Vaclav & Lena

Resenhas - Vaclav & Lena

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tiago 17/09/2012

Singelo e delicado
Em primeiro lugar, deixo claro a minha opinião a respeito da classificação deste livro: considero um livro adulto, e não juvenil com algumas pessoa tem classificado.

Dito isso, vale dizer que apesar de a história parecer simples e realmente o ser, "Vaclav & Lena" é um livro que prima pela simplicidade, e extrai desse lugar-comum a sua força e sua beleza.

A autora Haley Tanner comete alguns deslizes de tempo, por vezes não situa a época em que os personagens estão com elementos de acordo (celular nos anos 90?). Mas tirando isso, a história dos dois pequenos imigrantes russos empolga e muito!

Alguns trechos são hilários, outros dramáticos e alguns emocionam. Mas o que fica mesmo é a humanidade dos personagens criado por Tanner, tão reais e críveis que acreditamos piamente em seus sonhos e dramas.

Um livro e tanto para uma estreia! Ficarei de olho na autora.
Cris Paiva 05/01/2013minha estante
HUmmmm... que eu me lembre o celular começou a popularizar no Brasil lá por 1995, mas antes disso ja era popular nos EUA, então não esta tão fora...
No mais, adorei a resenha!

Tiago 07/01/2013minha estante
Então Cris, mas acho que mesmo sendo mais popular por lá, se tratando de uma família pobre e tal achei meio improvével, mas não sei. De qualquer forma é apenas um detalhe. Bjos.

Alba 03/06/2014minha estante
Concordo que definitivamente é um livro adulto... mas admito que esperava um pouco mais do livro...

Higor 13/02/2014

Sobre a simplicidade, mesmo com erros, que cativa
A capa de "Vaclav e Lena" não informa nada sobre o livro, mas eu sempre a achei nada menos que linda, e sempre a namorava na livraria. Na hora de levar o livro, eu tinha uma sinopse totalmente errada na cabeça, lida em algum lugar esquecível. Eu jurava que se tratava do amor de um professor de Inglês e uma aluna estrangeira, mas sinopse da contracapa também não é muito certa, e entrega todo o livro.

Acontece que "Vaclav e Lena" é um livro ótimo, mesmo que a sua própria maneira. Trata do clichê dos clichês, que é o amor nascido na infância e que se consolida no decorrer dos anos. E é basicamente isto.

O livro é imperfeito, cheio de erros, mas o que o faz é tão bom é justamente isso. A autora tratou de nos contar uma história real, sincera, que pode acontecer com qualquer um. Esta não é uma história que começa com “Era uma vez...” e nem que termina com “Viveram felizes para sempre”, cenas típicas de novelas.

Pode soar como spoiler, mas a verdade é que a história não tem um fim, mas é concluída assim mesmo, e foi justamente por isso que me senti satisfeito, grato até com o que a autora me apresentou. Neste livro os sonhos dos personagens não são realizados, os problemas não são resolvidos e nem mesmo o mundo vai mudar por causa de uma decisão dos personagens. Eles são inteiramente humanos, tentando acertar em meio a tantos erros.

Talvez seja por isso que a grande maioria das pessoas possa vir a não gostar. A imperfeição nos personagens é intensa, pois eles erram tentando acertar, e até erram no presente com a intenção de acertar no futuro.

Foi inteiramente reconfortante ver que um personagem não tem a vida perfeita no final, mas indica que a vida do personagem continua mesmo depois de o livro ter sido concluído, e que ele vai viver um dia de cada vez, lutando diariamente para ser bem-sucedido, mesmo que não consiga em certos dias.

"Vaclav e Lena" não existe para revolucionar o mundo com sua história, nem para criar modinha a partir dele, muito menos para criar pensamentos profundos em seus assuntos abordados. Trata-se apenas um livro com uma bela e sincera história, que nos faz colocar os pés no chão e mostrar que o personagem principal não precisa ser o super-herói, aquele que vai salvar ou destruir o mundo, ou ainda, que para ser bom, um livro tem que ser um best-seller.

