Princesa Mecânica

Princesa Mecânica Cassandra Clare

Resenhas - Princesa Mecânica

gisely 17/03/2022

"A vida é um livro, e há mil páginas que ainda não li."
Único triângulo amoroso digno de adoração ? de acordo cmg.

Enredo. Sempre disse e contínuo dizendo: TID tem um plot incrível. Esse livro comprova isso, todo o posicionamento do vilão, sua ideologia e tudo mais. Entretanto, é visível sua diferença dos primeiros para o último, mas isso é da Clare. Ela pode ser minha protegida, porém reconheço que peca muito no quesito vilão. Dito isso, só tenho elogios para dar.

Desenvolvimento. Maravilhoso, de verdade, cheio de reviravoltas e repleto de ação. Contém tanto cenas fofas, como cenas tristes e cenas de guerra, tudo no seu devido ponto ? inclusive prepara o choro, é inevitável.

Personagens. Acho tão, mais tãao perfeito o modo como a Cassie trabalha com seus personagens. Pelo fato de seus livros serem em terceira pessoa, ela consegue nos mostrar a história sob o ponto de vista de todos, então entendemos pela perspectiva de cada um e assim nos apegamos a eles. É literalmente impossível desgostar de algum personagem secundário, pois, personalidades e atitudes de alguns, servem de equilíbrio e nivelamento para os outros. Eu, particularmente, me apaguei a todos, não consigo nem me ressentir de algum. Sinto muita saudade deles.

Triângulo amoroso. Como disse logo no começo da resenha: O MAIOR DE TODOS. Cada detalhe foi escolhido minuciosamente para agradar a todos os leitores. Esse é o único triângulo amoroso que além de conseguir agradar os leitores, de certa forma ? e como única opção ?, agradou os três envolvidos. Desse jeito, o Herongraystairs não é genérico. E é por isso que é tão exaltado ? e com motivo. Sofri demais e chorei mais agora que dá primeira vez... eles são tudo para mim.

Final Esplêndido. Cara, você só entende quando ler. Nenhum leitor pode descrever a sensação de ler essa trilogia, crescer junto dos personagens. O final é completamente imprevisível ? e eu sou muito crítica. E acho lindo quando algum personagem se sacrifica por um bem maior ou por amor a alguém, admiro muito.

Então te digo: Leia. Pois, a descrição de outra pessoa jamais será precisa, nem mesmo a minha. E você não irá se arrepender.

?????
Lucas Whitethorn 17/03/2022minha estante
Quero tanto ler essa trilogia, mas primeiro preciso terminar os três primeiros livros de TMI ;-;

dudaisreading 17/03/2022minha estante
esse livro é tão bom ??????????

Gisele 17/03/2022minha estante
Que resenha linda!

gisely 17/03/2022minha estante
@lucas, amg ler logoo, Cidade de vidro vai ser muito bom, já te dá um incentivo pra acabar Cidade das cinzas e ir direto pra TID?

gisely 17/03/2022minha estante
@duda, siimm, perfeitoo, sofri de novo, né amg??

@elle, brigadaa giih??

Nowhere¿ 21/03/2022minha estante
Esse livro é perfeito, apenas ?
Herongraystairs único triângulo amoroso aceitável, amooo

gisely 21/03/2022minha estante
@nowhere, idem?. Nunca será superado??

Clara Khouri 24/02/2020

Melhor livro da melhor trilogia.
Livro perfeito, com o final mais lindo que já li desde que comecei a vida de leitora. Me fez rir, chorar (mais do que achei que choraria), e com a conclusão do triângulo amoroso mais lindo do mundo. Leiam, livro perfeito. Trilogia perfeita.
Ariel 24/02/2020minha estante
Eu n tenho condições psicológicas de reler o epilogo. Depois de quase seis anos dá vontade de chorar só de lembrar

Clara Khouri 24/02/2020minha estante
Sim, eu terminei semana passada e ainda estou de luto.

