos detalhes e nuances que é impossível descrever. Amei muito essa experiência.

Bunig 27/03/2024

Não é chato, mas também não é legal
Sinceramente, o erro foi meu porque expectativas foram criadas quando vi uma parte do primeiro episódio da série, que, diga-se de passagem, aparenta ser muito mais legal que o livro.

No primeiro capítulo achei péssimo e muito pouco atrativo. Então, busquei por resenhas da obra que me ajudaram a reajustar minhas expectativas. Só então eu consegui me aprofundar melhor na história.

Mas ainda assim, achei o enredo bem disperso, o que tornou o livro entediante pra mim. Tinha partes legais e partes que me faziam querer abandonar a leitura.

Domi_nick 25/03/2024

O Homem do Castelo Alto foi um livro que me surpreendeu demais.

É uma obra do gênero da ficção científica e da literatura distópica, o que é algo que foge um pouco da minha zona de conforto literária. Porém, quando decidi da uma chance para essa história, não imaginei que fosse ser uma leitura tão boa.

A obra é ambientada em uma realidade diferente da nossa, onde a Alemanha e o Japão ganharam a segunda guerra mundial. Ou seja, o autor mostra, por meio de diversas perspectivas de diferentes personagens como seria o nosso mundo se a história fosse reescrita de outra maneira.

No decorrer do livro fica impossível não fazer uma comparação entre a nossa realidade e a realidade em que a obra se encontra. Pensar em como tudo poderia ser igual a obra narra, caso tivéssemos tomado outras escolhas no passado, deixa tudo um um pouco aterrador.

O nosso mundo não é perfeito, mas é melhor e mais humano do que o contexto em que a história se passa. Então acredito que essa seja uma das reflexões que o autor quis passar para o leitor.

O homem do castelo alto entrega tudo o que propõe: uma ótima crítica, um mundo bem construído e uma história repleta de reflexões para fazer o leitor não querer largar o livro.

Rafael 25/03/2024

Zzz
Tive contato com a história pela primeira vez através da série da Amazon e acho que talvez devesse ter ficado só na série mesmo.

Apesar da originalidade do tema, o livro é ruim. Promete muito mais do que cumpre, abre várias linhas de narração que não fecha, e, pra piorar, nenhuma delas faz realmente sentido. As motivações dos personagens são vagas, o desenvolvimento de alguns é fraco e você fica sem entender a necessidade da existência de alguns deles.

Enfim, vim com muita vontade de ler e foi um fardo terminar.

Carolina 21/03/2024

Foi totalmente inesperado
Eu peguei esse livro para ler achando que seria totalmente diferente do que realmente foi, gostaria de ter descoberto mais sobre como o mundo realmente funcionaria se os nazistas e o japão tivessem ganhado a segunda guerra mundial, mas ainda bem que nunca irei de fato descobrir!
Rafael 25/03/2024minha estante
Caso queria, tem uma série no Prime Vídeo inspirada no livro, com o mesmo nome.

Eveline.areda 18/03/2024

Eu amei esse livro, não me prendeu muito, mas é muito interessante saber como seria se Hitler tivesse ganhado a guerra.

A Juliana minha personagem favorita, que mulher meus amores. Passei metade do livro querendo que ela aparecesse de novo..

Guilherme2173 12/03/2024

O livro não é ruim, porém é bem chatinho. O universo onde se passa a obra é interessante e é uma pena que esse livro seja muito mais focado nos Estados Unidos, seria interessante ver uma perspectiva brasileira no universo desse livro. Enfim, vi bastante gente falando da série, que de fato é muito boa e eu sinceramente acho bem mais legal que o livro kk.