Adriana 02/10/2012

Absolutamente delicioso! Vaclav & Lena é uma espécie de conto de fadas: sublime e poético. Não pude parar de ler até a última página!

Apesar de toda a fofura inicial, não se deixem enganar, Vaclav & Lena apresenta muito drama e uma trama tão impactante quanto triste.

O livro conta a história de dois imigrantes russos que se conhecem nos Estados Unidos. Vaclav e Lena moram no Brooklyn e estudam na mesma escola. Enquanto ele veio para a América porque a mãe queria um futuro melhor, Lena foi deixada ali pelos pais, sem nenhuma outra família além da tia dançarina de boate.

A família de Vaclav é unida e sua mãe faz de tudo por ele, até mesmo acolher e ajudar aquela menina que conquistou seu rapazinho logo aos 6 anos de idade. Desde cedo, ambos eram inseparáveis e sabiam que seu destino era ficarem juntos. Ele era Vaclav, o Magnífico e Lena, a linda assistente. Seus planos para o futuro incluíam números de mágica e muitas tardes decorando seus truques.

Lena tinha dificuldade com a língua inglesa e Vaclav fazia de tudo por ela, simplesmente porque sabia que deveria ser assim. Um era para o outro o seu tudo, seu pedacinho perfeito do céu. É difícil descrever com palavras as emoções que se formam no leitor ao acompanhar aquelas crianças doces, ingênuas e tão seguras de seus sonhos.

Vaclav era de Lena, Lena era de Vaclav e eles sabiam, mesmo com apenas dez anos, que seriam para sempre Vaclav, o Magnífico e Lena, a linda assistente.

“Isso é algo que Lena faz por Vaclav: ela torna tudo melhor apenas por estar ali. Isso é algo que Vaclav espera que também seja capaz de fazer por Lena.”

Página 37

Porém, o destino não deixou que eles permanecessem sempre juntos e um dia Lena foi afastada de Vaclav. Mesmo anos depois, ambos continuam sabendo, sentindo e sendo um do outro. Eles sabem que se pertencem, uma coisa mais forte do que se pode explicar. É algo que a autora demonstra em pequenos gestos, pequenas frases derramadas no livro que o tornam tão reflexivo, tão sensível e de um bom gosto fantástico.

A narrativa de Haley Tanner é diferente de tudo que eu já havia lido: sincera, simples e falando direto ao coração, ela nos conduz por uma história de tristezas e alegrias e de sonhos de amor juvenil.

Geralmente prefiro narrativas com mais diálogos e ação, mas neste caso quis saborear cada vírgula lentamente, absorvendo todo aquele carinho que é passado de Vaclav para Lena e para o leitor. Este é uma daquelas obras que te deixa com o coração pulsando: é linda, é triste e é honesta do começo ao fim.

Bons personagens são metade do caminho andado em um livro e nisto residiu toda a mágica deste. Vaclav, mesmo com apenas 10 anos, é muito mais interessante que muito mocinho de YA book por aí. Ele é apaixonante só pela doçura e inocência, além da devoção total a Lena.

Não preciso nem dizer que eu recomendo, certo?! Mais um livro incrível que vai para minha galeria de favoritos!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=5185

Amanda 22/05/2021

comecei odiando o estilo da autora, mas no final fez sentido com a história que vai se tornando mais clara e me impactou mto. o final é lindo e mto sensível.
Bel 22/05/2021minha estante
credo

bia 28/10/2021

gostei desse livro, acho que principalmente pelas características originais que ele traz. a ideia dele em si é legal.
gostei do início, que retrata a amizade de Vaclav e Lena desde muito cedo, mostra a pureza, lealdade e cumplicidade entre eles.
empaquei um pouco na segunda parte.
também gostei da terceira parte, que mostra a história da Lena. não é algo particularmente agradável, mas foi bom saber mais.
acontece que o final do livro me deixou decepcionada. acho que poderia ter sido melhor desenvolvido, ou ter ido além. deu a impressão que a história acabou de repente, quando ainda era o clímax.
o fato de eu não ter me identificado muito com o enredo também foi um motivo para eu ter dado essa nota.

