Caminhos de Sangue

Resenhas - Caminhos de Sangue

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Desi Gusson 15/07/2012

Para Curar Ressaca: Sangue de Javali Com Um Ovo de Pombo Cru
Peguei Caminhos de Sangue para tentar tirar A Dança dos Dragões da cabeça, tem chão para Winds of Winter vir à tona e não vi muito sentido em prolongar minha agonia. Como todo mundo sabe, uma ressaca respeitável não some num piscar de olhos e as dores de cabeças literárias são piores ainda, mas, definitivamente, o livro de Moira Young foi melhor que Tylenol!

Não foi a atmosfera apocalíptica, uma coisa meio Livro de Eli que me ganhou. Também não foi a narrativa estranha/ousada quase cansativa , já chego nela. Foi o par romântico!

Não ligo se é spoiler e juro que é minúsculo, ouçam os anjos tocando trombetas de cima das nuvens de poeira vermelha e cantem comigo!

NÃO TEM TRIANGULO AMOROSO!

Posso ter um amém aqui, irmãos??

Provavelmente por eles não ficarem de melação e mimimi a coisa é mais intensa. Prendi a respiração um trecho ou dois só na expectativa de ver o que ia acontecer ali. E não me desapontei, pelo menos não o tempo todo.

Agora, a personagem principal, Saba, é osso duro de roer. Mesmo. Em poucas palavras, a menina é uma vaca com todo mundo que não seja seu precioso Lugh, inclusive com a sua irmãzinha Emmi. Na verdade, com a Em é ainda pior, Saba se ressente pela mãe ter morrido no parto da irmã mais nova e por nada ter sido o mesmo depois disso. Ela despreza a garotinha e sinceramente gostaria que fosse ela a ser levada no lugar de Lugh. Provavelmente ela só iria atrás de Emmi porque seu gêmeo iria. É bom ver a progressão das duas conforme viajam juntas e descobrem o qual parecidas são.

A escrita de Moira, nesse livro, talvez desagrade muita gente e confesso que me incomodou bastante no comecinho. Eu li e reli a contracapa umas boas 5 vezes. Também levei algumas páginas para tirar aquele incômodo de mim e seguir adiante. No momento que aceitei o jeito da Saba de narrar a estória, a leitura fluiu e não parou até que eu fechasse o livro. É tudo ágil e rápido, se você piscar, meio mundo já mudou, principalmente na primeira metade, na segunda as coisas se arrastam um pouco mais.

Esperava mais da ação. Como numa estória que insinua sexo, mas não descreve nada, nesse livro sentimos o cheiro do sangue, mas ele não respinga em nós.

Claro que não é regra, mas acredito que as cenas das lutas poderiam ter mais detalhes, isso enriqueceria e muito a estória. Imaginem se em Gladiador só mostrassem o Russell Crowe entrando na arena, medindo seu oponente e depois já de volta para o merecido descanso? Anticlímax, brochante, né?

Mas nem por isso o livro é chato, gostei muito da relação estabelecida entre Saba e as Gaviãs livres, sua postura quando estava à mercê da Jaula e como tudo me lembrou um vídeo-game. Ike e Emmi são ótimos personagens secundários e balanceiam as ações de Saba e Jack, sem eles o livro não teria metade do bom gosto que tem!

Olhando por cima, até dá para dizer que Dust Lands tem moldes de Jogos Vorazes, mas bem por cima mesmo. Eles são feitos de material diferente e, sinceramente, é coincidência que eu, fangirldehungergamesassumidahistéricapeetaseulindo, tenha gostado tanto desse livro.

Com uma trama de fim clichê e personagens absolutamente originais, Caminhos de Sangue não é sombrio, não é forte, nem violento, mas abre caminho para uma coisa bem maior. Que venha Rebel Heart! Seu lindo!

P.S.: Aquele conselho: evite a ressaca, continue bebendo? Funciona! Funciona até pra ressaca literária! O resultado? Uma dor de cabeça maior ainda!! Rebel Heart só sai dia 30 de Outubro. No Jack até dia 30 de Outubro! Até. 30. De. Outubro. Eu mereço...

Para conferir essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
desigusson.wordpress.com
Desi Gusson 16/07/2012minha estante
É uma brincadeira com uma passagem do livro, mais a famosa ressaca literária que eu estava enfrentando quando comecei a ler Caminhos de Sangue =]

Ana Paula 22/07/2012minha estante
Adorei sua resenha! Super divertida kkk Me identifiquei com o: "fangirldehungergamesassumidahistéricapeetaseulindo" kkk Vou pegar emprestado esse livro pra ler, parece agradável (:

Polly Lopez 23/07/2012minha estante
comecei o livro hj... é complicado se acostumar com a narrativa, ia desistir, mas sua resenha me encorajou a dar uma chance ao livro. Vou continuar. Obrigada

Rai Lira 24/07/2012minha estante
Entrei na net em busca de incentivo para ler este livro, pois o incio é "brabo", essa linguagem da família buscapé me incomoda muito! Sinto uma falta terrível dos travessões... parece que as letras estão órfãs!

Por causa da sua resenha vou dar mais um chance.

Mila 16/08/2012minha estante
É complicada mesmo essa narrativa. Dá nervosinho e vontade de parar! Estou no comecinho do livro e tive que dar um tempo. Obrigada pelo incentivo!

Samara 02/09/2012minha estante
Sem triângulo amoroso(/^.^)/ Oba! Depois que li isso fiquei com mais vontade de ler.

