Poliana Moça

Poliana Moça Eleanor H. Porter ...

Resenhas - Poliana Moça

Hannah Green 07/04/2024

Até que enfim ela cresceu.
Eu costumo dizer que o primeiro livro sempre é o melhor, porque, se ele não fosse excepcionalmente bom, eu não teria razões para dispensar tempo lendo a continuação, mas Pollyanna Moça definitivamente é melhor que Pollyanna. Confesso que toda essa ingenuidade dela estava começando a me irritar, sei que os tempos são outros, e naquela época as crianças conheciam muito pouco da vida, eram privadas de muitas informações, mas gente, tava demais!
Fiquei feliz quando ela começou a ver o mundo como ele é, a ver pobreza, a tristeza e a fome tão de perto, a gente precisa conhecer o mundo como ele realmente é, e não como ele é na nossa bolhinha. Fiquei mais feliz ainda quando ela começou a ter uma visão racional sobre tais questões, uma leitura Coming of Age que não parou no tempo, e apesar do espaço-tempo completamente diferentes do agora, ainda considero uma história atual, pelo menos no que diz respeito ao cerne da história.
De certa forma, você se apega à Pollyanna, e ver ela cresce é prazeroso, dá um orgulho como se fosse uma criança nossa. Não apenas ela, mas o Dr. Chilton e tia Polly, que mereciam um final muito mais feliz do que tiveram.
Mas o que mais me agradou nessa segunda parte da história, foram os novos personagens. Mesmo dando nome ao título, Pollyanna fica hm pouco em segundo plano em diversas partes, e a verdadeira história foi sobre o "Jamie desaparecido", e a solução dada no fim é beeem problemática, e beira ali um capacitismo velado, compreensível para a época que foi escrito, mas que deve ser problematizado nos dias de hoje.
Por fim, a nota só não foi 5 Estrelas, por uma razão: gente, onde foi parar Mamis e Jerry? Simplesmente desaparecem, não é dado um fim, nem citados, parece que foram esquecidos ao longo da escrita do livro.

Larissa Dias 01/04/2024

Esperava mais...
Acho que fui com muita sede ao pote, esperava bem mais dessa continuação, infelizmente a autora escreve bem, mas não sabe se aprofundar na história dos personagens ou simplesmente tem preguiça de desenvolver realmente as coisas.

Até metade do livro, a história é parada, não acontece absolutamente nada de interessante, algumas coisas são até meio repetitivas. Tudo bem que nesse novo livro é nos apresentado personagens novos como a senhora Carew, o Jamie, a Sadie Dean e tals, todos eles foram personagens legais, mas acabou que no começo, a história girou tanto em torno deles que até esqueci que Pollyana que era a protagonista.

Achei desnecessário a morte de um dos personagens, e a volta da antiga tia Polly, poxa que sacanagem, a mulher já sofreu tanto e nem pôde ser feliz direito que já aconteceu coisa ruim na vida dela de novo, tristeza.

Sinceramente o livro tinha tudo pra ser bom, mas a falta de desenvolvimento nos plots, foi algo desanimador, nada foi desenvolvido direito, o final foi fofo, mas se tivesse sido mais desenvolvido, teria sido muito melhor.

No geral foi uma longa leitura e na maioria das vezes tediosa.

Duda.leituras 19/03/2024

Ainda e vazio e ainda por cima ridículo e mal escrito
Nesse novo capítulo Poliana se muda para Boston pra ajudar uma amiga da família e lá ela precisa se decidir sobre o seu futuro
O livro e ridículo vazio um tédio nem consegui suportar até a última página até a novela protagonizada por Sofia Valverde e melhor não tem desenvolvimento dos personagens há coisas na história que não tem cabimento como o possível noivado entre Poliana e Sr Pendleton sendo que ele e mais velho que ela e o ainda por cima Poliana não se resolve com o Jimmy e a tia Polly querendo cancelar o casamento deles (o único momento que eu gostei o Jimmy pedindo a Poliana em casamento pois a novela inteira fui joliana o pedido foi por carta mais releva) sendo que a tia Polly conhece o Jimmy desde que ele era criança
Eu queria o livro depois que a primeira temporada da novela lançou na época eu não lia muito esse foi praticamente o primeiro livro que eu tive na minha estante e me arrependo amargamente pois por causa dele fiquei de ressaca literária alguns anos mais tarde li o primeiro da franquia (não li em ordem cronológica pq ganhei este primeiro) e também não gostei muito e tentei reler este mas não deu esse livro me irrita muito

Cyntia44 06/02/2024

Fofinho, mas com ressalvas
Pollyanna Moça não deixa de ser um clássico. Nesse romance, a autora foi bastante habilidosa em puxar fios da primeira história para criar uma continuação que mantivesse a coerência dos personagens do livro anterior com as novas figuras que surgiram neste.