Ariel 24/02/2020minha estante
Com Cassandra é sempre assim, né? Mas quando se trata de Will, Tessa e Jem cada menção (nos outros livros) é um tiro direto no coração ~risos e lágrimas

Kkkk

Clara Khouri 24/02/2020minha estante
Ainda nao li os outro livros dela, mas acho que nenhum supera essa trilogia.

Ariel 24/02/2020minha estante
Ah, então bem vida ao sofrimento eterno que é acompanhar os livros da Cassie kkkk espero que você goste dos outros!!

Também espero

Amanda 11/04/2021

Perfeição
Não há palavras para explicar o quanto eu AMO essa trilogia. Esse livro me deu a maior ressaca literária da minha VIDA. Passei uns 6 meses sem conseguir ler nada porque NADA chegava aos PÉS. Indico de olhos fechados, pois tem ação, romance, intriga, disputa de poder, lutas, amizades e um universo maravilhoso.
Tessa é uma personagem incrível que te prende na narrativa, Will é (não tenho palavras), Jem (não tenho palavras parte2).
De verdade, a amizade do Will com o Jem transcende tudo e é a coisa mais linda de se ver.
Ps.: se tudo isso não foi suficiente para te convencer posso acrescentar que o Will é o inglês moreno dos olhos azuis dos seus sonhos e que o Jem é o cara dos cabelos prateados mais carinhoso e puro que você vai ?conhecer?.
Giovanna1242 11/04/2021minha estante
Ok agora acho q finalmente vou te ouvir e ler KKKKK qual é o primeiro livro?

Giovanna1242 11/04/2021minha estante
Ingles moreno dos olhos azuis, voce quis dizer: quase (pq n é americano KKKK) um nathan scott??? Ok irei ler

Amanda 11/04/2021minha estante
Anjo mecânico é o primeiro!!!!

Amanda 11/04/2021minha estante
Nathan scott infelizmente vive na sombra de William Herondale

Giovanna1242 11/04/2021minha estante
Sua herege, como ousas???

Adicionei anjo mecânico

Leticia 18/04/2021minha estante
achei tua resenha!! vou ler, viu?? (qqr coisa entro na justiça pedindo danos morais!!!). e não minta pro povo sobre o will, ele é ~ THE WOOOORST ~

Becca 08/06/2022

Meu Deus
Eu não sabia oq falar sobre o que foi isso. Eu amei o final, mas ao mesmo tempo odiei? Tessa, Will e Jem são perfeitos. Meus bebês. Cecily e Gabriel, meus amores. Charlotte e Henry tão Nenês. Os Lightwood deram um glow up nesse livro, sério mesmo. A Charlotte se mostrou muito confiante e poderosa. O Magnus, meu lindooo. Tessa e Will foi só dor até dar certo. Conhecer o Will sem maldição foi muito incrível, e ele é meu sonho. A Tessa, forte, poética e identificável como sempre. O Jem, solzinho, sempre corajoso e gentil. Eu amo esses personagens. Essa trilogia, tudo. E é muito bom agora ler Izzy, Alec, Clary e Jace e saber que tipo de ancestrais eles tiveram.
Will é meu preferido , meu cristal . Estou acabada com esse final

Becca 22/07/2022minha estante
é mta dor, ele tmb é meu favorito

Joicy 22/07/2022minha estante
Todo mundo parece que sofreu nesse livro né . O Jem , a Tessa e o Will nossa ? que sofrimento foi esse . Por isso que esse livro é um misto de tristeza e felicidade sabe .

Joicy 22/07/2022minha estante
E pior eu terminei esse livro no dia do amigo

Becca 24/07/2022minha estante
Esse trio só sofre, amo e odeio o final.

Becca 24/07/2022minha estante
A parte q a Tess fala "Eu esqueci o tom exato de azul dos olhos dele

Joicy 24/07/2022minha estante
?E do quão profunda era sua risada? caraca só dor ? e pior que o Jem vai ser a mesma coisa ? ela vai esquecer ele tbm ? nunca vou superar

Gabriel 04/11/2021minha estante
Frases tiradas direto do Facebook é o auge. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A Cassandra não sabe fazer romance. É muito meloso e da ranço.