S5 07/09/2012minha estante
adorei a parte : "Enfim, todo mundo no livro é grosso. Até a menina de 9 anos é grossa. Mas Saba e Jack são os piores. Ela é uma cabeça-dura e ele é ultra charmoso de um jeito totalmente não convêncional, trocam farpas, provocações, palavras duras e são sérios candidatos à violência doméstica. E completamente adoráveis juntos." eu me senti totalmente assim :D sua resenha está perfeita

Virgínia 12/11/2012minha estante
fangirldehungergamesassumidahistéricapeetaseulindo, uhul! Me identifiquei também kk. A leitura é meio estranha mesmo, mas mesmo assim invés de ler num/fazeno, eu leio não/fazendo. Isso é bom, mas enfim, não desistam do livro! Ela mora no deserto, por isso é meio complicado falar certinho (creio eu). Essa autora nos deu um desafio de nos adaptarmos à outro modo de leitura. Enfim... a estória é legal!

Dandara 30/12/2012minha estante
Muito boa sua resenha.
A adoração de Saba pelo Lugh me assustou um pouco até conseguir colocar tento nos sentimentos dela por ele e me senti bastante incomodada no início da leitura também, mas terminei o livro em menos de dois dias, é só o tempo de aceitar a narrativa que a leitura flui. Vale muito a leitura, a estória é deliciosa e os personagens acabam te ganhando.

Ju Serra 12/05/2013minha estante
Amei e me encaixo perfeitamente no grupo fangirldehungergamesassumidahistéricapeetaseulindo .

Douglas Águia 28/12/2013minha estante
Andhromeda

Eita moça, já li umas 10 resenhas suas e estou apaixonado pela forma como você descreve tudo, se me deixa com água na boca

Victor 24/11/2015minha estante
Melhor resenha!

gabð 03/09/2023minha estante
Vc sabe qual e o segundo livro?

Carol 30/06/2012

Caminhos de Sangue-Moura Young
Antes de começar a resenha sobre a história do livro eu quero abrir um parênteses, a linguagem do livro é extremamente difícil, não me refiro ao rebuscado do Guimarães Rosa, mas a autora dicidiu escrever frases assim "EU VOU CORRENO PRA OLHAR","EU NUM TAVA OLHANO",o problema dessa escrita é que a leitura não flui como deveria, não sei se era necessária apelar para essa linguagem para demonstrar que a protagonista é uma pessoa ignorante. Um dos motivos que me faz ler é para melhorar minha escrita, esse com certeza foi um deserviço mas enfim...cada um julgue o que quiser, somos livres para escolher o que ler...

Eu particularmente sou uma pessoa que acha amor fraternal, tão bonito quanto amor de homem e mulher, homoafetivo, etc...então gostei/achei bonito a protagonista se dispor a ir atras do amado irmão..mas demorou para começar a gostar dela, não etendia direito porque ela pegava tanto no pé da irmazinha..Mas prefiro protagonistas fortes e decididas como SABA do que bobonas como de outras séries que tem por aí...o nível de crueldade é dos Jogos Vorazes, outra série que eu particularmente gostei..e que talvez venha na moda atual de filmes como jogos mortais, que tanto faz sucesso..

Então ela sai em busca do irmão, por um mundo que não conhecia, e não sabia ser cruel, doloroso, que por outro lado é o que nos faz gostar da história, saber como ela vai se virar sozinha...

Não sei se lerei o segundo, talvez espere pelo filme do Ridley Scott, que por sinal é um dos meus diretores de cinema favorito..

carolzina 01/07/2012minha estante
eu parei de ler não estava entendendo nada.

Claudia Cordeiro 09/07/2012minha estante
Tb não gostei da linguagem, tb não sei se lerei o segundo (ainda estou na metade), tb não entendi ela implicar com a irmãzinha, tb prefiro esperar o filme...

gleicepcouto 10/07/2012

Boas cenas de ação, porém, mais do mesmo
www.murmuriospessoais.com

***

Caminhos de Sangue é o primeiro livro da série Dustlands da atriz e cantora canadense Moyra Young. A obra ganhou o Costa Awards e, ninguém mais, ninguém menos que Riddle Scott (Blade Runner e Alien) adquiriu os direitos para uma adaptação cinematográfica.
Moyra estreou na literatura com uma distopia. Em Caminhos de Sangue temos um mundo árido, quente, de população escassa, onde também há falta de itens essenciais para sobrevivência, como mantimentos e água. Lagoa de Prata é assim, e é onde vivem Saba e Lugh (irmãos gêmeos e inseparáveis), com seu pai e irmã mais nova. A vida, mesmo sendo difícil, tornava-se menos sofrida para Saba com Lugh ao seu lado.

Quando, porém, misteriosas pessoas vestidas de negro chegam junto com uma tempestade e levam Lugh, e matam uma pessoa querida, o mundo de Saba desaba. Só restava a ela ir atrás de seu querido irmão. Passando por diversas situações sobre as quais não tem controle, Saba embarca numa busca desenfreada por Lugh, mas também por si mesma: se descobrindo uma lutadora destemida, capaz de brigar pela sua sobrevivência ferozmente. Nessa aventura, Saba tem que aprender a lidar com seus próprios rancores e medos, além de aprender a confiar nas pessoas e a aceitar ajuda delas, pois nenhum caminho é feito para ser seguido solitariamente.

