Shakespeare II - Comédias e Sonetos

Shakespeare II - Comédias e Sonetos William Shakespeare

Resenhas - Shakespeare II - Comédias e Sonetos

Tamara Ferraz.As3Artes 12/03/2024

Shakespeare é Shakespeare
Shakespeare é Shakespeare e seu nome já diz tudo. Livro magnífico. Vale muito a pena se aventurar em cada uma de suas obras.

Ehkew 09/12/2023

Gostei bastante dessa leitura. Tive que pesquisar muito para ampliar meu repertório e me ambientar e poder compreender melhor o que os personagens queriam dizer. Achei as histórias agradáveis e adorei os sonetos das páginas finais.

Desnorteada 31/07/2023

Há algumas peças de Shakespeare.
O linguajar é rebuscado, dependendo do leitor, pode ter dificuldades em se habituar com a escrita.

As peças são de comédia. Com desfechos inesperados.

Mandy 20/07/2023

Simplesmente perfeito.

Amei ler esse livro, super recomendo. Shakespeare nos trás histórias cativantes e com personagens incríveis.

Sonhos de uma noite de verão e A megera domada foram meus favoritos

Vicente Tavares 05/07/2023

Clássicos eternos
Esse é um daqueles volumes que vale a pena ter na estante. A edição é capa dura, com letras e pintura trilateral douradas, assim como o desenho de Shakespeare na capa. Uma peça de decoração. Mas seria um insulto à obra dele não me deleitar nas palavras, afinal Shakespeare criou várias novas palavras para a língua inglesa. Os textos são muito bem traduzidos, não há qualquer dificuldade de entendimento. Nesse segundo volume (a coleção só possui dois volumes) são apresentadas as comédias As Alegres Comadres de Windsor, Medida por Medida, O Sonho de Uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza e A Megera Domada, o livro finaliza com alguns Sonetos. Algumas das histórias eu já havia lido, outras não, foi bom voltar a ler o velho Bardo.

Camila0831 30/04/2023

Difícil
Muito da graça perdeu-se no tempo ou torneou-se ofensivo demais e pessoal demais para causar o cômico do rir do outro. Algumas histórias interessante, alguns personagens marcantes, mas, se não vista de forma crítica ou como recorte pertencente a seu tempo, torna-se difícil apreciar devidamente.

Mari Fourquet 19/04/2023

Adoro Shakespeare ?
Difícil dar uma nota pra um livro que é uma coletânea, então vou tentar dar uma nota pra cada peça e fazer um pequeno comentário.

As Alegres Comadres de Windsor: 5*
A única peça do livro que eu realmente achei engraçada, eu morri de rir comas trambicagens do Falstaff e das Comadres, amei demais. Me lembrou muito um episódio de Chaves

Medida por Medida: 5*

Não achei engraçada, mas gostei da história e da moral que traz, de que o que prega mais moral e bons costumes, normalmente é hipócrita e faz tudo contrário na vida privada.

O Sonho de Uma Noite de Verão: 3,5*

Uma pena, a peça que eu achei que mais ia gostar, pq já conhecia a história, achei chatinha...

O Mercador de Veneza: 4*

Curiosidade, essa foi uma das obras que inspirou o Ariano Suassuna a escrever O Auto da Compadecida.

A Megera Domada: 2*

Outra decepção, pra peça que inspirou a novela O Cravo e a Rosa, detestei, extremamente machista (isso levando em conta os padrões da época), com personagens detestáveis e um final pior ainda.

Sonetos: 5*

Os sonetos de Shakespeare são lindos, uma pena que a tradução não está muito boa, o tradutor rebuscou demais, mas ainda assim, são lindos.

Angély 05/09/2020

Perfeito
O que dizer de Shakespeare?

Essa tradução dispensa comentários! Até então uma das melhores, senão a melhor que li até o momento.

Isabella Pina 01/01/2013

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria...
Nossa, vamos por partes, porque essa resenha vai ficar meio estranha... afinal, é meio difícil resenhar um livro tão presente na nossa vida e ao mesmo tempo, tão clássico!

Todo mundo conhece a história de Romeu & Julieta, e O sonho de uma noite de verão também é bem conhecido - eu mesma já tinha lido esse livro, só que uma versão mais "infantil".

A confusão começa por causa que Egeu, pai de Hérmia, quer que a mesma se case com Demétrio, mas ela é apaixonado por Lisandro (que corresponde). Ao mesmo tempo, sua grande amiga, Helena, é apaixonada por seu noivo. Já entendeu a confusão, né? Egeu vai até Teseu, o duque de Atenas, que irá se casar com Hipólita, a líder das amazonas, e quer que o duque obrigue sua filha a se casar, lembrando da antigo lei de que o pai tem em suas mãos o poder de decidir o destino da filha - traduzindo, ou Hérmia se casa, ou vai pro convento, ou morre. Mas nem assim ela dá pra trás e junto com seu amado, planejam fugir, combinando de se encontrar no bosque, perto da cidade (esse bosque é meio mágico né ;s). Nesse mesmo lugar, estão Oberom e Titânia, rei e rainha das fadas, que estão brigadas pois Titânia roubou um empregado dele (sim, é meio confuso)... E para se vingar, o rei resolve fazer com que ela se apaixone pela primeira criatura que ver, ao acordar.

Quando está planejando, vê Helena correndo atrás de Demétrio, que por sua vez procura Hérmia - essa contou para Helena o plano, que contou para o noivinho. E resolve ajudar o "casal", mandando um de seus empregados pôr a mesma "magia" nos olhos de Demétrio... só que Puck, o empregado, acaba confundindo-o com Lisandro (que está procurando Hérmia) e quando L. vê Helena, se apaixona. Só que essa acha que estão caçoando dela, já que, para corrigir o engano, Puck põe a magia nos olhos de Demétrio - o jogo inverteu, agora, e Hérmia, ao ver tal cena, culpa Helena, que culpa a outra. E no final tudo dá certo :D

A obra de Shakespeare é ótima! Eu li na forma de teatro - que eu acho a mais comum -, mas nem por isso o diálogo se tornou cansativo e apesar de ter uma ou outra palavra mais arcaica, a estrutura era bem fácil de entender. Os personagens são reais, mostram as qualidades e defeitos de nós, seres humanos, ao mesmo tempo que a parte "mágica", as Fadas, mostram que também os seres sobrenaturais tem sentimentos, bons e ruins. É bem legal a história, mesmo que eu já conhecesse... vale sim a pena ler! É curto, se não me engano nem 300 páginas, mas conta uma história boa. Recomendado!!