Lembrando Anne Frank

Miep Gies

Resenhas - Lembrando Anne Frank

Paula 04/01/2016

Super recomendado!
Recomendo esse livro a todos que leram O Diário de Anne Frank e até mesmo quem não o leu.
Esse livro foi escrito pela Miep Gies, uma das pessoas que ajudou a esconder e manter a família Frank no esconderijo. É um livro que conta o que aconteceu com a população holandesa desde a invasão nazista. É como se você estivesse vivendo o momento, porque ela conta detalhadamente tudo o que eles tiveram que passar.
Nele existem muitos detalhes da vida dos holandeses e judeus antes, durante e após a invasão. Me emocionei muito mais com esse livro do que com o próprio diário de Anne.

Péula 03/02/2015

Miep Gies e a bondade humana.
"Você pode ver que Miep está sempre pensando em nós"
Anne Frank - 08/05/1944

Lembrando Anne Frank conta a história de Miep Gies, a mulher que ajudou a família Frank a se esconder, escrito pela própria, com a colaboração de Alison Leslie Gold. De longe o livro mais comovente escrito por alguém relacionado à Anne Frank. Em 271 páginas Miep conta, sem rodeios, como escondeu por 25 meses oito pessoas no “anexo” da Prinsengracht, 263.
Todos sabemos que os moradores do anexo foram presos, deportados e mortos, exceto Otto, que ao voltar da guerra, e ao saber que suas filhas não voltariam, recebeu das mãos de Miep o diário escrito por Anne. Mas mesmo assim, essas duas passagens (a prisão e a entrega do diário para Otto), narradas por Miep, me deixam sem folego.
As vezes me perguntava: se Anne tivesse sobrevivido aos horrores da guerra, será que ainda acreditaria na bondade humana, como ela afirmara em seu diário em 15 de julho de 1944? Depois de ler o livro de Miep, arrisco afirmar que ela continuaria acreditando. Miep, seu marido e outros amigos ajudaram não só os moradores do anexo, mas também outras pessoas.
Miep relata que, a fome e as doenças (como a febre tifoide) não só tiraram a vida dos prisioneiros nos campos de concentração, mas também dos não judeus que viviam em uma Holanda devastada pelo nazismo.

Tai Vieira 30/08/2012

Anne Frank!
ótimo livro, recomendo!

Erika 20/11/2012

Livro lido recentemente, conta a história de Miep Gies, uma heroína austríaca que ajudou a esconder a Familia Frank na Holanda. Já li diversos livros sobre a história das vítimas do Holocausto, e essa história é sob a perspectiva daquela que poderia optar pelo lado dos opressores, mas optou pelo risco de ajudar as vítimas! É um livro humano e emocionante!

Felicity 27/06/2017

Leiam!
Eu tenho um carinho especial pela hisotria de Anne Frank, li quase tudo sobre ela, e este livro me deixou emocionada , Anne era bem mais que suas palavras descreveram ...Leiam!