Poliana Moça

Poliana Moça Eleanor H. Porter ...

Resenhas - Poliana Moça

William LGZ 19/05/2022

Talvez a nota esteja alta demais, mas não ligo!
Eu simplesmente amo demais a personagem Pollyana/Poliana, com sua linda maneira de pensar, e também adoro a escrita simples de Eleanor H. Potter. Apesar das falhas, fui incapaz de dar uma avaliação menor para este livro!

Achei ótima a escolha da autora no modo em que conduziu a narrativa, não nos dando a "Poliana Moça" logo de cara mas sim introduzindo e construindo artifícios que seriam usados no futuro e tornando a transição mais suave, assim como aumentando seu drama também.

Pode ser que minha nota esteja um pouco desbalanceada pois este não é um livro livre de erros, porém com uma proposta que não tenta ser mais do que é e devido ao quanto gostei lê-lo: não a mudarei! É uma perfeita obra pra descontrair e deixar os problemas de lado.
Núbia Cortinhas 20/05/2022minha estante
Uma estória tão bonita (lembra até a Anne de Green Gables), com uma capa tão horrorosa! Uma injustiça com a querida Poliana.

William LGZ 20/05/2022minha estante
KKKKKKKKKKK realmente

Núbia Cortinhas 21/05/2022minha estante
???

Ruth 24/08/2022minha estante
Amo Pollyanna!!! Já li os dois livros várias vezes ao longo da vida, a primeira vez quando tinha 9 anos. Sempre a amarei, é para mim uma inspiração. As pessoas dizem que sou "otimista", como se fosse algo pejorativo. Vejo a realidade, mas procuro aprender com cada circunstância. Certa vez minha filha adolescente se queimou com cera depilatória, na mão e perna. Até hoje ela faz piada com minha fala de consolo: " - agradeça, ainda bem que não foi no rosto!" Será que fui influenciada por essa personagem?!

Laura 20/01/2023minha estante
Eu amo esse livro

Cláudia - @diariodeduasleitoras 28/04/2020

Poliana moça
.. o lugar mais solitário do mundo é uma multidão na cidade grande.

Poliana Moça é a continuação do livro Poliana, um grande clássico escrito pela Eleanor H. Porter. Publicado originalmente em 1915.

Após lermos Poliana, não tinha como não emendar nesse segundo volume. Tão cativante quanto o primeiro. Nesse livro a jovem Poliana é apresentada a pobreza, tristeza e frieza da sociedade de um grande centro urbano, e por mais que ela se esforce com seu jogo do contente, não será uma missão fácil trazer alegria para todos ao seu redor. Amizades, romance e muito aprendizado recheiam as páginas dessa obra.

A história de Poliana é muito leve, de fácil linguagem, com capítulos curtos. A narrativa é dividida em duas partes: a primeira, Poliana ainda criança passando uma temporada em Boston e na segunda parte ocorre a passagem de tempo, e Poliana é apresentada ao leitor com seus 20 anos, e muitas mudanças.

Trouxe 2 curiosidades derivadas da obra:

1ª Vertentes da psicologia estudam a ?Síndrome de Pollyanna?. O indivíduo com a sídrome adota uma atitude de tentar fugir da realidade e começa a fantasiar um mundo sem problemas e onde todas as pessoas são boas. Essa eu confesso que não conhecia..

2ª Existe um dia em Littleton (cidade natal da autora) que se celebra o ?Dia de Pollyanna?, e uma estátua de bronze da menina foi construída em sua homenagem.

Ps: cada editora traz a grafia do nome da personagem a sua maneira. A edição que li, trouxe Poliana moça, portanto, assim usei na resenha.
Laysmoura2 24/07/2020minha estante
Foi uma frase bem marcante

Altina 22/11/2020

Jogo do contente
Linda história! Uma continuação incrível, Poliana Moça não deixou a desejar, deixa a gente empolgada e contente com cada capítulo!

Iasmin 19/03/2022

Tinha comprado faz tempo mas nunca conseguia terminar de ler pq pensava que ia ser a mesma Poliana do primeiro livro mas acabou que não era. O livro é muito fácil de ler.
A única coisa que aconteceu foi que a trama no final foi ficando meio chata mas depois recupera e termina bem.
millsbooks 19/03/2022minha estante
só consigo lembrar da novela KKKKKKK

Tata 05/09/2021

Amei ?
O jeito Poliana de ser sempre me deixou de coração mole. Senti saudades da Poliana, já que li o primeiro livro na infância.

Quando peguei esse livro, achei que ele já iria começar com a Poliana Moça, mas não. A personagem, durante boa parte da história, continua a mesma menina doce, apenas dois anos mais velha do que no primeiro livro.
A gente percebe como a Poliana começa a amadurecer em relação ao mundo, mas vê também como ela não desiste do Jogo do Contente! Isso é muito fofo!
A gente acaba acreditando mais na bondade do mundo, quando vê ele com os olhos da menina, e isso não muda nem quando ela, finalmente, se torna a moça Poliana...
Minha personagem preferida da infância ainda é uma das minhas preferidas e ganhou de novo meu coração. ?

Liny Arguilera 30/10/2021

Poliana Moça
O livro conta da vida de Poliana quando ela cresce, e volta da Alemanha com sua tia, depois da morte do esposo de tia Poly.
Poliana continua cativante, se apaixona, e continuará a ajudar pessoas.
É uma boa adaptação!

