Poliana Moça

Poliana Moça Eleanor H. Porter ...

Resenhas - Poliana Moça

William LGZ 19/05/2022

Talvez a nota esteja alta demais, mas não ligo!
Eu simplesmente amo demais a personagem Pollyana/Poliana, com sua linda maneira de pensar, e também adoro a escrita simples de Eleanor H. Potter. Apesar das falhas, fui incapaz de dar uma avaliação menor para este livro!

Achei ótima a escolha da autora no modo em que conduziu a narrativa, não nos dando a "Poliana Moça" logo de cara mas sim introduzindo e construindo artifícios que seriam usados no futuro e tornando a transição mais suave, assim como aumentando seu drama também.

Pode ser que minha nota esteja um pouco desbalanceada pois este não é um livro livre de erros, porém com uma proposta que não tenta ser mais do que é e devido ao quanto gostei lê-lo: não a mudarei! É uma perfeita obra pra descontrair e deixar os problemas de lado.
Núbia Cortinhas 20/05/2022minha estante
Uma estória tão bonita (lembra até a Anne de Green Gables), com uma capa tão horrorosa! Uma injustiça com a querida Poliana.

William LGZ 20/05/2022minha estante
KKKKKKKKKKK realmente

Núbia Cortinhas 21/05/2022minha estante
???

Ruth 24/08/2022minha estante
Amo Pollyanna!!! Já li os dois livros várias vezes ao longo da vida, a primeira vez quando tinha 9 anos. Sempre a amarei, é para mim uma inspiração. As pessoas dizem que sou "otimista", como se fosse algo pejorativo. Vejo a realidade, mas procuro aprender com cada circunstância. Certa vez minha filha adolescente se queimou com cera depilatória, na mão e perna. Até hoje ela faz piada com minha fala de consolo: " - agradeça, ainda bem que não foi no rosto!" Será que fui influenciada por essa personagem?!

Laura 20/01/2023minha estante
Eu amo esse livro

Lily 22/09/2020

E o jogo continua
Não é possível que alguém seja tão passivo desse jeito... entendo que a história do ?jogo do contente? é para tentarmos ver o melhor em todas as situações, mas quando ele ultrapassa o limite e passa a ser autodepreciativo é demais, sim Pollyana, ele gosta de você
Sabrina320 08/10/2020minha estante
Teve um trecho que realmente me revoltou, onde ela achava que o certo era casar com o homem o qual a mãe havia "quebrado" o coração! Aiiii essa parte foi o ó!

Lily 03/11/2020minha estante
Ainda bem que vc entende minha revolta Sabrina

Sabrina320 05/11/2020minha estante
hahaha simmm

giovannaquintas 27/01/2023

ruim
nunca gostei desse aqui não, mt viajado ?..........................................................
Léo 27/01/2023minha estante
As 2 estrelas por dó kakakakajak

giovannaquintas 27/01/2023minha estante
sim KKKKKKKKKK cara esse livro não faz sentido nenhum

Iasmin 19/03/2022

Tinha comprado faz tempo mas nunca conseguia terminar de ler pq pensava que ia ser a mesma Poliana do primeiro livro mas acabou que não era. O livro é muito fácil de ler.
A única coisa que aconteceu foi que a trama no final foi ficando meio chata mas depois recupera e termina bem.
millsbooks 19/03/2022minha estante
só consigo lembrar da novela KKKKKKK

camila 29/01/2021

incrível
uma leitura extremamente gostosa e tranquila, desde o primeiro livro Poliana vem mostrando histórias de superação que nos faz refletir sobre a vida, e mesmo depois de crescida ela não perde sua essência. seria incrível se todo mundo tivesse a oportunidade de ter uma Poliana na vida.

ps: obrigada pelo presente amiga, te amo!!!
anareading 29/01/2021minha estante
te amo amor ???

Cláudia - @diariodeduasleitoras 28/04/2020

Poliana moça
.. o lugar mais solitário do mundo é uma multidão na cidade grande.

Poliana Moça é a continuação do livro Poliana, um grande clássico escrito pela Eleanor H. Porter. Publicado originalmente em 1915.

Após lermos Poliana, não tinha como não emendar nesse segundo volume. Tão cativante quanto o primeiro. Nesse livro a jovem Poliana é apresentada a pobreza, tristeza e frieza da sociedade de um grande centro urbano, e por mais que ela se esforce com seu jogo do contente, não será uma missão fácil trazer alegria para todos ao seu redor. Amizades, romance e muito aprendizado recheiam as páginas dessa obra.

A história de Poliana é muito leve, de fácil linguagem, com capítulos curtos. A narrativa é dividida em duas partes: a primeira, Poliana ainda criança passando uma temporada em Boston e na segunda parte ocorre a passagem de tempo, e Poliana é apresentada ao leitor com seus 20 anos, e muitas mudanças.

Trouxe 2 curiosidades derivadas da obra:

1ª Vertentes da psicologia estudam a ?Síndrome de Pollyanna?. O indivíduo com a sídrome adota uma atitude de tentar fugir da realidade e começa a fantasiar um mundo sem problemas e onde todas as pessoas são boas. Essa eu confesso que não conhecia..

