60 Poemas

60 Poemas Konstantínos Kaváfis

Resenhas - Konstantinos Kaváfis

Na Literatura Selvagem 18/12/2016

Minha inserção na poesia grega contemporânea: 60 poemas, de Konstantinos Kaváfis
O que conheço da literatura grega são algumas peças de teatro, tragédias e comédias, bem como obras de alguns pensadores/filósofos clássicos da Antiguidade... Recentemente, adentrei o universo da poesia grega escrita por Konstantinos Kaváfis, poeta nascido em 1863. O livro 60 poemas, selecionados e traduzidos por Trajano Vieira, foi uma bela surpresa digna de algumas horas de contemplação numa linda edição bilíngue publicada pelo Ateliê Editorial...

Kaváfis nos apresenta personagens 'outsiders', marginais que se encontram deslocados no lugar-comum. Surge em primeiro plano a busca pelas suas identidades, já que permanecem perdidos num mar de multiculturalidade. Sua poesia tem um quê de fantasmagórica e exótico - esse último simbolizado em seus personagens. Os cenários evocam o período clássico, ainda que em momento tardio. As figuras aqui esquecidas não passam de assombros de seu tempo, que nos visitam cobrando sua devida importância na história.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/12/minha-insercao-na-poesia-grega.html