Pensando no histórico de atrizes/cantoras que se tornaram escritoras (Hilary Duff, Madonna... Oi?) não me animei muito pelo livro. O fato de vir escrito na capa que o livro era "perfeito para fãs de Jogos Vorazes", também não ajudou muito. A despeito desses meus preconceitos, pude constatar com a história em si que a obra é... Isso mesmo o que esperava: meia-boca.

Caminhos de Sangue tem um quê de Mad Max 3, mas com hormônios adolescente. Já vi isso antes. E se não gostei quando era mais jovem e isso era novidade, imagine agora. Mesmo a história sendo batida, podia ser bacana se os personagens e a narrativa da autora colaborassem... Infelizmente, não é o que acontece.

Os personagens são caricatos. A protagonista audaciosa e durona. A irmã mais nova emotiva. O irmão revoltadinho que some. O homem misterioso e belo que ajuda a mocinha. As amigas da mocinha valentes. E voilá... Um ringue de luta sangrenta onde o objetivo é ninguém sair vivo dali. Ops, dejá vu?

A linguagem foi o que mais me irritou. Entendo o motivo da presença dos erros de português: os 'falano', 'odiano', 'num', 'tô', 'tá'. Em um mundo caótico, de pessoas miseráveis, onde o objetivo principal é sobreviver a mais um dia, quem se importaria com gramática correta? Mas eu não vivo nesse mundo e eu me importo. Ter um ou dois personagens falando de modo errado, você até suporta. Mas uma protagonista narrando em primeira pessoa desta forma... Socorro.
Outra bobeirinha, mas que me também me incomodou foi a ausência de travessões ou aspas para indicar os diálogos. Só sabia que alguém estava falando quando aparecia o inciso (mal) destacado por vírgula. O que custa fazer algumas coisas do modo tradicional, gente? Tudo isso atrapalha a leitura. Será que só eu penso assim? Sou um ET?

O início do livro é entediante. Saba e a irmãzinha são duas maletinhas sem alça. Na arena de luta a situação melhora, apesar da falta de originalidade. O livro chega ao patamar de bom quando o bonitão misterioso e cheio de si entra na história para ajudar Saba a encontrar Lugh. Nem é spoiler eu dizer que formam o casal no livro, né gente? Previsível ao cubo. Os dois, ao menos, funcionam juntos.

Algumas coisas, entretanto, se salvam no livro. Moira é muito boa em descrever cenas de ação, e considero isso tão difícil. Uma cena de ação mal escrita fica parecendo aqueles filmes com "defeitos especiais", sabe? As ações em Caminhos de Sangue fluem bem e são áridas como todo o clima do livro - chegando a combinar com a paisagem desértica.

Por fim, a história não precisava ser uma série. Percebemos isso claramente no final. A escritora podia ter respondido as questões acerca dos irmãos gêmeos e dos cavaleiros misteriosos neste livro. Até porque o gancho principal para a continuação do livro é fraquíssimo. É o que costumo dizer e as pessoas me chamam de amarga: amor não é sempre a solução mais forte para amarrar uma trama. Em algumas histórias funcionam, em outras não. Foi o caso dessa.

Autor: Moira Young
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 352
Valor: $20 a $30
Extra: "Acho que num tô gostano muito disso..." - era o que pensava durante toda a leitura
Carol 11/07/2012minha estante
concordo, não dá para ler desse jeito.Não sei se em inglês é mais suportável.

Naldinh o/ 15/07/2012minha estante
Pelo visto se vc estivesse vendo um filme onde as pessoas também falassem errado vc também abandonaria esse filme, pois como vc mesmo afirmou, você não vive nesse mundo.
A escrita de modo tradicional, vc encontra em todos os livros (TODOS), esse é um diferencial, concordo com vc que a falta de travessão realmente atrapalha a leitura, mas creio que com o tempo nos acostumamos.
è algo diferente que encontramos em nossas livrarias, porque não variarmos um poukinho ??

gleicepcouto 09/10/2012minha estante
Oi, Glorinha!

De que adianta a autora 'inovar' na escrita (e isso não é inovação nenhuma usar linguagem coloquial) se não fez o mesmo na trama, que era o mais importante? O livro é irritantemente previsível.

Beijos

Michele 22/11/2021minha estante
Também não curti esse tipo de escrita. Sinceramente, pensei que fosse um erro grotesco da edição, o que explicaria eu ter encontrado o livro na promoção e bem barato. No início, me incomodei bastante, que cheguei a pesquisar sobre a editora para conferir, se havia um explicação, custei a emplacar a leitura. A história é boa, mas não pretendo ler a continuação, porque é incômodo ler as palavras erradas, um desserviço para a língua portuguesa.

Naty 02/07/2012

www.meninadabahia.com.br

Choro pela Emmi. Pelo Pai. Pelo Lugh. Por mim.
Pelo que a gente era.
Pelo que foi tirado da gente.
Pelo que a gente perdeu para sempre.
Pág. 116

Caminhos de Sangue é o primeiro volume de uma série distópica. Se passa algum tempo depois que os humanos – conhecidos como Devastadores – destruíram a Terra. Rios são raros, supermercados e redes de lojas não existem. Há um rei, sua lei e a lei da terra, onde cada um faz a sua. Quase um caos completo. E claro, há o chaal – um tipo poderoso de droga. É com o chaal que o rei domina os súditos e os escravos.

Saba e Lugh são gêmeos, nasceram no solstício e inverno 18 anos atrás. Eles têm uma irmã mais nova, Emmi, de apenas nove anos. Sua mãe morreu ao dar a luz à ela. E ainda tem o pai deles, que vive bêbado e drogado, tendo visões e conversando com as estrelas.