Rafa 04/11/2021minha estante
Simmm, ninguém fala desse jeito na vida real KKKKKKK Estou preocupado porque já comprei quase todos os livros dela e agora vou ser obrigado a ler ?

Gabriel 04/11/2021minha estante
Eu também kkkkkkkkk
Precisaremos de força.

iamdudis 12/11/2021minha estante
MEU DEUS SIM! Meu amigo morreu e o meu noivo morreu, que vamos fazer? Transar ??

Rafa 13/11/2021minha estante
KKKKKKKKKK é horrível, eu espero do fundo do meu coração que as outras séries da autora não tenha romances parecidos com esses porque só por Deus pra aguentar isso tudo de novo.

iamdudis 13/11/2021minha estante
Não tem kkkk mas tem algumas coisas clichês mesmo. O amor salva tudo e blábláblá.

Rafa 13/11/2021minha estante
Aff quem aguenta. Valeu por avisar, já vou preparado KKKK

Julia 09/01/2023

Experiência única
Já fazia um tempo desde que li uma história tão emocionante como a dessa trilogia, não são todos os livros que preciso dar um tempo na leitura (mesmo que seja doloroso) porque preciso prolongar, mesmo que só mais um pouquinho, minha experiência com eles. A história desses personagens tão ricos em detalhes, com passados tão bem explorados e personalidades tao únicas e tão maravilhosas, me pegou de uma forma que eu não estava preparada. Três livros foi pouco para mim, precisava de outros vários para poder me satisfazer. Leiam, de verdade, leiam, foi incrível, Instrumentos Mortais ja é ótimo, mas Peças Infernais foi único, eu amei demais, meu único arrependimento foi ter lido em ordem de lançamento, ao invés da cronológica. Nunca li nada igual, e de tudo que já li da autora, esse aqui foi o mais mágico e o mais emocionante para mim. A leitura acabou, mas deixou um gostinho de saudade?. quase uma epifania.
ifpmaria 09/01/2023minha estante
poucos livros me fizeram me emocionaram tanto quanto esse, li ano passado, e mesmo assim ainda lembro dele. realmente uma ótima leitura

Julia 09/01/2023minha estante
nossa maria, eu to sem palavras, tem livros que estragam a gente p todos os outros. n me considero uma pessoa c gostos muuuito exigentes, gosto muito de quase todas as historas, mas depois desse livro sinto que vai ser muito dificil achar algo a altura. to realmente me sentindo diferente depois dessa leitura, que mulher incrível essa autora?

ifpmaria 09/01/2023minha estante
te entendo demais julia, não sou a maior critica que existe, e dificilmente eu gravo alguma coisa do livro, mas eu sei citar tudo sofre esse. fiquei fã da autora, e não imaginei nunca que um livro desse gênero me faria sentir tudo isso

Julia 09/01/2023minha estante
me sinto órfã, masss vamo que vamo que ainda tem o 6º de instrumentos mortais (deixei p ler na ordem de lançamento)

Bibi_Herondale 11/01/2023minha estante
Realmente essa trilogia foi diferente, me senti com os personagens ali. Fiquei sabendo que em breve vai sair o box com a continuação dessa trilogia. Que no caso o nome da nova trilogia vai ser as últimas horas. Estou ansiosa para comprar o box na edição de colecionador. (Aqueles que tem a lombada combinando, tenho todos)

Julia 11/01/2023minha estante
olha, eu nao comprei nenhum livro fisico, mas acho que vou comprar as peças infernais porque pretendo ler novamente. e seria a continuacao da familia dos dois ne ? eu to ate hoje chorando a morte de bichelenguinho, mesmo q eu ja tivesse visto no inicio do livro a árvore genealógica com as datas de nascimento e morte ?

Heloisa.Damian 24/01/2021minha estante
Will e Jem! ?Tessa sensacional!!!!

Analu. 24/01/2021minha estante
Amg que rápido que você leu essa trilogia, que bom que gostou é muito Maravilhoso mesmo

Analu. 24/01/2021minha estante
Vais matar a saudade deles em corrente de ouro

nykholle 24/01/2021minha estante
Essa trilogia é perfeita demais ????

