4.65058 8208

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

Silvio 22/09/2016

É até divertido como passatempo, mas é literatura comercial e barata.
É muito enrolado e meio forçado; cai no tradicional.
Um bandidão, extremamente poderoso, mais poderoso do que qualquer um, que quer dominar tudo a todos; somente no fim ele se dá mal - pura tradição.
O romance entre Jace e Clary é meloso demais, enche o saco, parece que nunca terá fim - e não tem mesmo. Só faltou o "e viveram felizes para sempre".

Há nephilim - meio-anjos - no mundo todo. Eles convivem bem com lobisomens, vampíros, fadas e feiticeiros, os chamados membros do submundo, desde que todos sigam as regras acordadas democraticamente em um conselho representado por todos. Aí algo, no mínimo, estranho: o submundo só tem representantes de New York. Será que não há submundo no restante do planeta, como há nephilim?
São todos imortais - tradição - com exceção dos meio-anjos. Estranho!

Sebastian quer destruir o mundo dos vivos e governar o mundo dos mortos... estranho.
Para fazer isso, teve muito trabalho, muita luta, muita pesquisa, teve até que morrer. Para governar os mortos e alguns demônios, não precisava destruir os vivos. O personagem é maluco ou a autora pisou na bola? Fica a pergunta.

Há diversos erros de português, alguns grosseiros, que irritam. Isso não é culpa da autora, e sim da tradutora.

Lara Martins 21/09/2016

Só uma coisa a dizer: Simon Lewis, vou morrer de saudades! ?

Patricia Lima 16/09/2016

Acabou :(
O livro me surpreendeu muito, porque eu imaginava que o final ia acontecer de uma forma e na verdade aconteceu de uma forma diferente, e eu fiquei muito feliz com isso. Eu achei que a escrita da autora melhorou muito no último livro, os diálogos dos personagens estavam bem profundos com aquele toque de despedida, que me dava vontade de ler o livro devagar pra aproveitar bem o desfecho da história. Eu achei que o livro fluiu muito bem apesar dos capítulos gigantescos. Teve poucas coisas que eu não gostei no livro, mas a principal delas foi o que aconteceu com o Sebastian no finalzinho do livro, não engoli aquilo gente, então vamos fingir que não aconteceu. Ao contrário do quarto livro eu não achei que este livro teve partes inúteis pra história, mas eu acho que autora poderia ter resumido um pouco a história de alguns núcleos, por exemplo, a história da Emma. Eu não sei se a autora já planejava fazer a nova trilogia dos artifícios das trevas, mas se planejava, não tinha a necessidade dela ter se aprofundado bastante na história desses personagens do instituto de Los Angeles se ia ter um livro só deles. Eu gostei muito das conexões com a trilogia das peças infernais, por isso que é muito legal ler os livros na ordem de publicação da autora. Eu achei a Clary muito mais legal nesse último livro, não achei ela chata, parece que a personagem amadureceu. Simon é meu personagem favorito em todos os livros e não me decepcionou neste, eu adoro quando personagens coadjuvantes se destacam, e o Simon é o melhor personagem de todos.
Saula 16/09/2016minha estante
Poxa, eu gostei do que aconteceu com o Sebastian :c fiquei com peninha dele haha

Beka 💖 04/09/2016

Esse é o último livro da série os Instrumentos Mortais.

Foi muito boa a leitura, fluida, não dá pra parar de ler e com um final maravilhoso.
Com certeza meu livro favorito dessa serie.
Os personagens tiveram um crescimento enorme do primeiro livro até esse ultimo.

miny 30/08/2016

Meu preferido,amei demais,e adorei o foco no sebastian

joaosmoliak16 29/08/2016

Melhor livro
Muito emocionante, melhor final.