Gabriela1958 18/05/2020

#desafioskoob SEM PALAVRAS. Livro super delicado e simples, porém personagens deliciosamente complexos. Estou realmente sem palavras pra falar mais do que isso. Amei.

Flavs Machado 14/03/2014

Muitas informações e pouco aprofundamento resultaram em um livro fraco
A história é interessante e prometia muito, mas a impressão real da leitura foi que Tanner quis colocar muitos elementos e no final das contas mal saiu do lugar. Faltou muito aprofundamento, tanto em elementos como a cultura russa passando pelos personagens. Um exemplo disso é que conhecemos Vaclav muito bem desde pequeno, mas conforme ele cresce, apenas muda fisicamente, a vida dele parece realmente ter congelado quando Lena foi embora e isso soa um pouco falso e ficou um tanto cansativo para mim.
Também acho que o livro terminou sem parecer ter uma conclusão propriamente dita, foram muitas voltas e não pareceu chegar em lugar nenhum, tudo girou em torno do desaparecimento de Lena e toda informação retida é revelada no final e é algo forte, mas o livro termina justo no momento em que tudo é explicado. Não há quase nenhuma evolução nos personagens, as passagens que pareceram importantes no presente são deixadas de lado completamente e o momento em que poderíamos ver algo realmente acontecendo, as relações aprofundadas, os personagens lidando com coisas que passaram o livro inteiro tentando entender e lidar, a história simplesmente termina deixando muito a desejar.
Uma pena, porque Vaclav e Lena tem um enredo que prometia muito e que se bem explorado, poderia ter se tornado um ótimo livro.

site: http://psychoreader.wordpress.com

Thaic 08/02/2013

Amor e Inocência. E magia.
Vaclav quer ser mágico. Ele se imagina mágico, ele se prepara para sê-lo, ele é metódico e acredita, do fundo do seu coração, que será o próximo Houdini. Melhor ainda: ele será Vaclav, o Magnifico. Esse sonho, é claro, não é para um garoto desacompanhado. Por que sem assistente não existe o mágico, e a assistente de Vaclav é Linda Lena, sua amiga de infância, sua companheira inseparável. Ela também acredita, talvez não pelos mesmos motivos, mas Vaclav é tudo que Lena tem, então ela quer fazer parte, ela quer ser, e quer ser com ele. É inocente e puro, é infantil e doce, é, até então uma história de amor para crianças. De crianças. Tanto faz.

Lena tem dificuldades com o inglês e por isso não tem outros amigos além de Vaclav, mesmo na escola para imigrantes onde eles estudam. Vaclav não tem o mesmo problema, mas Lena é sua melhor amiga e ele faz qualquer coisa por ela, por que tem certeza que eles vão ficar juntos pra sempre. Na mente dele isso é claro feito água, e é um pouco cruel ver Lena se aproveitando disso. É coisa de criança, mas ai que dó. Ai meu coração.

Admito que neste ponto eu já estava completamente tocada pelo livro. Tenho um tombo por estas histórias de amor que começam na infância, tenho um ponto fraco no meu coração pra amores que se prometem desde sempre. Me julgue, se quiser. De todo modo, Vaclav e Lena são separados pelo destino. A mãe de Vaclav, sentindo falta da garota depois de um breve sumiço, vai até a casa onde ela mora e encontra algo que a faz chamar a polícia. Rasia não explica a Vaclav o que aconteceu e, durante anos, Lena vira tabu na casa do menino. Só o que ele sabe é que Lena foi levada pelos policiais, e que sente a falta da amiga. E por mais que saiba que ela foi embora, ainda sim, toda noite ele lhe diz boa-noite e espera que ela esteja bem. E quando finalmente se encontram, a verdade que Vaclav descobre é uma surpresa e não conta tanto com o final feliz que ele esperava.