Aleksandra UtriniC 05/06/2021

Gratidão e aprendizado
Eu tinha me esquecido o quão a estória da Poliana é boa, como me faz ser mais grata e esperançosa.
Esse segundo livro não foi diferente, Poliana parece mais comigo hoje em dia, o jogar com menos frequência o jogo do contente se adequa muito e depois ela redescobrindo o jogo, aaaah sério... Você precisa lê.

Elô 28/09/2021

Poliana moça
Essa menina não aprende! Fica tagarelando, xeretando, se intrometendo, fala mais que o homen da cobra!

Carolina2755 12/05/2022

Leitura delicinha
Bem levinho. Vibe infanto-juvenil mesmo. O livro vende uma ideia que é seguida do início ao fim. Super previsível. Os ensinamentos continuam os mesmos mas de forma menos ?forçada?, digamos assim. Achei que as problemáticas foram bem meia boca. Confesso que esperava mais um pouco. Entretanto, eu sou apaixonada por Poliana, a leveza e o plot do livro são impecáveis, amei terminar essa duologia. Ela tem um lugar especial no meu coração??

giovannaquintas 27/01/2023

ruim
nunca gostei desse aqui não, mt viajado ?..........................................................
Léo 27/01/2023minha estante
As 2 estrelas por dó kakakakajak

giovannaquintas 27/01/2023minha estante
sim KKKKKKKKKK cara esse livro não faz sentido nenhum

Aline Casellato 06/10/2021

Fofinho, mas não precisava
Pollyanna ( ou Poliana conforme essa edição) é um livro fascinante e o primeiro se tornou um dos meus favoritos.

Porém o segundo livro me deu a sensação de ser meramente só para publicar mais coisas e ganhar com isso do que com uma história já pensada desde o primeiro livro.

Me incomodou a repetição da mesma fórmula, esse ?empréstimo? da pollyanna pra outra senhora amargurada.

Também não gostei do plot, na metade do livro você já entende o que vai acontecer.

Sem contar que a pollyanna adulta é muito infantil,prossegue daquele jeito que tinha quando criança.

No mais, foi prazeroso de ler, mas nada que eu não tenha visto no primeiro livro.

Juliane Raquel 11/09/2020

Ahh Poliana...
No início do livro vamos acompanhar uma Poliana ainda jovem, se aventurando em novas cidades, conhecendo pessoas novas, e mudando a vida delas com seu jeito encantador e leve de ser. Por onde passa, Poliana sempre leva seu "Jogo do Contente".

Conforme a história vai passando, Poliana cresce e com isso, vai precisar enfrentar uma nova realidade e muitos desafios. Ela começa a se questionar se o seu jogo realmente funciona e desta forma, acaba não jogando mais o Jogo do Contente com tanta frequência.

Poliana e sua tia Polly, acabam passando por momentos de grandes dificuldades. Mesmo assim ela continua cativando a todos com seu jeito doce e encantador, e busca uma solução para os problemas que estão enfrentando.

Em meio a tudo isso, Poliana se vê apaixonada por um amigo da infância. Mas será que uma linda amizade, poderá se tornar uma linda história de amor?

Depois de ler o primeiro livro e me encantar com a história de Poliana, resolvi ler o segundo para ver como tudo iria acabar.

Posso dizer que esperava um desfecho diferente, mas mesmo assim não deixa de ser um ótimo livro, e da mesma forma como o primeiro, é um livro cheio de ensinamentos.

Neste segundo livro vemos uma Poliana bem diferente, crescida, madura, mas que continua cultivando seus valores, e com a mesma pureza de sempre, que nem o tempo e as dificuldades foram capazes de tirar.

Amanda Mohring 20/01/2021

Deveria ser leitura de escola
É o tipo de livro que deveria ser pedido como leitura obrigatória nas escolas. É tão leve com um tema tão forte.
Acredito ser o tipo de livro que a leitura feita quando criança é totalmente diferente do que adulto. Infelizmente só conheci esse livro após meus 25 anos.
Super recomendo para leitura pra crianças antes de dormir.

Fernanda 15/11/2012

Um livro que não te deixa!
Lembro bem que quando minha mãe chegou em casa com ele nas mãos eu quase tive um surto rsrs e digo que literalmente eu não dormi quando o tinha em minha posse porque ele não é aquele livro que te deixa respirar sabe?! é aquele que vc qr devorar pois prende totalmente a sua atenção! E posso dizer que minha experiência pessoal com ele foi maravilhosamente fantástica e que um dia irá se repetir já que espero revê-lo EM BREVE :))))

Bea 11/06/2020

Bom, Mas não tão bom quanto o primeiro
Poliana Moça da continuação ao primeiro livro, a história da menina órfã que encanta todos com o seu jeitinho único de ver o mundo através do "Jogo do Contente".
Neste livro, encontramos duas fases, a primeira logo em seguida dos acontecimentos do fim do primeiro livro se modo que ela é ainda uma menina em uma nova casa enquanto seus tios viajam. A segunda fase, encontramos Poliana Moça (que dá título ao livro) e ficamos a procurar através dessa nova fase da sua vida como ela seguirá com as dificuldades que se apresentam.

Um livro leve e fácil de se ler, uma narrativa rápida mas que nao deixa muito a desejar caso tenha lido o primeiro.