Eles viviam numa terra, onde só eles moravam. Um grande deserto com um rio seco, praticamente sem vida. Eles vivam esperando a hora de morrer, de fome, ou de sede, visto que a chuva não vinha. Mas um dia, o céu fica vermelho, uma tempestade de poeira vermelha invade tudo, atrás dela homens encapuzados – os tontons. Eles vieram atrás de Lugh, o menino nascido no solstício de inverno. Segundo reza a lenda, uma pessoa nascida no solstício de inverno deve morrer no solstício de verão, para que a força dele vá para o rei. O que eles não sabem é que Saba é gêmea dele.

Eles sequestram Lugh e matam o pai. Saba promete vingança. Promete resgatar Lugh e proteger Emmi – que ela odeia por causa da morte da mãe. Mas ela promete e não vai desistir.

Caminhos de Sangue, de Moira Young (Intrínseca, 352 páginas, R$ 29,90), é uma aventura épica. Num mundo devastado, sem leis, Saba só aceita sua própria lei, andar sem parar e resgatar Lugh. No caminho várias coisas acontecem, atrasando-a. O dia do solstício está chegando, e ela está com medo de não dar tempo de resgatá-lo. Mas, não apenas coisas ruins acontecem, durante a jornada ela faz amigos e conhece Jack, por quem sua pedra do coração esquenta sempre que ele está próximo.

A saga de Saba é maravilhosa, ela é uma personagem forte, que esconde seu medo quando a fúria vem. Sua vontade de viver é mais forte do que tudo. Ela precisa está viva para resgatar o irmão. Ela vira o temível Anjo da Morte. Emmi é tão teimosa quanto à irmã. Não aceita ser deixada para trás e faz de tudo para seguir Emmi. Jack faz tudo por Saba. Ele tem algo de obscuro e secreto, que só devemos descobrir nos próximos volumes. Mas Saba sabe que pode confiar nele. E é o que faz.

Ele tira as botas e puxa a camisa por cima da cabeça. Eu olho pro peito dele. Num consigo virar os olhos pra outro lugar. Quando vi ele sem camisa antes, lá na Vila Esperança, só reparei nas cicatrizes. Mas agora tudo o que consigo ver é como ele é esguio e forte. Com ombros largos e braços bem musculosos. Ele num tem nenhum pelo no peito, num é que nem o Pai ou o Lugh. Os meus dedos coçam de vontade de tocar nele. Descobrir se a pele é tão macia quanto parece.
Cuidado, Anjo, ele fala. Quando você encara um homem assim ele poder ter algumas... ideias interessantes.
Fico imóvel.
Ele leva a mão até a braguilha das calças. Levanta uma sobrancelha.
Você tem três segundos, ele falou, e aí elas vão cair. Ele começou a contar. Um... dois...”
Págs. 189-190

Meu problema com a história foi a linguagem informal. Nessa nova ordem mundial, não existem livros – são raros – e eles não sabem ler. A linguagem é bruta e crua. Eles falam errado e a escrita retrata a forma de falar: “Viveno aqui. Morreno aqui.” Confesso que me deu nos nervos, logo no início; ao chegar ao fim, ainda não tinha me acostumado, mas a raiva passou.

Se prepare para ler, você encontrará minhocas assassinas gigantes, arena de luta – onde as mulheres precisam raspar os cabelos para terem chance de sobreviver -, navios de terra com salteadores que sequestram crianças para lutarem na arena, um corvo inteligente,... Tem de tudo e mais um pouco.

Caminhos de Sangue foi vencedor do Costa Children’s Book Award em 2011 e do BC Book Prizes 2012. Teve os direitos para adaptação cinematográfica adquiridos por Ridley Scott, diretor de Blade Runner – O Caçador de Androides e Alien, o Oitavo Passageiro.

Série Dustlands:
1. Caminhos de Sangue
2. Rebel Heart
Uill 11/07/2012minha estante
O pai deles não é bêbado em drogado. Só é atormentado por crenças cujas quais são supérfluas, e consideradas tolas aos olhos dos outros...

Naty 11/07/2012minha estante
Segundo o livro é sim e tb atormentado pelas visões, que Saba acredita, + Lugh não.

Eduarda751 27/08/2012minha estante
Naty, eu também não vi isso dele ser bêbado e drogado, até fui ler novamente o início do livro para ter certeza e realmente, ele é apenas um tipo de feiticeiro (que faz poções e simpatias - para chover por exemplo) e transtornado pelas suas visões e tristezas, mas não é drogado (ele até odeia as drogas que é representada pelo Chaal no livro) e também não vi nenhuma menção sobre ele e a bebida.

Vinícius 02/10/2012

Link da resenha: http://up-brasil.com/resenha-de-livro-caminhos-de-sangue-moira-young/
Nota: 4,5

Ainda estou surpreso com este livro – o que é muito para se falar num universo literário comandado por distopias, onde eu realmente não esperava que fosse me impressionar com tanta facilidade assim. Portanto, logo me reduzindo em clichês, Caminhos de Sangue me cativou como leitor, mantendo-me preso às páginas até que estas chegassem ao seu término. Uma experiência fascinante, que não vejo a hora para repetir.