Preciso dizer aqui, no entanto, que eu de primeira achei o livro lento, por que passei uma boa parte dele esperando que os personagens crescessem logo. Eu li na orelha que se passariam sete anos em algum momento e imaginei que a história deles só se desenvolveria de verdade a partir daí. Não cometa esse erro. Aproveite as páginas do começo, aproveite a história de Vaclav e Lena crianças, felizes, fazendo mágicas e vivendo de sonhos e esperanças. É a maior parte do livro e se você prestar a atenção que o livro merece, você também vai aproveitar. Eu me envolvi logo depois, então o dano não foi tão grande. Mas estou te dando a dica. Deixe o livro rolar no seu ritmo. Como eu disse, é uma história de amor que vem da infância. É uma coisa doce.

Enfim, Vaclav e Lena é uma história de amor - e ao mesmo tempo não é. Eu não consigo explicar, apenas tem (bem) mais ali do que umas linhas sobre o amor - o amor homem-e-mulher, eu quero dizer. Tem todo tipo de amor e toca em tantas coisas e faz você pensar e aperta o seu coração tão forte que faz você suspirar. Eu adorei. E recomendo, sim. É um daqueles romances que eu estava esperando pra tocar meu coração. E, mesmo que todo o romance aqui esteja no desenvolvimento da coisa e não neles dois de verdade, eu me apaixonei por cada pedacinho de Vaclav e Lena. Vou guardar no meu coração essa leitura, o desfecho que eu não esperava, as surpresas, as palavras perfeitas, sua escrita especial, com cada palavra se encaixando direitinho. E eu acho particularmente interessante falar sobre como ficou ainda mais bem colocado na ultima parte, quando eles já estão mais velhos. Daí pra frente, todo o texto era lindo e bem escrito, como se amadurecesse junto com o pensamento deles, bem encaixado, orquestrado pra tocar meu coração.

Adorei, adorei, adorei. Espero que vocês também gostem!

Completa (acredite, tem mais), aqui:

Tally 27/02/2020

Vaclav e Lena é uma história fofa, que mostra que o amor pode vencer o tempo e ajudar a curar feridas. O abuso se faz presente de forma sútil o tempo todo, a gente só demora pra entender e quando ele vem é um choque.

Bruna Cândido 09/03/2021

Comecei odiando, terminei amando!
Um livro que se transforma: princípio um romance aparentemente raso entre dois imigrantes russos. Por fim, uma história de superação, transformação e carinho.
No começo senti muita dificuldade em engrenar na história, pensei que seria um livro sem aprofundamento e maiores reviravoltas. Que engano!
Um amor que nasce da amizade, de forma delicada. Uma narrativa construída respeitando seu tempo! A gente se adapta a Vaclav e Lena, ao mesmo tempo em que eles se adaptam ao novo país e a si mesmos.
Personagens bem construídos, com dores reais e atitudes reais.
Termino essa leitura com o coração mais quentinho e em paz. Recomendo a leitura!

Juujie 04/09/2015

Um livro que reacendeu minha paixão por livros
Quando eu era menor eu lia muito mais livros do que leio hoje. Sou um fracasso comigo mesma nesse aspecto, porque livros são uma parte muito importante da minha vida e eu os negligenciei consideravelmente. Esse ano acabei aderindo à "Meta de Leitura", fiz minha lista e voltei a ler, sem muita obrigação, sem me sentir pressionada a ler tudo, apenas com o objetivo de recuperar aquela parte de mim que tanto amava ler e mergulhar nas páginas e querer fazer parte da história.

E um livro em especial fez com que eu conseguisse voltar. Esse livro é Vaclav & Lena, de Haley Tanner.