Alan R. 26/08/2016

De longe o melhor final
Ao ler o livro você sente que tudo será grande e majestoso mas ao chegar no final você pensa que foi muito alarde para pouco fogo. Parece que a série acabou o 3º livro com a morte de Valentim e tudo que veio depois disso foi para encher linguiça. Porém os personagens são tão cativantes que não tem como não amar a história.

paam 11/08/2016

2,5 estrelas

Ana Caroline 09/08/2016

Resenha | Os Instrumentos Mortais, Cidade do Fogo Celestial
Após a pequena derrota de Sebastian e a descoberta do Fogo Celestial dentro do Jace, Idris e o mundo dos Caçadores de Sombras virou um caos. O primeiro, transformando os shadowhunters em seres malignos e o segundo de alguma forma tentando destruir o outro. No meio também temos a Clary, que também quer destruir seu irmão mas não tem tanta ideia. No meio das mortes, lutas e finais trágicos, a esperança levará todos a caminho tortuosos e decisões difíceis.

O que dizer de um livro que parece um salto enorme de todos os seus antecessores. Cassandra Clare nos trouxe um exímio de fantasia. Se você já se surpreendeu e amou a série, com esse o seu coração será arrebatado.

"Apaixonar-se uma única vez e morrer por amor. Meu antigo tutor costumava dizer que os corações dos Nephilim eram como os corações dos anjos: sentiam todas as dores humanas e nunca se curavam." pág. 64

A história já é iniciada num ritmo forte demonstrado que os acontecimentos seriam sucessivos e que não teríamos trechos para crescer o número de páginas. Aliás são poucos as narrações paralelas que fogem do tema central o que deixa tudo mais fechado. E a partir do momento que autora deixou de focar no amor "proibido" do Jace e da Clary, a narrativa cresce. Isso de focar no romance era um dos maiores erros desse segundo arco.

Novamente foi acertado a escolha de troca de pontos de vista, de troca de visões alternadas da mesma linha de raciocínio e de trazer mais pro primeiro plano personagens que eram do segundo. Temos mais participação de Simon, Isabelle, Alec, Magnus e toda turma. Temos uma morte inesperada nesse meio, que depois vemos tornar-se necessária pelo que queria ser construído. Tenho a sensação que teria outra forma de trabalhar isso, todavia a morte era o caminho mais fácil e a autora optou por esse.

" — Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis." pág. 79

E o destaque, o que melhorou, o que cresceu em tudo foi o Sebastian. A partir do quarto livro, quando deu uma nova continuidade à Instrumentos Mortais, que já tinha um final satisfatório, não tinha personagens que pudessem se encaixar em um possível vilão. O irmão da Clary foi ressuscitado e jogado nesse meio e não me convencia. Seus motivos eram banais, suas escolhas medíocres e isso lhe tornava mimado. No momento em que constrói, enfoca e torna-o imortal apresentando uma personalidade conturbada, tudo faz sentido. Vemos uma melhor construção e com isso vem a aceitação de tudo que é feito. Faltava isso nos antecessores.

Outro ponto positivo foi a introdução de novos personagens que irão aparecer em uma nova série. Suas características já são colocadas em jogos e mostra o que nos aguarda. Aliás prepare seu coração porque surpresas nos aguarda nas páginas finais. Teremos um pequena reviravolta que pode colocar o final de um dos nossos protagonistas em jogo, e que ao meu ver também foi uma escolha acertada.

" Por que eles não são guardiões adequados para este mundo? O que nos torna melhores? É porque eles não constroem, apenas destroem. Eles não amam, somente odeiam. Somos humanos e falíveis, nós, Caçadores de Sombras. Mas se não tivéssemos a capacidade de amar, não poderíamos guardar os seres humanos; devemos amá-los para guardá-los." pág. 182

Confesso que esperava mais do epílogo contudo faz sentido com o todo. Foi uma leitura fluida, tensas em vários momentos e descrições de cenas ocorridas de formas acertadas. É um livro grande em quantidade de páginas porém que quando se entra no ritmo é lido de forma rápida. Um defeito e grande foi a falha da impressão das folhas. Eu comprei a primeira edição na época por causa do autógrafo da Cassandra Clare que veio em 2014 e por ser holográfico, só que em várias folhas a escrita está muito claro, letras faltando e isso dificultou um pouco. Não sei se a partir da 2° edição melhorou mas nessa está horrível.

