Os Litigantes John Grisham

Resenhas - Os Litigantes

Marlonbsan 21/12/2021

Os Litigantes
Os sócios da Finley & Figg estão prestes a ganhar um novo integrante na sua pequena firma de advocacia. A firma fatura pouco e as pretensões são bem baixas, pegando casos mais simples, e nem sempre seguindo os meios éticos, mas o sonho de ganhar muito dinheiro está lá, só esperando a oportunidade, quem sabe quando ela irá aparecer...

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, basicamente, os três personagens principais. A escrita é, de forma geral, fluída, com linguagem simples na grande maioria.

A história do livro é bem interessante e divertida, na maior parte, a dinâmica criada e os personagens são muito bem-feitos e faz com que a leitura flua bem. O que diminui essa fluidez é a utilização de termos mais específicos da área jurídica, mas nada que atrapalhe a experiência.

A introdução dos personagens e suas funções são estabelecidas no início do livro, especificando o caráter e como cada um vai agir durante a história. Algumas atitudes são questionáveis, levando em conta a sua veracidade, mas como um livro divertido para o entretenimento, pode-se deixar de lado.

Em alguns momentos se aprofunda muito nas características técnicas de um julgamento e nos processos que ocorrem realmente em um, o que é interessante, pelo menos para quem gosta do tema, mas que deixa a leitura um pouco mais arrastada em alguns momentos. No mais, para quem gosta de assuntos jurídicos ou queira conhecer essa dinâmica, o livro faz isso muito bem, além de trazer humor em alguns momentos.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan

Kelly 27/11/2021

Surpreendente!
Sem dúvidas o David é um dos melhores personagens criados pelo John que eu já vi. A história é muito bem elaborada, e cada reviravolta é um BUM! Eu amei demais cada detalhe desse livro e vou guardar com carinho no coração.

Leonardo Bezerra 30/01/2022

Esse é o segundo livro do John Grisham (tendo sido o primeiro A Confraria) que eu leio e definitivamente é perceptível a evolução na escrita do autor. O enredo no geral é interessante de acompanhar e com certeza foi interessante essa perspectiva não romantizada do Direito norte-americano que pouco é vista em séries (considerando que nelas os advogados são muitas vezes apresentados como pessoas bem-sucedidas). Os personagens - com destaque para David - são interessantes e possuem nuances que não senti quando li o outro livro do autor. Acredito, inclusive, que seria interessante que houvessem mais livros com esse personagem como protagonista.

Entretanto, considero a história bem previsível. A um certo ponto do livro, já era possível notar qual seria o final e não houveram reviravoltas interessantes o suficiente. Ainda que o final tenha sim feito sentido, senti falta da quebra de expectativa. Embora o livro não tenha um ritmo frenético em sua composição, em alguns momentos ele fica mais arrastado do que deveria e considero isso mais um ponto negativo. Contudo, não dispenso a indicação para quem quer uma leitura leve e que distraia, contanto que recorra à essa leitura já sabendo que não se trata de uma obra supreendente.

José Carlos 07/04/2021

Evoluiu bem!
Sou fã do autor, mas me arrastei no início desta leitura! Não simpatizei com dois, dos três personagens principais, mas o livro foi aumentando o ritmo, e depois de 1/3 você não quer mais parar! O final foi muito satisfatório!

Ju Furtado 18/09/2012

Eu me sinto uma mala sem alça ao escrever resenhas sobre obras de John Grisham. Sou fã do cara e ponto.

Neste livro, John utilizou uma veia cômica que não me lembro de ter visto de maneira tão clara em nenhuma obra antecedente. O resultado é que enquanto você lê, você "vê" os fatos, sente raiva, pena, e até vergonha de alguns personagens e algumas situações. E ri muito em outras. Eu cometi até mesmo o "pecado" de rir de uma cena que pensei que fosse cômica e não era!

Como sempre, sua crítica ao sistema americano é mordaz e se inicia logo nos primeiros capítulos. De resto, uma construção incrível de personagens, de situações (jurídicas ou não) e de cenários. Penso que o enredo faria um bom casamento com a linguagem cinematográfica, embora Hollywood já tenha matado um livro de John alterando a temática...

