Exclusiva

Exclusiva ANNALENA MCAFEE

Resenhas - Exclusiva

CooltureNews 03/12/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Este livro é apenas mais um dos que são lançados todos os meses pelas diversas editoras do país. De modo algum seria o escolhido pelos leitores que devoram diariamente as badaladas publicações dos selos jovens, ou mesmo figuraria na lista de escolha dos blogueiros em geral.

Por isso é tão difícil explicar o fascínio que tive ao ler a sinopse que deixa entrever um confronto de gerações tão diferentes num mundo tão competitivo, ambicioso e traiçoeiro como o do jornalismo. Mas Annalena consegue com uma narrativa repleta de humor e veneno tipicamente britânico, com sátiras elogiadas até mesmo pelas suas inspirações reais, mostrar um pouco da eterna guerra entre o velho e o novo que ocorre nos mais diversos setores da sociedade.

Mas vamos por parte. O ano é 1997, os computadores e a internet ainda são vistos com desconfiança e considerados por muitos como apenas mais uma moda pueril destinada ao esquecimento através dos anos. Os jornais vivem uma crise de grandes noticias, já que os grandes conflitos das décadas anteriores fazem com que as notas sobre celebridades e as pequenas crises políticas domésticas sejam apenas migalhas esmiuçadas até a exaustão. E ainda assim, a eterna ambição da busca pelos holofotes profissionais, reconhecimento e poder, gira a roda da fortuna com puxadas de tapete aqui e ali.

Assim, temos de um lado Honor Tait, jornalista forjada em meio a guerras, conflitos e grandes reportagens inteligentes e descritivas, preocupada com as misérias do mundo, e defensora dos valores humanos mais nobres e morais. De outro, Tamara Sim, jovem jornalista, rainha das listas de celebridade, desconhecida e pronta a aceitar qualquer oportunidade que lhe garanta um emprego mais estável e uma posição mais destacada entre seus iguais. Unidas por um capricho do destino, vamos conhecer um pouco dos bastidores de grandes jornais e dos pequenos tabloides.

Apesar de este ser o primeiro romance de Annalena, é difícil encontrar defeitos na narrativa, mas dentre os mais perceptíveis destaca-se o ritmo um lento e um pouco maçante no inicio, como se a autora ainda estivesse muito insegura quanto ao modo de dirigir a história. Porém, conforme o livro vai alcançando suas páginas centrais, vemos que a timidez inicial vai dando lugar a uma narrativa mais fluida e ácida. Isso se deve ao fato de que ela escreve sobre algo que conheceu e conviveu por anos, sendo profunda conhecedora deste mundo estressante da imprensa.

Um ponto de acerto da autora foram seus personagens bem desenvolvidos, humanos e palpáveis, com seus vícios, defeitos e poucas qualidades. Conforme a narrativa avança, é possível conhecer melhor a história das duas personagens principais, com um grifo meu sob a história de Tait e seus monólogos em seu recluso apartamento. Para mim não foi possível odiar ou amar em demasia um ou outro personagem, pois todos foram tão reais que pude imaginar as cenas e até mesmo as expressões faciais deles com facilidade.

O destaque mesmo fica por conta do artigo de Tait ganhador do Pulitzer, cujo final vamos descobrindo aos pedaços, conforme a ex-jornalista vai escrevendo em meio as suas memórias de crises da idade.

Exclusiva torna-se assim a estreia de sucesso de Annalena no mundo dos romances, que com maestria nos envolve aos poucos nesse mundo ora glamouroso, ora sujo, do jornalismo. Ao mesmo tempo em que dá um tapa na cara de um indústria que frustra cada vez mais os princípios éticos de uma das profissões mais antigas e prestigiadas.

Este é um livro que serve com base para diversas discussões, sem esquecer a qualidade que a autora parece aplicar em cada frase e no final surpreendente. Sem dúvida, esta foi uma ótima escolha da editora, ao abrigar e dar um visual de best seller, com uma tradução primorosa, a este que promete ser um livro icônico das faculdades de jornalismo.

luisanogueire 29/04/2020

Particularmente achei cansativo e tive
realmente dificuldade de chegar ao fim. O livro nao tem uma trama desafiadora, nem mesmo cativante. É um arraste em 350 páginas do livro sem uma boa evolucao de perdonagens ou historias. Apenas nos dois ultimos capitulos me vi interessada no livro.

Julia4767 10/12/2019

Melhor plot twist que já li!
O livro é super maçante e até quase o final, me obriguei a ler. Até que uma reviravolta acontece. E é tão inesperado que eu não consegui parar de ler até acabar.

Recomendo 100%.