Não tinha forma melhor de terminar uma série tão aclamada e que eu sou tão fã. Já estou sentido saudades do grupo e as atrapalhadas que eles se metiam, de serem corajosos e colocarem-se em situações de risco. Um ciclo se fecha e um novo ciclo se abre. Que venha Dama da Meia-Noite.

site: https://diariasleituras.blogspot.com.br/2016/08/resenha-os-instrumentos-mortais-cidade-do-fogo-celestial.html

Padronizado 23/06/2016

RESENHA: CIDADE DO FOGO CELESTIAL - CASSANDRA CLARE
Ontem terminei de ler o último livro de Os Instrumentos Mortais, e ele me atingiu bem fundo no coração. Foi uma maneira muito honrosa, incrível e espetacular de terminar uma série! Eu diria que só esse livro e o modo como ele é maravilhoso vale a leitura de toda a série!
Em Cidade do Fogo Celestial, o Mundo das Sombras está entrando em guerra de vez. Ataques são feitos por todos os lados, e todos os Institutos são obrigados a evacuar para Idris, o lugar mais seguro. Sempre deixando aquele estado de dúvidas, as intrigas entre Caçadores de Sombras e membros do Submundo continuam.
Sebastian está cada vez mais forte, graças a Lilith, e a única coisa capaz de machucá-lo é o Fogo Celestial, que agora vive dentro de Jace.
O livro é narrado lindamente, e a escrita de Clare evoluiu MUITO desde Cidade dos Ossos até esse último volume. E, devo dizer: até hoje, Cassandra foi a única pessoa capaz de me fazer sentir empatia pelo vilão da história. E sim, eu acho difícil gostar de vilões (ao contrário de todo mundo, aparentemente).
Esse livro quebrou meu coração em mil pedacinhos, depois colou, depois quebrou de novo. Estou despedaçada e toda remendada. Não esperava tantas lágrimas e um final tão inesquecível!

site: http://blogpadronizado.blogspot.com.br/2016/01/resenha-cidade-do-fogo-celestial.html

Adri 12/06/2016

Cidade do Fogo Celestial (Os Instrumentos Mortais #6) - Cassandra Clare
Cassandra Clare começa o livro nos apresentando os protagonistas de sua próxima série, The Dark Artifices: Emma Castairs e Julian Blackthorn. Em Cidade do Fogo Celestial eles são apenas crianças, mas já dá para conhecermos os dois e nos apaixonarmos por eles. Eles aparecem bastante, e nos vemos cada vez mais nos apegando a eles, e querendo saber mais, não apenas sobre eles, mas sobre suas famílias também. Foi uma ideia genial da autora introduzi-los nesse livro, e já estou contando os dias para que eu consiga ler.

Em Cidade do Fogo Celestial temos os Institutos de todos os lugares sendo evacuados e os Caçadores buscando refúgio em Idris, pois Sebastian e seu exército de Crepusculares (nome dado àqueles que beberam do Cálice Infernal e se transformaram) estão atacando e transformando todos os Caçadores de Sombras que conseguem, com o objetivo de aumentar seu exército. Mas eles vão acabar descobrindo que nem em Idris estão seguros, que Sebastian consegue fazer o que quiser, e que ele não vai desistir enquanto não conseguir o que quer. E ele quer Clary.

Ele quer Clary, e terá Clary. Nem que para isso ele tenha que sequestrar a própria mãe, juntamente com os membros do submundo que fazem parte do conselho, e oferece-los como troca. Magnus, Luke, Raphael, Meliorn e Jocelyn por Jace e Clary. E, com isso, ele põe à prova a lealdade da Clave para com os membros do Submundo. Afinal, se eles se recusarem eles estarão abertamente mostrando aos seus aliados que dão mais valor a vida de dois Caçadores de Sombras do que a vida dos quatro líderes do Submundo.

Mas Clary e Jace não vão esperar a decisão do Conselho. Não agora que sabem onde Sebastian está se escondendo. Eles vão até o fim do mundo para conseguir os cinco de volta. Mas eles não vão sozinhos. Alec, Isabelle e Simon estão junto com eles, e não vão aceitar serem deixados para trás. E então eles irão para um lugar desconhecido e perigoso, contando apenas com o fogo celestial que Jace ainda não sabe controlar e com as habilidades de cada um, na esperança de conseguir derrotar de vez Sebastian e seu exército e salvar o mundo.