A marca da personagem, que tem por hábito buscar alegria em todas as coisas, foi mantida, assim como sua capacidade de transformar pessoas, amolecendo até mesmo os corações mais resistentes.

Entretanto, é preciso ler a história com a mentalidade de épocas passadas. No século XXI, a lição que extraio do romance é que vale a pena buscar um pouco de leveza na própria vida, sem negligenciar as outras pessoas. Não se trata de ser alegre a qualquer custo, mas de empreender esforços para analisar determinadas situações com um olhar menos pesado. No romance, Pollyanna é experiente nesse jogo [do contente]. Na vida real, nem sempre é tão simples se sentir contente por tudo.

Recomendo Pollyanna Moça a leitores que já tenham lido Pollyanna [menina], com a ressalva de que o livro deve agradar mais ao público infantojuvenil. A adultos, trata-se de uma história um pouco ingênua demais para os nossos tempos, mas cujas lições não envelheceram e podem ser experimentadas de novo.

dhiani 31/01/2024

Sequências sempre pecam um pouco
Muita gente envolvida, muitas reviravoltas e descobertas. Achei que foi um excesso de informação, a primeira parte do livro foi linda, mas após uns seis ou sete anos, aconteceu uma imensidão de coisa em pouquíssimo tempo, por isso não me prendeu.

Bibi_14 29/12/2023

Romance lindo!
Poliana Moça mostra o grande desenvolvimento da personagem Poliana, ou seja, é uma continuação. Vou ser sincera que gostei mais do primeiro livro, porém, essa história mostra que, mesmo com a adolescência e mudança de opiniões, ela apenas amadureceu e trouxe uma presença encantadora!

Levi.Faria 24/12/2023

Agora ela é uma jovem chata pra klr
Ela continua insuportável, mas agora em outro país? eu nem consegui terminar de ler pq me estressei demais

laviss 20/12/2023

Poliana Moça
AAAAAAAAMEIIIIIIIIIIII
o livro é incrivelmente lindo, eu particularmente não gostei do 1º livro (Poliana) pq já tinha visto a novela e achei mto entediante; mas esse, por não ser nada parecido com a novela e ter outros personagens (eu acho que são outros, porque não reconheci nenhum da novela além da Poliana e a tia poli ( que é a tia Luiza)) ficou muito incrível pra mim!!
super recomendo a todos que gostam de um romance sem hot!!

mariaclaradsg 07/11/2023

Livro muito bom, porém muito cansativo e diferente da novela, devido falar só da Senhorita carew e do Jamie, ficava mto chato.

@leituras_damay 27/10/2023

Lindo
Nao foi essa a ediçao que li,mas como nao encontrei marquei essa
Livro lindo,delicado ,chorei na pagina 6 rs...
bem diferente da novela (nada contra )
Fiquei curiosa pois li que teve uma versao da novela na rede tupi e naquela epoca era tudo ao vivo imagino que o pessoal deve ter se emocionado muito

Gabriela2272 02/10/2023

Perfeito, nunca esperaria aquele final
Um livro literalmente cheio de emoções, onde eu ri e chorei ao mesmo tempo (mas temos que admitir que chorei muito mais). A história te faz esquecer do mundo em volta, é tão imersiva, a linguagem tão simples e fácil de entender, é uma leitura muito gostosa. Cheio de reviravoltas, fiquei revoltadíssima com algumas coisas que tinha vontade de fechar o livro e parar de ler, mas a curiosidade era tanta que eu não conseguia, e ainda bem que não o fiz pois o final é supreendente e maravilhoso!!

Nara_Thais 02/09/2023

Não lembro de nada, infelizmente
Mas lembro que anos depois entendi o quanto eu fui influenciada por essa leitura que minha mae me deu de presente.
Tenho vontade de reler.