Ana Beatriz 24/01/2021minha estante
Ai amg, eu tô triste pq li muito rápido e já tô com sdds ?? tô doidaaa para ler corrente de ouro

Deni Cruela 26/01/2021minha estante
O final dessa triologia acabou comigo

Lívia 30/05/2022

"Will Herondale vive, portanto, Jem Castairs vive também..."
Gostaria de começar dizendo que essa leitura foi essencial na minha vida e certamente ocuparam uma posição especial. Conhecer Tessa, Jem e Will foi uma experiência ímpar e emocionante e aqui estou para contar exatamente o porque esses livros causam esse efeito.
Após toda a situação com o Magistrado, Tess ainda busca a verdade sobre quem ela é, ou mais precisamente "o que". Ver sua vida mudar de uma hora pra outra, descobrir um poder e um mundo do qual não sabia que existia e continuar resiliente é algo que apenas corações corajosos podem fazer.
O que pude perceber durante a narrativa, é que a autora busca sua atenção para um ponto mais importante ainda da história: a relação dos três.
Três jovens, que se são completamente diferentes, e se amam incondicionalmente ao ponto de abrir mão da própria felicidade e fazer qualquer coisa um pelo outro. Não uma competição, não ciúmes... Mas amor, genuinamente amor.
Will que ama Tessa completamente abriu mão da felicidade para que seu parabatai pudesse ter a chance de ser feliz, antes do triste fim que o aguardava...
Jem, que apesar de tudo o que passou, preferiu viver anos e anos em profundo silêncio e afastado das coisas e pessoas que mais amava...
E Tessa, que amava tanto os dois que esperou por cada um deles, e teve uma vida difícil.
Os detalhes mais necessários dessa história eu deixo pra você descobrir, mas a moral que aprendi é que o amor, é a única coisa capaz de transcender anos e dimensões.
Luna.Bard 06/06/2022minha estante
Sofri tanto ?

Lívia 06/06/2022minha estante
sofremos...?

Joicy 21/07/2022minha estante
Eu terminei o livro ontem e chorei tanto . Não sei como seguir a vida sem as piadas do Will . Ele é meu personagem favorito .
Mas eu fico ao menos feliz que ele viveu até os 70 anos com a Tessa e teve 3 filhos.
Tbm fico feliz que ela ficou com o Jem depois. Só triste que o Jem tbm vai morrer.
E eu fiquei pensando na questão da roda da vida . Que um dia o Jem e o Will vão se encontrar novamente em outras vidas e a Tessa não vai poder encontrar eles porque ela é imortal ? Para chorar sabe

Luna.Bard 21/07/2022minha estante
Joicy, dá pra matar um pouco da saudade do trio na trilogia As últimas horas (amo ver o Will pai)

Joicy 21/07/2022minha estante
Mas aparece bastante ele ou só bem pouquinho ? Eu queria tanto ver o Will pai fazendo piadas com os próprios filhos

Luna.Bard 21/07/2022minha estante
Até qye ele aparece bastante (e tem até um extra dele e da Tessa no final do 1°)

Julia 09/01/2023minha estante
foi incrivel demais p mim! o melhor livro que li ate agora da saga inteira, meu unico arrenddimento foi n ter lido em ordem cronologica porque peguei alguns spoilers de instrumentos mortais

Bibi_Herondale 09/01/2023minha estante
Eu li primeiro os instrumentos mortais, aí li a trilogia de peças infernais e agora vou ler a trilogia de os artifícios das trevas. Li na ordem que comprei mesmo, não liguei muito pra ordem certa. Akakakakakakak. Glória Deus deu tudo certo, não afetou minha experiência, mas gostaria de ter lido os livros em momentos mais próximos um dos outros para conseguir correlacionar melhor os pontos

Julia 09/01/2023minha estante
você ja comecou? vou tentar acabar cidade do fogo celestial p te acompanhar entao

