Tremor

Resenhas - Tremor

Marcos Nandi 05/01/2023

Horrível!
Esse livro é HORRÍVEL!

A começar que não tem nenhuma resenha sobre a história e toda sinopse que achei, apenas alude que é um suspense ambiental. O que raios seria um suspense ambiental?. Em minhas pesquisas, descobri que a série Aruanas (muito boa) da Globo, é o mesmo gênero.

Mas tirando isso, é um livro sem sal.

O livro começa com os dois irmãos da história (Eileen e Louis), numa relação de cão e gato como dois irmãos normais. É bem verrosimel essa relação.

Bom, a parte da infância dura algumas páginas. Ficamos sabendo, que Louis, trabalha numa estação de rádio decadente. E ao visitar sua irmã, recebe o telefone de Rita, sua "vó".

Explico: Rita se casou com seu avô depois deste estar mais velho. E acabou herdando a herança do senhor em detrimento da mãe de Eilee e Louis. Apesar desse dinheiro está investido num fundo.

Enfim, acontece um terremoto (por isso o nome do livro) e a Rita acaba morrendo e deixando uma herança milionária. Rita era popular,autora de livros, adpeta da nova era, toda holística.

Porém, não houve apenas um terremoto, outros tremores afetaram a cidade, ocasionando problemas com uma empresa e seu despejo químico e com um prédio que tinha riscos de desmoronar. Acontece que, esse prédio abriga membros de uma igreja evangélica fundamentalista (e que tinha interesse em comprar a rádio).

Junto com tudo isso, terremotos, herança etc, o protagonista alterna sua vida presente com o passado enquanto fazia faculdade e sobre um relacionamento frustado da mesma época.

O plot da história é interessante, mas são mais de 700 páginas (minha edição), o que torna enfadonho. São páginas e mais páginas sobre NADA. Todas as cenas do protagonista com a namoradinha são insuportáveis. Inclusive, páginas e mais páginas falando sobre músicas e GAMBÁ. Muito chato. 200 páginas seriam suficiente.

Aliás, no começo achava o protagonista divertido, mas depois começou a ser insuportável. Ele é muito irritante. Parece um adolescente infernizando a mãe com perguntas vexatórias. Pulando em cima do sofá! Meu Deus, que vergonha. E a relação com a namorada, dá muita vergonha.

Acho as discussões sobre aborto extremamente rasas. Uma discussão que é primária para quem entende o mínimo sobre o aborto e a necessidade dele ser legalizado. Parecem crianças debatendo sobre. Do tipo: você é a favor do aborto pq já nasceu.

Fujam disso! Agora entendo o motivo de não ter resenhas sobre o livro na internet.