Otelo, o Mouro de Veneza

Otelo, o Mouro de Veneza William Shakespeare

Resenhas - Shakespeare I - Tragédias

MKarol 14/07/2023

Eu sabia que a história de Romeu e Julieta era linda, mas tendo a experiência de leitura é ainda mais emocionante.
Por muitas vezes me vi sorrindo feito boba com as declarações de amor desse casal trágico.
Foi muito especial poder ler ?

marxly 13/04/2023

Aqui, fixar quero meu eterno repouso,
e desta carne lassa do mundo sacudir o jugo das estrelas funestas.
Olhos, vê-de mais uma vez.
Braços, permiti-vos o último abraço.
E lábios, vós que sois a porta do hálito com um beijo legítimo selai este contrato com a morte exorbitante.
(Romeu e Julieta)

Rychard S. Paes 18/03/2023

Neste volume reúnem-se quatro tragédias de Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet (minha preferida), Macbeth e Otelo.
É uma ótima coletânea, que vale a pena ser lida. Não há o que dizer: Shakespeare é sempre magnânimo.

Maria 05/11/2022

Classico sendo clássico
Foi bom conhecer mais sobre uma obra tão importante. Romeu fala pouco mas solta umas poéticas, que gostaria que alguém falasse sobre mim. Na real, o relacionamento é tóxico, isso sim.

Lucas.Hert 05/08/2022

Indispensável pra quem quer conhecer mais sobre a obra de Shakespeare, contem oseus maiores clássicos.

Vicente Tavares 19/05/2022

Um livro indispensável.
Esse é um daqueles volumes que vale a pena ter na estante.
A edição é capa dura, com letras e pintura trilateral douradas, assim como o desenho de Shakespeare na capa. Uma peça de decoração. Mas seria um insulto à obra dele não me deleitar nas palavras, afinal Shakespeare criou várias novas palavras para a língua inglesa. Os textos são muito bem traduzidos, não há qualquer dificuldade de entendimento. Lamento apenas que haja apenas 4 tragédias registradas nesse tomo, mas são excelentes e clássicas: Romeu e Julieta, obra mais icônica do Bardo. Seguido de Macbeth, Hamlet (meu favorito) e Othelo. Grandes vilões, grandes tragédias, excelentes histórias.
As sinopses são puro spoiler, fiquem atentos. Mas as notas históricas e de rodapé são muito úteis para contextualização e enriquecem muito a leitura
Algumas das histórias eu já havia lido, outras não, foi bom voltar a ler o velho Bardo.

Maristela 20/03/2022

William Shakespeare considerado o maior dramaturgo do tempos modernos no livro Tragédias nos mostra o quanto ele é conhecedor da natureza humana, quatro histórias excelentes.

Rebeca_Moledo 09/12/2021

Li Otelo dessa vez com um grupo, e foi sensacional fazer uma leitura conjunta, dramatizada, com cada um sendo um personagem diferente e dando voz ao texto como se fosse uma peça. Além de que Otelo, dos livros de Shakespeare, é o meu queridinho. Sempre bom reler esse livro...

Régis 23/07/2021

Tragédias
Este livro contem 4 tragédias escritas por William Shakespeare e talvez as mais famosas dentre as suas peças. Devo assumir que a que eu mais gostei foi Romeu e Julieta (justamente a que eu julgava mais clichê antes de ler), Macbeth foi razoável, porém Hamlet e Otelo não me chamaram tanto a atenção, mas creio que isso vai de cada um.

Franciele143 20/03/2021

"Ser ou não ser eis a questão"
Um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos - para culpados e inocentes. Esta é a sinopse da tragédia de Shakespeare, agora em nova e fluente tradução de Lawrence Flores Pereira. Mas a trama inventada pelo dramaturgo inglês vai muito além disso: Hamlet é um dos momentos mais altos da criação artística mundial, um retrato - eletrizante e sempre contemporâneo - da vida emocional de um Homo sapiens adulto.