Bibi_Herondale 11/01/2023minha estante
Então, eu estou na página 50 do primeiro livro (Dama da meia noite). Não consegui me aguentar, eu praticamente vivo de shadowhunters. Recomendo as músicas da Ruelle, são totalmente shadowhunters. Você tem insta para poder conversar melhor sobre livros? O meu é: biancaalmeidamatos

Julia 11/01/2023minha estante
tenhoo! vou te seguir. eu to ainda no inicio de cidade do fogo celestial, mas acho q vou acabar rapido. to bem ansiosa rs

Leite2 06/06/2022

não é a minha serie preferida da cassie clare, mas o final acabou totalmente comigo, chorei horrores e mds que dor foi ver todos indo embora daquele jeito.
qual a preferida?

Leite2 06/06/2022minha estante
instrumentos mortais com certeza

Bruna.Portoghese 06/06/2022minha estante
to lendo magisterium primeira serie dela

primeira para mim

Leite2 08/06/2022minha estante
ja ouvi muito falar dessa mas nunca parei pra ver sobre o que era

Pedro 05/01/2014

O melhor final.
O melhor triângulo amoroso, o melhor final e com certeza uma das melhores séries do universo. Quando terminei de ler "Princípe Mecânico", em julho de 2013, fui correndo saber se tinha o terceiro volume e me disseram que só iria lançar em novembro. Sim, eu esperei QUATRO longos e intermináveis meses. Mas finalmente acabaram e tive o prazer de ler esse livro.

Em Princesa Mecânica, O Cônsul Wayland está trocando cartas com o Magistrado sobre sua sucessão no cargo de consulado, e ao mesmo tempo troca cartas com Charlotte a respeito das suspeitas da diretora do Instituto sobre o paradeiro do Magistrado, os dois começaram a brigar após acontecer algo muito inusitado com Benedict Lightwood e Charlotte não avisar ao Cônsul. Os Caçadores de Sombras continuam atrás de Mortmain para derrubar seu exército de autômatos. Algo que gostei bastante no livro foi a forma de como a Cassandra Clare tratou o triângulo amoroso, pois não é um menino que não suporta um outro cara e ambos se apaixonam pela mesma pessoa. Will e Jem tem uma conexão muito forte e não deixam isso acabar com causa de uma garota.

Jem é viciado em Yin Fen, droga para conter sua doença e vício de origem demoníaca, se ele parar de usar essa droga, ele morre. De repende, toda a droga disponível no mapa some, e faz com que a saúde de Jem piore cada vez mais. Eles descobrem que foi Mortmain que comprou toda a droga e que é preciso dar uma grande coisa em troca, Tessa.

Gostei muito do destaque que a autora deu aos personagens secundarios, como a Sophie e a Charlotte.

Enfim, essa é uma das minhas séries preferidas com certeza, eu amo todos os personagens. Quando eu terminei, eu não acreditei que eu nunca mais ia rever os personagens, que eu nunca ia saber dos Caçadores de Sombras em 1878.
Poderia fazer uma lista de motivos para você ler essa série, mas vou ficar só com: O MELHOR FINAL DE TODOS!!!!!
Paula Juliana 05/01/2014minha estante
Ps: Passa lá no Blog e confere minha resenha! Retribuo visitas!
Resenha:Princesa Mecânica - As Peças Infernais - Livro 3 - Cassandra Clare
Beijos!

Rafa Laisa 07/01/2014minha estante
João, adorei a sua resenha. "... o melhor final e com certeza uma das melhores séries do universo" foi ótimo, ahahhaha.

Acho que todo mundo que leu Peças Infernais concorda que o final desta série é simplesmente perfeito. Mas acho que enganaram você, porque eu li Princesa Mecânica beem antes de Novembro de 2013. Ou será que você se enganou e quis dizer 2012?

Você falou de um jeito bem puro da série, que mostra toda sua devoção por não um, mas todos os personagens e com certeza se seus amigos lerem sua resenha vão querer conhecer a saga.

Tem outras séries da mesma autora sobre os Caçadores de Sombras, você conhece? Tem Os Instrumentos Mortais e vai sair em 2015 The Dark Artifices (ainda não tem tradução em português).