Lembro que, quando eu era uma leitora mais assídua e passeava por livrarias como se livrarias fossem parques de diversão, eu não lia resenhas sobre livros. Eu passava pelas estantes e quando avistava algum título ou nome ou cor que me interessava, eu avaliava ali mesmo, sem a opinião de outras pessoas. Recentemente estava procurando livros que poderiam me interessar, por aqui mesmo no Skoob, e li algumas resenhas, assim, pela metade, para não tomar spoilers, e percebo que isso não é pra mim. Ao mesmo tempo que de certa forma é bom você saber “se um livro vale a pena”, quando você é uma pessoa como eu que costuma comprar livros e não emprestar livros, esse tipo de coisa estraga o livro, pra mim. Porque aí eu vou lá ler e minha visão das coisas já está obscurecida pela opinião de outra pessoa. Se o livro for me decepcionar, prefiro que me decepcione depois, do que eu descobrir isso antes e nem chegar a lê-lo. Todo livro merece ser lido, é o que eu acho. Então eu não farei uma resenha de Vaclav & Lena para você, porque eu não quero te deixar com uma impressão da minha opinião, eu só quero falar desse livro, e de qualquer outro livro que eu venha falar, para deixar um registro de como o livro me fez sentir, não sobre o que é o livro ou se ele é ou não um bom livro. É quase uma resenha, mas não é. Uma pseudo-resenha, assim, do meu jeitinho.

Ganhei Vaclav & Lena de presente de um amigo, um ou dois aniversários atrás, e achei o livro lindo. Assim, visualmente. O designer que fez a capa está de parabéns, é um livro que chama atenção, de uma forma simples e quieta, não de uma forma espalhafatosa. Apesar de ser lindo, guardei-o na estante e não coloquei-o como uma grande prioridade na minha lista de leitura. Folheei algumas páginas meses atrás, e após essas páginas o livro permaneceu como "não-prioridade". Aí esse mês resolvi lê-lo, quando estava escolhendo o próximo da minha “meta”. E eu não tenho como explicar esse livro em uma só palavra, nem se eu quisesse restringi-lo a uma só palavra. Eu quero abraçar a autora desse livro, gente, quero abraçá-la e dizê-la que eu a amo e que ela é uma pessoa linda e que ela me fez tão absurdamente feliz com esse livro que ela escreveu. Vaclav & Lena é um dos livros mais lindos que eu já li. Quero até aprender russo, por causa desse livro. O que é lindo sobre esse livro é que é uma história simples, pode até ser que você saque o mistério antes de mim, mas é contada de uma forma que você esquece o mistério, ou pelo menos eu esqueci. Descrições leves, metáforas engraçadas e memoráveis, detalhes, muitos detalhes. Detalhes podem cansar, na minha opinião, mas Tanner utiliza os detalhes para explicar coisas que você já sabe o que é, porque você já se identifica com aquilo, de uma forma ou de outra, então ela não precisou usar frases complicadas, comparações mirabolantes, nem nada do tipo, por isso os detalhes agradam, porque você os entende. Acho que o que eu mais gosto na forma como esse livro é escrito é o fato da autora dizer as coisas como elas são, fazendo analogias com coisas tangíveis, coisas que ela sabia que iam alcançar as pessoas, porque todas as pessoas já se sentiram da mesma forma que os personagens desse livro se sentem, em níveis diferentes.

É um livro sobre amor, sobre todas as nuances do amor, sobre seu brilho e sua dor. Sobre amor de infância, amor na adolescência, falta de amor, amor demais e amor de menos. E eu te recomendo esse livro, com todo o meu amor.

Erika Oliveira 13/04/2019

Vaclav e Lena
Dois imigrantes russos, que moram em Nova York se conhecem quando criança se tornando amigos, porém, um dia são separados por algo que Vaclav desconhece e só após 17 anos eles se reencontram, ele descobre o que havia acontecido com Lena e a amizade e o amor renasce novamente entre os dois.

Maria 30/09/2012

É preciso cuidar bem das crianças, deixa-las saber que são amadas e estão protegidas.

Pedro 05/05/2014

Bonito livro.
Vaclav é um garoto de 10 anos que sempre sonhou em ser mágico. Com a ajuda de seu O Almanaque do Magico e junto com sua única amiga e assistente Lena, eles passam suas tardes pós aula treinando vários truques mirabolantes para apresentarem um grande número no Coney Island.