Hamlite
Vários contos "tragédias"
Shakespeare

Camila.Ishizaki 14/03/2021

Resenha de ?Otelo, o Mouro de Veneza?
O livro que me introduziu à literatura Shakespeariana há cerca de 4 anos. Relendo agora, com mais maturidade e olhar crítico, é como se fosse outro livro. A estruturação da personalidade das personagens ao decorrer das páginas e dos acontecimentos me agradou bastante e, com certas nuances, mostra que não há maniqueísmo nos indivíduos. Mesmo Desdêmona, assasinada injustamente e colocada, diversas vezes, como pura e boa, toma decisões egoístas em nome do amor.
Além disso, na minha primeira leitura, pensava eu que a peça girava em torno de um sentimento inerente ao homem: o ciúmes. Estava errada, obviamente. Hoje vejo que a obra aborda, principalmente, a destruição de arquétipos; a visão um tanto pessimista do amor; a vingança, e tudo isso com uma escrita ora poética, ora direta como uma flecha.
Por fim, a edição da MARTIN CLARET cumpriu, com excelência, seu papel: disponibilizou um livro atualmente considerado como erudito a preço popular, inserindo notas mais do que úteis no rodapé e tópicos que apresentam a história dos livros (no início) e a vida e as obras de Shakespeare, no final.

Arthuzin 09/03/2021

No geral, Shakespeare escreve suas tragédias trazendo muito drama, com textos profundos, e histórias de ambição. Muito bom!

Lindsey 18/03/2017

Clássico
Ler ou não ler, eis a questão. Essa coleção, de 1981, divide as principais obras de Shakespeare entre ‘Tragédias’, ‘Comédias’ e ‘Sonetos’. Tem 'Romeu e Julieta', 'Macbeth', 'Hamlet', 'Otelo', 'O Sonho de Uma Noite de Verão' e muitas outras histórias. São textos que falam de amor, ódio, relacionamento, política, questões sociais, psicologia, dentre diversos outros temas. Muitas vezes classificadas como tragicomédias, as histórias inspiraram muuuitas outras tramas ao longo do tempo. William Shakespeare, nascido em 1564, viveu apenas 52 anos, mas teve tempo de escrever 38 peças e 154 sonetos que permanecem extremamente populares ainda hoje. Vale a leitura e a inspiração.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Alexandre Melo @livroegeek 16/05/2016

Meu primeiro Shakespeare
Um de meus receio em ler Shakespeare era justamente achar que sua escrita era difícil. Engano meu. Não sei se outras obras dele são mais eruditas, pois em R&J na traudução do Millor, achei a linguagem fácil (culta, mas fácil). A experiência de ler pela primeira vez uma peça completa também foi satisfatória, mesmo que eu já soubesse o final da história (por conta da já excessiva exploração do enredo adaptado nas mídias) de qualquer forma, foi outro olhar, pois as contendas entre os Montéquio e os Capuleto e que me surpreenderam de qualquer forma. Além disso, o desfecho da história, que foi escrita no século XVI, vai além em detalhes do que estamos acostumados a ver nos filmes, desenhos e novelas. Destaque para o sentimento e o lirismo dos corações apaixonados condenados a não ficarem juntos (confesso que, por vezes, me davam náuseas de tão açucarados) mas em uma peça de tragédia romântica, nada mais se poderia esperar do casal. eis um quote que adorei:

"Aquilo que o amor pode fazer é exatamente o que o amor ousa tentar."

Essa frase contempla a história em si, pois é exatamente por amor, um amor que extrapola a razão, que os jovens amantes padecem de suas angustias, ao ponto de porem em prática, de ousarem tentar o mirabolante plano por amor, e que todos já sabem qual é...
Enfim, deixo aqui minha satisfação de ter lido mais um clássico. Recomendo a leitura, o livro é simples e deveras um bom passatempo em uma fila de banco, por exemplo. (Não posso deixar de registrar que a Ama da Julieta é um saco! Que mulher insuportável!)

site: http://www.doqueeuleio.com.br/2015/03/e-um-belo-dia-resolvi-ler-shakespeare.html