Continue lendo bastante e compartilhando suas leituras porque é muito bom tropeçar em alguém que curte os mesmos livros que você.

Se você quiser sugestões de outros livros e sagas, dá uma olhada lá na minha estante. Eu tenho certeza que você vai encontrar alguma coisa que te interesse lá. Se você gostar de ler livros digitais, eu posso te emprestar alguns (=

E se você quiser conhecer sobre as minhas opiniões do que eu leio, eu também tenho resenhas no meu perfil do skoob, inclusive de Princesa Mecânica. E no meu blog.

Beijos!

Carol 08/01/2014minha estante
Adorei a resenha, o final do livro é realmente ótimo.

Carol 08/01/2014minha estante
Adorei a resenha, o final do livro é realmente ótimo.

Lele 13/07/2019minha estante
Difícil definir a preciosidades que é esse livro, essa trilogia inteira!

thais.moore 03/07/2016

Fechando com chave de ouro
"Se existir outra vida depois dessa - falou -, permita-me encontrá-lo, James Castairs"

Não tem como não elogiar o final dessa série lindaaaaa... não tem como não morrer de amores por Jem e Will .... Simplesmente fantástico o final e o amor puro e sincero entre dois amigos . Confesso que em um determinado momento quis matar a Tessa , mas depois entendi que ela estava se sacrificando por uma pessoa maravilhosa que era o Jem . E que final pra ela heim !!! ?
Recomendo a leitura de peças infernais ... vale super a pena .

" A maioria das pessoas tem sorte se encontra um grande amor na vida . Você encontrou dois. "
Betha 04/07/2016minha estante
Eu amo os Instrumentos Mortais , vou ver se compro essa série das peças pra eu Ler *-*

thais.moore 04/07/2016minha estante
aaaa compra, sim vc vai amar. IM é lindo e muito bom, mas PI é perfeitoooo :-)

Betha 04/07/2016minha estante
Ebaa , ja esta na minha lista *---*

Lucas.Mendes 24/07/2016minha estante
Eu gostei bem mais de As Peças do que Os Instrumentos, Tessa não é chata, bjos Clary

Betha 24/07/2016minha estante
Kkkkkk ... Valew Lucas vou comprar esses !!

bibia 07/01/2021

surto
MEU DEUS OQUE FOI ESSE LIVRO EU TO CHOCADA CALMA QUE eu tô chocada passada tremendo
ok começou o livro e eu já tava chorando por causa da morte do meu personagem favorito, ai entre surtos e tombos eu tava achando super chato o final e iria dar 1 estrela, agora, esse final???
meu deus eu fiquei sem reação eu não esperava por isso, juro foi o maior tombo que eu já li porque eu tinha recebido spoiler errado, valeu sim a pena!! chorando até morrer
Flavia 25/02/2021minha estante
SPOILER ERRADO SIIIIIIIIM
Eu quase parei de ler por causa do spoiler, ainda bem, ainda bem mesmo que foi errado kkkkkk eu estou acabada, melancólica e apaixonada

skuser02844 15/03/2023minha estante
Eu chorei horrores com esse ultimos capítulo e o epílogo da Tessa contando tudo MEU DEUSSSS

nanakhz 22/07/2023minha estante
me identifiquei em níveis não inidentificáveis.

Eduarda 01/11/2023minha estante
Ela simplesmente amou os dois, aí ficou com um, quase 200 anos depois, ela ficou com o outro

Andy 09/11/2023minha estante
Não gostei do final.

Lauraa Machado 27/08/2018

Extraordinário!
Está certo, eu me rendo. Finalmente tenho que admitir que acredito em magia, porque é exatamente isso que a Cassandra Clare faz. Magia. É a única explicação para um livro tão emocionante e tão maravilhosamente bem escrito e tramado. Tem que ser magia.