Romes 25/04/2013

Um pouco mais de John Grisham
John Grisham mais John Grisham do que nunca. Lá estão os tribunais, as grandes corporações com seu poderio financeiro, os advogados de ações coletivas e seus jatinhos e tudo isso misturado a um roteiro de tirar o fôlego.

Este livro tem tudo o que consagrou John Grisham como um dos maiores escritores da atualidade. Todos os seus livros são daqueles que quando se começa a ler, não se para até que se chegue a última página. Este em especial é um dos seus melhores: leve, engraçado, rápido e com um ótimo final.

Rafael 13/05/2015

Excelente!
Já li alguns livros do John Grisham, gosto do gênero jurídico... Mas às vezes John Grisham pode ser um pouco massante... "Os litigantes" passa beeeeeeem longe disso... O livro é ótimo!

Tem uma veia cômica que é muito apreciável, cai muito bem no enredo. O autor não se perde em delongas sobre minúcias da prática jurídica norte-americana, consegue cativar o leitor de tal forma que.... Não tem jeito. Você não quer parar de ler.

Sem dúvida, um dos melhores livros de Grisham - senão o melhor.

JMM 24/02/2022

Como todos os romances escrito por John Grisham tem um enredo envolvente, personagens fortes e um final surpreendente. Este livro não é diferente.

Gabriel 04/10/2012

Brilhante
Excepcional e diferente. John Grisham mostrou que pode nos agraciar com outros cenários e outras situações. O livro começa com uma narrativa empolgante e os dez primeiros capitulos passam quase despercebidos, do meio pra frente o ritmo desacelera, mas mesmo assim te deixa muito ansioso para virar a próxima pagina.
É de se destacar o desfecho da obra, ao contrário de outras ( O Sócio,O Corretor )Grisham acertou a mão e deu um belo final para os personagens centrais. Com muita comédia,humor negro e a cidade de Chicago com cenário,me arrisco a lista Os Litigantes como um dos melhores do autor.

Camila 23/10/2012

Os Litigantes
Eu sempre fui muito fã dos livros do John Grisham, mas fazia um bom tempo que não lia um livro dele. A terminar de ler Os Litigantes, percebi que ele continua incrível quando o assunto é litígio. Mas uma vez John Grisham mostrou aos leitores porque ele é o maior escritor do gênero.

www.leitoracompulsiva.com.br

Cília 09/02/2013

Os três patetas.
Este livro tem a marca de Grisham mas, diferente dos outros é divertidíssimo.
Um advogado David, cansado de trabalhar tantas horas por dia, deixa o emprego de maneira inusitada e vai para uma pequena firma cujos donos são dois advogados tipo " porta de cadeia" que só trabalham com divórcio, atropelamento ( quando ouvem uma sirene saem correndo atrás) e semelhantes. Um dia aparece uma causa coletiva contra uma poderosa firma farmacêutica que , depois de muitas trapalhadas, vai para julgamento com júri. Os três patetas nunca defenderam em um tribunal e as situações que acontecem são hilárias.Ri durante várias partes do livro mas gargalhei quando eles convocam uma testemunha que mal fala o inglês e que se recusa a jurar com a mão direita na Bíblia porque é ateu.Vale a pena.
Estou relendo e é incrível ver como nos USA é igual ao Brasil no que se refere à corrupção de políticos,ação dos lobistas e o caixa 2. A releitura está sendo melhor ainda que da primeira vez.

Claudia Cordeiro 22/02/2016

Adorei, não consegui parar de ler. É realista, divertido, e nossa, a Justiça americana é fogo, affffff... por mim, esse livro poderia ter mais uma dúzia de casos, e umas mil páginas a mais...... resumindo, ADOREI, ADOREI, ADOREI!

Ariam 08/03/2022

Um livro muito bom, a escrita e os personagens são muito bem desenvolvidos, uma leitura fluida e divertida.

Edu021 24/07/2021

Os Litigantes - John Grisham
Gostei bastante deste livro, foi meu primeiro contato com o autor e com certeza não será o último. Uma história de tribunal interessante e bem humorada.