Os gêmeos Saba e Lugh – nascidos no solstício de inverno 18 anos atrás – desconhecem a verdade para além da secura de Lagoa de Prata, onde moram junto do pai – que diz ver o futuro nas estrelas – e da irmã mais nova, Emmi. Eles perderam a mãe quando ela deu a luz à irmã caçula, nove anos antes (motivo pelo qual Saba odeia a irmã). Vivendo às margens de um indócil deserto, Saba e sua família esperam por uma chuva que nunca vem. Mas a vida deles muda completamente quando uma tempestade de areia traz homens encapuzados que sequestram Lugh e matam o pai de Saba. Tomada pela sede de vingança, Saba adentra numa saga perigosa, mortal e desesperada para resgatar seu irmão; no processo, ela acaba enfrentando coisas que nunca antes imaginara: como minhocas gigantes, uma droga poderosa e um rei louco.

Moira Young desafiou convenções escritas aqui (razão pela qual seu livro foi ganhador de importantes premiações), provando ter coragem e abundante talento para uma estreante no mercado editorial. Fazendo uso de uma linguagem pouco convencional em que se predomina a informalidade sob a narração em primeira pessoa de Saba, Young criou um elenco apaixonante, um mundo pós-apocalíptico digno do termo, um enredo original e cenas e acontecimentos excepcionalmente conduzidos.

Saba consegue ser uma protagonista perfeita para o cargo. Feroz, forte e cheia de destemor, ela é uma típica personagem de distopia – com defeitos evidentes e qualidades definidas. Nós nos envolvemos com Saba com uma fatia de dubiedade; porque enquanto sua coragem é marcante, seu desdém com todas as pessoas que não sejam Lugh é irritante. Ainda assim, sua evolução conforme o transcorrer da história é também notável.

A forma de escrever da autora não agradará muito àqueles que não forem fortes o bastante para superar as barreiras da linguística. Assim, se espera que o leitor tente se abastecer com reservas de paciência para somente então habituar-se à leitura. Quando se consegue fazê-lo, ela flui muito facilmente. Além disso, é importante ressaltar que a maneira inusitada de Young narrar o livro é imprescindível para melhor caracterizar os personagens, evidenciando seus traços culturais (não há educação escolarizada nesse mundo, e os livros, por serem obras dos Devastadores, são raros).

Um aspecto que faltou ser mais bem trabalhado foi, eventualmente, determinadas cenas de ação; sobretudo as de luta envolvendo Saba. Mas, embora Moira tenha deixado a desejar neste ponto, isso não desequilibra o resultado da obra.

Caminhos de Sangue é permeado de reviravoltas de tirar o fôlego, um par romântico excelente (não existe triângulo amoroso aqui, o que é uma benção!), personagens (principais, secundários e terciários) louváveis e bem trabalhados: elementos que harmoniosamente vinculados conseguiram produzir uma obra cheia de potencial.

Com um final clichê, mas ainda assim agradável, Caminhos de Sangue é o primeiro volume da trilogia Dusttland, que promete entrar para o rol das melhores distopias da atualidade. O problema mesmo é ter que esperar pela continuação, que só sai em outubro no exterior, e pela adaptação cinematográfica, que vai demorar a sair. No mais, vale a pena conferir! (;

Blog MVL - Nina 12/07/2012

Em uma mistura de passado e futuro, ficção científica e drama, Moira Young narra uma estória que poderia muito bem ter sua origem nas lutas de escravos romanas que deram origem aos Gladiadores. Só que dessa vez é uma garota armada no comando.

Em “Caminhos de Sangue” o leitor é introduzido ao universo árido, hostil e letal onde a protagonista Saba nasceu e viveu a maior parte de sua vida. Aos dezoito anos a jovem sobrevive junto ao pai e aos dois irmãos em um deserto longe de tudo, onde falta água e comida. Saba possui uma ligação intensa com o irmão gêmeo “Lugh”. O pai é um homem supersticioso que acredita na sabedoria das estrelas, para ele, tudo o que precisamos saber sobre o presente, passado e futuro está escrito no céu. Quando cavaleiros de preto chegam a sua casa, assassinam seu pai e levam seu irmão amado, Saba é forçada a deixar de lado tudo o que conhecia para reaver Lugh. Embarcando em uma viagem em busca do irmão, Saba acabará encontrando mais do que esperava, inclusive que seu pai sempre estivera certo sobre as estrelas e que o seu destino como guerreira já estava escrito.

Sol, sertão, fome e pobreza. Eu poderia estar falando de grandes clássicos da literatura brasileira, mas estou me referindo ao livro “Caminhos de Sangue”, publicado pela editora Intrínseca em Junho deste ano. Utilizando uma linguagem com elementos folclóricos e informais, a autora aproxima o leitor da realidade dura de seus personagens. Estabelecendo uma estrutura narrativa onde os diálogos estão mais agregados aos pensamentos da protagonista do que propriamente definidos (não existe travessão ou aspas para identificar uma fala). Imagino que não tenha sido uma tarefa simples traduzir o livro e tiro o chapéu para Fábio Fernandes, o tradutor responsável. Era imperativo que ele preservasse a singeleza da prosa. Moira Young apresenta uma obra atemporal, que poderia se passar em qualquer parte do mundo, em qualquer era da história. A série “Dustlands” poderia ser classificada como sui generis, por englobar muitas ideias diferentes – distopia, pós-apocaliptico, ficção científica -, e assim se tornando único em seu propósito.

