A Cidade e os Cachorros

A Cidade e os Cachorros Mario Vargas Llosa

Resenhas - Batismo de fogo

FilipeSS 22/04/2024

Por sugestão do livreiro escolhi Batismo de Fogo para ser o meu primeiro contato com a obra do Mário Vargas Llosa. Não me arrependi. O início pode causar um certo cansaço, pois o escritor gasta quase metade do livro nos apresentando o ambiente e como ele funciona, as personagens, a linguagem. Mas depois que essa "teia" está formada, difícil se desprender dela, pois vemos que tudo faz sentido, tudo é cruel e tristemente belo.

Felipe770 05/05/2021

Espetacular. Aquele livro de não largar. Apesar da desnecessária modificação no título dessa edição, a história é imperdível.

Mian 28/01/2021

Forte
Llosa deixa aqui uma narrativa forte, por diversos momentos foi preciso engolir seco durante os relatos.
Foi duro se sentir no lugar da narrativa, o da violência do colégio militar e de todas as outras violências escancaradas na vida desses meninos que ali estudavam.
É uma leitura que não é complicada, mas difícil. As muitas narrativas demoram a se encaixar, todas elas com duras realidades que se diferem em contextos sociais mas sempre repletas pelo que o ser humano tem de melhor e principalmente, de pior.

Toni 15/06/2020

Sobre meninos e suas armas
Sempre quis ler Mario Vargas Llosa, mas confesso que seu posicionamento político sempre me afastou. Finalmente li. E posso dizer: Batismo de Fogo é um baita livro! Daqueles que te prendem, te viciam. Personagens maravilhosos e inesquecíveis.

O autor faz uma forte critica à educação militar (ele próprio estudou em um colégio militar), ao machismo e à sociedade peruana como um todo. Que, por sinal, é parecida com a nossa - principalmente para quem é da minha geração.

Uma das características deste ótimo livro é sua forma de narração. Llosa intercala tanto narradores como a linha do tempo das histórias. Chega ao ponto de misturar tudo em um mesmo parágrafo. Mesmo assim, nada é confuso. Ao contrário, faz sentido e tem lógica.

Apesar de direitista, esse tal Vargas Llosa sabe das coisas.

Gabi 30/01/2016

Inicialmente fiquei um pouco "desconfiada" sobre a história do livro, já que demorei para compreender do que exatamente se tratava, além da utilização sistemática de apelidos, que com o tempo compreendi que faz parte da realidade militar. Bom, mas com o passar das páginas me vi fascinada pela história, pelos personagens, por suas histórias e realidades, e até mesmo aprender sobre o Peru da década de 60, já que infelizmente não aprendemos nada sobre os países latino-americanos durante todo o nosso período escolar. Adorei a crítica social e a visão hipócrita da educação militar, nota-se, mais uma vez, que regulamentos são lindos na teoria, mas se não houver pessoas éticas, honestas e justas para aplicá-los sua constituição valerá apenas para benefícios de alguns. Recomendo.

Juliano 26/04/2013

Livro mto bom!
Este livro é muito bom!! o autor apresenta um ambiente de colégio militar super super autoritário, onde castigos físicos e privações de saídas são punições constantes. Na Leôncio Prado, entra-se menino e sai homem. O livro inteiro mostra o conservadorismo da sociedade machista peruana dos anos 60. Adolescentes são submetidos à rígidas regras de disciplinas de ordem e obediência.

O autor é muito detalhista em seu fatos, ele transmite as emoções e sentimentos muito bem. O livro, como se trata de um colégio militar, se passa num universo adolescente, amores e paixões aparecem sempre, os questionamentos da vida e planos futuros, dúvidas são assuntos frequentes.

Llosa, escreve este livro não respeitando uma cronologia habitual. As histórias do passado, são emendadas no presente, isso as vezes dificultou o entendimento, mas deixou o livro no suspense do início ao fim. Os diálogos também são bem diretos, separando as personagens apenas por vírgulas... é preciso prestar atenção.

Ótimo livro, recomendo, pois não é uma leitura tradicional, não se prende a moralismos tradicionalistas, e possui caráter histórico, apesar de ser um romance. Crítica direta ao militarismo machismo da sociedade peruana.