Os dois são naturais da Russia, e por isso estão na turma do ISL (o programa de Inglês como Segunda Língua) para poder aprimorar o inglês. Lena está a bem mais tempo nos EUA, porém, os familiares com quem ela conviveu sempre falavam em Russo, ao contrário da Rasia, mãe de Vaclav, que optou por usar o inglês até dentro de casa para todos se habituarem.

Lena é uma garota acanha e muito fechada, apesar de ser inteligente, o fator que a impede de mostrar isso é apenas o seu pouco domínio na língua inglesa, pois ela teme falar alguma frase em um contexto errado e ser motivo de chacota. Ela mora com sua tia, Ekaterina, uma mulher que vive ocupada e que não oferecem nenhum conforto para a pobre garota, seja ele carinho familiar ou até mesmo um lar decente, por isso a garota passa a maior parte do seu tempo com seu único amigo, Vaclav.

Certo dia, Vaclav vai a escola e fica todo preocupado porque não ver a presença de sua amiga em sala de aula. À noite quando Rasia chega em casa estranha o fato de Lena não está por lá, e para certificar que está tudo bem, ou não, Rasia vai até a casa de Ekateria e ver algo que muda a amizade de Vaclav & Lena por um período de 7 anos, até que os dois se reencontram e Vaclav procura saber o que aconteceu com a garota.

Haley Tanner fez um livro surpreendente que mistura vários gêneros me deixando sem saber qual de fato é. Ao iniciar a leitura, o livro estava muito prazeroso e divertido. Sim, divertido por conta da forma como a autora escreve e descreve os personagens, principalmente com a Lena e Rasa (mãe de Vaclav) que não têm o inglês aperfeiçoado, então, em alguns momentos, há frases e pensamentos que são confusos, pois elas não sabem quais palavras encaixarem nas frases.

A amizade dos personagens principais é algo muito especial, pois já vemos que naquele momento, apesar da pouca idade, o sentimento deles é bem forte e verdadeiro um com o outro. Até mesmo estando afastados, eles não esquecem da existência do outro.
Lena, em certo momento do livro, me pareceu muito egoísta quando trocou Vaclav por duas "amigas populares", mas isso foi compreensível, pois Lena naquele momento estava sendo a garota reclusa que quer ganhar a confiança de outros colegas e espaço naquele ambiente, e futuramente entendemos sua inocência ao não querer "brigar" com nenhum deles.

A narrativa da autora é super fácil de compreender, sendo o livro narrado em 3° pessoa em capítulos curtinhos que ficam alternando os fatos, hora mostra o passado de Vaclav ou/e de Lena, e hora mostra o atual momento, por isso temos que ler de inicio ao fim para encaixar todas as partes dessa da estória.

A principio, essa capa me pareceu muito chamativa e bonita, além de ter uma textura diferente no papel utilizado para a capa. As cores escolhidas juntas formam uma bela imagem aos olhos. Eu comecei a ler pensando que esse seria mais um YA com um casal bobo e seus conflitos por coisas supérfluas, mas engana-se quem pensa como eu pensei. A autora me surpreendeu, o livro é denso em seu conteúdo, a cada capitulo a trama vai ficando mais intensa e complicada. Foram vários os momentos em que me vi triste com os fatos que ocorreram no desenrolar, e ainda mais chocado com coisas que eu não esperava que a autora colocasse no enredo, me deixando revoltado e com vontade de jogá-lo na parede, o que não é nada negativo.

O final foi uma coisa linda e mais emocionante, uma verdade que todos os seres humanos deveriam fazer, ao invés de mostrarem o lado ruim das coisas. Às vezes, uma mentira bem intencionada, cai melhor do que uma verdade.

Enfim, eu amei esse livro, amei por ele mostrar que o amor é capaz de superar barreiras, distância e tempo (por mais longo que seja) e feridas que o tempo é incapaz de sarar e acima de tudo isso: ser inocente.
Posso me certificar em dizer que Vaclav e Lena conseguiu entrar para ranking de melhores leituras, não só do ano, mas sim, de minha vida.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2014/05/resenha-11-vaclav-lena-haley-tanner.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5