Saba é uma protagonista de natureza dúbia. Ela é capaz de benevolência a altruísmo, mas também possui violência e crueldade na mesma medida, ela também é bastante divertida em alguns momentos já que vive em constante estado de rabugice. A voz da personagem é tão forte que suas emoções praticamente se tornam parte do leitor, é uma ligação que acontece desde a primeira frase do livro e se estende até a última. Sua determinação e paixão são características que conquistam o, mesmo quando ela solta uma torrente de maldições e libera seu mau humor crônico. E é claro, para a cereja do bolo temos Jack. O cara metido e irreverente que não consegue ficar muito longe de Saba. Há um Q de Han Solo na personalidade do personagem que o faz praticamente irresistível para o público feminino e a química entre ambos, suas discussões, e a forma como ele derruba cada muro emocional que ela constrói é memorável.

“Caminhos de Sangue” é um livro extraordinário, a continuação Rebel Heart (Coração Rebelde) chega aos Estados Unidos em Outubro deste ano. Ainda existem muitos enigmas a serem solucionados e a batalha de Saba, Jack e Lugh ainda não acabou. Com o fechamento desse primeiro volume a autora evidencia que a guerra está apenas começando.

Leitura obrigatória, saia de sua cadeirinha e vá comprar o livro. Depois volte aqui e me agradeça.

Marina Moura | http://www.minhavidaporumlivro.com.br/

Gabriel1994 17/01/2023

Surpresa boa.
*RESENHA FEITA EM 26/12/20 NA ABA DE "HISTÓRICO DE LEITURA*, REPASSANDO O TEXTO PARA ABA DE RESENHA...*

Estou muito supreso! Sabe aquele livro que ta na pilha ou na estante e que você acha q nunca vai ler e até cogita vende-lo e no final das contas em um belo dia resolve ler? É o caso desse livro! Pode ser que quem vá ler nao tenha a mesma experiência, mas quando um livro me surpreende automaticamente ele conquista o cargo de "FAVORITADO".

Gostei muito da escrita da Moira Young, venho de uma experiência boa com Flores para Algernon e entendi o motivo da personagem falar de forma "errada".

Caminhos de Sangue é um livro muito rico com uma premissa interessante que ao ler se torna uma leitura com uma levada muito boa e gostosa de ler. Personagens que se encaixam perfeitamente, mortes que vc sente de fato na historia. Uma construção de cenários e nomes para lugares e o "povo antigo" muito bem colocados e escritos de uma forma que ajuda na imaginação.

Saba, uma verdadeira guerreira que dentro da historia evolui muito tanto para com ela, como para com a irma pequena (Emmi) como para as pessoas a sua volta. Recomendo muito este livro. Pela experiência, pra mim é um dignissimo 4.5 estrelas!!

Jacqueline 05/07/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Saba e seu irmão gêmeo Lugh são inseparáveis. Depois que sua mãe morre no parto de sua irmã mais nova Emmi, seu pai parece perdido, não se importando com nada. Eles vivem na Lagoa de Prata, mesmo após o solo ter secado quase por completo, e as tempestades de areia asolarem a terra desértica.
Para Saba, nem a aridez e a miséria do lugar, parecem incomodar desde que seu irmão esteja por perto. Eles sempre estão juntos e é isso o que importa.

Mas após uma violenta tempestade de areia, um grupo de homens encapuzados aparecem em sua casa, e levam seu irmão como prisioneiro.
Disposta a qualquer esforço para encontrar o irmão, Saba irá atravessar todo o deserto para rever Lugh novamente, seu coração de ouro.

" Já ouviu falar da regra de três?, ele grita enquanto a gente corre.
Não!
Se você salvar a vida de alguém três vezes, a vida dessa pessoa é sua. Você salvou a minha vida hoje. Salva ela mais duas vezes e eu sou todo seu.
Vou ter que garantir que isso num aconteça, falo." (pág.171)

Sempre que pego uma distopia pra ler não me arrependo, e Caminhos de Sangue não decepcionou.
A príncipio o que mais me chamou atenção, é a forma como o livro é narrado. Não temos travessão iniciando os diálogos, e faltam pontuações, mas após as dez primeiras páginas eu já estava completamente familiarizada com o estilo.

Não posso negar que levou um tempo para me acostumar com a linguagem utilizada. Estranhei ler tantos "fazeno" "olhano" "trabalhano" e "num acredito", mas conforme a leitura foi avançado entendi o propósito de Moira ao utilizar uma gramática tão pobre. Saba foi criada apenas pelos pais, longe de qualquer livro ou estudo, tendo apenas a comunicação com seu irmão, pai e irmã para se guiar, sendo assim creio que a autora quis utilizar uma fonética diferenciada, para melhor caracterizar a falta de estudo e a simplicidade dos personagens. Eu achei fantástico.

O livro tem sido comparado com Jogos Vorazes, e já teve seus direitos de adaptação cinematográficos adquiridos por Ridley Scott (só por isso, já dá pra sentir o potencial que temos em mãos). Não vou comparar as obras, mas se você é fã de Jogos Vorazes, certamente irá desfrutar de Caminhos de Sangue.

A heroína Saba, assim como Katniss, não é uma personagem fácil de se amar. Saba pode parecer fria, distante emocionalmente e muito, mas muito teimosa, porém, o que a diferencia é a sua sinceridade e honestidade. Ela não esconde seus sentimentos, e nem mascara suas intenções, ela é aquilo e pronto. E nada mais me agrada do que uma personagem forte.
Todo amor fraternal e sua obsessão em encontrar o irmão me conquistaram. Nada como dois irmãos protegendo um ao outro para derreter de vez meu coração. O modo como ela tratava sua irmãzinha Emmi é revoltante em algumas partes, mas esse comportamento se modifica ao longo do livro, e o crescimento da personagem colabora para uma maior identificação.
Emmi, apesar de ter apenas 9 anos, foi em muitos momentos a sensação da história. A cada reviravolta, ela assumia um papel importante, e eu me afeiçoeei pela garotinha teimosa e muito esperta.