Mentira. Existe outra explicação: a mistura perfeita de inteligência, trabalho duro e talento. É uma honra fazer parte desse universo, nem que só durante as páginas de cada livro. Esse em especial deve ser o mais bonito que ela já escreveu (ou melhor, que eu já li). Vai ser difícil superar, mas tenho certeza de que ela ainda vai conseguir.

Confesso que tenho ainda algumas críticas a fazer (sempre tenho, né?), mas a culpa é da própria autora. Se ela não tivesse subido tanto o nível dos seus livros, eu provavelmente não seria tão exigente com eles. As críticas que eu tenho para esse, por exemplo, são muito pequenas perto dos elogios.

A sensação que eu tenho é de que a autora viu todo mundo reclamando de triângulos amorosos e se sentiu desafiada a criar uma história baseada nesse formato que fizesse todo mundo se apaixonar e amá-lo. E conseguiu. Não conseguirei mais ver triângulo nenhum do mesmo jeito, ninguém vai conseguir chegar aos pés desse e da sensibilidade que ela usou para construí-lo. Tem algo que a Tessa fala no final, sobre o jeito que amou os dois, que descreve ele perfeitamente. Fiquei cada vez mais impressionada com a genialidade da autora ao tratar esse romance.

Mas minha parte preferida é a escrita dela, não tem jeito. Ela consegue descrever cenas e sentimentos sem parecer se esforçar para escrever bonito, sem ficar forçado e exagerado e ainda assim conseguindo roubar o fôlego de quem lê. É impossível não se emocionar com as coisas que os personagens vivenciam, principalmente a Tessa.

Minha segunda parte preferida são as conexões entre essa trilogia e Instrumentos Mortais. Eu li os seis livros da outra série antes de começar essa, então o epílogo não foi exatamente uma surpresa para mim, nem certos detalhes da história, mas o livro ainda conseguiu ser extremamente emocionante. Só posso imaginar como deve ser para quem não leu os três últimos de Instrumentos Mortais antes dele. E, mesmo assim, como faz tão pouco tempo que li, perceber os pequenos detalhes de conexão entre eles, de objetos, de menções, do Church, foi tão legal! Essa é uma das razões para eu amar tanto esse universo!

O enredo desse livro foi bem melhor que o anterior (ainda que o anterior tenha compensado demais em outras coisas), começando movimentado desde o começo. Eu cheguei a rir alto de várias coisas, de ter que parar de ler para rir, mas cheguei a chorar também, a sentir que lia um livro daqueles que muda sua vida. Princesa Mecânica tem tudo e faz tudo extremamente bem. A primeira das duas coisas que me incomodaram um pouco foi que a resolução da "batalha final" foi rápida. Tem uma reviravolta incrível ali, mas tudo se resolve muito rápido depois dela. Para tanta coisa que vinha ficando cada vez pior, foi fácil demais na minha opinião.

Além disso, a verdadeira razão da Tessa ter sido criada e suas circunstâncias foram também mais simples do que eu esperava. Eu estava tão, mas tão curiosa nessa questão, que quase procurei no Google antes de chegar mesmo na metade do livro. Mas quando tudo foi explicado, pareceu tão sem graça depois de tanto tempo tentando entender tudo. Acho que, se a autora tivesse explicado no primeiro ou no segundo livro, já teria sido o bastante. Para guardar para o terceiro, precisava ter uma razão maior que a que teve, ainda mais que ela poderia ter sido adivinhada se eles tivessem tentado de verdade.

Mas isso não tira a beleza do livro. Eu consideraria essa trilogia mais um romance do que qualquer coisa, mas um romance precioso que merece ser conhecido por todo o mundo. Espero que ninguém considere isso uma crítica realmente, porque esse terceiro livro é mais do que maravilhoso e brilhante, se tornou um verdadeiro tesouro para mim. Essa mistura dos Shadowhunters com a era vitoriana foi mais do que genial, funcionou lindamente, e eu não consigo nem explicar minha felicidade por saber que vai ter outra trilogia focada na próxima geração - e que eu ainda tenho a trilogia da Emma Carstairs para ler!