2ª Existe um dia em Littleton (cidade natal da autora) que se celebra o ?Dia de Pollyanna?, e uma estátua de bronze da menina foi construída em sua homenagem.

Ps: cada editora traz a grafia do nome da personagem a sua maneira. A edição que li, trouxe Poliana moça, portanto, assim usei na resenha.
Laysmoura2 24/07/2020minha estante
Foi uma frase bem marcante

Fernanda 15/11/2012

Um livro que não te deixa!
Lembro bem que quando minha mãe chegou em casa com ele nas mãos eu quase tive um surto rsrs e digo que literalmente eu não dormi quando o tinha em minha posse porque ele não é aquele livro que te deixa respirar sabe?! é aquele que vc qr devorar pois prende totalmente a sua atenção! E posso dizer que minha experiência pessoal com ele foi maravilhosamente fantástica e que um dia irá se repetir já que espero revê-lo EM BREVE :))))

Manduca 04/12/2012

Legal também
Tão emocionante quanto Poliana, esse livro é uma continuação bem interessante também. Quem lê o primeiro livro acaba ficando na expectativa por esse também, mas não achei tããao emocionante quanto o primeiro! Mas vale a pena ler!

Lúúh 23/06/2013

Resenha do livro "Poliana Moça"
Ele parece mais "formal" que o Poliana, a segunda metade dele é mais legal que a primeira, tanto que li metade do livro em uma tarde! Ele não é um livro que se devora e te prende, mas eu queria terminá-lo logo... Não sei porque. E consegui! Terminado ontem, "Poliana Moça" é muito indicado por mim!

Jersianny Lucena 05/02/2014

Poliana Moça
O livro conta a história de Poliana que embora tenha passado por momentos muito difíceis na sua vida, ela conseguiu driblar todas essas dificuldades de um jeito divertido, com uma brincadeira chamada de “O jogo do Contente”, jogo que contagia a todos que se aproximam da menina.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/poliana-mo%c3%a7a/

Hannah Green 07/04/2024

Até que enfim ela cresceu.
Eu costumo dizer que o primeiro livro sempre é o melhor, porque, se ele não fosse excepcionalmente bom, eu não teria razões para dispensar tempo lendo a continuação, mas Pollyanna Moça definitivamente é melhor que Pollyanna. Confesso que toda essa ingenuidade dela estava começando a me irritar, sei que os tempos são outros, e naquela época as crianças conheciam muito pouco da vida, eram privadas de muitas informações, mas gente, tava demais!
Fiquei feliz quando ela começou a ver o mundo como ele é, a ver pobreza, a tristeza e a fome tão de perto, a gente precisa conhecer o mundo como ele realmente é, e não como ele é na nossa bolhinha. Fiquei mais feliz ainda quando ela começou a ter uma visão racional sobre tais questões, uma leitura Coming of Age que não parou no tempo, e apesar do espaço-tempo completamente diferentes do agora, ainda considero uma história atual, pelo menos no que diz respeito ao cerne da história.
De certa forma, você se apega à Pollyanna, e ver ela cresce é prazeroso, dá um orgulho como se fosse uma criança nossa. Não apenas ela, mas o Dr. Chilton e tia Polly, que mereciam um final muito mais feliz do que tiveram.
Mas o que mais me agradou nessa segunda parte da história, foram os novos personagens. Mesmo dando nome ao título, Pollyanna fica hm pouco em segundo plano em diversas partes, e a verdadeira história foi sobre o "Jamie desaparecido", e a solução dada no fim é beeem problemática, e beira ali um capacitismo velado, compreensível para a época que foi escrito, mas que deve ser problematizado nos dias de hoje.
Por fim, a nota só não foi 5 Estrelas, por uma razão: gente, onde foi parar Mamis e Jerry? Simplesmente desaparecem, não é dado um fim, nem citados, parece que foram esquecidos ao longo da escrita do livro.

Tata 30/12/2015

O livro conseguiu prender minha atenção. Lembra muito os livros que lia para a escola. Simples, leitura facil. A história não requer maldade do leitor. Ótimo livro para passar a tarde.

Karol 17/11/2016

Maravilhoso!
Desde que eu li o livro Pollyanna, passei a adotar esse jeito otimista de ser até mesmo em minha visão do mundo. Mas esse livro, sinceramente, teve um impacto ainda maior do que o primeiro. Isso porque trata dos conflitos da juventude de Pollyanna, como seus medos e inseguranças, e também o despertar do amor. O jogo do Contente passa a não ser apenas algo que a faz se sentir mais alegre em meio a pequenos problemas, mas também a sua única esperança em continuar vivendo, e em buscar uma razão para sua existência. É, com certeza, um livro lindo!

Help 27/01/2017

Me tornou uma leitora
Acho que o primeiro livro que li na vida, o que abriu as portas pra que eu descobrisse na leitura um dos meus maiores prazeres. Uma leitura simples, com uma personagem apaixonante que tem muito a nos ensinar, o JOGO DO CONTENTE está até hoje gravado na minha memória, o meu, numa edição bem antiga, não me recordo qual, foi um presente, muito especial diga-se de passagem. Quem conseguir encontrar, eu recomendo.