Eu gostei de todos personagens, sem exceção. Eles foram muito bem desenvolvidos, e cada um tinha uma personalidade bem diferenciada.
E o que falar de Jack? Ah Jack. Ele é engraçado e sarcástico - sem parecer forçado - e seu envolvimento com Saba é bem introduzido e nada meloso. O grande foco do livro não é o romance, mas os diálogos entre Saba e Jack (que sempre se provocavam) me deixavam com um sorrissinho bobo no rosto, e eu virara as páginas frenéticamente querendo mais. Parafraseando Stephenie Meyer: Querido Peeta, adoro você, mas vou passar o fim de semana com o Jack. Desculpe. Com amor, Jacqueline.

"Não. É por você. Você. Ele dá dois passos na minha direção. Você tá no meu sangue, Saba. Na minha cabeça. Você tá na minha respiração, nos meus ossos...Que Deus me ajude, você tá em toda parte. Desde o primeiro momento que pus os olhos em você." (pág.347)

A obra tem tudo para agradar aos fãs de uma distopia pós-apocaliptica: jaulas de combate, lutas, cenas de fuga, minhocas gigantes, surpresas e reviravoltas de viciar e não querer largar até terminar.
O que deixou a desejar foi a narração de algumas cenas de ação. Algumas ficaram bastante corridas, e não dava pra sentir o gostinho das lutas.
Apesar de ser o primeiro livro de uma trilogia, o livro tem começo, meio e fim satisfatórios, que é claro, deixa um gancho do que está por vir nos próximos volumes (mal posso esperar para conferir).

A diagramação deu um toque super original e característico ao livro, que traz um corvo no início de cada capítulo e também na divisão dos textos. Eu estava super curiosa para saber o significado do corvo, e me surpreendi ao saber nas primeiras páginas que ele era o "animal de estimação" da Saba, o Nero (fiquei desejando ter um corvo companheiro e esperto só pra mim rs).
Uma história original e absolutamente recomendada.
Lorena 10/07/2012minha estante
Não gostei dessa linguagem também. Muito estranha,mas me treinei pra quando aparecer "comprano" e "num" eu ver a palavra certa. Gostei muito da hitoria, mas a linguagem realmente estragou um pouco o livro.( o que a autora tem contra travesão?)

Paula.Azevedo 19/04/2015

Eu relutei em começar a leitura pq percebi que os personagens falavam de uma maneira bem coloquial. " Correno, falano, veno " e achei que não acostumaria. Mas isso mudou rápido. Percebi que o mundo de Sabá é cru e informal. Ela mesma não sabe ler, nem escrever, portanto foi uma sacada genial fazer isso transparecer na leitura, o que deixa o livro mais interessante. Sabá consegue ser chata e insuportável em algumas passagens, tão obcecada em encontrar o irmão que quase passa por cima dos amigos.
O livro tem tudo o que se imagina que vá acontecer em um mundo distópico. cCidades abandonadas, resto de civilização, arenas de lutas. Uma droga muito consumida pela população, "o chaal ", tornando a população fácil de se controlar. E Sabá cai muito bem no meio disso tudo
Bella Pierini 06/12/2018minha estante
Nossa, que bom que não sou só eu. Parei de ler esse livro 3 vezes no primeiro capítulo pq odiava ler errado. Rs
Mas vou dar a ultima chance, pois falam muito bem dele.

Ícaro 06/04/2013

Caminhos de Sangue - Moira Young
“Caminhos de Sangue” não é nada demais, é até de menos.

Eu gosto de distopias. Geralmente elas proporcionam grandes aventuras, cenas de ação de tirar o fôlego, personagens carismáticos e uma leitura rápida e viciante. “Caminhos de sangue” prometia isso tudo e mais. Tem uma sinopse interessante e teve os direitos comprados pelo bárbaro Ridley Scott. Mas Infelizmente, não é tudo isso...

Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo.

Eu pensava que a história seria uma jornada pelo deserto ( ambiente pouco usado nesse gênero) e seus desafios. Leve engano, a história começa nesse cenário mas logo é atirada em uma arena que obriga jovens a lutar até a morte. Te lembra algo? Sim. “ Caminhos de Sangue” é muito influenciado por Jogos Vorazes. O que em muitos momentos chega a ser irritante.

Outra coisa que me desagradou foi a formulação da política do livro. É um livro ambientado no futuro, mas que em muitos momentos é mostrado com características de império romano.

O resultado final é tudo o mesmo do mesmo: Garota, 18 anos, órfã, passado misterioso, busca por um membro da família... Sinceramente, não empolga mais.

No mais, na tentativa de ver algo tão interessante quanto o ótimo “Starters” ou até mesmo algo genial quanto as séries “Feios” e “ Jogos Vorazes” me frustrei. E muito.
Carol 15/05/2013minha estante
sem contar o irritante mim foi mim vai

Ícaro 15/03/2014minha estante
É, Carol. Livrinho cheio de problemas, rs.