Antes que eu me vá - para passar o resto da minha vida relembrando essa história e curtindo meu amor por ela, - tenho que mencionar uma das coisas que já percebi conseguirem fazer com que eu goste dos livros da Cassandra Clare mais do que o normal: os vários pontos de vistas. Ela fez isso também nos últimos livros de Instrumentos Mortais, e esse é um dos truques que acabam me fazendo amá-los ainda mais! Nem que sejam cenas rápidas, só de ver o que os outros personagens além dos protagonistas vivenciam, já deixa tudo mais interessante.

Eu nunca vou conseguir descrever a beleza da escrita da Cassandra e as milhares de camadas complexas, sensíveis e humanas de cada personagem dessa história que ela teceu maravilhosamente. Quem sabe eu chegue perto dizendo de novo que foi magia, tem que ser, e que esse livro faz você sentir que acabou de ler sobre pessoas, um universo e um romance extraordinários.
Lud @quoteseplots 27/08/2018minha estante
Descreveu tudo o que senti. E eu sempre fui daquelas que detesto triângulos amorosos, então, só a Cassandra Clare para me fazer uma trilogia desse nível, me fazer amar e me deixar com um sentimento tão gostoso como esse após a leitura.

Lele 27/08/2018minha estante
Terminei agora é faço suas as minhas palavras, um triângulo amoroso desses não é qualquer um que faz e da certo :)

Myh @olivromeachou 27/08/2018minha estante
Ahhh mais alguém que amou? Esse livro foi ESPETACULAR.
MELHOR TRIÂNGULO AMOROSO, já li varios livros de triângulo amoroso porque eu devo ser a única no mundo que ama triângulo amoroso sim me julguem KKKK
Enfim nenhum supera o desse livro.
Pra mim foi a melhor história da Cassandra, eu tinha decidido ler Peças infernais antes de instrumentos mortais porque esse foi feito antes então achei mais lógico e ainda bem q fiz isso, agora pensa numa pessoa que sofreu e chorou horrores? Quem leu Instruemntos mortais antes perdi um pouco do sofrimento e que sofrimento, eu descobri q a Tessa estava instrumentos mortais fui ler voando pensa na pessoa q devorou só pra ver os amores no final KKKk
Essa trilogia foi uma das minhas maiores Bad da vida sério.

Lucas @_olucascosta 28/08/2018minha estante
Resenha perfeita! Agora, eu li que tu falaste sobre ter lido os 6 primeiros e depois lido as Peças, então não tiveste surpresa no epílogo. Poderias me dizer se é melhor eu ler logo os outros 3 dos Instrumentos antes de ler Princesa Mecânica? Só falta esse, das Peças, porque eu estava lendo na ordem que vi no canal KabookTv, mas agora que falaste isso, fiquei com receio de estragar alguma surpresa, sei lá...

Andréa Araújo 29/08/2018minha estante
Preciso ler qualquer coisa dela ne! Urgente!

ladymidnight 24/09/2020

ave atque vale, ana júlia
dando saudações e adeus para mim mesma pois acabo de morrer lendo isso
eu amo o jem, e sofri juntamente com ele. ele não merecia nada do que foi lançado pra ele, e imagino como deve ter sido difícil para ele ver will e tessa formando uma família e ele não poder estar tão presente.
apesar de eu gostar das relações will-tessa e jem-tessa, pra mim, a mais linda do livro é will-jem. como amigos, como parabatais e como irmãos.
apesar de provavelmente estar mais focada (querendo ou não) no romance, minha memória favorita desse livro vai ser a de um menino de olhos azuis escuros pedindo para o outro menino de cabelos prateados ser o seu parabatai.
Analu. 26/09/2020minha estante
Amoooo Will e Jem e tens razão a interação doa dois é até melhor do que o romance. Parece até que a Tessa atrapalha kkkk amo final dos 3 chorei rios?

ladymidnight 26/09/2020minha estante
eu chorei mt tbm, nossa KKKKKK

sophiaktg 06/10/2020minha estante
a melhor parte de peças infernais eh mesmo a relação de will e jem?

ladymidnight 06/10/2020minha estante
eu amo eles ?