Cidade do Fogo Celestial foi um ótimo fechamento para essa série. A autora soube explorar os personagens, não somente os principais, como também os secundários. Foram muitos os personagens explorados, mas não ficou nada confuso, a autora sabe escrever de um jeito que você entenda tudo. O livro inteiro foi incrível, passou longe da enrolação que senti em Cidade das Almas Perdidas, nesse tudo tinha um sentido. A autora conseguiu introduzir perfeitamente os personagens de sua próxima série, nos fazendo querer lê-la também, e além disso nos trouxe referências e personagens de As Peças Infernais, o que me fez terminar esse e querer ir correndo ler a série.

Falando em As Peças Infernais, tenho que deixar uma sugestão: não façam como eu e ignorem quando te falarem para ler a série antes de ler Cidade do Fogo Celestial, pois esse livro entrega muita coisa do que aconteceu no final da trilogia. Claro, a autora não conta exatamente o que acontece, mas dá para adivinhar. Por isso, acredito que é realmente melhor ler As Peças Infernais antes, pois, além dos spoilers que são dados nesse livro, ainda tem o fato de toda a emoção de ver as referências e entendê-las direitinho, coisa que eu senti falta um pouco. Sim, você não vai ficar perdido ao ler esse livro sem ter lido As Peças Infernais, mas vai perder toda a emoção que a autora quis trazer ao interligar essas séries tão maravilhosas.

Eu tenho que confessar que eu esperava uma coisa totalmente diferente para o final. Não que eu não tenha gostado do jeito que terminou, porque eu gostei sim, mas não imaginava que a Cassandra fosse finalizar desse jeito. Os personagens todos foram muito bem desenvolvidos, desde Clary até Sebastian, e acredito que todos tenham tido um final decente (menos os que participarão de The Dark Artifices, óbvio), e a autora conseguiu fechar tudo de uma maneira excelente.

A edição desse livro está bem melhor que a dos livros anteriores. Primeiramente, nesse livro as letras não são pretas, são cinzas. Não sei se isso é bom ou ruim, para mim não fez muita diferença. Mas as falhas de impressão diminuíram muito. Quase não há falta de pontuação no livro, se comparado aos outros livros. Claro, ainda há falhas, tanto de pontuação, quanto de letras, mas está bem menos. A edição está bem caprichada, só senti falta dos extras que deveriam ter vindo na edição de colecionador. A Galera ficou de disponibilizar esses extras nos eventos do livro, mas como não teve em Brasília, fiquei sem. No mais, a tradução continua ótima, como em todos os outros livros. Os Instrumentos Mortais é uma série incrível, super bem construída e desenvolvida, e recomendo sempre, não somente esse livro, como a série inteira.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2014/07/resenha-cidade-do-fogo-celestial.html

Isadora 12/06/2016

Médio
Esse é o último livro da série Os Instrumentos Mortais. Acompanhei desde o primeiro livro, gostei de todos eles mas, infelizmente, achei este o mais fraco da coleção. Pode ser que eu tenha perdido o pique, pois fui lê-lo após uma grande pausa do anterior. Não chegou a me decepcionar, mas eu esperava algo mais.

Em tese, Clare e Jace enfrentariam a maior batalha de suas vidas mas, para mim, a luta contra Valentim foi mais impactante do que esta. Achei que houve muito suspense e tensão para um conclusão rápida. Quando aconteceu, eu pensei: era só isso? Sério?

Acho que faltou mais sacrifício nessa história, deveria ter sido mais difícil.

Gio 30/05/2016

Cidade do Fogo Celestial
Muito triste saber que essa história maravilhosa acabou :(
Cassandra fez um ótimo final mas sempre deixando aquele mistério de ?o que será que vai acontecer depois??
Em Cidade do Fogo Celestial, Sebastian começa a botar seu plano de fazer com que o mundo só tenha demônios em ação.
Captura os membros do submundo representantes do Conselho e Clary, Jace, Alec e Isabelle, entram em uma aventura em outra dimensão para buscá-los.
O melhor de tudo, é que nesse livro já conhecemos um pouquinho dos personagens do seu novo livro, Dama da Meia-Noite.
Não mudaria nada nesse ?final?, mas poderia dar continuidade à história, porque ainda fica aquele mistério do que vai acontecer depois.
Cassandra sempre arrasando em seus livros ??