Jacqueline 28/02/2020

Gostei bastante, espero achar a continuação.
Tenho esse livro faz um bom tempo, nem sei pq demorei tanto para ler.
É muito bom mesmo, sério.
Se vc gosta de jogos vorazes, vai gostar desse livro tbm.
Para mim o único problema era a escrita, não curti muito os diálogos, pois não eram marcados, tipo eu ficava um pouco perdida, demorava para saber se era uma conversa, ou se era o pensamento da personagem.
Tirando isso gostei da história, só não faço ideia de como vai ser o segundo livro, pq até que achei esse bem conclusivo.
Uma pena que a intrínseca não terminou de publicar a trilogia, espero encontrar logo e terminar.

AndyinhA 12/08/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Tentei não me influenciar pelo que a capa dizia e entrei na história como se Jogos Vorazes (que não achei tudo isso) não tivesse sido mencionado. Mas a história não me prendeu tanto assim e confesso que fiquei um tempinho até entender porque este livro tinha sido comparado à ele.

A personagem principal “fala” de um jeito estranho. Ela não coloca os ‘d’ – comeno, falano, andano – e por aí vai. E sem contar que a autora não coloca aspas ou travessão para os diálogos, e no início esses dois itens me incomodaram e muito. Tanto que eu quase não conseguia me concentrar na leitura.

Mas quem me irritou mesmo foi a irmã caçula – Emmi – que guria chata, ela é do tipo de personagem que está lá para fazer burrada e aí sim as coisas acontecem, tipo: a Saba fala para a irmã ficar em um determinado lugar, aí ela não fica, é capturada ou algo acontece e lá vai a Saba atrás da irmã. Na primeira vez é legal, na segunda você já fica com pé atrás, na terceira comecei a perceber que a história só acontecia porque a irmãzinha fazia burrada. Não colou.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/cULGE

Rafaela Regis 19/12/2020

Caminhos de Sangue - Moira Young
Esse é um dos livros que eu tinha na estante há anos, mas que nunca veio a vontade de ler, no entanto quando o vi paradinho esses dias, pensei vou ler agora! Caminhos de Sangue da autora Moira Young é o primeiro volume da trilogia Dustlands, uma distopia YA futurista ambientada em um lugar bem desolado, ou não?

Saba, Lugh e Emmi vivem com seu pai na Lagoa de Prata, uma lugar desolado, seco e praticamente inabitável, mas que eles não saem de lá por alguns motivos que não são bem esclarecidos. O lugar é tão isolado que para encontrar um vizinho tem que se caminhar alguns dias para encontrar a civilização.

Saba e Lugh são gêmeos perto de dezessete anos, beirando os dezoito, totalmente opostos, ele loiro, divertido, paciente e cativante, enquanto ela é morena, introvertida, impaciente e brusca, a única coisa que os dois tem em comum é uma tatuagem no rosto (uma lua) debaixo do olho direito. Emmi é a caçula, só tem nove anos de idade, que se culpa pela morte da mãe (sim, a mãe deles faleceu no parto), e como toda criança tem seus momentos de birra, mas que teve que aprender a crescer muito rápido.

Ao completar dezoito anos, eles recebem uma visita nada amigável que acaba resultando no assassinato do pai deles e no sequestro de Lugh, então Saba promete encontrar o irmão custe o que custar, e a partir daí começa a aventura.

Caminhos de Sangue tinha tudo para ser uma grande aventura! Mocinha forte e decidida, um tanto teimosa, mas é normal, um objetivo claro, difícil de se conseguir mais com persistência pode ser alcançado, situações desesperadoras e desfechos que são verdadeiros achados no mundo da fantasia, porém...

O livro todo é escrito em uma linguagem que para nós pode ser um dialeto próprio, ou uma linguagem falada por pessoas que não sabem ler, sim pois alguns personagens falam direito. Outra coisa que me incomodou bastante foi a falta de travessão para indicar a fala dos personagens e os pensamentos, tudo parecia uma grande estrofe.

Saba não é uma jovem perfeita, longe disso, e acho que é por isso que sempre torcemos por ela, pois mesmo fazendo algumas burradas, podemos entender que foi a forma com que ela foi criada. Sua irmã, Emmi, em alguns momentos não parece ser uma criança de nove anos que faz birras, e sim várias horas você tem vontade de dar uma chacoalhada na menina, mas por outro lado vem aquele pensamento "é a única parente viva e tal" mas mesmo assim não custava nada ouvir as coisas de vez em quando.

E o que falar do mocinho? O Jack não me convenceu nem um pouco e o romance em si que foi de pouco para nada, também não inspirou nada em mim. Mesmo tento alguns sinais irrefutáveis de que ele seria o certo, certo para o que seria a minha pergunta.

DeMalo, ah esse sim me instigou bastante! Muito misterioso e todas as partes em que marcava presença deixava a pulga atrás da orelha e um gostinho de quero mais. Quem vê até parece que ele falava alguma coisa, mas não, ele não teve uma frase sequer no livro todo! Que tristeza.

Uma coisaque me deixou feliz, foi o capricho com a edição do livro! Sim todos os capítulos tinham um corvo, que eu não falei mas a Saba tem um corvo de estimação que rouba a cena várias vezes, na verdade no livro todo tem corvos.

Um livro que tinha tudo para ser maravilhoso e marcante, mas que na verdade eu estou me perguntando como foi que consegui chegar até o final da leitura, pois a cada passo a frente não dava dois minutos andavam dois para trás e a autora achando pouco ainda fez umas coisas que eu achei desnecessárias, enfim. Não sei se vou ler os outros dois livros, até porque já imagino o que venha por aí.

E você já leu? O que achou? Me conta?

site: http://dlivros.blogspot.com/2020/12/resenha-caminhos-de-sangue-moira-young.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6